Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Meio Ambiente

Passeio Ciclístico será uma das atrações da Semana do Meio Ambiente

 ciclismo
     Uma programação especial está sendo preparada pela Prefeitura de Franca, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Através da Secretaria de Meio Ambiente, diversos acontecimentos serão realizados a partir do dia 2, quando está prevista a exibição de um Painel On-line, com três especialistas abordando a temática ‘Maneiras Acessíveis de Tratamento de Água’, seguindo até o dia 17, quando haverá uma ação integrada  com a comunidade na praça ‘Alves de Oliveira’, no Jardim Bueno.
     O Passeio Ciclístico previsto ocorrerá no dia 5 de junho, com saída às 8h, da Secretaria de Meio Ambiente (Av. Nazira Aidar, Jardim Redentor), prosseguindo até o Jardim Zoobotânico, onde haverá uma breve recepção com fornecimento de frutas e água aos participantes. Dali, com o apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, auxiliando na orientação do trânsito, todos prosseguirão até o Posto Paineirão, na rodovia Cândido Portinari. Nesse local, está prevista a inauguração de um pórtico, contendo os principais roteiros para trilhas na região, em que o ciclista poderá conferir o percurso, através do QR Code.
     Junto com as informações sobre as trilhas da região, o participante poderá conhecer e consultar orientações de educação ambiental, bem como sobre animais típicos que poderão ser vistos durante o percurso. O evento será concluído com o retorno à Secretaria de Meio Ambiente.
 
 
Trilha da Pedreira 
     Para o dia 12 de junho, está confirmado o Passeio Ciclístico, mediante parceria com a Unifran, compreendendo o percurso denominado ‘Trilha da Pedreira’. Nele, os ciclistas se reunirão no ponto de início, localizado na Avenida Manoel Jacinto Neto, entre os Residenciais Franca Polo e Zanetti, região Sul. Haverá uma breve apresentação sobre os objetivos propostos através do evento. 
     Neste dia, os ciclistas farão a coleta dos resíduos descartados ilegalmente ao longo do percurso. Haverá um caminhão de apoio para depositar os resíduos e outro para o apoio aos ciclistas, levando água. No final do trajeto, haverá uma tenda com estudantes de Educação Física, Nutrição, Ciências Biológicas e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, distribuindo frutas e água para os participantes.
     Ao longo desse período será feita também a  distribuição de folhetos com informações gerais de boas práticas ambientais, junto aos estudantes da rede de ensino. Para o dia 17 de junho, fechando a programação da Semana Ambiental, a partir das 17h, será feito um trabalho de Educação Ambiental na Praça ‘Alves de Oliveira’, conhecida como Praça do ‘Skate’, no Jardim Bueno. Junto com as equipes ambientais da Prefeitura, participarão skatistas, professores da modalidade e os moradores das imediações. Após o trabalho de educação ambiental, os organizadores vão preparar um aulão de skate aberto a toda a comunidade, a partir das 19h. Na mesma ocasião todos os participantes serão convidados a participar de uma limpeza coletiva.
   

Praças e áreas públicas recebem manutenção da Prefeitura

 DSC 5976
     A Secretaria de Meio Ambiente segue trabalhando por toda a cidade, buscando com suas equipes de limpeza urbana, a conservação de áreas, praças e canteiros centrais por toda a cidade.
   Nos dois últimos dias, a Secretaria de Meio Ambiente realizou manutenções na Praça do Jardim Roselândia, Pracinhas do Jardim Francano, do canteiro central da Avenida Paulino Pucci, roçadas nos Recantos Elimar 1 e 2, São Domingos e Jardim Paineiras.
     Também estão sendo realizadas manutenções em toda extensão da Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, abrangendo a praça ‘Alves de Oliveira’ (do Skate), no Jardim Bueno até a cachoeira entre os Jardins Consolação e Veneza. Duas outras áreas comuns, que receberam e seguem recebendo cuidados de limpeza, nesse começo de semana, são as praças existentes na Vila Teixeira (imediações do Senac), entre as ruas Álvaro Abranches e Washington Luiz e uma segunda, no cruzamento dessa via com a Avenida Hélio Palermo.

Arrastão da Limpeza atende a 34 bairros das Regiões Centro/Leste

 DSC 5832
     A Secretaria de Meio Ambiente confirmou para o próximo sábado, 28, a 6ª edição, deste ano, do Projeto 'Arrastão da Limpeza', que vai atender a 34 bairros das Regiões Centro/Leste. Dentre os locais que receberão os serviços estão a Vila Champagnat, Jardins Consolação, São Vicente de Paula, Vila Flores, Centro, Cubatão, Bairro São José, Parque das Acácias, Residencial Baldassari, Jardim América, Vila Aparecida, Cidade Nova, dentre outros. 
     A principal orientação aos moradores desses bairros é para que façam uma limpeza em seus quintais, separem os materiais que desejam descartar, como móveis velhos, sofás, colchões, utensílios domésticos e eletroeletrônicos que não têm condições de uso e deixam sobre as calçadas nas primeiras horas de sábado, visando o recolhimento pelas equipes, a partir das 07h30.
     O Projeto 'Arrastão da Limpeza' é realizado mensalmente, sempre no último sábado de cada mês, pela Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo de manter a cidade limpa, evitando que os resíduos e materiais possam servir de criadouros para o mosquito da Dengue. 
    Desde o início do ano, foram realizadas cinco edições, atendendo a 175 bairros das Regiões Sul, Oeste 2 e 1, Leste/Nordeste e Sudeste, contabilizando a recolha de 124,5 toneladas de materiais e objetos descartados pela população. 
     A programação da Secretaria de Meio Ambiente prevê a realização de mais 6 edições do projeto para este ano, atendendo a todas as regiões da cidade.
     Confira a relação dos bairros das Regiões Centro/Leste, que serão atendidos no próximo sábado:
 
BAIRROS:
01) Vila Champagnat
02) Jardim Consolação e Prolongamento
03) Village São Vicente
04) Jardim São Vicente de Paula
05) Bairro Coronel Antônio Jacintho Sobrinho
06) Bairro Jesus Maria José
07) Vila Flores
08) Centro
09) Cubatão
10) Bairro São José
11) Parque das Águas
12) Vila Carrenho
13) Parque das Acácias
14) Residencial Baldassari
15) Jardim América
16) Prolongamento do Bairro São José anexo ao Bairro Santo Agostinho
17) Bairro Santo Agostinho
18) Jardim Seminário
19) Jardim Bueno
20) Vila Aparecida
21) Jardim Paulista e Prolongamento
22) Vila Izabel e Prolongamento
23) Jardim Bethânia
24) Jardim Boa Esperança
25) Vila Teixeira
26) Vila Santa Maria do Carmo
27) Vila Nossa Senhora das Graças
28) Vila Santa Teresa e Prolongamento
29) Vila Alan Kardec e Prolongamento
30) Parque Três Colinas
31) Vila Monteiro
32) Vila Benelli
33) Vila Duque de Caxias e Prolongamento
34) Cidade Nova
 

Leilão tem 14 animais arrematados no Canil Municipal

 DSC 5851
     O Canil Municipal realizou na manhã desta segunda-feira, o 3° Leilão deste ano, onde os 14 animais de grande porte disponíveis, entre equinos e muares foram arrematados, resultando no valor de R$ 7.245,00.  
    Todos os animais disponibilizados para leilão são submetidos a exames de Mormo e Anemia Infecciosa, além de receberem a vacina contra a Influenza equina. Somente neste ano, contando com esse evento, foram leiloados 30 animais, resgatados em vias públicas ou vítimas de maus tratos, pelo Serviço de Captura do Canil, após o recebimento de denúncias.
     Outros quatro animais foram acolhidos no Canil e serão direcionados para o próximo leilão, cuja data será divulgada, em breve.
     As denúncias de animais de grande porte, soltos em vias públicas, poderão ser feitas a Guarda Civil, pelos telefones 153 e (16) 3724-1033 ou para o Canil Municipal pelo número (16) 3703-9389.  

Prefeitura abre licitação para construção de Ecoponto no Jardim Luíza

 pexels artem podrez 6990568 1
     O Jardim Luíza será o segundo bairro a receber uma unidade do Ecoponto.
     O aviso de licitação para a realização da Tomada de Preços, foi publicado no Diário Oficial do Município, desta sexta-feira, 20, onde as empresas interessadas deverão apresentar as propostas até o dia 10 de junho.
    O Ecoponto do Jardim Luíza será construído numa área localizada entre a avenida Ida Zero Zaninelo e as ruas Nulo Coraucci e Jonas Soares de Paula, com previsão de investimentos de R$ 347.463,86. O local será fechado com muro, contará com controle de recebimento dos materiais e estrutura para as necessidades da equipe  administrativa. 
     O primeiro Ecoponto será erguido no Jardim City Petrópolis, na Av. São Pedro, s/nº, cuja licitação já foi concluída e o contrato com a empresa vencedora será assinado nos próximos dias para o início das obras. 
     Parte dos recursos investidos são do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), aprovado pelo Comitê do Sapucaí Mirim-Franca e também do Fundo Municipal do Meio Ambiente. 
     Rui Engrácia Garcia Caluz, secretário de Meio Ambiente, informou que nesses locais, poderão ser destinadas pequenas quantidades de resíduos de materiais recicláveis e de construções, além de móveis velhos, conforme as regras que serão oportunamente estabelecidas. Os Ecopontos serão dotados de estrutura básica de controle, vigilância diária e passarão a ser opções para o descarte regular de materiais que, hoje, muitas pessoas insistem em destinar em áreas públicas e particulares, causando transtornos e aborrecimentos.
     Segundo o secretário, o Jardim Portinari também receberá uma unidade do Ecoponto. 
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais