Email  

Meio Ambiente

Prefeitura intensifica trabalho de limpeza urbana

  • IMG 6241
  •       Com, pelo menos, 50 homens espalhados em pontos estratégicos da cidade, a Prefeitura iniciou a semana com frentes de limpeza. Próximo ao Complexo Poliesportivo, perto de 30 homens iniciaram a manhã desta segunda-feira, realizando a limpeza e podas de grama nos canteiros dos jardins internos do espaço, na rua Alfredo Tozi, rua dos Pracinhas e todo o calçamento no entorno do Centro Esportivo. Dois caminhões de apoio acompanhavam o trabalho, recolhendo os resíduos gerados. 
          A Secretaria de Meio Ambiente reforça a solicitação para que os usuários colaborem, evitando jogar lixo nos passeios e áreas verdes, procurando sempre uma lixeira.
          Além das imediações do Complexo Poliesportivo, outras equipes trabalhavam na Avenida Dr Antônio Barbosa Filho, no Polo Industrial Amazonas, bem como na Avenida Santos Dumont, na Avenida de acesso ao Parque do Horto, nas imediações da UBS, na Avenida Hugo Betarello, compreendendo também serviços de pintura de guias. 
          Também continuam sendo realizadas operações preventivas de limpeza e manutenção nos córregos, com execução de pequenos reparos nas paredes laterais que apresentam rachaduras.

Arrastões recolheram quase 150 toneladas este ano

 DSC 5866
     O balanço da Secretaria de Meio Ambiente, do último Arrastão da Limpeza, apontou para o recolhimento de 15,7 toneladas de materiais inservíveis, nos 18 bairros da Região Norte, do Parque Vicente Leporace aos Jardins Paineiras, Vera Cruz, Luíza, Portinari e adjacências. Somando-se com as outras seis edições de Arrastões, feitas a partir de janeiro, deste ano, o montante chega a 149,9 toneladas de materiais recolhidos. 
     Os Arrastões são realizados uma vez ao mês, sempre no último sábado. Fora dessas datas, as pessoas que tenham móveis e utensílios domésticos para descartar, poderão solicitar o serviço, gratuitamente, pelo telefone (16) 3711-9440, indicando qual é o tipo de material e fornecer o endereço que será feito o agendamento.

Arrastão da Limpeza atenderá parte dos bairros da Região Norte no sábado

 DSC 5856
     A Secretaria de Meio Ambiente confirmou para este sábado, 25, a 7ª edição deste ano do Projeto 'Arrastão da Limpeza', que vai atender a 18 bairros de parte da Região Norte da cidade. Dentre os locais que receberão os serviços estão o Residencial Meirelles, Jardins Tropical, Portinari, Pinheiros, Leporace, Vera Cruz, Luíza, Paineiras, dentre outros. 
     A principal orientação aos moradores desses bairros é para que façam uma limpeza em seus quintais, separem os materiais que desejam descartar, como móveis velhos, sofás, colchões, utensílios domésticos e eletroeletrônicos que não têm condições de uso e deixam sobre as calçadas nas primeiras horas de sábado, visando o recolhimento pelas equipes, a partir das 07h30.
     O Projeto 'Arrastão da Limpeza' é realizado mensalmente, sempre no último sábado de cada mês, pela Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo de manter a cidade limpa, evitando que os resíduos e materiais possam servir de criadouros para o mosquito da Dengue. 
     A programação da Secretaria de Meio Ambiente prevê a realização de mais 5 edições do projeto para este ano, atendendo a todas as regiões da cidade.
     Confira a relação dos bairros de parte da Região Norte, que serão atendidos neste sábado:
 
BAIRROS:
01)  Residencial Meirelles
02)  Jardim Tropical I 
03)  Jardim Tropical II
04)  Parque Vicente Leporace I
05)  Parque Vicente Leporace II
06)  Parque Vicente Leporace III
07)  Jardim Portinari
08)  Jardim Pinheiros I
09)  Jardim Pinheiros II
10)  Jardim Vera Cruz I
11)  Jardim Vera Cruz II
12)  Jardim Vera Cruz III
13)  Residencial Moreira Júnior
14)  Jardim Luiza I 
15)  Jardim Luiza II
16)  Recanto Capitão Heliodoro
17)  Residencial São Domingos
18)  Jardim Paineiras
 

