A estrutura começou a ser preparada na sexta-feira, com arquibancadas metálicas dispostas a acolher um público de aproximadamente cinco mil pessoas
A estrutura começou a ser preparada na sexta-feira, com arquibancadas metálicas dispostas a acolher um público de aproximadamente cinco mil pessoas
O interesse está sendo grande e termina nesta quarta-feira, 7, o prazo para as pessoas interessadas em conhecer uma nova opção de negócios. A oportunidade é o curso de Turismo Rural, gratuito, oferecido pela secretaria de Desenvolvimento e na mesma ocasião acontece a aula inaugural do curso que será desenvolvido por módulos teóricos e práticos, no recinto do Parque Fernando Costa.
Esta será a segunda oportunidade nessa área, preparada pela Prefeitura, por meio de sua secretaria municipal de Desenvolvimento e Divisão de Turismo. Tem parceria da com o Sindicato Rural e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A primeira turma de alunos foi formada no ano passado, cujo objetivo é fomentar e estimular o turismo rural como opção de negócios explorando os potenciais da cidade. Será ministrado durante os dias da semana, com 3 dias de aulas uma vez por mês, perfazendo 240 h de atividades práticas e teóricas.
Com essa iniciativa a Prefeitura está empenhada em identificar pequenos e médios proprietários rurais na cidade e região e capacitá-lo a respeito do que é o Turismo Rural e as opções que esse ramo proporciona. E despertar em cada participante a partir das estruturas que tem, a utilizá-las de maneira mais racional, abrindo-as para que a população, em especial o turista de outros locais, para que tenha acesso, seja para conhecer os recursos naturais, animais, produtos típicos da região (lavouras de café, criações de animais, abelhas e outros) ou até com oferta de alimentação e pouso.
A diretora de Turismo da Prefeitura, Rosana Branquinho, reforça que estão sendo oferecidas até 30 vagas, mas a confirmação deve ocorrer nesta quarta-feira, presencialmente, a partir das 9 h, quando terão conhecimento do conteúdo básico do curso e o formato e datas das aulas. Os candidatos interessados podem se inscrever previamente, comparecendo ao Parque Fernando Costa ou através do tel. 3711-9482. Dependendo do número de pretendentes será feita uma seleção e montada uma lista de espera.
A orientação é da secretaria municipal de Finanças, que recebeu na última sexta-feira, a confirmação de que a Caixa Econômica Federal havia assinado o convênio e a partir de então, todas as suas agências na cidade também ficaram habilitadas a receber o imposto
A secretaria municipal da Educação abre as portas das escolas municipais nesta terça-feira aos cerca de 17 mil estudantes matriculados e com isso, inicia uma frenética movimentação na sua estrutura administrativa que é movimentada diariamente a partir das 5h30 da madrugada. Essa operação envolve o transporte escolar, oferecido na malha urbana e rural, que atende 1,7 mil crianças, significando ao final do expediente, por volta das 18 h, o cumprimento de um percurso rodado pela frota que oferece esse serviço de quase 4,5 mil quilômetros rodados, ou seja, o equivalente a 3 viagens de Franca a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O secretário municipal da pasta, Edgar Ajax Filho lembra que essa é uma particularidade pouco conhecida, que somente aparece com destaque quando algum lugar deixa de ser atendido, mas é fundamental no objetivo maior de garantir um ensino com qualidade, aliado a outros aspectos igualmente importantes, como os educadores em sala de aula, merenda boa para os alunos, equipes de apoio bem preparadas e motivadas. Para garantir esse transporte eficiente o Departamento de Transporte e Logística opera uma estrutura parecida com a de um relógio, onde é necessário precisão nos deslocamentos.
Conforme menciona o responsável por essa área, Elieser de Freitas, por volta das 6 h da manhã, de segunda a sexta-feira os veículos começam a circular, cada um de um ponto de referência e cumprindo uma das 49 rotas. O transporte oferecido gratuitamente é para levar e trazer de volta os alunos nos dois períodos, nas escolas estaduais e municipais. No Estado, a operação conta com 750 alunos atendidos e o restante 1.000, nas municipais.
A estrutura é composta por 11 micro-ônibus, 20 ônibus e 22 vans e peruas kombis, cujas capacidades variam de acordo com a rota e o número de alunos atendidos. A partir dessa terça-feira, com a retomada das aulas, é natural que em alguns horários, pela manhã, por volta das 13 h e nos finais de tarde aconteçam um natural excesso de veículos nas vias públicas, por conta dessa movimentação atípica.
As autoridades do trânsito reforçam o lembrete, para que os condutores redobrem seus cuidados, somente parem em faixas autorizadas e nunca em fila dupla perto das escolas.
O atendimento segue até a sexta-feira, dia 9, diariamente das 7h30 às 17h30
Na ocasião o Ministro falou do investimento feito pelo Governo da União na ordem de R$ 3 milhões para o lançamento do foguete com essa tecnologia em maio do ano passado, o qual está orbitando no espaço é já permitindo o acesso à internet de brasileiros dos mais distantes rincões do país
A grande infestação de larvas (e consequentemente de mosquitos) aumenta muito as chances de ocorrência de casos das doenças transmitidas por esse vetor