Palco da destinação constante e indevida de resíduos das mais diferentes origens, as caçambas instaladas nas margens da rodovia Nelson Nogueira, que liga Franca a Ribeirão Corrente, na região Oeste, foram removidas nesta quarta-feira, 16, pela Prefeitura. O trabalho envolveu ações integradas das Secretarias de Serviços e Meio Ambiente e de Ação Social já que um grupo de pessoas residia em barracos e fazia uso do espaço para separação de resíduos e comercialização.
A medida adotada pela Prefeitura objetiva eliminar a destinação de materiais descartáveis nas beiras de rodovias. A proposta é chamar os chacareiros e sitiantes das imediações e organizar uma área comum em algum condomínio e colocar as caçambas, de tal forma que periodicamente os materiais sejam recolhidos. “A situação como se encontrava caminhava para um futuro lixão a céu aberto”, comentou o secretário de Serviços e Meio Ambiente, Adriano Rodrigues Tosta.
As pessoas que ali moravam foram abordadas e terão acompanhamento social. Nessas caçambas e nos arredores, além do lixo comum, indevidamente eram atirados restos de construção civil, de couro e de borracha. A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente acompanhará o caso e buscando uma solução alternativa com a participação das pessoas interessadas da região.