Email  

Meio Ambiente

Meio Ambiente intensifica limpeza e alerta sobre descartes irregulares

 DSC 2831
     A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está com frentes de trabalho presentes em todas as regiões da cidade, cumprindo um cronograma prévio elaborado até o dia 28, deste mês. Os esforços são para manter limpos os espaços públicos, porém durante as operações uma constatação frequente nessas áreas é o grande volume de materiais descartados irregularmente. A consequência disso, agravado nesse período de chuvas constantes, é que grande parte desses objetos acabam sendo levados pelas águas e estão obstruindo bocas de lobo e as redes de galerias.
     O alerta da secretaria é para que os moradores colaborem e não atirem entulhos ou resíduos domésticos em terrenos vazios, sejam eles públicos ou particulares. 
     A Secretaria de Infraestrutura vem atuando, emergencialmente, em diversos pontos, praticamente todos os dias, substituindo tubulação rompida em virtude de obstruções. Nessa semana, esteve presente pela segunda vez, onde houve danos em uma rede de emissários nos fundos do Jardim Ângela Rosa, exigindo a presença de uma equipe na manutenção e na Avenida Amélia Antunes Pinheiro, no Jardim Boa Esperança.



Limpezas 
     Nos últimos dias foram feitas intervenções na Vila Imperador, no Parque das Esmeraldas, no Jardim Redentor, nas áreas internas do Poliesportivo, Parque São Jorge, na Avenida Adhemar de Barros, no Jardim Planalto, Jardim Dermínio e na rodovia Rio Negro e Solimões. Essa manutenção consiste na raspagem dos passeios, limpeza, poda e recolhimento de todo o material gerado.
     Na Vila Imperador foram feitos serviços numa praça esportiva ao lado da Escola ‘Suzana Ribeiro Sandoval’, na rua Antônio Bernardes Pinto, com quadra esportiva, bem como em outras áreas nos demais bairros citados, Esmeraldas e na Praça da Juventude, além da poda da vegetação lateral nas margens da pista da via Rio Negro e Solimões. No Poliesportivo, houve poda geral dos jardins e limpeza das áreas de circulação. Também foram executados serviços na Praça Zumbi dos Palmares, entre o Parque São Jorge e Vila Formosa.
     Com relação ao descarte de objetos inservíveis ou entulhos de construção e locais não permitidos, essa prática caracteriza crime ambiental e deve ser denunciado na Guarda Civil pelos telefones 153 ou 3724-1033, preferencialmente, com fotos ou indicações de placas para auxiliar na identificação do infrator.
     A Secretaria do Meio Ambiente lembra ainda, que realiza mensalmente os Arrastões da Limpeza, por regiões e que fora dessas datas, quem tem algum móvel velho que precisa descartar, pode fazer o agendamento gratuito, ligando no telefone 3711-9440.



Programação
     Até o final do mês, constam da programação, intervenções com podas, raspagens e recolha de entulhos nas Avenidas Dom Pedro I, Eufrásia Monteiro Petráglia, José Rodrigues da Costa Sobrinho, pátios de todas as UBS e das duas UPAS, imediações do Centro Pop, Praça da Vila Nicácio, do Parque São Jorge, Jardim Primavera, Aeroporto, Santa Bárbara, Praça do Canhão, na Vila Allan Kardec, Distrito Industrial, entre outros.

Arrastão de Limpeza recolheu 24 toneladas de materiais no último sábado

 DSC 5522
     A Secretaria de Meio Ambiente realizou no último sábado, mais uma edição do Arrastão de Limpeza, na região Oeste da cidade. Foram atendidos 36 bairros, por 10 equipes, que efetuaram a recolha dos materiais separados pelos moradores. 
    No geral, foram recolhidos móveis velhos, sofás, mesas e utensílios domésticos, além de lâmpadas fluorescentes, que foram destinados para a reciclagem.  Ao final da atividade, houve em média, uma recolha de 24 toneladas de materiais para descarte.  
     Este trabalho é realizado, mensalmente, atendendo as regiões da cidade, afim de manter a limpeza e organização ambiental dos bairros para prevenir o acúmulo de entulhos e principalmente, a proliferação de doenças. Neste período do ano, com o aumento das chuvas, os materiais descartados incorretamente podem servir para criadouros do mosquito da dengue (Aedes Aegypti) e aumento de insetos peçonhentos. 
     O próximo Arrastão de Limpeza acontecerá no dia 26 de fevereiro, contemplando 44 bairros da Região Oeste.
     Mais informações poderão se obtidas pelo telefone (16) 3711- 9440

Região Oeste recebe Arrastão de Limpeza neste sábado

DSC 5522 
     A Secretaria de Meio Ambiente realiza neste sábado, 30, o Arrastão de Limpeza na região oeste, atendendo 36 bairros. O serviço de recolha se inicia às 7h e os moradores poderão deixar na calçada os itens para descarte. 
     Serão aceitos móveis velhos como sofás, mesas, cadeiras e utensílios domésticos e também poderão ser recolhidos aparelhos eletrônicos e lâmpadas fluorescentes, sendo destinados à reciclagem.
     De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, no ano passado, o projeto Arrastão da Limpeza recolheu mais de 22 toneladas de materiais, evitando que fossem jogados em áreas públicas ou terrenos baldios. Este trabalho é realizado mensalmente, atendendo as regiões da cidade para a destinação correta dos itens, para que assim evite acúmulo de entulhos e proliferação de insetos, como Aedes Aegypti, o transmissor da Dengue. 
 
     Confira os 36 bairros que serão atendidos neste sábado
 
01) Residencial Amazonas
02) Jardim Pedreiras
03) Jardim Roselândia
04) Jardim Francano e Prolongamento
05) Bairro Higienópolis
06) Jardim Regina Helena
07)  Bairro da Estação
08) Vila Antonio dos Santos
09) Vila Nicácio
10) Jardim Miron
11) Jardim Samelo III
12) Jardim Samelo
13) Parque da Rua Boa Vista
14) Vila Guilherme
15) Vila Formosa
16) Parque São Jorge
17) Vila Chico Júlio e Prolongamento
18) Vila Imperador
19) Residencial São Vicente
20) Parque dos Pinhais
21)  Residencial Nosso Lar
22) Jardim Milena
23) Residencial São Tomaz
24) Vila Exposição
25) Jardim Guanabara
26) Jardim Maria Rosa
27) Jardim Integração
28)  Parque João Leite
29) Residencial Ana Terra
30) Vila Santa Luzia
31) Jardim Conceição Leite
32) Vila Nossa Senhora de Fátima
33) Vila Santos Dumont e Prolongamento
34) Jardim Independência
35) Vila Raycos
36) Jardim Califórnia

Meio Ambiente retoma castração de animais

 DIP 4585 copiar
     A Secretaria de Meio Ambiente retomou o serviço de castração de animais. A clínica credenciada e responsável pelo serviço providenciou as adequações exigidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. A estimativa é que sejam realizadas, durante o ano, mais de 3,6 mil procedimentos. A castração é a maneira mais prática e eficaz para o controle de animais abandonados, além de prevenir diversas doenças em cães e gatos. 
     Para este ano, o investimento no serviço será de R$ 300 mil, obtidos por meio de convênio com o Governo Estadual. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares dos deputados Delegada Graciela e Bruno Lima, com a destinação para a implementação do Programa Estadual de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos.
     A cirurgia é realizada em animais a partir dos seis meses de idade, que além de cadastrados, recebem um chip ou são tatuados. Isso já permite a localização do proprietário/responsável.
     Para ter acesso ao serviço de castração, as pessoas devem procurar o Canil Municipal e realizar o agendamento do serviço, fornecendo dados pessoais, endereço e indicar o tipo de animal que possui e deseja castrar, declarando ser o seu responsável. 
     O Canil Municipal está localizado na rua José Gianesella, 415, City Petrópolis, e o telefone para atendimento é 3703-9389.
 
 

Meio Ambiente faz manutenção no Poliesportivo

 manutencao poli 2
     Considerado um dos principais cartões de visita da cidade, o complexo Poliesportivo "Dr. Hélio Palermo", no Residencial Paraíso, passou a receber nesta segunda-feira, 24, um conjunto de ações das equipes de manutenção da Secretaria de Meio Ambiente. A solicitação foi feita pela FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) que procura realizar as manutenções necessárias no complexo e, assim, oferecer condições adequadas aos usuários. O Presidente da fundação, Mateus Caetano, reforça que este é um dos locais preferidos pelo público, para realização de caminhadas ou prática de esportes em geral, considerando toda a infraestrutura disponível.
     Com os portões abertos para visitação e caminhadas nas pistas internas, diariamente, o Poliesportivo registra maior demanda de frequentadores pelas manhãs e fins de tarde. A Secretaria do Meio Ambiente começou uma operação reforçada de limpeza, trabalhando com equipes no corte e recolhimento da grama.
     Esse trabalho, iniciado no interior do Poliesportivo, também é realizado por toda a cidade, especialmente, nas áreas públicas, esclarece o secretário de Meio Ambiente, Éder Brazão. Com esses cuidados adotados, o intuito da Prefeitura é garantir melhores condições e bem estar aos atletas e visitantes. 
 
Diversidade de opções 
     Além do ginásio de esportes "Pedro Morilla Fuentes", o Pedrocão, palco dos principais eventos esportivos, conta com uma diversidade de opções para prática de exercícios e esportes. Junto com as pistas pavimentadas, bem iluminadas e com os jardins bem conservados, as pessoas que gostam de basquete, futsal, vôlei, peteca, handebol, entre outros, contam com quatro quadras disponíveis, entre elas a do ginásio "Amauri Destro".
     Existem, ainda, as quadras de tênis de campo e quadras de vôlei de areia, futebol society e de skate, além da pista oficial de atletismo. Com essa intervenção feita pelas equipes de manutenção e limpeza da Secretaria de Meio Ambiente, é intenção da FEAC deixar todo o Poliesportivo mais bonito e receptivo para as centenas de pessoas que diariamente circulam por ali.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais