Notícias
Saúde mantém vacinação com segunda dose
Segunda dose para idosos com 77 anos ou mais continua em Franca
Depois de atender os idosos com 68 anos ou mais, com a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, na última sexta e nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde informa que aguarda o recebimento de uma nova grade de vacinas pelo Governo do Estado para prosseguir com a imunização deste público alvo.
Enquanto isso, anuncia para esta terça-feira, 6, que prossegue imunizando com a segunda dose, os idosos com 77 anos ou mais, observando que os atendimentos serão feitos de acordo com as datas anotadas no cartão de vacinação, por ocasião da aplicação da primeira dose, respeitando o intervalo de 28 dias entre elas.
Para esta terça-feira, estarão disponíveis 7 postos de vacinação, sendo 5 UBS do Leporace, Brasilândia, Estação, Ângela Rosa e Paulista, funcionando das 07h30 às 13h, além dos 2 postos Drive Thru, no Poliesportivo e Franca Shopping, atendendo das 8 às 17h. O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas e é importante, que as pessoas apresentem um documento oficial com foto, CPF e o cartão de vacinação, que comprove a primeira dose.
Confira os postos de vacinação:
Unidades Básicas de Saúde - das 7h30 às 13h:
UBS LEPORACE
UBS BRASILÂNDIA
UBS ESTAÇÃO
UBS ÂNGELA ROSA
UBS JARDIM PAULISTA
Postos Drive Thru - 8 às 17h
Poliesportivo
Franca Shopping
Profissionais de Saúde
A secretaria mantém nesta terça-feira, 6, o atendimento para a aplicação da segunda dose para os profissionais de saúde da linha de frente, que ainda não completaram o esquema vacinal, na UBS do Jardim Paulista, a partir das 13h até às 17h. Os interessados deverão apresentar um documento oficial com foto, CPF e o cartão de vacinação, que comprove a primeira dose.
Profissionais de Segurança
Para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para os profissionais que atuam na área de segurança, como políciais militares, civis e guardas civis municipais, a imunização está sendo coordenada pelo 15º Batalhão de Polícia Militar, tanto a guarda dos imunizantes, bem como o cronograma de atendimento para a aplicação das vacinas. Coube, apenas, à Secretaria Municipal de Saúde, a liberação de dois profissionais para aplicarem as doses, bem como o fornecimento de insumos, como seringas, agulhas e álcool.
Vacina contra a Fome
Franca aderiu a Campanha "Vacina contra a Fome" do Governo do Estado de São Paulo, que objetiva conscientizar às pessoas, que fazem parte dos públicos alvos da vacinação contra a Covid-19, a comparecerem aos postos de vacinação e, no momento, da imunização, façam a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às pessoas carentes.
O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Saúde, disponibilizou em todos os postos de vacinação, UBS e postos Drive Thru, um espaço para o recebimento das doações.
A doação é opcional. A pessoa que estará recebendo a vacina pode contribuir apenas se puder e quiser. A vacina está garantida e não está condicionada a doação dos alimentos.
Vigilância Sanitária faz balanço da fiscalização no final de semana
A Vigilância Sanitária informou que, neste final de semana prolongado, intensificou o trabalho de fiscalização para coibir eventos com aglomerações de pessoas e outras questões referentes ao descumprimento do decreto municipal, que prevê medidas restritivas para a Fase Emergencial do Plano São Paulo.
De acordo com a Vigilância, foram realizadas 7 autuações, uma interdição, promovida em um depósito de bebidas, na Vila Formosa e outras 24 orientações à pessoas e comerciantes da cidade. Os casos mais comuns de infração foram em festas clandestinas em condomínios de chácaras, bares, jogos em campos de futebol e estabelecimentos, descumprindo a legislação.
Uma das razões para esse endurecimento das medidas é a preocupação das autoridades sanitárias em conter a transmissão do vírus da Covid-19. Está sendo levada em consideração também, a situação preocupante da pandemia na cidade, com leitos ocupados em sua totalidade e exigindo o máximo de cuidados das pessoas.
Caio Carvalho, diretor da Vigilância em Saúde, informou que a fiscalização está atenta e presente em diversos setores da cidade, orientando e identificando os responsáveis pelas infrações, com o envio de autos de infração, mediante as denúncias recebidas pelo Covizap, pelo número 99917-2802.
A fiscalização da Vigilância Sanitária, em suas ações, conta com o respaldo da Guarda Civil Municipal e também da Polícia Militar. Uma vez identificadas, as pessoas responsáveis são autuadas e poderão responder por desobediência e risco a saúde pública.
Sistema Viário da Champagnat recebe iluminação
O cruzamento em nível do Sistema Viário da avenida Champagnat, começou a receber o sistema de iluminação, que representa uma das últimas etapas dos serviços no local. A Secretaria de Infraestrutura acompanha toda a evolução do trabalho de perto, destacando que foram instalados seis postes metálicos com 4 pétalas cada um.
As equipes de elétrica, responsáveis pelas conexões de cabos, seguiam trabalhando nesta segunda-feira no local, cujo esforço era no sentido de deixar tudo em condições para ser acionado já à noite. A iluminação, nos moldes constantes do projeto, visa melhorar a visibilidade tanto dos motoristas, quanto dos pedestres que circulam pelo local.
Equipes de tapa-buracos atuam em diferentes bairros da cidade
As equipes da Prefeitura e Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) estão trabalhando para a recuperação de ruas e avenidas da área urbana, distribuídas, estrategicamente, por regiões, com prioridade para àqueles pontos mais críticos e de maior fluxo de veículos. O TapeZap (99999-8480) continua sendo um dos instrumentos que balizam as ações diárias, pois todos os registros enviados com fotos e os endereços são, previamente, incluídos na programação de serviços.
Portanto, esse é um dos meios que as pessoas devem utilizar sempre, pois ajuda com que os reparos sejam providenciados com maior rapidez. Nesta segunda-feira foram atendidas 3 ruas no bairro Santa Rita (Mário Mendes Mingot, Benedita de Oliveira Senne e Romão de Campos), além de outras no Jardim Redentor, na região Norte, no City Petrópolis, no prolongamento do Jardim Ângela Rosa, em parte da avenida Chafic Facury, no Recanto Elimar, Vila Real e Jardim Flórida.
Uma equipe também esteve em ação nos Jardins Aeroporto I e Alvorada (Av Paulo VI) e no Parque dos Lima, bairros localizados na região Sul.