Empenhada em colocar em prática as novas ferramentas que possam facilitar a vida das pessoas, a Secretaria de Saúde de Franca acaba de implantar um serviço de envio de mensagens para pacientes que tem suas consultas agendadas no NGA e AME, ou seja, exclusivamente para o serviço de Especialidades Médicas. É uma medida resultado de acompanhamentos e muito diálogo com os usuários, que busca estreitar cada vez mais a relação entre eles e Serviço Público e quando não há celular, o contato é feito via telefone fixo.
Um outro objetivo é diminuir a demanda de pessoas ligando para o Núcleo de Gerenciamento de Vagas, que disponibiliza dois telefones, os quais são utilizados da Secretaria de Saúde para o público alvo e para o agendamento de retorno acima de 60 dias após a consulta. Daí ser comum muitas pessoas tentarem ligar e encontrá-los sempre ocupados. Conforme já mencionado, além das mensagens, o Núcleo de Gerenciamento de Vagas (setor responsável pelas especialidades médicas do município de Franca), faz ligações telefônicas lembrando o paciente da consulta agendada até sete dias antes da data da consulta. Importante lembrar que, para o atendimento com especialista é imprescindível a apresentação do encaminhamento médico.
Estes serviços são primeiramente para evitar com que pacientes se locomovam para agendamento de suas consultas e também para mantê-los informados, diminuindo assim as faltas. Recomenda-se também que o usuário, não podendo comparecer a uma consulta agendada, entre em contato e avise. Isso permite que outra pessoa possa ser colocada no lugar.
Atualização Cadastral
O paciente tem como referência a Unidade Básica de Saúde da sua região para atualizar seus dados pessoais. As equipes do Núcleo de Gerenciamento de Vagas reiteram o pedido para que, havendo mudanças, procurem atualizar as informações, principalmente os telefones (meio pelo qual os pacientes são avisados da consulta), para que o novo serviço seja eficaz.
A sistemática implantada, através do Núcleo de Gerenciamento de Vagas, de acordo com o secretário de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, já produz resultados, diminuindo consideravelmente o número de pacientes na espera por consultas. Ele lembra que no começo do ano haviam quase 12 mil consultas distribuídas pela rede de 14 UBS, anotadas em fichas manualmente, as quais foram transferidas para esse Núcleo, que tecnicamente é denominado de SIGS (Sistema Integrado de Gestão de Saúde).