A iniciativa é da secretaria municipal de Ação Social que abriu os trabalhos nesta segunda-feira com a recepção aos participantes seguido da contextualização da secretaria de Ação Social junto à sociedade e algumas apresentações.
A iniciativa é da secretaria municipal de Ação Social que abriu os trabalhos nesta segunda-feira com a recepção aos participantes seguido da contextualização da secretaria de Ação Social junto à sociedade e algumas apresentações.
A Prefeitura de Franca está com Edital de Chamamento Público (Proc. nº 47.543/17), aberto desde a última quinta-feira, 6, destinado as Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos, objetivando receber e selecionar propostas para instalação da Casa de Passagem. Serão observadas a melhor proposta de Plano de Trabalho para o Serviço de Proteção Social Especial, que implica no acolhimento institucional na Modalidade Casa de Passagem.
Concluído o processo e sendo habilitada a instituição, mediante análise do plano de trabalho, haverá a formalização de Termo de Colaboração. As instituições interessadas deverão entregar a documentação até às 16 h do dia 10 de janeiro próximo, na sala nº 1 da Secretaria Municipal de Ação Social, localizada na Avenida Champagnat, nº 1750, Centro.
Maiores informações podem ser obtidas no telefone (16) 3711-9000 – ramal 9239. Os Editais e anexos estão à disposição no site www. franca.sp.g-ov.br – Serviços online: licitações e compras/Chamamento Público. Com essa providência, estruturando a Casa de Passagem, a Prefeitura e sua secretaria de Ação Social buscam avançar no esforço de reduzir a presença de moradores em situação de rua na cidade, trabalho que vem sendo feito desde outubro e começa a apresentar bons resultados. Os números mostram que mais de 80 pessoas já voltaram para suas cidades de origem.
A secretaria de Ação Social do município orienta os usuários e particularmente os familiares que estão com idosos em instituições de assistência.
Dia 15 próximo, sexta-feira, a secretaria de Ação Social promove mais uma edição do Ciclo de Reflexões sobre o Acolhimento de Crianças e Adolescentes. O evento que ocorre pela 13ª vez acontecerá no auditório do Senac, na Vila Teixeira, a partir das 8 h, na rua Alfredo Lopes Pinto, 1345.
Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Departamento de Proteção Social, unidade da secretaria de Ação Social, aberta a todas pessoas que tenham interesse no tema. Tem como proposta dar continuidade no processo de formação aos atores da rede, alinhamento do conhecimento sobre as situações de risco em que vivem as crianças e adolescentes, buscando discutir alternativas ao acolhimento, de forma que as violências sofridas ou direitos violados possam ser superados sem o afastamento dos mesmos de seus lares de origem, evitando a ruptura de vínculos através de ações preventivas, de proteção à própria família natural ou extensa da criança.
Outras informações podem ser obtidas no tel. 3711-9302, com Valéria.
A secretaria municipal de Ação Social promove nos próximos dias 11 e 12 deste mês, o Encontro Integrado das diversas unidades de serviço da área, ocasião em que serão apresentados os resultados do trabalho de Formação Continuada ao longo do ano. Estarão participando, depois de mais de 330 h de formação nos últimos 10 meses, a equipe de Gestão, dos trabalhadores da secretaria de Ação Social, CRAS, CREAS, Centro Pop, Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e Equipe de Monitoramento e da rede socioassistencial prestadora de Serviços.
A Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), visa corroborar com a profissionalização do Sistema Único, que requer de seus gestores, trabalhadores e conselheiros novos conhecimentos, habilidades e atitudes frente as necessidades da provisão dos serviços e benefícios socioassistenciais mais qualificada e comprometida com um projeto emancipatório de sociedade. Trabalhou-se na perspectiva político-pedagógica fundada na educação permanente na Assistência Social.O processo de formação foi realizado por meio de supervisão a equipe do órgão gestor, às Unidades Estatais, juntamente com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e na consolidação do processo de reordenamento institucional, com vistas ao trabalho articulado e integrado desenvolvido no território, o qual tem buscado formular respostas concretas às demandas da população.
De acordo com a secretaria de Ação Social, foi iniciado neste ano a formação introdutória à Proteção Social Especial (PSE de Alta Complexidade), assegurando o alinhamento conceitual e metodológico ao trabalho desenvolvido nos diferentes Serviços.
Ao todo foram 10 meses de Formação, de março a dezembro de 2017, com carga horária de 336 horas, ministradas por equipes do Instituto Paulo Freire de São Paulo.
Outras informações, tel. 3711-9308.