Franca inicia reciclagem de isopor pela Coleta Seletiva

 DSC 6636
     A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Meio Ambiente, está empenhada no sentido de ampliar a coleta seletiva, que se faz presente em 100% da cidade e a partir do mês passado, incluiu entre os materiais, o isopor, tecnicamente chamado de Poliestireno Expandido (EPS), uma combinação de 98% de ar com 2% de plástico, o que o torna um material 100% reciclável. 
     Produto antes excluído, muitas vezes, sendo destinado ao Aterro Sanitário ou em terrenos vazios, margens de avenidas, comprometendo o paisagismo ambiental, agora, poderá ser industrializado, gerando recursos, além do benefício a natureza. O esforço é disseminar, ao máximo, junto à população, que esse produto é reciclável, deverá ser separado e destinado a coleta seletiva. 
     Através de uma parceria firmada pela Cooperfan (Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis), com uma empresa especializada no processamento do isopor, contando com o suporte do Município e o acompanhamento do Ministério Público, por meio da Promotoria do Meio Ambiente, uma campanha institucional está sendo iniciada para a separação desse produto. 
      A presidente da Cooperfran, Diana Angélica Bastos, orienta que a melhor maneira é deixá-lo, junto com os materiais da coleta seletiva, realizada de segunda a sábado por toda a cidade.
     Hoje, a cooperativa conta com 35 colaboradores envolvidos com o recebimento dos recicláveis, em média de 7 a 8 toneladas/dia, mas com potencial para ser aumentado consideravelmente. O isopor é utilizado nas embalagens para alimentos (marmitex e outros), industriais para a proteção e transporte de eletrodomésticos e eletrônicos, além das caixas térmicas e pode ser transformado em produtos de concreto leve, mobiliário de escritórios e até solado para calçados.
     Além da coleta seletiva, as pessoas ou empresas que tiverem grande quantidade de isopor, de natureza industrial, podem destinar o material de segunda-feira a sábado, no expediente comercial, ao posto de coleta da própria Cooperfran (rua Tristão de Almeida, 565, Distrito Industrial). 
     Mais informações podem ser obtidas através do telefone (16) 3721-4354.

Gestão de Resíduos Sólidos será tema na Semana Ambiental

 WhatsApp Image 2022 06 06 at 17.13.34
     A programação da Semana do Meio Ambiente teve no último domingo, 5, data em que se comemorou o Dia Mundial, um dos principais eventos desde sua abertura, com a realização do Passeio Ciclístico e inauguração do pórtico na rodovia Cândido Portinari, contendo as principais trilhas para bikes na região. O secretário municipal de Meio Ambiente, Rui Engrácia Garcia e equipe estiveram presentes na coordenação do evento, cujo grupo com os ciclistas iniciou o percurso às 8h, em frente à Secretaria do Meio Ambiente até o Jardim Zoobotânico.
     Os participantes puderam percorrer algumas trilhas nessa área de preservação e conhecer um pouco do espaço, onde a Prefeitura mantém seus viveiros de plantas, com estrutura de formação de mudas, o Vitas (Viveiro de Transição de Animais Silvestres), ambiente em que as espécies capturadas pela Polícia Ambiental são levadas para cuidados, readaptação e soltura em seu ambiente natural e também as colônias de abelhas sem ferrão, entre outros equipamentos.
     Do Jardim Zoobotânico, os participantes se deslocaram até a rodovia Cândido Portinari, onde foi fixado e entregue o pórtico de madeira, contendo as informações com opções de trilhas para passeios de bicicleta na região e dados complementares sobre a fauna. Um código QR Code permite a qualquer pessoa, através do celular, conhecer o trajeto de cada trilha. Após essa programação, os participantes retornaram à Secretaria de Meio Ambiente, onde foram premiados com medalhas de participação.
 
 
Resíduos Sólidos
     Para esta quarta-feira, 8, às 14h, está programado o segundo painel on-line, em que o assunto a ser tratado será ‘Gestão dos Resíduos Sólidos’, onde o engenheiro ambiental Alexandre Perussi falará sobre as boas práticas ambientais, com orientações gerais das diversas etapas, desde a geração, coleta, reciclagem, destinação e tratamento.  A palestra poderá ser acompanhada através do  link: https://tinyurl.com/gestaoresiduos
 
 
Trilha da Pedreira 
     Para o dia 12 de junho está confirmado o Passeio Ciclístico, mediante parceria com a Unifran, compreendendo o percurso denominado ‘Trilha da Pedreira’. Nele, os ciclistas se reunirão no ponto de início, localizado na Avenida Manoel Jacinto Neto, entre os Residenciais Franca Polo e Zanetti, região Sul. Haverá uma breve apresentação sobre os objetivos propostos, através do evento. As inscrições poderão ser feitas no link: https://forms.gle/Gf1aYDNT9sp9uhm96 .
     Neste dia, os participantes farão a coleta dos resíduos descartados de forma incorreta ao longo do percurso. Haverá um caminhão para a recolha dos resíduos e um outro veículo de apoio aos ciclistas, levando água. No final do trajeto, haverá uma tenda com estudantes de Educação Física, Nutrição, Ciências Biológicas e a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, além da distribuição de frutas e água para os participantes.
     Para o dia 17 de junho, fechando a programação da Semana Ambiental, a partir das 17h, será feito um trabalho de Educação Ambiental na Praça ‘Alves de Oliveira’, conhecida como do ‘Skate’, no Jardim Bueno. Junto com as equipes ambientais da Prefeitura, participarão skatistas, professores da modalidade e os moradores das imediações.
     Inicialmente serão realizadas ações de educação ambiental, com os moradores dos arredores da praça, juntamente com os skatistas e professores de skate. Serão passadas orientações e feita a distribuição de folhetos educativos. Após o trabalho de educação ambiental, haverá uma aula sobre a prática do skate aberta aos presentes, a partir das 19h.
     Participando na sequência de um mutirão de limpeza coletiva, com orientações gerais quanto ao descarte correto do lixo. 
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais