Notícias
Meio Ambiente agenda visitas para o segundo leilão
Saúde inicia vacinação para pacientes renais crônicos
VACINAÇÃO GRÁVIDAS E PUÉRPERAS – A aplicação da primeira dose da vacina Astrazeneca para as puérperas, com comorbidades, até 45 dias pós-parto, prevista para hoje, foi temporariamente suspensa em todo o Estado de São Paulo. O Programa Nacional de Imunização, seguindo a recomendação da Anvisa, decidiu na tarde de ontem, suspender a vacinação de gestantes e puérperas com a vacina da Fiocruz/Astrazeneca. A imunização será retomada, tão logo, novas remessas de vacinas do Butantan e da Pfizer sejam direcionadas pelo Ministério da Saúde para estes públicos, previsto para os próximos dias.
Segunda dose
Saúde inicia vacinação para pessoas com Síndrome de Down, transplantados e pessoas com deficiência
A Secretaria de Saúde inicia nesta terça-feira, 11, o atendimento para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, para novos públicos alvos preconizados pelo Governo do Estado, em locais e horários de atendimento exclusivos.
Desta forma, nesta terça-feira, as pessoas com Síndrome de Down, com idade de 18 anos ou mais, serão atendidos na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), das 8 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e um laudo médico.
As pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade a partir de 55 a 59 anos, poderão procurar a UBS Aeroporto 1, no período das 07h30 às 13h, levando um documento de identidade com foto, CPF e um documento que comprove ser beneficiário do BPC.
Na UBS Paulista, exclusivamente, serão atendidas as pessoas transplantadas de órgão sólido e medula óssea imunossuprimidos, com idade de 18 anos ou mais, das 07h30 às 13h, com apresentação de laudo médico, além de um documento de identidade com foto e o CPF.
A vacinação desta terça-feira contempla também as puérperas com 45 dias após o parto, que tenham entre 18 a 59 anos, que apresentem comorbidades, com atendimento das 07h30 às 13h, nas UBS Ângela Rosa, Estação e Leporace, onde deverão apresentar a certidão de nascimento da criança, além de laudo médico e documentos de identidade com foto e o CPF.
A Secretaria de Saúde suspendeu a vacinação de gestantes com comorbidades prevista para hoje (11), seguindo orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),que publicou nota técnica na noite desta segunda-feira (10).
Considerando que, a única vacina disponível, atualmente, para a primeira dose é a AstraZeneca/FioCruz, o município aguarda novas orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.
Para agilizar o atendimento, a orientação é para que as pessoas façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br. O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas.
Idosos com 60 anos ou mais
A Secretaria de Saúde continua com o atendimento para a primeira dose dos idosos, com idade de 60 anos ou mais, nesta terça-feira, 11, das 07h30 às 13h, na UBS Aeroporto 3. Os interessados devem apresentar um documento de identidade com foto e o CPF, retirando a senha no local. As pessoas que serão vacinadas, deverão ter a idade completa, de acordo com a faixa etária divulgada para cada dia de atendimento.
Segunda dose
Na UBS Paulista, o atendimento estará reservado, exclusivamente, para os profissionais da saúde, com a segunda dose. O atendimento será das 13 às 17h, mediante a entrega de senhas e observância da data constante no cartão para a complementação do esquema vacinal. Deve-se apresentar um documento de identidade com foto, CPF e a carteira de vacinação.
Vacinação contra Gripe Influenza
A Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza continua nesta terça-feira, atendendo não somente as crianças a partir de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), incluindo também os idosos com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas e privadas. Os locais de atendimento são as UBSs Planalto, Luíza, Parque Progresso, Santa Clara, Jardim Paulistano e Santa Terezinha, das 7h30 às 13h. Os profissionais de saúde poderão ser imunizados contra a doença, na UBS do Jardim Luíza, no período das 13 às 16h.
Os idosos e professores que tenham recebido a vacina contra a Covid-19, recentemente, devem aguardar o intervalo de 14 dias para receberem a vacina contra a Gripe Influenza.
Workshop da Empregabilidade recebe inscrições
A Secretaria de Desenvolvimento iniciou nesta segunda-feira,10, até o dia 13, deste mês, as inscrições para o “Workshop da Empregabilidade”. Disponibilizado pelo Programa Emprega Franca, o evento é destinado para as pessoas que buscam vagas no mercado de trabalho. Estarão disponíveis, 300 vagas para a programação que será realizada de 17 a 21, deste mês, no auditório do Parque Fernando Costa, de forma presencial, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
Podem se inscrever, pessoas a partir de 16 anos, pelo site da Prefeitura através do link:
https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml
Com o objetivo de oferecer qualificação e orientação aos interessados, uma equipe multidisciplinar irá abordar temas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego, plataformas digitais gratuitas para capacitação e desenvolvimento profissional, elaboração de currículos, primeiro emprego ou estágio e outras questões, com palestras diárias, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Durante este período, uma van da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) estará disponível no local para auxiliar na montagem e correção de currículos. A pessoa que se cadastrar no site poderá arquivar o próprio currículo para o encaminhamento de vagas de emprego.
O Programa Emprega Franca é um projeto da Prefeitura e conta com as parcerias da ACIF, Kriar Gestão de Pessoas, Le Set Consultoria e a empresa Achei Minha Vaga.
Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (16) 3724-7080 ou na sede da Secretaria de Desenvolvimento, que fica na avenida Flávio Rocha, 500, Parque Fernando Costa.
Arquivo Histórico reabre para atendimento e adquire novo scanner
Com as mudanças na fase de transição do Plano São Paulo de combate à Covid-19, o Arquivo Histórico Municipal, que funciona no Colégio Champagnat, reabriu suas portas para atendimento presencial nesta segunda-feira, 10. Além disso, passa a contar com uma novidade nesta semana, um novo scanner.
O aparelho foi adquirido pela FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) a pedido do presidente, Mateus Caetano, já que o anterior estava danificado há mais de um ano. “É muito importante ter esse equipamento para os funcionários e pesquisadores que vão até o Arquivo, ainda mais agora, com o retorno dos atendimentos presenciais com 25% da capacidade, já que antes atendiam apenas por telefone, e-mail ou agendamento”, explicou Mateus.
Com o novo scanner, será possível fazer a digitalização de documentos históricos com todos os cuidados necessários, já que alguns deles possuem quase 200 anos e não podem ser submetidos à digitalização comum.
Para o escriturário Wanderlei Pereira, historiador que trabalha no Arquivo há 14 anos, o scanner será de imensa utilidade. “Estávamos há bastante tempo sem. Agora, poderemos atender com excelência aqueles que dependem do Arquivo Histórico para estudos, pesquisas, reportagens e outras vertentes de trabalho, garantindo a preservação de forma adequada.”
O Arquivo Histórico fica na avenida Champagnat, 1808, no Colégio Champagnat. Para mais informações, ligue (16) 3711-9215.