Email  

Ação Social

Prefeitura divulga Plano Municipal de Assistência Social

      A Prefeitura colocará a disposição de todo o público a partir do final dessa semana, através do seu portal, o Plano Municipal de Assistência Social, um documento detalhado com o retrato das principais ações nessa área no município, para ser lido, estudado e aprimorado até o ano de 2021. É um importante e estratégico instrumento para a incrementação das políticas públicas, com números e informações reais da cidade até o ano passado, levantadas, debatidas com os mais diferentes segmentos em audiências e seguidas reuniões de trabalho.

      Na sua apresentação os responsáveis destacam que o conteúdo deste Plano Municipal de Assistência Social de Franca (PMAS) retrata o estado atual das ações, as diretrizes, os objetivos, as novas metas para a Política de Assistência Social no município para o período, partindo de um entendimento de que todo o processo já vivenciado pela rede socioassistencial de Franca, somado à decisão estratégica da gestão em consolidar o reordenamento, realizar a educação permanente das trabalhadoras e dos trabalhadores do SUAS, poderá ser aprimorado no período 2018/2021.

      Para a sua elaboração, a Secretaria de Ação Social (SEDAS), em parceria com o Instituto Paulo Freire (IPF), desencadeou processos formativos desde março de 2017, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido no mesmo sentido nos últimos quatro anos. Para traçar as ações prioritárias e metas que constam neste Plano, foram realizados estudos, análises e encontros para a elaboração do marco legal e teórico, análise situacional do município e avaliação das ações do Plano Municipal de Assistência Social de 2014 a 2017.

      No âmbito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), o Plano Municipal de Assistência Social de Franca se constitui num instrumento fundamental para ampliar os acessos aos direitos sociais e, desta maneira, contribuir com o resgate dos direitos da população excluída. Há uma parcela da população francana, cujas vidas estão marcadas pela pobreza e vulnerabilidades sociais. Rico em informações, com um diagnóstico ampliado do quadro no município, o Plano de Assistência estará acessível a qualquer cidadão até o final dessa semana no portal www.franca.sp.gov.br, na parte inferior da página principal.

Ação Social promove encontro comunitário em dezembro

     A Secretaria de Ação Social por meio do CRAS Centro e CREAS Centro, realiza no dia 1º de dezembro a ação comunitária que acontece todos os anos. A edição deste ano tem como tema central o público jovem, e por isso leva o nome de “MAC (Movimento de Adolescentes e Crianças)”. É um dia para a família toda, com atrações, brindes, oficinas, entre outras atividades. O evento será no Parque de Exposições Fernando Costa, das 9h às 11h30.

     O evento de realização da Prefeitura envolve diversas áreas, como saúde, meio ambiente e cultura. Equipes do Centro de Prevenção estarão no local para esclarecer e tirar dúvidas sobre DST e AIDS, e outros profissionais ministrarão outros temas, como sustentabilidade.

     Através de reuniões mensais, as equipes do CRAS e do CREAS perceberam a falta de espaço que os jovens têm atualmente, principalmente na região central da cidade, que envolve quase 90 bairros. Serão dadas propostas que atendam as aquisições deste público, espaço de convívio, troca de experiências e o acesso às informações. O objetivo é aproximar as políticas públicas aos jovens, ressignificando-as em espaço de escuta, além de proporcionar o entretenimento.

     Dentre as atividades estão previstas oficinas de pipa e pássaro em origami, rodas de conversa, dança circular, teatro, batalhas de rap, sarau e um espaço de voz para a criança e o adolescente. Mais informações podem ser obtidas através da Secretaria de Ação Social, pelo telefone 3711-9303 ou no CRAS Centro, 3721-0209, com Lisandra.

 

Evento na Educação marca os 20 anos do Família Acolhedora

 

     O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de Franca reúne na noite dessa quarta-feira, 31 de outubro, no auditório da Secretaria da Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal), famílias acolhedoras, famílias substitutas, famílias extensas e famílias de origem para celebrar vinte anos de atividades dessa modalidade de acolhimento institucional. As equipes da Prefeitura, secretaria de Ação Social, a quem o serviço é vinculado e pessoas integradas ao Família Acolhedora, trabalharam com muita dedicação nas últimas semanas para preparar algo diferenciado e marcante na vida de muitos personagens.

     Famílias que acolheram e crianças que foram acolhidas, tios, primos, avós, irmãos de sangue ou não estarão reunidos, onde algumas surpresas foram preparadas e somente serão conhecidas durante o evento. A solenidade está marcada para começar às 19 h e será marcada também, por imagens de vídeo, depoimentos de personagens que direta ou indiretamente contribuíram para o crescimento e fortalecimento do Serviço Família Acolhedora na cidade.

A História

     No final da década de 90 nascia em Franca o Serviço Família Acolhedora, portanto são duas décadas de história, com o foco voltado para crianças e adolescentes. Esse embrião surgido em outubro de 1998 foi criado na cidade a partir de ações integradas do Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal e Sociedade Civil organizada. Ao longo de sua existência já acolheu centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, afastados de suas famílias em caráter excepcional e provisório. Sempre buscou o aprimoramento, a qualificação e constante repensar de sua estrutura de trabalho.

     O Serviço prioriza a convivência familiar e comunitária das crianças acolhidas, promovendo o acompanhamento e, sempre que possível, o retorno destas para suas famílias de origem/extensa. O serviço prestado no município de Franca é fonte de pesquisas e já foi visitado e revisitado por dezenas de estudantes, profissionais e municípios, interessados em conhecer o seu funcionamento.

     Não obstante, toda essa trajetória exitosa não seria possível sem o trabalho das inúmeras famílias que acolheram e acolhem crianças e adolescentes em suas próprias residências. Viabilizando cuidados e proteção, convivência em ambiente familiar e comunitário, até que seja possibilitado o retorno ao convívio com a família de origem, ou na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.

     Um dos grandes desafios, no entanto, é a adesão de novas famílias. No momento, o serviço conta com 15 Famílias Acolhedoras em funcionamento, número este insuficiente diante da demanda. Daí a importância das pessoas comparecerem e participarem do ato dessa quarta-feira, para conhecer algumas histórias e havendo interesse, receber as informações de como aderir e também se tornar uma Família Acohedora.

     Outras informações podem ser obtidas a respeito do Serviço no tel. 3701-1058.

 

Serviço Família Acolhedora comemora 20 anos em Franca

     Em comemoração aos 20 anos de existência de trabalho que tem como papel acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, o Serviço Família Acolhedora realizará um encontro no dia 31 deste mês, no auditório da secretaria da Educação. Na oportunidade, a partir das 19 h, o local (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550,,Parque Francal), será palco de uma confraternização em que serão ouvidos depoimentos e exibidos com vídeos detalhando essas duas décadas de atividades.

     Na busca de ressaltar a importância dessas famílias que acolheram e acolhem crianças e adolescentes em suas próprias residências, viabilizando cuidados e proteção, convivência em ambiente familiar e comunitário até que possam ser possibilitados o retorno ao convívio com a família de origem, ou na sua impossibilidade, serem encaminhados para a adoção, será realizado juntamente ao acontecimento uma homenagem a todas essas pessoas que contribuem para a subsistência do serviço.

     Por meio da equipe, composta por Juiz da Infância, Prefeitura e Promotoria será oferecido ao público presente uma apresentação de dados do percentual de Famílias Acolhedoras, vídeo institucional, esclarecimento de dúvidas e coquetel.

     Aos interessados em comparecer durante a comemoração para prestigiar e até mesmo conhecer o serviço, é necessário a realização da inscrição até sexta-feira dessa semana, dia 26, pelo telefone 3701-1058 ou mesmo pelo e-mail familiaacolhedora@franca.sp.gov.br. As vagas serão limitadas para melhor acomodar os que estiverem presentes.

Família Acolhedora

     O Serviço Família Acolhedora que reúne até o momento 15 famílias, foi criado em Franca na década de 90, envolvendo a Prefeitura Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público e Sociedade Civil organizada, tornando-se fonte de pesquisas, sendo visitado e revisitado por estudantes, profissionais e municípios com interesse em conhecer o funcionamento.

     O serviço que visa a importância do aprimoramento, qualificação e boa estrutura de trabalho, prioriza a convivência familiar e comunitária das crianças acolhidas, promovendo acompanhamento e sempre que possível o retorno dessas crianças a suas famílias de origem.

      Mesmo contando com essa quantidade de famílias no serviço, o número permanece insuficiente diante a demanda, se tornando uma das pautas de melhorias do serviço. Devido a isso, as oportunidades estão abertas as pessoas interessadas em participar. Elas antes passam por uma entrevista, devem residir na cidade, dispor de aceitação para o trabalho com crianças.

     Para se candidatar e fazer parte da equipe, se tornando uma das Famílias Acolhedora ou de Apoio é preciso entrar em contato pelos telefones 3702-3531 ou 3701-1058 e agendar a entrevista para demais informações.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  ouvidoria@franca.sp.gov.br
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais