
Educação divulga classificados para segunda etapa do Bolsa Universidade

VACINAÇÃO GRÁVIDAS E PUÉRPERAS – A aplicação da primeira dose da vacina Astrazeneca para as puérperas, com comorbidades, até 45 dias pós-parto, prevista para hoje, foi temporariamente suspensa em todo o Estado de São Paulo. O Programa Nacional de Imunização, seguindo a recomendação da Anvisa, decidiu na tarde de ontem, suspender a vacinação de gestantes e puérperas com a vacina da Fiocruz/Astrazeneca. A imunização será retomada, tão logo, novas remessas de vacinas do Butantan e da Pfizer sejam direcionadas pelo Ministério da Saúde para estes públicos, previsto para os próximos dias.
Segunda dose
A Secretaria de Saúde inicia nesta terça-feira, 11, o atendimento para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, para novos públicos alvos preconizados pelo Governo do Estado, em locais e horários de atendimento exclusivos.
Desta forma, nesta terça-feira, as pessoas com Síndrome de Down, com idade de 18 anos ou mais, serão atendidos na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), das 8 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e um laudo médico.
As pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade a partir de 55 a 59 anos, poderão procurar a UBS Aeroporto 1, no período das 07h30 às 13h, levando um documento de identidade com foto, CPF e um documento que comprove ser beneficiário do BPC.
Na UBS Paulista, exclusivamente, serão atendidas as pessoas transplantadas de órgão sólido e medula óssea imunossuprimidos, com idade de 18 anos ou mais, das 07h30 às 13h, com apresentação de laudo médico, além de um documento de identidade com foto e o CPF.
A vacinação desta terça-feira contempla também as puérperas com 45 dias após o parto, que tenham entre 18 a 59 anos, que apresentem comorbidades, com atendimento das 07h30 às 13h, nas UBS Ângela Rosa, Estação e Leporace, onde deverão apresentar a certidão de nascimento da criança, além de laudo médico e documentos de identidade com foto e o CPF.
A Secretaria de Saúde suspendeu a vacinação de gestantes com comorbidades prevista para hoje (11), seguindo orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),que publicou nota técnica na noite desta segunda-feira (10).
Considerando que, a única vacina disponível, atualmente, para a primeira dose é a AstraZeneca/FioCruz, o município aguarda novas orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.
Para agilizar o atendimento, a orientação é para que as pessoas façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br. O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas.
Idosos com 60 anos ou mais
A Secretaria de Saúde continua com o atendimento para a primeira dose dos idosos, com idade de 60 anos ou mais, nesta terça-feira, 11, das 07h30 às 13h, na UBS Aeroporto 3. Os interessados devem apresentar um documento de identidade com foto e o CPF, retirando a senha no local. As pessoas que serão vacinadas, deverão ter a idade completa, de acordo com a faixa etária divulgada para cada dia de atendimento.
Segunda dose
Na UBS Paulista, o atendimento estará reservado, exclusivamente, para os profissionais da saúde, com a segunda dose. O atendimento será das 13 às 17h, mediante a entrega de senhas e observância da data constante no cartão para a complementação do esquema vacinal. Deve-se apresentar um documento de identidade com foto, CPF e a carteira de vacinação.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza continua nesta terça-feira, atendendo não somente as crianças a partir de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), incluindo também os idosos com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas e privadas. Os locais de atendimento são as UBSs Planalto, Luíza, Parque Progresso, Santa Clara, Jardim Paulistano e Santa Terezinha, das 7h30 às 13h. Os profissionais de saúde poderão ser imunizados contra a doença, na UBS do Jardim Luíza, no período das 13 às 16h.
Os idosos e professores que tenham recebido a vacina contra a Covid-19, recentemente, devem aguardar o intervalo de 14 dias para receberem a vacina contra a Gripe Influenza.
A Secretaria de Desenvolvimento iniciou nesta segunda-feira,10, até o dia 13, deste mês, as inscrições para o “Workshop da Empregabilidade”. Disponibilizado pelo Programa Emprega Franca, o evento é destinado para as pessoas que buscam vagas no mercado de trabalho. Estarão disponíveis, 300 vagas para a programação que será realizada de 17 a 21, deste mês, no auditório do Parque Fernando Costa, de forma presencial, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
Podem se inscrever, pessoas a partir de 16 anos, pelo site da Prefeitura através do link:
https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml
Com o objetivo de oferecer qualificação e orientação aos interessados, uma equipe multidisciplinar irá abordar temas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego, plataformas digitais gratuitas para capacitação e desenvolvimento profissional, elaboração de currículos, primeiro emprego ou estágio e outras questões, com palestras diárias, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Durante este período, uma van da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) estará disponível no local para auxiliar na montagem e correção de currículos. A pessoa que se cadastrar no site poderá arquivar o próprio currículo para o encaminhamento de vagas de emprego.
O Programa Emprega Franca é um projeto da Prefeitura e conta com as parcerias da ACIF, Kriar Gestão de Pessoas, Le Set Consultoria e a empresa Achei Minha Vaga.
Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (16) 3724-7080 ou na sede da Secretaria de Desenvolvimento, que fica na avenida Flávio Rocha, 500, Parque Fernando Costa.
Com as mudanças na fase de transição do Plano São Paulo de combate à Covid-19, o Arquivo Histórico Municipal, que funciona no Colégio Champagnat, reabriu suas portas para atendimento presencial nesta segunda-feira, 10. Além disso, passa a contar com uma novidade nesta semana, um novo scanner.
O aparelho foi adquirido pela FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) a pedido do presidente, Mateus Caetano, já que o anterior estava danificado há mais de um ano. “É muito importante ter esse equipamento para os funcionários e pesquisadores que vão até o Arquivo, ainda mais agora, com o retorno dos atendimentos presenciais com 25% da capacidade, já que antes atendiam apenas por telefone, e-mail ou agendamento”, explicou Mateus.
Com o novo scanner, será possível fazer a digitalização de documentos históricos com todos os cuidados necessários, já que alguns deles possuem quase 200 anos e não podem ser submetidos à digitalização comum.
Para o escriturário Wanderlei Pereira, historiador que trabalha no Arquivo há 14 anos, o scanner será de imensa utilidade. “Estávamos há bastante tempo sem. Agora, poderemos atender com excelência aqueles que dependem do Arquivo Histórico para estudos, pesquisas, reportagens e outras vertentes de trabalho, garantindo a preservação de forma adequada.”
O Arquivo Histórico fica na avenida Champagnat, 1808, no Colégio Champagnat. Para mais informações, ligue (16) 3711-9215.
/**/