Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Ação Social

Projeto 'Cozinhalimento' promove curso de pães artesanais e saladas de pote

 Cozinhalimento original

           A Prefeitura de Franca, em parceria com a Coordenadoria de Segurança Alimentar da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizou nesta quarta-feira, 29, o primeiro curso do Projeto 'Cozinhalimento', de forma gratuita à população.
      Foram dois módulos nos períodos da manhã e tarde, com as temáticas Pães Artesanais e Alimentação Saudável e Montagem de Saladas de Pote. Participaram do curso, pessoas atendidas pelas unidades estatais da política de Assistência Social, conselheiros do COMSEA, trabalhadores do Banco de Alimentos, nutricionistas da Secretaria de Educação e agentes multiplicadores.
      O Projeto ‘Cozinhalimento’ é uma parceria entre a Prefeitura de Franca com o Governo do Estado de São Paulo e consiste em uma cozinha equipada para a capacitação da comunidade, com cursos gratuitos na área da segurança alimentar e nutricional.
      O 'Cozinhalimento' fica na Alameda Vicente Leporace, 4.800, no Parque dos Trabalhadores, no mesmo local onde funciona o Banco de Alimentos.

Franca participa de Seminário Internacional sobre Moradias em Brasília

 Brasilia Acao Social original

         Franca estará presente na próxima quarta-feira, 29, em Brasília, no II Seminário Internacional 'Moradia Primeiro' (Housing First), cuja programação será aberta na terça-feira, tendo como local o auditório do bloco A da Esplanada dos Ministérios.
      Gislaine Liporoni Peres, secretária de Ação Social, estará discorrendo sobre a experiência de Franca.
      O Seminário é organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos direitos Humanos e outros órgãos federais.
      O 'Moradia Primeiro' é um serviço institucional, mantido pela Prefeitura de Franca, considerado pelo próprio Ministério, como referência para o país, que propicia acolhimento às pessoas em situação de rua, entre outros auxílios para a manutenção da própria sobrevivência e demais necessidades vitais.

Audiência Pública de Assistência Social acontece na quarta

 CAMARA original

          A Secretaria de Ação Social, em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social, programou para a próxima quarta-feira, 22, uma Audiência Pública, a partir das 8h, no plenário da Câmara Municipal, no bairro São José. Este encontro, que é aberto à comunidade e segmentos envolvidos, reunirá entidades ou organizações de Assistência Social inscritas, bem como as que oferecem serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, com o objetivo de efetivar a apresentação dessas ações à comunidade, possibilitando a troca de experiências e realçando a atuação da rede socioassistencial e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
      A programação será aberta com apresentação cultural e, posteriormente, ocorrerá a primeira exposição pelo conselho. Os trabalhos prosseguirão a partir das 9h, com a demonstração da Rede de Serviços  de Proteção Social Básica e da rede de Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Depois, as equipes farão a apresentação das ações de Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos, além da apresentação dos serviços de Apoio à Gestão do SUAS (Vigilância Socioassistencial e CadÚnico).
      Entre 11 e 11h30,  o espaço será reservado para debate com os presentes e esclarecimentos de dúvidas.

Banco de Alimentos recebe quase 1 tonelada de doações por semana

 Banco de Alimentos original

           Com o objetivo de combater a fome e a insegurança alimentar de famílias, em situação de vulnerabilidade, o Banco de Alimentos, programa da Prefeitura de Franca, segue recebendo doações.
      O atendimento já tem ocorrido. Uma empresa de hortifruti da cidade faz, semanalmente, a doação de 860 quilos. Uma feira agroecológica também ajuda com 50 quilos por semana e, nos últimos dias, o FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade) encaminhou 44 quilos de alimentos para serem doados.
      Após a seleção, a Secretaria de Ação Social entrega para as famílias assistidas pelos CREAS, CRAS, Moradia Primeiro e outros equipamentos da rede socioassistencial, sendo que todos eles são atendidos e/ou estão inscritos no CadÚnico do Governo Federal.
      O Banco de Alimentos fica na Alameda Vicente Leporace, 4800, Parque dos Pinhais.
      Para mais informações, ligue (16) 3711-9821.

Conselho da Pessoa Idosa empossa novos membros

 Conselho pessoa idosa original

      A Secretaria de Ação Social empossou nesta sexta-feira, 27, os novos membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comupi), que terão mandato de dois anos.

    O evento aconteceu no auditório da secretaria. O trabalho dos conselheiros é voluntário, sendo o Comupi uma instância representativa permanente, de caráter consultivo e deliberativo, composto por 7 representantes dos órgãos governamentais municipais e 7 representantes da sociedade civil, totalizando 14 titulares, sendo que cada membro titular do conselho tem seu respectivo suplente, resultando em 28 membros.

    Dentre as várias funções do Comupi constam a elaboração de propostas que aprimorem as políticas de atendimento das pessoas idosas; acompanhar, fiscalizar, avaliar a política municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; indicar as prioridades a serem incluídas no planejamento municipal quanto às questões relacionadas a pessoa da terceira idade, bem como cumprir e zelar pelo cumprimento das normas constitucionais referentes a pessoa idosa. Também é função dos conselheiros acompanhar os programas e fiscalizar as organizações da Sociedade Civil, governamentais e não governamentais, com ou sem fins lucrativos de atendimento a pessoa idosa por meio de vistorias, análises de documentos e aproximação dos demais órgãos de fiscalização.

     As reuniões do conselho acontecem, mensalmente, na Casa da Cultura e do Artista Francano, sempre na última sexta feira de cada mês, das 8 às 10 horas.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais