Meio Ambiente
Prefeitura intensifica limpeza urbana
Meio Ambiente realiza podas e limpeza de ruas
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente estiveram na manhã desta segunda-feira, trabalhando na poda de algumas árvores existentes na calçada da rua Diogo Feijó, na Vila Nicácio, que estavam causando risco as moradias, além de problemas com a fiação elétrica. A ação realizada próximo a Escola Estadual ‘Jerônimo Barbosa Sandoval’ foi executada com apoio de um caminhão munk, equipado com a cesta aérea, permitindo a execução dos serviços com segurança. Todos os resíduos gerados foram recolhidos e destinados ao Aterro Sanitário.
O trabalho de manutenção foi mantido também em outros locais, com o despraguejamento dos passeios em diversos pontos, como no bairro Cubatão e na Vila Champagnat, nas ruas Franklin Martins e Estevão Leão Bourroul, avenidas Hélio Palermo, Orlando Dompieri, entre outras.
Éder Brazão, secretário de Meio Ambiente, informou que essas manutenções estão sendo feitas por toda a cidade para o atendimento da demanda decorrente do período chuvoso, em que a vegetação se desenvolve com muita rapidez.
Prefeitura recebe proposta para Ecoponto
A Prefeitura está com uma Tomada de Preços aberta para a reforma e instalação do primeiro Ecoponto da cidade, no bairro City Petrópolis, cujo prazo para a entrega de propostas vai até às 9h, do próximo dia 7 de janeiro. O intuito desse investimento é facilitar a destinação correta de objetos descartáveis, muitas vezes, destinados indevidamente em áreas públicas e privadas ociosas, causando transtornos às pessoas que residem nas proximidades, comprometendo o aspecto paisagístico.
A Secretaria de Meio Ambiente está à frente do projeto dos Ecopontos, com previsão inicial de instalar ao menos quatro unidades em pontos diferentes da cidade. Eles são locais para a destinação voluntária de quantidades pequenas de entulhos, objetos diversos como móveis, sofás, mesas/cadeiras, restos de poda de árvore e resíduos recicláveis. Nesses locais, devidamente fechados e com pessoas controlando o descarte, o munícipe poderá destinar os materiais, gratuitamente, em ambientes distintos para cada tipo de produto.
As empresas interessadas em participar dessa Tomada de Preços aberta, podem retirar gratuitamente, o edital no site da Prefeitura: http://www.franca.sp.gov.br/portal-transparencia/paginas/publica/consulta_licitacao.xhtml?ano=2021&mod=6&num=32.
O investimento previsto é da ordem de R$ 219,6 mil, valor este que poderá ser reduzido já que o critério de participação é a oferta do menor preço. Com essa medida implementada, a Prefeitura espera diminuir a prática da destinação incorreta dos materiais em vias públicas, córregos e terrenos, ocasionando problemas de saúde e enchentes, além de elevar os gatos com a limpeza urbana.