Email  

Notícias

Mensagens facilitam consultas no NGA e AME

 

ame Medium

     Empenhada em colocar em prática as novas ferramentas que possam facilitar a vida das pessoas, a Secretaria de Saúde de Franca acaba de implantar um serviço de envio de mensagens para pacientes que tem suas consultas agendadas no NGA e AME, ou seja, exclusivamente para o serviço de Especialidades Médicas. É uma medida resultado de acompanhamentos e muito diálogo com os usuários, que busca estreitar cada vez mais a relação entre eles e Serviço Público e quando não há celular, o contato é feito via telefone fixo.

     Um outro objetivo é diminuir a demanda de pessoas ligando para o Núcleo de Gerenciamento de Vagas, que disponibiliza dois telefones, os quais são utilizados da Secretaria de Saúde para o público alvo e para o agendamento de retorno acima de 60 dias após a consulta. Daí ser comum muitas pessoas tentarem ligar e encontrá-los sempre ocupados. Conforme já mencionado, além das mensagens, o Núcleo de Gerenciamento de Vagas (setor responsável pelas especialidades médicas do município de Franca), faz ligações telefônicas lembrando o paciente da consulta agendada até sete dias antes da data da consulta. Importante lembrar que, para o atendimento com especialista é imprescindível a apresentação do encaminhamento médico. 

     Estes serviços são primeiramente para evitar com que pacientes se locomovam para agendamento de suas consultas e também para mantê-los informados, diminuindo assim as faltas.  Recomenda-se também que o usuário, não podendo comparecer a uma consulta agendada, entre em contato e avise. Isso permite que outra pessoa possa ser colocada no lugar.

     

    Atualização Cadastral

    O paciente tem como referência a Unidade Básica de Saúde da sua região para atualizar seus dados pessoais. As equipes do Núcleo de Gerenciamento de Vagas reiteram o pedido para que, havendo mudanças, procurem atualizar as informações, principalmente os telefones (meio pelo qual os pacientes são avisados da consulta), para que o novo serviço seja eficaz.

    A sistemática implantada, através do Núcleo de Gerenciamento de Vagas, de acordo com o secretário de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, já produz resultados, diminuindo consideravelmente o número de pacientes na espera por consultas. Ele lembra que no começo do ano haviam quase 12 mil consultas distribuídas pela rede de 14 UBS, anotadas em fichas manualmente, as quais foram transferidas para esse Núcleo, que tecnicamente é denominado de SIGS (Sistema Integrado de Gestão de Saúde).

Prefeitura amplia instalações de lombofaixas

     lombofaixa Medium

     A Prefeitura de Franca continua investindo e fazendo a sua parte no sentido de aumentar as condições de segurança no trânsito da cidade e diminuir os acidentes na malha viária. A secretaria de Segurança e Cidadania e seu Departamento de Trânsito, em conjunto com a Emdef (Empresa para o Desenvolvimento de Franca), vem implantando novas lombofaixas e travessias elevadas em pontos estratégicos, especialmente as vias de fluxo rápido e onde tem havido maior incidência de acidentes.

     O secretário de Segurança e Cidadania, Orivaldo Donzelli, observa que as equipes estão atentas às solicitações que chegam e também acompanhando o comportamento do tráfego nos diversos locais. Mas ele é enfático ao dizer que não basta só a Prefeitura investir, sinalizando e colocando esses dispositivos nas diversas vias públicas - é preciso que cada cidadão redobre seus cuidados e passe a observar a sinalização de limites de velocidade.

     Na última semana, em dois locais foram instaladas faixa elevada com o objetivo duplo de inibir os excessos e garantir a travessia mais segura aos pedestres, na Avenida Tristão de Almeida, no Distrito Industrial. Nesse local, ocorreram recentes atropelamentos e os levantamentos mostravam que o excesso de velocidade era uma constante.

     Neste começo de semana um outro local contemplado com lombofaixa foi na Avenida Santa Cruz, nas imediações do Centro Esportivo do Sesi e um residencial de apartamentos populares. Em determinados períodos do dia, as reclamações dos moradores eram sobre a dificuldade em fazer a travessia devido ao fluxo de veículos, na maioria em velocidade incompatível com o local.

    A Secretaria de Segurança reforça também que existe o emplacamento limitando a velocidade em todas as vias, variando de 30 Km/h a 60 Km/h de acordo com a  necessidade de estabelecimentos nas imediações (escola, abrigos de idosos, hospitais e outros). Em cada local com travessia elevada é feito o reforço de sinalização, com faixas zebradas em destaque e placas verticais alertando sobre o dispositivo existente adiante.

Franca estreia dia 20 nos Jogos Regionais

 

    Faltando menos de 10 dias para a estreia nos 61º Jogos Regionais da 5ª Região do Estado de São Paulo, Franca conheceu na última sexta-feira os detalhes técnicos dos Jogos Regionais que estarão sendo disputados em Sertãozinho, entre os dias 20 e 30 deste mês. O Diretor de Esportes Ricardo Pereira e o professor Reinaldo Bizanha estiveram naquele município com a dupla finalidade de participaram do Congresso Técnico, envolvendo todas as cidades participantes e também, visitarem instalações para escolher uma escola que será utilizada como alojamento durante a competição.

