Email  

Notícias

Final de semana terá documentários, história, música e oficinas culturais

Praca da Juventude original
 
Artistas e agentes culturais de Franca, através da Lei Federal Paulo Gustavo, com o apoio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) realizam diversas atividades gratuitas de sexta-feira, 8 até domingo, 10. Entre elas, estão a exibição de documentários e oficinas voltadas para o setor audiovisual.
Na sexta-feira, acontece o Sarau Kaleidoscópio a partir das 19 horas, na avenida Paulino Pucci, 337, Jardim Francano. O intuito da ação, feita pela companhia Stop and Drama, é que os participantes recitem poesias de sua autoria, façam apresentações de música e se reúnam para fomentar a arte.
O sábado, dia 9, terá opções para diversos públicos em vários pontos da cidade. Quem gosta de patrimônios históricos e deseja aprender mais sobre Franca e políticas públicas de preservação pode participar de uma oficina na Escola Estadual "Professora Lina Picchioni Rocha", no Jardim Petráglia, às 10 horas. É necessário se inscrever, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdw7P1l0h7lmQQSwZLDkN-2U7OtSYVL1_OeYFhZiyZyQ0SfbQ/viewform?usp=sf_linkcr.
Mais tarde, a Praça da Juventude, que fica no Jardim Redentor, recebe, das 13 às 17 horas, uma Oficina de Improvisação Teatral, organizada pelo Impro Tupiniquim. Ainda, à tarde, das 13 às 16 horas, acontece a Audição Brasil no Vinil, uma discotecagem com Carlos Xavez, na Sala do Vinil (rua Carlos Dourado, 3971, Vila Exposição). Às 18 horas, o IPRA (rua Diogo Feijó, 1956, Estação) exibe o documentário "Gramophone Videolocadora", que conta a história do acervo de uma locadora de Franca.  
O Espaço Nulo (rua Maria Cândida de Vilhena, 530, Jardim Petráglia) também tem opções culturais. Das 16 às 18 horas, será realizada a oficina "A Escrita como Montagem: Introdução ao Roteiro Audiovisual", em que os participantes exploram a criação de cenas curtas, utilizando imagens e sons para construir uma narrativa audiovisual envolvente. Depois, das 19 às 21 horas, ocorre a oficina "Palavras Escondidas", em que experiências reais podem ser contadas a partir de diferentes perspectivas.
No domingo, as oficinas do Espaço Nulo serão on-line, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas. A primeira, denominada "Responda ao meu e-mail", ensinará os participantes a produzirem textos teatrais a partir de textos-surpresas, despertando habilidades criativas. Já a última, "Ensaio sobre as coisas", consistirá na elaboração de um ensaio cênico reflexivo, explorando um tema de escolha do aluno. Todas as oficinas terão acessibilidade em Libras e as inscrições podem ser feitas pelo link https://www.espaconulo.com/programa%C3%A7%C3%A3oartecultural.
 
Mais arte
A Praça da Juventude será palco no domingo, 10, do projeto "Raízes Vivas - Franca 200 anos", com oficinas de produção eventos, técnicas de som e remixagem de músicas, além de intervenções de graffiti, poesias, DJs e open mic. As apresentações serão das 10 às 19 horas.
Já no Centro de Franca, às 17 horas de domingo, na praça Carlos Pacheco (em frente à Casa da Cultura) acontece a apresentação da exposição fotográfica "Memórias do Sarau Protesto" e exibição de um documentário que apresenta a trajetória do Sarau Protesto, movimento cultural que percorre a cidade e a região. Ao final, o poeta Carlos de Assumpção fará uma apresentação especial.

