A Secretaria Municipal da Educação promove na segunda e terça-feira próximas, 10 e 11 de julho, dois encontros de capacitação para os professores da Rede Municipal de Ensino, aproveitando o intervalo das férias escolares.
A Secretaria Municipal da Educação promove na segunda e terça-feira próximas, 10 e 11 de julho, dois encontros de capacitação para os professores da Rede Municipal de Ensino, aproveitando o intervalo das férias escolares.
Equipes do Governo Municipal têm andado constantemente pelos bairros para ouvir e ver de perto as demandas da população. Semanas atrás, moradores do Parque do Horto e do Jardim Cambuí solicitaram a uma dessas equipes para que estudassem a possibilidade de se fazer o calçamento da avenida que margeia a Rodovia Cândido Portinari, interligando os dois bairros da região norte da cidade. A alegação dos munícipes é que o local não possuía calçadas, obrigando os pedestres andarem pelo leito da via pública, com risco de acidentes.
Considerada legítima a solicitação, a Secretaria de Planejamento Urbano e a Emdef (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca), que trabalham em parceria neste tipo de obra, e dentro do programa “Calçada Segura” da prefeitura, iniciaram os serviços de calçamento, envolvendo aproximadamente 1,5 km de extensão, chegando bem próximo ao CIE (Centro de Iniciação Esportiva) do Cambuí, em obras.
O Governo Municipal reiterou a preocupação em melhorar as condições de fluxo de pedestres, observando sobretudo a segurança das pessoas. “O número de pedestres circulando de um bairro ao outro é bem grande e com a entrega do CIE, para breve, a tendência é de aumentar ainda mais, por isso, essa obra é fundamental e chega em boa hora”, comentou um dos coordenadores dos serviços.
Além de utilizar a calçada como área segura para seus deslocamentos, as pessoas poderão fazer do espaço um local para suas caminhadas esportivas, pois o trajeto circunda uma extensa área de APP (Área de Preservação Permanente) com bonita mata nativa.
A Prefeitura de Franca prestou no último domingo, 9 de julho, em dois momentos, uma marcante homenagem nas comemorações do aniversário de 85 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Para homenagear os ex combatentes, a Prefeitura de Franca em conjunto com a FEAC e o Museu Histórico organizou duas cerimônias: a primeira teve início às 8h30 e aconteceu na Praça 9 de Julho onde fica o Monumento ao Soldado Constitucionalista, que recebeu uma coroa de flores, ato acompanhado do Toque de Silêncio em respeito aos soldados mortos em batalha, mas também extensivo a todos corajosos combatentes que estiveram na frente de luta e seus familiares. A cerimônia contou com autoridades locais, familiares dos ex-combantentes e convidados.
Logo depois da solenidade cívica, os presentes foram convidados a se dirigirem ao Museu Histórico Municipal ‘José Chiachiri’, onde foram mostrados o fardamento, as armas e objetos utilizados pelos soldados, e também exibido um vídeo organizado pela Divisão de Cultura da FEAC e pelo Museu Histórico, retratando a participação dos soldados paulistas na Revolução. De Franca e região foram mais de 700 soldados voluntários, 9 pereceram na guerra.
Na oportunidade, os familiares dos voluntários também foram homenageados com uma placa de reconhecimento e gratidão. O Museu Histórico está localizado na rua Campos Salles, 2210, centro, esquina com a rua General Carneiro.
Entre as homenagens que esses valorosos combatentes receberam, destacam-se as vias públicas em diversos pontos da cidade que levam seus nomes. São eles: Adriano Cintra, Arnaldo Vilhena, Hermes de Moura Borges, Jayme de Aguilar Barbosa, João Batista de Araújo, José Ferreira, José Rufino, Mário Masini e Octacílio Dias Fernandes. Além destas, destaca-se a famosa Rua Voluntários da Franca, que homenageia a todos combatentes.
Com duas unidades em funcionamento em Franca, sendo um na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais, e outro no centro da cidade (vizinho ao restaurante Bom Prato), na rua Ouvidor Freire, esquina com a rua General Carneiro, o Procon/Franca contabilizou 8.546 atendimentos nos primeiros seis meses do ano, tanto nas unidades quanto com as equipes que atuam nas ruas em visitas a estabelecimentos, incluindo outras ações de campo. Os dados constam de relatório concluído no meio dessa semana e entregue ao secretário de Segurança e Cidadania Orivaldo Donzelli pelo diretor do órgão em Franca, o advogado João Vicente Miguel.
São números expressivos que servem, por um lado, para dimensionar a importância e credibilidade que o órgão de defesa do consumidor tem junto à população e, por outro, mostra que ainda há muito o que fazer para melhorar a relação entre consumidores e fornecedores.
De acordo com os números, dos milhares de atendimentos prestados, a maior incidência fica por conta das reclamações contra instituições financeiras, com 2.645 registros. Entre esses, grande parte envolve cobranças abusivas de créditos consignados, especialmente envolvendo pessoas idosas e aposentadas. Também merece destaque as queixas relacionadas à aquisição de produtos diversos que apresentam defeitos ou não são entregues conforme promete o fornecedor, somando mais de 1,7 mil casos.
O diretor João Vicente observou que esse número poderia ter sido ainda maior, não fosse uma interrupção forçada no atendimento diário no mês de março, por conta do período em que o sistema informatizado e ligado com a Fundação Procon Estadual-SP, ficou inativo em razão de serviços de adequações e manutenção. Mesmo assim, o dirigente reiterou o empenho e compromisso de toda a equipe em oferecer serviços de qualidade e orientações que garantam os direitos dos consumidores.
Abuso
A aproveitando a oportunidade, o Procon volta a alertar familiares de idosos para que fiquem atentos, principalmente com relação ao golpe do “colchão milagroso”, numa alusão livre ao produto que uma empresa sediada em Minas Gerais está oferecendo. Trata-se de comercialização de um colchão que está gerando diversas reclamações em virtude dos preços abusivos e das promessas de curas milagrosas de toda ordem, com “vendedores” indo de porta em porta oferecendo o produto e, às vezes, até precedido de contato telefônico com o consumidor.
De acordo com os reclamantes, esses vendedores ofertam facilidades para parcelamento do valor e, muitas vezes, já apresentam documentos para que os idosos assinem autorizando débito em conta. A orientação do Procon é para que, em casos suspeitos, o consumidor faça contato imediatamente com a Polícia, pelo 190, ou ligue para o Procon no fone (16) 3721 4757 ou se dirija a um dos endereços informados acima. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
Usuários habituais da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque Horto, no bairro de Miramontes, vivenciaram na quinta-feira 6, um ambiente alegre, diferenciado. Os primeiros que chegaram na UBS, perceberam que havia algo de diferente no local. Bandeirolas coloridas, atendentes e recepcionistas vestidos à caráter, carrinho de pipoca, algodão doce e produtos típicos das festividades juninas.
A iniciativa partiu dos servidores da própria UBS, com o intuito de estreitar as relações entre os pacientes e os profissionais. Sem prejuízo da rotina de atendimento, usuários e servidores viveram momentos de descontração. Com média de atendimento de 250 a 300 pessoas diariamente, a UBS recepcionou a todos que passaram pelo local com abraços e sorrisos, convidando-os a saborear as guloseimas que foram preparadas com carinho e esmero pelos colaboradores municipais.
Segundo uma das coordenadoras de atendimento da UBS, foi uma experiência muito agradável que deve se repetir nos próximos anos.
O Espaço de Difusão Científica, localizado no Complexo do antigo colégio Champagnat, informa o cronograma das atividades da instituição durante as férias de julho.
Em assembleia realizada na manhã da sexta-feira, 30 de junho, o Conselho Municipal da Condição Feminina elegeu as novas representantes da sociedade civil para complementação do mandato 2017/2018 de cargos em vacância. A eleição das novas representantes da Sociedade Civil aconteceu na sede da Secretaria de Ação Social e contou com número considerável de participantes, o que demonstra o engajamento das mulheres nas questões pertinentes ao seu papel na sociedade.
No pleito, foram eleitas
a) Representantes dos Movimentos Sociais e Populares de Franca
Suplente: Marília Angélica Martins
b) Representantes da Comunidade Feminina de Franca – Grupos e Associações de mulheres e meninas, lideranças femininas, Grupos de Arte e Cultura
Titular: Ana Beatriz Junqueira Munhoz
1ª Suplente: Ana Claudia Koenig
2ª Suplente: Stella Santana Lima
Dessa forma, o objetivo da Assembleia Eleitoral de completar os cargos vagos foi efetivado, recompondo o conselho na esfera da sociedade civil, elegendo representantes na condição de titulares ou suplentes.
A próxima reunião do Conselho Municipal da Condição Feminina está programada para o dia 14 de julho, às 9h, na Secretaria de Ação Social, Avenida Champagnat, 1750, Centro.
Outras informações pelo telefone (16) 3711-9310.