     Eles voltaram com tudo alinhado e a informação de que a estreia ocorrerá no dia 20 com as modalidades de atletismo ACD (atletas com deficiência), ciclismo, vôlei de praia e xadrez. Quanto ao alojamento, após percorrerem algumas instalações, a escolha recaiu sobre a Escola Municipal ‘Maria Aparecida Otolan Bellini – Cida Bellini’, localizada na rua Julieta Rodrigues Sperenza 2710, Jardim Nassim Mamed.

     Embora durante o Congresso realizado no Centro de Eventos da Citro-Suco os organizadores não tenham dado detalhes sobre o número de cidade inscritas (haviam pendências na entrega de documentos), estima-se que em torno de 45 a 50 participem. Isso significa que durante o período a cidade receba mais de 5 mil atletas. A organização é conjunta do Governo Estadual, através da Secretaria de Esportes e a Prefeitura.

 

Comitiva de Franca

     Ainda conforme as informações do Departamento de Esportes da Prefeitura, Franca deverá estar presente nessa competição, que é uma preliminar dos Jogos Abertos, envolvendo todo o Estado com cerca de 400 participantes, entre atletas, técnicos e equipes de apoio. Deverá participar em pelo menos 29 das 30 modalidades confirmadas, apenas sem a equipe de capoeira.

     Por outro lado, Franca deverá estrear nos Regionais com duas equipes que estarão presentes no evento pela primeira vez: Skate e Badminton, que é praticado numa quadra, parecendo com o tênis de mesa, porém com peteca e utilização de raquete. É praticado individualmente e em dupla.

    Com os olhos focados nos Jogos Regionais os praticantes do Badminton, que treinam numa das quadras externas do Poliesportivo, realizaram uma capacitação especial no último sábado, com a participação do professor Paulo Sargento, de grande experiência, orientando equipes da AABB. Os esforços estão sendo feitos para que tenham uma participação destacada no evento.

Vacinação contra gripe atinge 68,5 mil pessoas e segue na Rede Municipal de Saúde

 

vacinacao contra a gripe Medium

     Números divulgados pela Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria de Saúde, indicam que 68,503 mil pessoas foram vacinadas contra gripe em Franca, dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. Embora seja um número considerável, ainda está abaixo da meta para o município, que é de aproximadamente 88,407 mil pessoas. O problema não está apenas em Franca, pelo contrário. Em nível nacional e estadual, a situação se repete, apresentando a grande maioria das cidades longe dos objetivos propostos pela campanha.  Com a sobra de vacinas, os governos estaduais, por orientação do Ministério da Saúde, têm autorizado os municípios a darem continuidade na vacinação, embora, oficialmente a campanha já tenha se encerrado.  

     Assim, considerando-se a quantidade de vacinas disponíveis, a Divisão de Imunização do Estado de São Paulo orientou os municípios para continuarem com a vacinação, mas atendendo apenas os grupos prioritários, decisão que Franca vai acompanhar, abrangendo os seguintes grupos:  

  • - Crianças entre 6 meses a 5 anos de idade;
  • - Gestantes;
  • - Puérperas;
  • - Indígenas;
  • - Trabalhadores da Saúde;
  • - População Privada de Liberdade;
  • - Funcionários Sistema Prisional;
  • - Doentes Crônicos;
  • - Idosos;
  • - Professores;
  • - As pessoas entre 55 e 59 anos de idade;
  • - Policia Federal, Militar, Civil e Guarda Municipal;
  • - Bombeiros;
  • - Funcionários do Poupa Tempo;
  • - Funcionários dos Correios;
  • - Defesa Civil;
  • - Ministério Público (Promotor);
  • - Procuradoria Geral (Procurador);
  • - Defensoria Pública;
  • - Doadores de Sangue e de Medula;
  • - Trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns;
  • - Profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua;
  • - Cuidadores de idosos e crianças;
  • - Auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior;
  • - Funcionários das Creches;
  • - Trabalhadores da limpeza urbana e coletadores de resíduos;
  • - Pessoas entre 50 e 54 anos de idade;
  • - Motoristas, cobradores e trabalhadores em transporte rodoviário;
  • - Motoristas de Táxi (deverão apresentar crachá).

      A vacinação acontece nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos núcleos de ESF (Estratégia Saúde de Família), das 10h às 16h.  Mais informações pelo telefone (16) 3711-9435.

Programa “Time do Emprego” oferece capacitação no Centro POP

 

     O programa “Time do Emprego”, ação promovida pela SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo), em parceria com a Prefeitura de Franca, deu início na segunda-feira, 10 de julho, a mais uma capacitação, desta vez para população em situação rua e que frequenta o Centro POP.

     A ação, proporcionada pela parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento, responsável pelo programa “Time do Emprego”, e a Secretaria de Ação Social, responsável pelo Centro POP, vai proporcionar capacitação para 20 pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes caminhos dentro do processo de reintegração social, reintegração ao núcleo familiar e ao mercado de trabalho. Os encontros acontecerão duas vezes por semana, das 9h às 12h, no Centro POP

     Conforme informações da Secretaria de Desenvolvimento, a metodologia da capacitação, e que se repetirá neste caso específico, consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos de idade, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo para inserção e/ou reinserção ao mercado de trabalho.

     Para melhor aproveitamento do curso, a Secretaria de Desenvolvimento conseguiu junto à Coordenação do Curso de Psicologia da Uni-Facef, atendimento psicoterapêutico individualizado aos participantes para ajudá-los a desenvolver habilidades e competências, necessárias nesse processo de recuperação. “Essa é uma forma de dar oportunidade a essas pessoas para mudarem de vida e assim ficarem longe das ruas”, comentou a Secretária de Desenvolvimento Flávia Lancha.

     O “Time do Emprego” é um programa de orientação profissional e reorientação de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho.

Inscrições para segunda turma do curso para apicultores já estão abertas

 

apicultura Medium

     A Prefeitura de Franca está com as inscrições abertas para formação de mais uma turma para o Curso de Apicultura, cuja aula inaugural acontece no dia 3 de agosto, às 15h, no Parque Fernando Costa, local que também está recebendo as novas inscrições.  

     O objetivo da capacitação é a difusão da apicultura como atividade geradora de renda, orientando os interessados sobre todos os procedimentos necessários para a produção de mel, pólen, própolis, geleia-real e abelhas-rainhas, com transmissão de técnicas avançadas que têm permitido o aprimoramento de todo processo produtivo.

     O curso tem como público alvo apicultores e produtores rurais que tenham interesse em aperfeiçoar as práticas de manejo de abelhas, tornando mais eficiente a colheita do mel, mas também é aberto para quem tem interesse em planejar um novo negócio para aumentar a renda.  

     Além das ações de treinamento, a Secretaria de Desenvolvimento mantém equipe capacitada para atendimentos pontuais que fazem recolhimento de enxames, tanto na zona urbana como rural, e orienta os moradores para se cuidarem, evitando ataques e, ao mesmo tempo, não dizimarem as colônias, contribuindo assim para a importantíssima preservação das abelhas, fundamentais nos processos de polinização e proliferação da flora.  

     Mais Informações e inscrições no recinto do Parque Fernando Costa, situado na Avenida Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição – ou pelo telefone (16) 3724-7080. 

Fussol anuncia cursos de Cultivo de Orquídeas e Jardinagem

cultivo de orquideas Medium

     O Fussol (Fundo Social de Solidariedade de Franca), que tem como presidente a primeira-dama do município Maria Aparecida Belchior de Souza, anunciou na manhã do dia 12 de julho, 2 novos cursos promovidos pela instituição: Cultivo de Orquídeas e Jardinagem.  As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Portal da Prefeitura de Franca, pelo link http://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/ 

     As vagas são limitadas e os cursos e as inscrições são gratuitas, com a observação de que o limite mínimo de idade para participação é de 17 anos, sendo necessário para fazer a inscrição fornecer os dados do CPF e endereço completo.

     Veja abaixo a programação

 

  •     - Cultivo de Orquídeas

 Data início: 01/08/17

Previsão de término: 12/12/17

Duração do curso: aproximadamente 20 semanas (60 horas)

Dia da semana: toda terça feira

Horário: das 8hs às 11hs

Monitor: Cláudio Sandoval

Quantidade de alunos: 25 alunos acima de 17 anos

Local: Jardim Zoobotânico- Rodovia Cândido Portinari Km 405 City Petrópolis

        O que oferece: Capacitação para a manutenção de orquidários, com técnicas que permitem o correto manuseio das plantas, que são bem sensíveis, servindo tanto para profissionais de jardinagem como para quem tem o cultivo de orquídeas como hobby.   

 

     - Jardinagem

Data início: 03/08/17

Previsão de término: 14/12/17

Duração do curso: aproximadamente 20 semanas (60 horas)

Dia da semana: toda quinta feira

Horário: das 8hs às 11hs

Monitor: Cláudio Sandoval

Quantidade de alunos: 25 alunos acima de 17 anos

Local: Jardim Zoobotânico- Rodovia Cândido Portinari Km 405 City Petrópolis

       O que oferece: Capacitação para quem quer começar na profissão, por hobby e para profissionais que já atuam no mercado e pretendem incrementar seus serviços, uma vez que são passadas várias técnicas sobre cuidados no manuseio e formação de jardins.

 

      Em ambos os cursos, são passadas noções básicas de administração para profissionais do ramo.

      Mais informações com Fátima Prado pelo fone (16) 3711 9311 / 3724 7417 / 3721-2852 / 3721 3555.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais