Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Exposição “Mulheres de Março” começa nesta sexta-feira

 Frente Casa Cultura original

         A Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” abre, nesta sexta-feira, 8, às 19 horas, a exposição “Mulheres de Março”, na Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci”, em comemoração ao mês da mulher e ao bicentenário de Franca.

        A entrada é gratuita e a exposição terá 21 telas de 13 artistas. As visitas estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e a mostra seguirá até 31 de março.

      Além da exposição “Mulheres de Março”, a Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” conta com o MIS (Museu da Imagem e do Som) no primeiro andar do prédio, a sede e biblioteca da Academia Francana de Letras, o ateliê do pintor Bonaventura Cariolato e o Memorial da Resistência Negra, com acervo dos artistas Carlos de Assumpção e Abdias do Nascimento.

      A Casa da Cultura fica na rua Oscar Brasilino Santos, 1531, Centro. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3721-8692.

Guarda Municipal flagra descarte irregular de lixo

 Guarda Viatura original

        Uma ação da Guarda Civil Municipal resultou no flagrante de dois homens realizando o descarte irregular de resíduos de construção civil e jardinagem em um terreno no Parque Moema, Região Norte da cidade.

      O caso aconteceu nesta quinta-feira, 7, e os responsáveis foram autuados por crime ambiental e deverão pagar uma multa de quase R$ 550 pela ação.      A Guarda Civil orienta a população a contribuir para manter a cidade limpa, fazendo denúncias de descartes irregulares pelo 153, telefone (16) 3724-1033 ou pelo EcoFranca, aplicativo da Prefeitura disponível para celulares com sistemas iOS e Android. Ele possibilita que o cidadão faça denúncias sobre descarte irregular de resíduos, desmatamento, loteamento irregular, uso indevido de área pública, maus-tratos e abandono de animais.

      Após cadastro e registro da ocorrência no aplicativo, a equipe da Guarda Civil é acionada para que sejam tomadas as providências necessárias, como o registro do auto de infração ou comunicação dos fatos aos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público, Polícias Civil, Ambiental e CETESB. Além disso, o EcoFranca possibilita que o denunciante acompanhe o andamento da ocorrência, por meio do aplicativo.

      Para isso, o cidadão deve acessar a loja de aplicativos do seu celular e pesquisar por “EcoFranca”, ou através dos links abaixo. O download é gratuito.

• Link para App Store (iOS) -https://apps.apple.com/br/app/ecofranca/id6450018336

• Link para Play Store (Android) -https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ecofranca

Prefeitura reforça limpeza em áreas públicas

 Area Limpeza original

        A Secretaria de Meio Ambiente segue com equipes de limpeza distribuídas em diversas regiões da cidade. O trabalho é realizado em praças, canteiros de avenidas e demais áreas públicas, realizando podas e a recolha dos resíduos gerados.

     Nesta quinta-feira, 7, as equipes trabalharam na Avenida Dr. William Azzuz, compreendendo o canteiro central, a partir do Jardim Redentor até Miramontes; na praça do Jardim Consolação e adjacências; rua Canadá; Distrito Industrial; Praça das Bandeiras; Parque Caxambu, na Vila Santos Dumont; e rua Dr. Carrão.

     No Villagio Mundo Novo, foram feitos serviços de pintura de guias e raspagem de ruas, para remover terra, lixo doméstico, restos de construções e outros objetos.

'Música ao Alcance de Todos' tem três apresentações neste final de semana

 Musica Alcance de Todos original

        A programação do Projeto 'Música ao Alcance de Todos', realizado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) em parceria com o Instituto Três Colinas, conta com três apresentações de artistas francanos neste final de semana.

     A primeira delas está marcada para esta sexta-feira, 8, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, na Casa da Cultura e do Artista Francano”Abdias do Nascimento”, durante a cerimônia de abertura da Exposição 'Mulheres de Março', no horário das 19 às 21 horas, com a dupla Émerson e Sissa, com um repertório especial.

     No sábado, 9, Eduardo Ribeiro se apresenta no horário das 9h30 às 11h30, no Complexo Poliesportivo.

     Já no domingo, 10, na Feira Livre realizada na avenida Major Nicácio, Paulo Gimenes canta os seus sucessos, a partir das 09h30.

     O ‘Música ao Alcance de Todos’ tem o objetivo de oferecer opções de lazer e música para a população, em espaços públicos com grande fluxo de pessoas, proporcionando aos músicos francanos oportunidades de mostrarem seus talentos.

     A Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” fica na rua Oscar Brasilino Santos, 1531, Centro.

Semifinal da Copa FEAC de Basquete no ‘Pedrocão’

 Basquete original

         Com a participação de oito equipes distribuídas em dois grupos e séries, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) programou para este final de semana os jogos válidos pela semifinal da Copa Verão de Basquete masculino.

     Contando com a participação de ex-atletas de equipes profissionais locais e outras cidades, as partidas serão disputadas com portões abertos no ginásio ‘Pedrocão’. Neste sábado, 9, serão disputados dois jogos, das equipes da série Ouro, o primeiro deles às 14 horas, entre Athletics x Brewers e logo depois, Jussara x Wolves. No domingo, 10, também na parte da tarde, às 14 horas se enfrentarão Ducks x HNK e logo após, às 15h45, Manoel Adulto x Alcateia.

Jogos anteriores

     Pelo grupo 1, série Ouro, com três vitórias e 259 pontos marcados, o Athletics classificou-se em primeiro lugar, seguido pelo Wolves com duas vitórias e 236 pontos. No grupo 2 e mesma série, o 1º lugar ficou com a equipe da Jussara, obtendo 3 vitórias e marcando 240 pontos, seguido do Brewers também com 3 vitórias e 223 pontos.

     Pela série Prata, grupo 1, o Duck’s obteve 3 vitórias e marcou 249 pontos, garantindo a 1ª colocação, seguido pelo Alcateia com duas vitórias e 228 pontos. Nessa mesma série e grupo, o Manoel Adulto ficou em 1º lugar, somando três vitórias e marcando 249 pontos, enquanto no 2º lugar terminou o HNK com duas vitórias e 199 pontos.

Nova unidade do CEPEL será inaugurada nesta quinta-feira

 Entrega CEPEL original

        A Prefeitura realiza no final da tarde desta quinta-feira, 7, a inauguração de mais um Centro Popular de Esportes e Lazer (CEPEL), localizado no Parque Continental, Região Oeste da cidade.

     A inauguração do espaço será a partir das 17 horas. O centro ocupa uma área institucional na rua Lázaro Pelizaro e foi denominado Donizete Silva, mais conhecido como ‘Cupim’. O local será mais uma opção para a prática de esportes para moradores do bairro e da região.

     Dotado de duas quadras, sendo uma de basquete 3x3 e outra de vôlei de areia, ambas protegidas por alambrados e uma pista de skate, o CEPEL também tem área concretada, canteiros totalmente gramados, bancos e iluminação de led, permitindo que o espaço seja frequentado pelos usuários também no período noturno.

 

O homenageado

     O CEPEL do Continental recebe o nome de Donizete Silva, conhecido como ‘Cupim’. Nascido em maio de 1955 e falecido aos 66 anos, em abril de 2022, foi atacante de destaque no futebol varzeano da cidade, defendendo o Corinthians da Vila São Sebastião e mais tarde o Bangu. Casado com Rosa Helena Martins, teve três filhos, trabalhou como sapateiro em diversas empresas até tornar-se empresário. Também participou de diversas ações sociais em prol da comunidade, sendo idealizador do ‘Dia de São Sebastião’, padroeiro do bairro que leva o mesmo nome.

 

CEPEL Parque Progresso

     Além do CEPEL do Continental que será inaugurado nesta quinta-feira, está em construção o Centro de Esportes do Parque Progresso, localizado em área da praça Tancredo Neves. As quadras de basquete e de areia já foram construídas e, nesta semana, está sendo aterrada a estrutura da futura pista de skate e montagem de parte de alambrados.

    Além destas duas novas unidades, a Prefeitura já inaugurou oito CEPELs, atendendo os bairros Jardim Redentor/Vila Gosuen, City Petrópolis, Santa Bárbara, Ana Dorothea, Franca Polo, Jardins Moema/Planalto, Samello Woods e Jardim Palma.

Saúde segue com palestras e ações de combate à dengue

 DSC 0982 original

        Nesta quarta-feira, 7, a Secretaria de Saúde realiza mais um “fumacê”. Desta vez, será na Vila Santa Terezinha, Região Norte da cidade. Bairros como os jardins Ângela Rosa, Noêmia, Califórnia, Dermínio e Luiza, além da Vila Santos Dumont, também já receberam a ação. Além disso, nesta semana os agentes de vetores estiveram em prédio da Avenida Adhemar Polo Filho, no bairro Parque dos Lima, para controlar possíveis criadouros do mosquito.

     A orientação é que os moradores deixem portas e janelas abertas, permitindo assim que o produto entre nas casas. O “fumacê” é aplicado naquelas regiões onde a Vigilância Epidemiológica identificou maior quantidade de casos positivos, o que mostra que o mosquito está em circulação naquela região.

      Além do “fumacê”, no próximo sábado, 9, os agentes percorrerão locais que não foram vistoriados durante a semana, como imóveis e estabelecimentos comerciais que estavam fechados ou que os proprietários não foram localizados.

      A Prefeitura segue com palestras dentro de escolas, empresas e Unidades Básicas de Saúde para orientar e conscientizar a população sobre os cuidados dentro em casa para evitar a proliferação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na próxima semana, mais palestras serão realizadas.

      Até a manhã desta quarta-feira, Franca registrou 1.067 casos de dengue e dois óbitos: um homem de 44 anos e um idoso de 84. Ambos tinham comorbidades.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais