Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Cruzamento da Rua Voluntários da Franca na Estação recebe semáforos

 

semaforo03 Medium

      A partir de solicitações dos moradores e usuários e com intuito de melhorar o fluxo de veículos, a Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania anunciou para os próximos dias o início de funcionamento de um conjunto de semáforos instalados no cruzamento das ruas Voluntários da Franca com Diogo Feijó, na Estação.    

     Os testes nos dispositivos começaram na manhã dessa terça-feira 06, conforme informou o secretário da pasta Orivaldo Donzelli. “Fizemos estudos e constatamos a necessidade de instalar os semáforos, pois, além de equalizar o fluxo de veículos no cruzamento, dará também mais  segurança para pedestres e motoristas”, comentou o Secretária.

     Os novos equipamentos devem entrar em funcionamento ainda essa semana, observou Donzelli, ressaltando que, após avaliações técnicas, poderá haver reforço da sinalização de solo e também vertical (com placas), orientando sobre o novo semáforo e limite de velocidade no local.

     Recentemente, a Prefeitura fez duas intervenções viárias com o mesmo propósito de aumentar a segurança no trânsito e equalizar fluxo de veículos. Uma nos cruzamentos das ruas Afonso Pena com Álvaro Abranches, na Cidade Nova e outra na alça de entrada da cidade pra quem chega pela Rodovia Cândido Portinari, no prolongamento da Avenida Paulo VI com Avenida Antônio Barbosa Filho.

Secretaria de Saúde de São Paulo limita vacina contra gripe a grupos prioritários

 

vacina

     Embora tenha ampliado os grupos prioritários, a Secretaria de Saúde de São Paulo não acompanhou a orientação do Ministério da Saúde em liberar a vacina contra a gripe Influenza para toda a população. Dessa forma, a Vigilância Epidemiológica de Franca, órgão ligado à Secretaria de Saúde do município, atendendo recomendação do Governo de São Paulo, continua com a vacinação apenas para os grupos definidos como prioritários, seguindo com a campanha até sexta-feira, dia 9 de junho.

     Dados informados pela Vigilância contabilizavam pouco mais de 56,7 mil pessoas imunizadas em Franca até o dia 31 de maio, o que representa algo em torno de 65% da meta da cidade.

     Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o governo paulista optou pela não ampliação em virtude de ter atingido, até o dia 31 de maio, uma cobertura de 74,2% da meta estadual, muito próxima, no entender do governo, da meta nacional de 90% recomendada pelo Ministério. Ainda conforme a Secretaria Estadual, foram feitas no Estado 9,3 milhões imunizações, de um total de 13,8 milhões de doses distribuídas aos municípios paulistas. Uma liberação para toda a população colocaria em risco o atendimento para os grupos prioritários e não atenderia a demanda da população.

     Em Franca, a vacinação segue normalmente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 10h às 16h. Espera-se que 31 mil pessoas busquem pela vacina até o encerramento no dia 9, já que a estimativa do público alvo na cidade é de 88 mil pessoas, sem contar os dois recentes grupos que foram incorporados na última semana: os educadores e indígenas.

     Estão entre os grupos prioritários: 

- Crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade:

 

  • - Trabalhador da saúde,
  • - Gestantes
  • - Puérperas
  • - Indígenas
  • - Idosos
  • - Professores Ensino Básico e Superior
  • - Com morbidades – pessoas acamadas sem condições de locomoção       
  • - Policias Militar e Civil
  • - Bombeiros
  • - Funcionários do Poupa Tempo
  • - Funcionários dos Correios
  • - Defesa Civil
  • - Ministério Público (Promotores)
  • - Procuradoria Geral (Procuradores)
  • - Defensoria Pública (Defensores)
  • - Policia Federal e Guarda Municipal
  • - Doadores de Sangue e de Medula
  • - Trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns
  • - Profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua
  • - Cuidadores de idosos 
  • - Auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior
  • - Funcionários das Creches
  • - Trabalhadores da Limpeza urbana e coletadores de Resíduos
  • - Educadores
  • - Indígenas

   Outras informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, telefone (16) 3711-9435.

Peça teatral ‘Reciclando Ideias’ traz consciência ambiental para alunos das escolas municipais

 

Peça Reciclando Ideias

      Como estímulo às atividades culturais com foco no público infantil, a Divisão de Cultura da Prefeitura de Franca e a secretaria Estadual da Cultura oferecerão no dia 6, para os alunos da Escola Municipal Domênico Pugliesi, e no dia 7, para os estudantes da Escola Etelgina de Fátima Viveiros, a peça ‘Reciclando Ideias’ que trata de conscientização ambiental. As sessões ocorrerão no Teatro de Bolso Orlando Dompieri, situado ao lado do Teatro Municipal, na rua Nabi Haber, bairro São José. 

     O espetáculo faz parte da programação do PROAC (Programa de Apoio à Cultura), do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras paulistas, e conta também com a doação de 100 livros “As Latas Mágicas”, para as crianças participantes de cada sessão – serão 04, duas no dia 6 e duas no dia 7, nos períodos da manhã, com início às 9h, e à tarde, tendo início às 14. As crianças serão transportadas de ônibus oferecido pela prefeitura. 

     Conforme as informações da Divisão de Cultura, o objetivo é levar orientações às crianças sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente, ensinando-as, entre outras informações, como utilizar corretamente as lixeiras coloridas para reciclagem do lixo. As instruções são passadas de forma didática, utizando muita música e coreografias divertidas.

Comam empossa nova diretoria da Câmara Técnica do Turismo

     O COMAM – Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana –, em ato realizado na quinta-feira, 1 de junho, empossou a nova diretoria da Câmara Técnica do Turismo da entidade. Com o objetivo de dar apoio e suporte aos municipios no desenvolvimento da atividade turística a diretoria recém-empossada, que tem como presidente Rosana Branquinho (também diretora de turismo de Franca), dará prioridade a treinamentos e orientações para que as cidades da região se tornem Municípios de Interesse Turístico – MIT –, o que lhes possibilitará ter acesso a verbas dos governos Estadual e Federal disponibilizadas para o setor, considerado um dos mais importantes da atualidade na geração de emprego, renda e inclusão social.

    Outras ações pautadas na reunião são a criação de um website de turismo regional; implantação de redes sociais; sinalização turística regional; programas de qualificação e treinamento para bares, hotéis, restaurantes e sensibilização da população das cidades envolvidas. 

Prefeituras da região se mobilizam pelo “Caminho da Fé”

 

basilica

     Franca lidera uma importante mobilização para confirmar um novo ramal, a partir da cidade, para o roteiro turístico religioso “Caminho da Fé”, que leva peregrinos até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP. As informações são da Divisão de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento da prefeitura de Franca, que está à frente desta iniciativa para incluir também outros municípios, uma vez que a participação deles é imprescindível para viabilizar o novo ramal de peregrinação.

     Neste esforço, Rosana Branquinho, diretora de Turismo e idealizadora da ideia, tem mantido contato diretamente com as prefeituras das outras seis cidades que necessitam ser incluídas para que a logística de suporte para os peregrinos seja viabilizada. São elas, Patrocínio Paulista, São Tomás de Aquino, São Sebastião do Paraíso, Itamogi, Monte Santo de Minas e Arceburgo. De acordo com Rosana, “estamos muito perto de concretizar este novo ramal. A maioria dos prefeitos comprou a ideia, faltando detalhes de ordem jurídica e administrativa, inerentes ao projeto, para colocarmos o novo ramal em funcionamento”.

     Tendo Franca como ponto de partida, e ainda de acordo com a diretora de turismo, este será o ramal mais longo do Caminho da Fé. “Hoje, temos centenas de peregrinos de Franca e região fazendo o Caminho da Fé. Para iniciar o trajeto, eles precisam se deslocar até Mococa para adquirir os passaportes. Com a inclusão deste novo ramal, vamos incentivar que mais pessoas de Franca e região façam a peregrinação, até pela facilidade que terão”, lembra Rosana.

     Durante reunião no final do mês de maio em São Sebastião do Paraíso com  gestores do Caminho da Fé, houve a apresentação do modelo de projeto de lei que deve ser aprovado pelas Câmaras Municipais de cada cidade envolvida. De acordo com Branquinho, os municípios que já aderiram, se comprometeram providenciar a aprovação da lei até o final de julho (2017).

     O trajeto é feito, em grande parte, por trilhas e estradas de terras, todas devidamente sinalizadas com setas amarelas e informações dos pontos de apoio ao longo do caminho e também nos municípios participantes, indicando os locais onde os passaportes serão carimbados. Embora sejam evitados, também há pequenos trechos de estradas asfaltadas.

     Segundo Rosana, a intenção é de que até o mês de setembro o ramal de Franca esteja em funcionamento, contando para a inauguração com a “Romaria da Fé”, caminhada religiosa com previsão de 5 dias que irá passar por todos os novos municípios inclusos no Caminho. “A proposta dos prefeitos é que cada cidade, nesta inauguração, receba os peregrinos com festa.”, finaliza a dirigente

     Mais informações pelo telefone (16) 3711-9482, com Rosana Branquinho.

Procuradoria inicia ajuizamento de execuções fiscais

 

iss

     A Procuradoria Geral do Município iniciou nesse mês de junho os procedimentos para o ajuizamento das execuções fiscais para cobrança do IPTU, ISS e Taxas municipais que se encontram em atraso.

     A procuradoria alerta ao contribuinte para que fique ciente de que a cobrança judicial gera despesas processuais. Sendo assim, orienta para que procure efetuar o pagamento dos tributos antes da execução fiscal, sem outros acréscimos decorrentes do processo executivo, devendo regularizar a sua situação antes que o débito seja encaminhado ao Fórum.

     Quem tiver interesse em regularizar sua situação, deverá Procurar a Central de Atendimento da Prefeitura, no período das 8h30 às 16h00 o mais breve possível.

     A Prefeitura dispõe de várias modalidades de parcelamento e que, certamente, uma delas atenderá a condição financeira do contribuinte. Caso queira parcelar a dívida, basta comparecer com seus documentos pessoais ou enviar um representante com procuração que autorize a pessoa a parcelar a dívida.

     Uma cópia do modelo da procuração pode tanto ser retirada na Central de Atendimento como ser impressa através do site http://www.franca.sp.gov.br.”

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais