A festa junina do Centro de Convivência do Jardim Redentor Lions Sobral animou a sexta-feira
Ação Social
Festa junina reúne usuários no CCI do Redentor
O Centro de Convivência do Idoso do Lions Sobral, em parceria com a Prefeitura, realiza nesta sexta-feira, 27, a partir das 8 horas, uma grande confraternização junina voltada para os seus usuários e grupos de Saúde em Ação, que tem trabalhos vinculados às Unidades Básicas de Saúde. O Centro de Convivência fica na Avenida Moacir Vieira Coelho, no Jardim Redentor, acolhendo cerca de 200 usuários.
No local são desenvolvidas múltiplas atividades, com oficinas culturais, de dança, música e esporte com vôlei adaptado. E em meio à música sertaneja, com artistas do próprio grupo, haverá apresentação de quadrilha a partir das 9h30, com a reunião seguinte dos projetos Saúde em Ação, Arte na Terceira Idade, Serviço de Convivência de Vínculos e o Centro de Convivência do Idoso.
Conselho da Criança e do Adolescente divulga gabarito
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca (CMDCAF) divulga na edição do Diário Oficial desta quinta-feira, 20, o gabarito da prova aplicada aos candidatos à eleição para os Conselhos Tutelares. A prova foi aplicada no último dia 14 após duas semanas de curso de capacitação. Os candidatos tiveram que responder questões de português e legislação específica sobre os direitos da criança e do adolescente.
Após a divulgação do gabarito, o candidato terá prazo de três dias para apresentar recursos no caso de não concordar com o resultado. As informações a respeito devem ser consultadas no edital publicado no Diário Oficial. A eleição acontecerá no mês de outubro a partir do voto da população.
O Diário Oficial pode ser consultado no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br).
Dia Mundial de Conscientização Violência Contra a Pessoa Idosa
No sábado último, 15 de junho, comemorou-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para combater a violência contra idosos e disseminar o entendimento de que a violência é uma violação aos direitos humanos. A data ainda visa a criar uma consciência mundial, social e política de que os casos de maus tratos à Pessoa Idosa existem e devem ser combatidos.
Assim como ocorre no Brasil, em Franca, a população passa por mudanças visíveis em suas características demográficas, principalmente com o crescimento expressivo das pessoas com mais de 60 anos - em especial do subgrupo de mais de 80 anos. A Secretaria Municipal de Ação Social, articulada com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e outros programas municipais, trabalha incessantemente buscando acompanhar essa transformação.
Cerca de 20 milhões de pessoas idosas no país representam 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Projeções mostram que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil. E, com isso, aumenta a necessidade de mais serviços e estrutura de ocupação para esse público.
No Município, os Centros de Convivência são espaços ativos que acolhem e possibilitam vivências e compartilhamentos de experiências importantes, com atividades didático-culturais, físicas e outras.
A violência
A violência contra idosos é considerada um fenômeno mundial e também presente em nosso meio. Não são raros casos de idosos agredidos por quem deveria cuidá-los. Essas violações acontecem, geralmente, com idosos dependentes de cuidados especiais, que não têm mobilidade, que estão enfermos ou perderam suas forças para lutar.
Mas a violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas à agressão física. A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos.
Os casos de abusos e violência devem ser denunciados no Ministério Público e através da internet no endereço http://www.disque100.gov.br e através nos telefones 100 ou 181.
Em Franca, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), são as portas para o recebimento de queixas e denúncias de maus tratos a pessoa idosa.
O Conselho Municipal (Comupi) tem suas reuniões mensais em toda última sexta-feira de cada mês, às 8h30 na Av. Champagnat, 1.750, Centro, onde, além de se informarem mais a respeito, as pessoas podem participar levando sugestões e reclamações.
Novas representantes tomam posse no Conselho Feminino
O colegiado na forma de seu regimento internou foi renovado com um terço das representações, conforme as indicações prévias feitas pelas representações dos segmentos da comunidade