Franca caminha para uma consolidação no desenvolvimento de novas tecnologias

Franca original
 
Franca tem se preparado para o futuro. Recentemente, a Câmara Municipal aprovou a Lei de Inovação proposta pelo prefeito Alexandre Ferreira, que cria o Sistema de Inovação de Franca, cujo principal objetivo é dar suporte às empresas locais para que elas possam se desenvolver e inovar tecnologicamente.
De acordo com Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento, a lei cria os alicerces para o desenvolvimento estável e permanente de tecnologias e soluções inovadoras.
Ainda, segundo Lucimara, desde 2022, Franca está no mapa do SPAI (Sistema Paulista de Ambientes de Inovação), através do Programa Municipal de Incubadora. “A IMPERA é a primeira incubadora de projetos e empresas de base tecnológica da cidade. O objetivo da Incubadora é potencializar estes projetos e empresas com propósitos inovadores na sua fase de desenvolvimento, lançamento e/ou consolidação no mercado. Agora, Franca se organiza para credenciar o Centro de Inovação e ter uma lei que normatize este ambiente, é indispensável para o credenciamento deste Centro. Fazer parte do SPAI favorece a troca de conhecimentos entre o ambiente inovador de Franca com outros Sistemas de Inovação Estaduais, além de facilitar o acesso a recursos estaduais e federais”, complementou.
Recentemente, a IMPERA, através da gestão do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF) participou de edital para aquisição de equipamentos de alta tecnologia. O investimento é de cerca de R$ 100 mil para a compra de itens para uma infraestrutura maker para projetos de manufatura aditiva e automação. Além do mais, serão adquiridos itens, que irão ampliar a capacidade de análise e processamento dos incubados, agregando valor aos projetos, bem como possibilitando a melhora da comunicação em reuniões remotas.
Segundo o gestor da IMPERA, Flávio Henrique de Oliveira Costa, o objetivo da incubadora é estimular o empreendedorismo inovador na Região Administrativa de Franca, direcionando esforços para identificar e fomentar novas vocações locais. “Focado no desenvolvimento sustentável e na criação de oportunidades de negócios, o projeto busca capacitar e apoiar empreendedores com acesso a recursos, consultorias especializadas e infraestrutura. A proposta envolve a criação de uma rede de apoio, que inclui parcerias com instituições de ensino, empresas e o governo local, promovendo uma cultura empreendedora que valorize a inovação e o uso de tecnologia. Desta forma, o projeto pretende contribuir para a diversificação econômica da região, gerando emprego e crescimento local”, disse.
Um exemplo de que o caminho para um futuro inovador e próspero é Fabiano Torres, que esteve incubado na IMPERA. “Estar na Incubadora foi importante por diversos motivos. Estar num ambiente, onde diversas pessoas estão empreendendo, criando soluções em diferentes áreas, essa troca de experiências ajuda bastante, principalmente para quem está começando. É possível aprender com os erros e as experiências dos outros. Eu brinco sempre que isso é uma troca de atalhos. Outro benefício são as mentorias, elas foram fundamentais para ajudar na validação da nossa tecnologia, aprimorar o que de fato estamos entregando ao mercado, quais problemas estamos resolvendo. Além disso, as mentorias também ajudaram a amadurecer nosso modelo de negócio, posicionamento e comunicação junto aos clientes”, contou o empresário.
De acordo com Lucimara Prado, com a lei de inovação, Franca dá um passo importante para o desenvolvimento de novos negócios inovadores de base tecnológica, se tornando ainda mais competitiva frente a outros municípios.
 
Seleção para o Programa de Pré-Incubadora
A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca (Impera) está com processo seletivo aberto para selecionar projetos inovadores de base tecnológica com potencial de desenvolvimento, proporcionando suporte técnico e gerencial para transformar ideias em negócios de sucesso. A seleção termina no dia 15 de dezembro e será realizada em quatro etapas. O edital pode ser conferido no link a seguir https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2639-30102024.pdf
 

Escola do Adelinha em fase de acabamento

Escola Adelinha original
 
Uma nova Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) está em fase de acabamento no Residencial Adelinha, na Região Oeste. Já foi realizada a aplicação de massa corrida, finalização das instalações elétrica e hidráulica, assentamento do piso externo ao prédio e pintura das paredes. Com a cobertura concluída, a escola terá uma quadra poliesportiva também em fase de conclusão.
A unidade faz parte de uma programação estabelecida pela Prefeitura, com o objetivo de atender a demanda de alunos neste setor da cidade, que além do bairro Adelinha, acolherá alunos de bairros como Peres Elias, Simões, Quinta do Café, Santa Maria, entre outros.
A escola do Jardim Adelinha, que receberá o nome da cronista social ‘Sônia Menezes Pizzo – a Patrícia’, contará com 13 salas de aula e demais dependências distribuídas em sete blocos, acrescida da quadra de esportes. Uma vez concluída, a unidade terá capacidade de atendimento de até 560 alunos, com possibilidade de funcionar em período integral, caso haja demanda. ‘Patrícia’, além de atuação por décadas nos meios de comunicação local, também foi professora na rede pública.
Com o acompanhamento técnico da Secretaria de Infraestrutura, o projeto arquitetônico segue os padrões do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com concepções modernas, espaços arejados com iluminação e ventilação natural, sendo todo acessível, com rampas e demais equipamentos de proteção.

Finanças amplia formas de pagamento do IPTU 2025

boleto IPTU com QR Code original
 
Facilitar a vida dos contribuintes e diminuir o tempo de espera pelo processamento, após a efetivação do pagamento dos boletos de IPTU. É com este objetivo, que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Finanças, anuncia a ampliação das formas de pagamento dos cerca de 180 mil boletos do IPTU 2025 (Imposto Predial Territorial e Urbano).
Além das possibilidades de pagar nas agências bancárias e lotéricas, será possível efetuar a quitação, através do PIX, em que o contribuinte aponte a câmera do seu celular para o QR-Code, impresso no boleto e faça o escaneamento no aplicativo do banco.
A implantação do PIX representa uma inovação, que chega para auxiliar as pessoas, otimizando também a sistemática de arrecadação dos tributos municipais e a gestão de administração tributária.  Isso permitirá agilizar o processo de consultas e emissão de documentos pelo contribuinte, que a partir de então não precisará aguardar o processamento do pagamento que, nos moldes atuais, ocorre em até três dias úteis para obter certidões ou protocolar pedidos relacionados.
      
Atualização cadastral
A Secretaria de Finanças recomenda aos contribuintes que, sempre mantenham seus dados cadastrais atualizados na Prefeitura, conforme determina a legislação municipal.
As pessoas, que mudaram de endereço e precisam atualizar seus cadastros, podem fazê-lo na Central de Atendimento, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas ou então on-line, por meio do link: https://www.franca.sp.gov.br/centralonline/login, onde devem fazer um cadastro, verificando os assuntos disponíveis e escolherem a opção  'Atualização Cadastral', inserindo os dados novos.
 
IPTU em Dia
Está programado para a segunda quinzena de dezembro, o segundo sorteio deste ano do Pojeto 'IPTU em Dia', no valor de R$ 79,7 mil.  É uma iniciativa que visa incentivar as pessoas a manterem seus pagamentos sem atraso. A premiação total deste ano é de R$ 159,7 mil, com o sorteio ocorrido em março.
O segundo prêmio está previsto para a extração de Natal da Loteria Federal, onde concorrerão os contribuintes que fizeram a opção pelo parcelamento do imposto. Uma das pré-condições para participar é não possuir nenhum débito com a Prefeitura, seja de impostos, taxas, multas de trânsito e outras infrações. Quem está em atraso e deseja quitar, pode imprimir a segunda via do IPTU deste ano no site da Prefeitura, através do link: https://www.franca.sp.gov.br/pmf-iptu/ReqBoletoIPTU.jsp, bastando inserir o número do controle de cadastro ou cadastro do imóvel.
Para mais informações, o contribuinte pode encaminhar seus pedidos pelo WhatsApp (16) 3711-9575 ou por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Meio Ambiente irá notificar comerciantes que descartam lixo irregular

Lixo descarte irregular original
 
A Secretaria de Meio Ambiente, com a Vigilância Sanitária, iniciará um trabalho de notificação de proprietários de estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, para que materiais sejam descartados nos dias e horários corretos de cada bairro, evitando sujeira nos canteiros, praças e vias da cidade.
Rui Engrácia Caluz, secretário de Meio Ambiente, falou sobre a iniciativa. “Tanto nos bairros como na área central, os caminhões coletores passam três vezes por semana em horários definidos. O que temos notado é que muitos comerciantes descartam os lixos orgânicos e recicláveis depois do horário da coleta. Muitos materiais também tem sido colocado em locais inadequados”, disse.
No Centro da cidade, com concentração de comércios, há, segundo o secretário, o descarte em locais irregulares. “O lixo reciclável não é colocado nos contêiners corretos e o mesmo acontece o lixo orgânico”.

Quinta-feira com Passeio Noturno saindo do Poliesportivo

passeio cilistico original
 
A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) volta a oferecer nesta quinta-feira, 7 de novembro, em conjunto com a Sociedade Esportiva Franca, mais uma edição do Passeio Ciclístico Noturno, com a concentração às 19 horas no Poliesportivo. Como tem ocorrido nas ocasiões anteriores, os organizadores nesse local transmitem as orientações gerais sobre o percurso, destacando alguns cuidados com a segurança e utilização dos equipamentos de proteção, saindo às 19h15.
O trajeto contempla a saída pela avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, passando em frente à Secretaria da Educação. Os participantes subirão o Jardim Consolação, atingindo a região central da cidade e dali até a avenida Adhemar de Barros, no Jardim Brasilândia, na região Leste. O trajeto de retorno começa na rotatória do Jardim Palestina, a partir da avenida Hugo Betarello, passando pela Santa Cruz, até chegar nas avenidas Champagnat e Antônio Luiz Caetano, já no Parque Progresso, cruzando com a Avenida Paulo VI e chegada ao ponto de partida.
A participação é livre e aberta a toda pessoa interessada, bastando que se apresente no local com a bicicleta e os equipamentos de proteção.
 
Corrida no domingo
Quem gosta de esportes, no domingo, terá como opção a última etapa da corrida ‘Rumo aos 200 anos de Franca’, a partir das 7h30. O local escolhido é a Avenida Geralda Rocha Silva, com percurso de seis quilômetros.
As 800 inscrições abertas com direito ao kit foram preenchidas no mesmo dia, 1° de novembro, mas a participação avulsa é aberta, bastando que as pessoas se apresentem no local no horário mencionados. A avenida e adjacências serão sinalizados previamente, com as orientações de interdições a partir das 6 horas de domingo, ao longo dos seis quilômetros de extensão que será o percurso a ser cumprido, chegando até a avenida Nelson Nogueira.
A FEAC prepara também uma estrutura de suporte aos participantes no local, com apoio e distribuição de água no início, no meio e final do percurso. Também as equipes de trânsito, através da Guarda Civil estarão presentes orientando o tráfego, enquanto outra equipe de profissionais de saúde vai oferecer suporte e ambulâncias para os atendimentos que se fizerem necessários.

CEI realiza ‘Brechó do Bem’ com calçados, roupas e acessórios

BazarCEI original
 
O CEI (Centro de Educação Integrada), mantido pela Prefeitura e que oferece oportunidade de aprendizado para jovens e adultos com deficiência intelectual, realizará nos dias 7 e 8 de novembro o ‘Brechó do Bem’. Trata-se da quinta edição de um evento aberto a toda comunidade, cujos produtos, calçados, roupas e acessórios entre outras peças, serão comercializados em condições acessíveis.
O ‘Brecho do Bem’ faz parte do Projeto de Empreendedorismo que a direção do CEI realiza ao longo do ano com a participação de pais, familiares e colaboradores. Ele ocorrerá das 8 às 16h horas tendo como local o próprio Centro de Educação Integrada, na rua Francisco Barbosa, 1540, Cidade Nova.
Vinculado à Secretaria da Educação, o CEI conta com um quadro de profissionais especializados no trabalho com mais de 150 aprendizes. O atendimento é gratuito e proporciona, além do convívio social, oficinas e preparação para serem inseridos no mercado de trabalho.
Além destas ações, o CEI realiza passeios para estimular a convivência. Nesta quarta-feira, 6, por exemplo, os aprendizes foram levados para uma sessão de cinema no Franca Shopping e assistiram, juntos, a uma animação.
 
Serviço
‘Brechó do Bem’
7 e 8 de novembro, das 8 às 16 horas
Rua Francisco Barbosa, 1540, Cidade Nova
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais