Email  

Ação Social

Encontro do Conselho de Pessoa com Deficiência debate Inclusão Produtiva

 

      O CMPCD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) realiza na terça-feira 24, importante reunião com entidades e instituições de atendimento às pessoas que buscam colocação no mercado de trabalho. O encontro, organizado em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, tratará do tema “Inclusão Produtiva”, e ocorre a partir das 13h, no Auditório da Secretaria Municipal de Ação Social, na Avenida Champagnat, 1750, Centro.

     O auditor fiscal Fernando Miguel da Silva, disse que um dos objetivos é alinhar os encaminhamentos dos que buscam uma colocação, de maneira que a pessoa, na condição de deficiente, saiba o local onde procurar e as empresas tenham um canal adequado para seus encaminhamentos. Atualmente, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), está desempenhando esse papel, mas a intenção é envolver os CRAS (Centros de Referência em Assistência), APAE, Centro de Educação Integrada e outras entidades que oferecem assistência às pessoas com limitações.

     A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Viviane Cristina Silva Vaz Ribeiro ressalta que todos os segmentos estão convidados e devem participar, destacando a importância de tornar mais fácil o acesso das pessoas com deficiência que desejam se empregar e, ao mesmo tempo, oferecendo um canal específico para que as empresas possam encontrar mão de obra, atendendo as exigências das leis de cotas e as necessidades desse público, incluindo o menor aprendiz. Outras informações pelo telefone (16) 3711-9318.

Encontro de Pais e Amigos do Autista na Câmara

 

encontroaltista Medium

     A Câmara Municipal de Franca foi palco no último sábado 22, a partir das 9h, do 1º Encontro da Associação de Pais e Amigos do Autista, reunindo autoridades, familiares e o público interessado em conhecer mais sobre o tema.

    Na ocasião foram apresentadas 4 palestras, com a participação de especialistas voluntários, que expuseram sobre os conceitos corretos da Síndrome do Autismo e compartilharam informações com o público presente.

    A Associação dos Pais e Amigos do Autista foi constituída em maio deste ano, e está em fase de identificação das famílias e cadastramento de associados. Estima-se que existam na cidade em torno de 200 pessoas com a Síndrome do Autismo. Um dos objetivos da associação é integrar as famílias dos autistas, oferecendo a elas assistência especializada.

    Segundo o presidente da associação Harley Guirão, a diretoria está empenhada em obter um espaço próprio para as reuniões e atividades voltadas para a formação de pessoas habilitadas para lidarem com o autista. “Já contamos com o compromisso de profissionais voluntários que pretendem dedicar parte de seu tempo para oferecer capacitação aos familiares e pessoas que tenham interesse”, informa o presidente.

 

O que é o Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista)

     O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, cada uma será delas será afetada com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.

Assembleia Eleitoral do Conselho da Pessoa com Deficiência será em agosto

 

CMDP Medium

     O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Franca – CMPCD convoca os membros da Sociedade Civil para participarem da Assembleia Eleitoral, que acontece no dia 15 de agosto, às 8h, na Sede do Conselho, sito a Avenida Champagnat, 1750 – Centro – Franca. A eleição será para escolha dos Representantes das Entidades de Atendimentos às PcDs (Pessoas com Deficiência) e também de Usuários, titulares e respectivos suplentes, eleitos entre os seus pares, objetivando compor o Colegiado do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Franca - CMPCD, gestão 2017-2019, nos termos do Artigo 4º, inciso II, alíneas a, b, c, d, e, f e h  da Lei Municipal N°. 8444/2016, conforme segue:

 

- 1 (um) representante do segmento da pessoa com deficiência física;

- 1 (um) representante do segmento da pessoa com deficiência visual;

- 1 (um) representante do segmento da pessoa com deficiência auditiva;

- 1 (um) representante do segmento da pessoa com deficiência intelectual;

- 1 (um) representante do segmento da pessoa com deficiência múltipla;

- 1 (um) representante das entidades não governamentais, prestadoras de serviços às pessoas com deficiência;

- 2  (dois) representantes de usuários com deficiência. 

 

     A cada representante Titular, eleito entre seus pares, corresponderá a eleição dos suplentes.

     Consideram-se como representantes da Sociedade Civil as entidades de  atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, bem como os Movimentos Sociais, sem fins lucrativos, ligados às Pessoas Com Deficiência, organizados ou não sob a forma de associações, fóruns, redes, grupos ou outras denominações sob diferentes formas de constituição jurídica, política ou social.

     As Pessoas com Deficiência, representantes da Sociedade Civil do segmento de “Usuários” serão escolhidas por eleição e não poderão ter nenhum vínculo com o Poder Público, devendo ser obrigatoriamente Pessoa com Deficiência, comprovada por laudo contendo o CID (Código Internacional de Doenças).

    Cada Pessoa com Deficiência comprovada por laudo contendo o CID, representante do segmento de “Usuários” de que trata a alínea “h” do inciso II da Lei em epígrafe, presente no dia da eleição, poderá se candidatar para a Assembleia Eleitoral especialmente convocada pelo CMPCD para este fim, podendo votar e ser votado entre seus pares, e não poderá ter nenhum vínculo com o Poder Público.

    Cada representante dos segmentos de que tratam as alíneas “a”, “b”, “c”, “d”, “e” e “f” do inciso II da Lei em epígrafe, presente no dia da eleição, poderá se candidatar para a Assembleia Eleitoral especialmente convocada pelo CMPCD para este fim, podendo votar e ser votado, no segmento no qual pertencem, entre seus pares.

    Cada entidade de atendimento, assessoramento,  defesa e garantia  de direitos, bem como os Movimentos Sociais ligados às Pessoas com Deficiência,  poderão se candidatar a, no máximo, 2 (dois) segmentos representativos da Sociedade Civil, na Assembleia Pública de eleição especialmente convocada pelo CMPCD  para este fim.

    Será admitido apenas um voto por Entidade de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, bem como os Movimentos Sociais ligados às Pessoas com Deficiência participantes, respeitando a sua condição de participante candidato ou eleitor.

    Será eleitor na assembleia dos representantes da sociedade civil dos segmentos constantes nas alíneas “a“, “b“, ”c”, “d”, “e” e “f” do inciso II do artigo 4º da Lei 8.444/2016, os representantes presentes no dia da eleição, indicados formalmente pelas Entidades, através de ofício assinado pelo representante legal da Entidade, endereçado ao CMPCD, sendo que os referidos eleitores poderão apenas votar entre seus pares, ou seja, dentro do segmento no qual pertencem.

    Será eleitor na assembleia dos representantes da sociedade civil do segmento de “Usuários”, constante na alínea “h” do inciso II do artigo 4º da Lei 8.444/2016, as Pessoas com Deficiência comprovada por laudo contendo o CID presentes no dia da eleição, podendo apenas votar entre seus pares.

    Os requisitos para representação dos Segmentos, na qualidade de candidato (a), na Assembleia Eleitoral 2017 são:

 

I - Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

II – Apresentar o Título de Eleitor das zonas eleitorais do município de Franca, sendo elas: 46ª e 291ª;

III – Apresentar documento com foto (RG, CPF ou CNH);

IV - Residir em Franca, por no mínimo 01 (um) ano, mediante comprovação através da conta de água, energia, telefone, correspondência, auto declaração etc. 

V - Ter interesse, afinidade e identificação com a defesa da causa das Pessoas com Deficiência;

VI - Ter reconhecida idoneidade moral quando na qualidade de candidato (a), mediante apresentação do Atestado de Antecedente Criminal atualizado;

VII - Ter disponibilidade para participar das atividades do Conselho, bem como para as atribuições que lhe forem conferidas;

VIII – Apresentar a indicação formal da Entidade

IX - Apresentar o Laudo Médico, contendo o CID

X - Atender todos os critérios estabelecidos na Resolução Nº. 01/2017.

 

    Os requisitos para representação dos Segmentos, na qualidade de eleitor (a), na Assembleia Eleitoral 2017 são:

 

I – Ter Idade mínima de 16 (dezesseis) anos;

II - Apresentar o Título de Eleitor das zonas eleitorais do município de Franca, sendo elas: 46ª e 291ª;

III - Apresentar documento com foto (RG, CPF OU CNH);

IV - Apresentar a indicação formal da Entidade

V - Apresentar o Laudo Médico, contendo o CID

VI - Atender todos os critérios estabelecidos na Resolução nº 01/2017.

 

    A Assembleia Eleitoral será dividida em três momentos:

 

    §1º - 1º momento: Inscrição / Credenciamento dos (as) candidatos/eleitores e dos eleitores até 15 (quinze) minutos após o início.

 

    §2º - 2º momento: Instalação da Assembleia Eleitoral pela Comissão Eleitoral do CMPCD:

I -  Abertura da Assembleia Eleitoral pela Comissão Eleitoral do CMPCD;

II - Leitura da Resolução nº 01/2017 do CMPCD que dispõe sobre a Renovação Geral do Colegiado para a Gestão 2017-2019;

III - Apresentação dos participantes;

IV - Esclarecimento sobre as atribuições do Conselho e perfil dos Conselheiros, pela Comissão Eleitoral do CMPCD;

V - Apresentação dos candidatos/eleitores credenciados à Assembleia Eleitoral;

VI - Apresentação dos candidatos/eleitores (cada candidato terá o prazo de até 1 minuto para falar perante a Assembleia Eleitoral sobre suas propostas e candidatura);

VII - Divulgação do número de Pessoas com Deficiência votantes (candidatos/eleitores e os eleitores), após verificação da lista de presença e do credenciamento;

VIII - Votação secreta, sendo um voto por Pessoa / Entidade.

 

    §3º - 3º Momento: Apuração dos votos:

I -  A apuração dos votos terá início imediatamente após a conclusão da votação de todos os candidatos/eleitores e os eleitores credenciados e presentes no local de votação;

II - A Assembleia elegerá os representantes da Sociedade Civil,  sendo que os mais votados serão os titulares e os seguintes, os  suplentes;

III - No caso de empate quando da apuração dos votos, o desempate será pelo(a) candidato(a) com maior idade, situação a ser comprovada no ato da Assembleia com a apresentação do documento com foto;

IV - O resultado será proclamado ao final da Assembleia Eleitoral.

 

    § 4º – O candidato/eleitor e os eleitores que não se fizerem presentes na hora, data e local da Assembleia Eleitoral estarão automaticamente excluídos do processo, salvo se se fizerem representados mediante procuração.

 

    § 5º – A Comissão Eleitoral do CMPCD lavrará a Ata da Assembleia Eleitoral, indicando o número de candidatos/eleitores e dos eleitores participantes e o resultado da eleição dos membros titulares e suplentes, em cada segmento.

 

    O Processo para Renovação Geral do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Franca - CMPCD para a gestão 2017/2019, obedecerá o seguinte calendário:

Atividade

Data/Horário

Publicação da Resolução de Convocação para Renovação Geral do Colegiado do CMPCD - Gestão 2017/2019

15/07/2017

Divulgação, mobilização da eleição junto às Pessoas com Deficiência, representantes dos Segmentos da Sociedade Civil

15/07/2017 a 15/08/2017

 

Assembleia Eleitoral dos Representantes dos Segmentos da Sociedade Civil

15/08/2017 às 8h00

Indicação do representante da Sociedade Civil

Até 01/09/2017

Indicação dos representantes do Poder Público

Até 01/09/2017

Posse dos Novos Conselheiros para a Gestão 2017-2019

19/09/2017 às 8h00

Publicação da Portaria de Nomeação do Novo Colegiado Gestão 2017- 2019 no Diário Oficial do Município

21/09/2017

 

    As reuniões ordinárias do CMPCD ocorrem mensalmente, na primeira terça - feira de cada mês, das 8h às 10h, na sede do Conselho sito à av. Champagnat, 1750 – Centro – Franca/SP, e, extraordinariamente sempre que necessário.

 

    Mais informações podem ser obtidas no Conselho Municipal, sediado na secretaria Ação Social, pelo telefone (16) 3711-9318. 

X Conferência Municipal de Assistência Social segue na Uni-Facef

 

 

     Tendo como temática principal a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, foi aberta na manhã da terça-feira 12, a X Conferência Municipal de Assistência Social de Franca. Apresentada em um dos auditórios do Centro Universitário Uni-Facef, no bairro São José, a abertura contou, entre outras autoridades, com a presença do vice-prefeito Frank Sérgio Pereira, representando o prefeito Gilson de Souza, e teve como destaque a apresentação do grupo teatral formado por usuários do Centro Pop, que emocionou a todos na plateia.  

     A organização da Conferência é do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), com o apoio da secretaria de Ação Social, tendo como objetivo principal mobilizar e preparar todos os envolvidos com a Política de Assistência Social do município, envolvendo tanto o poder público quanto a sociedade civil. Entre o público atendido estão os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), entidades de assistência social e usuários.

     Antecedendo a conferência, a CMAS promoveu diversos “Encontros Preparatórios”, buscando garantir uma efetiva participação da população na conferência, que debate 4 eixos principais, são eles:  

Eixo 1: A Proteção Social Não-Contributiva e o Princípio da Equidade como paradigma para a gestão dos Direitos Socioassistenciais;

conferenciaassistencia07 MediumEixo 2: Gestão democrática e controle social: O lugar da sociedade civil no SUAS;

Eixo 3: Acesso às Seguranças Socioassistenciais e a Articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de Direitos Socioassistenciais

Eixo 4: A Legislação como instrumento para uma Gestão de Compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos Direitos Socioassistenciais.

Conselho da Condição Feminina elege novas conselheiras

 

ConselhoCondiçãoFeminina 03 Medium

     Em assembleia realizada na manhã da sexta-feira, 30 de junho, o Conselho Municipal da Condição Feminina elegeu as novas representantes da sociedade civil para complementação do mandato 2017/2018 de cargos em vacância. A eleição das novas representantes da Sociedade Civil aconteceu na sede da Secretaria de Ação Social e contou com número considerável de participantes, o que demonstra o engajamento das mulheres nas questões pertinentes ao seu papel na sociedade.

     No pleito, foram eleitas

a) Representantes dos Movimentos Sociais e Populares de Franca

     Suplente: Marília Angélica Martins

b) Representantes da Comunidade Feminina de Franca – Grupos e Associações de mulheres e meninas, lideranças femininas, Grupos de Arte e Cultura

     Titular: Ana Beatriz Junqueira Munhoz

        1ª Suplente: Ana Claudia Koenig

         2ª Suplente: Stella Santana Lima

     Dessa forma, o objetivo da Assembleia Eleitoral de completar os cargos vagos foi efetivado, recompondo o conselho na esfera da sociedade civil, elegendo representantes na condição de titulares ou suplentes.

     A próxima reunião do Conselho Municipal da Condição Feminina está programada para o dia 14 de julho, às 9h, na Secretaria de Ação Social, Avenida Champagnat, 1750, Centro.

     Outras informações pelo telefone (16) 3711-9310.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais