Ação Social
Ação Social inaugura Cozinhalimento e Banco de Alimentos
Foram inauguradas na tarde desta sexta-feira, 17, a Cozinhalimento e o Banco de Alimentos, projetos da Secretaria de Ação Social, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado, no Parque dos Trabalhadores, que visam garantir a segurança alimentar da população.
O evento contou com a participação da secretária da pasta, Gislaine Liporoni Peres, Sizele Rodrigues, nutricionista representante do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, membros do Conselho de Segurança Alimentar municipal e estadual, secretários municipais e vereador.
A Cozinhalimento é um espaço equipado com orientações e cursos para o preparo de alimentos, com foco na alimentação saudável e nutritiva. Com isso, a Prefeitura de Franca poderá incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutrição sustentáveis.
Já o Banco de Alimentos tem a finalidade de adquirir e fornecer alimentos para a população, em situação de insegurança alimentar, incluindo verduras, frutas e legumes.
Gislaine Liporoni destacou o trabalho feito para viabilizar os projetos e a parceria com o Governo do Estado, desde a criação do Conselho de Segurança Alimentar até a montagem dos equipamentos e espaço. “Quando assumimos a pasta, tínhamos 12 mil famílias aguardando alimentos e em insegurança alimentar. A ideia foi trabalharmos nisso para resolver a questão da fome e insuficiência de alimentos saudáveis. Agora, temos uma política de segurança alimentar, saltando do emergencial para a política continuada”, disse.
Sizele Rodrigues elogiou a iniciativa do município em se consolidar para realizar os projetos. “Temos 306 cozinhas pelo estado e a gente considera um importante equipamento de segurança alimentar para a população.”
Além da Cozinhalimento e o Banco de Alimentos, a Ação Social também está com uma horta comunitária na Vila Gosuen, que já está garantindo alimentos à comunidade. Gislaine também anunciou e agradeceu ao FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade) pela doação de 900 cestas básicas e as 11 toneladas de alimentos doadas por uma rede de supermercados. Tudo será destinado ao Banco de Alimentos.
Prefeitura inaugura ‘Cozinhalimento’ no Parque dos Pinhais
Fórum das Mulheres acontece neste sábado
FUSSOL arrecada alimentos e itens de higiene para vítimas de desastre no litoral
O FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade) de Franca se tornou um ponto para arrecadação de alimentos e itens de higiene e limpeza, em prol das vítimas das fortes chuvas, que atingiram o litoral do estado de São Paulo nos últimos dias.
O foco é arrecadar água potável, alimentos não-perecíveis, itens de limpeza e também de higiene pessoal, como sabonetes, papel higiênico, absorventes e outros.
A presidente do FUSSOL, Cynthia Dias Milhim Ferreira, falou da importância da união de forças. “É um momento de muita sensibilidade e desafiador para todos, com tantas chuvas. Nosso objetivo é que o francano exerça sua solidariedade e cada um fazendo um pouquinho pode ajudar. Tudo o que for arrecadado será encaminhado para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que destinará os itens às vítimas das chuvas”, explicou.
As pessoas interessados em contribuir, podem entregar suas doações na sede do FUSSOL, que fica na avenida Champagnat, 1808, no Centro de Franca. Para mais informações, ligue (16) 3711-9311.