As equipes de elétrica da Prefeitura foram acionadas na manhã desta terça-feira para intervir, emergencialmente, no cruzamento das Avenidas Major Nicácio com Santa Cruz, onde foram registrados durante a madrugada, furtos de cabos de energia, comprometendo o funcionamento dos semáforos. Como são interligados ao conjunto semafórico na Av. Elisa Verzola Gosuen, nesse local o fluxo de tráfego também ficou prejudicado.
A Prefeitura tem arcado com prejuízos decorrentes dessas práticas, que têm sido recorrentes. Nas últimas semanas, ocorreram registros idênticos nas Avenidas Champagnat, Ismael Alonso y Alonso, ruas Voluntários da Franca, Francisco Marques, Alameda Arminda Nogueira, entre outras. Junto com os custos de reposição dos materiais, esse tipo de ocorrência, ocasiona a mobilização emergencial de técnicos, que acabam comprometendo a programação de outros serviços.
Na avenida Santa Cruz, os eletricistas da Secretaria de Meio Ambiente trabalharam durante todo o dia, visando regularizar, mesmo que parcialmente, o funcionamento dos equipamentos. Além de cerca de 150 metros de cabos de energia, 400 metros de cabos-manga (que permitem a sincronização) também foram furtados, foram danificadas as caixas de disjuntores, dificultando ainda mais a operação para o restabelecimento do funcionamento dos equipamentos.
Combate a receptação
Em operações conjuntas com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Vigilância Sanitária, estão sendo intensificadas as vistorias em estabelecimentos, que trabalham com materiais usados. Na última semana, houve inclusive apreensão de produtos e uma pessoa chegou a ser presa em flagrante por receptação. As denúncias poderão ser feitas nos telefones 190 ou 153.