Email  

Notícias

Prefeitura lança Cartilha Ambiental nas escolas

     Como fazer a separação correta do lixo seco do molhado, onde e como descartar pilhas, lâmpadas, pneus; o que fazer com o óleo comestível que sobra das frituras em casa, nas cozinhas ou restaurantes. Essas e diversas outras informações estão contempladas na Cartilha do Meio Ambiente que a Prefeitura acaba de concluir e pretende iniciar a distribuição nas próximas semanas nas escolas, depois de um encontro preliminar com os diretores e coordenadores das 67 unidades de ensino da cidade.

     Esse material foi cuidadosamente elaborado em conjunto com a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente e seu Núcleo de Educação Ambiental, como parte das condutas de boas práticas sugeridas pelo programa estadual Município Verde Azul, do qual Franca faz parte e está pré-qualificada para a etapa final, em novembro no Palácio dos Bandeirantes, com a presença das autoridades ambientais de todo o Estado.

     A Cartilha Ambiental é ricamente ilustrada e conta com 6 páginas, tratando inicialmente da temática ‘Meio Ambiente, Sustentabilidade, Ecossistema...; ‘Coleta Seletiva’; ‘Lâmpadas, qual é o descarte adequado para elas?’; ‘Ecoponto de Pneus de Franca’; ‘Descarte de Óleo’ e ‘Com Fogo não se Brinca’, trazendo orientações sobre cuidados para se evitar acidentes com fogo, as queimadas e seus efeitos nocivos para o meio ambiente em termos de poluição e doenças respiratórias.

Participação de todos

     Ao elaborar esse material e conversar antes com as direções das escolas municipais, a Prefeitura quer mostrar o quanto é importante o engajamento de cada diretora e diretor no sentido repassar o conteúdo da Cartilha aos seus professores na escola que dirigem. E eles no contato com seus alunos, detalhar o que representa os cuidados ambientais, a coleta seletiva, descarte do óleo de cozinha, das lâmpadas pneus, enfim, práticas responsáveis para que tenhamos uma cidade com qualidade de vida cada vez melhor.

    Com esse trabalho educativo nas escolas a Prefeitura pretende também, impulsionar a coleta seletiva na cidade, presente em 100% dos bairros, mas com pouca adesão dos moradores. Muitas vezes por desconhecerem os dias certos e horários que os caminhões passam. Esse calendário está disponível no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br), desde a semana passada.

      A recomendação as pessoas é que façam a separação prévia do lixo domiciliar do reciclável e deixe este nos locais nos dias certos da coleta, de preferência nos horários habituais que os caminhões passam para evitar as ações dos atravessadores que muitas vezes passam antes e só levam aquilo de maior valor comercial.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3711-9439, com Elaine Giuberti, do Núcleo de Educação Ambiental.

Escolas devem confirmar participação no desfile cívico até sexta-feira

       A Secretaria Municipal da Educação está alertando os diretores e responsáveis pelas escolas, instituições e órgãos que desejam participar do desfile cívico de 7 de setembro, que confirmem até esta sexta-feira, dia 16, impreterivelmente. Isso para que haja tempo hábil para organização das etapas seguintes, desde a logística para esquematização das apresentações, estimativa de tempo de duração e as alterações no sistema viário em todo o trajeto do evento a ser realizado em uma das pistas da Avenida Presidente Vagas.

    Há cerca de duas semanas o setor responsável pelo desfile enviou oficiou para dezenas de entidades, escolas e órgãos que tem o hábito de participar do desfile. Cerca de 15 respostas apenas haviam sido registradas até a última sexta-feira. A programação da Semana da Pátria começará no dia 2 de setembro, com uma apresentação cultural e hasteamento da Bandeira do Brasil na Concha Acústica, a partir das 9 horas, com a presença do prefeito Gilson de Souza e demais autoridades.

    As escolas poderão programar apresentações regionais, nas imediações de suas unidades, além de promover atividades alusivas à Semana da Pátria até o dia do desfile. Para confirmar participação, com o máximo de 100 participantes por grupo e enviar um breve histórico da representação, os contatos podem ser feitos através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: 3711-9218, até esta sexta-feira. Deve ser informado também a presença ou não de carro alegórico.

Cursos gratuitos têm início nesta segunda-feira

       A Prefeitura, por meio da Central de Cursos e Capacitação, realizará cursos gratuitos em diversas áreas, que terão início nesta semana. Nesta segunda-feira começaram as aulas dos cursos de depilação, designer de sobrancelha e auxiliar de cabeleireira no Fussol (Fundo Social de Solidariedade).

      Nesta terça-feira, iniciarão as aulas dos cursos de cultivo de orquídeas, que será realizado no Jardim Zoobotânico e de boas práticas e manipulações de alimentos, que acontecerá na Secretária de Saúde.

     E na quinta-feira, 15, iniciará o curso de jardinagem, no Jardim Botânico e as aulas de auxiliar de cabeleireiro masculino no Fussol.

    Todas as inscrições foram realizadas na Central de Cursos e Capacitação. Não há mais vagas.

Candidatos ao Conselho Tutelar começam campanha

     Os 43 candidatos a conselheiro tutelar já podem fazer campanha em busca de votos para a eleição que acontecerá no dia 6 de outubro nas dependências da Uni-Facef. A votação será das 9 às 17 horas. Serão escolhidos 10 candidatos sendo divididos entre as duas unidades. Para votar basta apresentar um documento com foto e o Título de Eleitor. Só é possível escolher um candidato.

      Os candidatos devem seguir uma série de regras durante a campanha conforme a legislação já divulgada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Existem limites legais que precisam ser observados, podendo motivar até a suspensão da candidatura. Todo o processo será acompanhado pelo Ministério Público.

 

Proibido

*Vedada a vinculação político-partidária das candidaturas, seja através da indicação, no material de propaganda ou inserções na mídia, de legendas de partidos políticos, símbolos, slogans, nomes ou fotografias de pessoas que, direta ou indiretamente, denotem tal vinculação;

*Realização de comícios, showmícios ou qualquer forma de propaganda que provoque aglomeração de pessoas, em locais abertos, públicos ou particulares, exceto sob a forma prevista na legislação;

*Boca de urna, assim compreendida qualquer prática de propaganda de candidatos nas dependências destinadas à votação e num raio de 100 (cem) metros do local, no dia da eleição; oferecimento de vantagem ou favorecimento, de natureza econômica ou não, em troca de votos;

*Distribuição de camisetas, bonés, ou qualquer outro tipo de brinde;

*Transportar, patrocinar ou intermediar transporte de eleitor ao local de votação.

Permitido

*Realização de palestras e exposições para grupos de pessoas em locais fechados, versando sobre assuntos de interesse dos direitos da criança e do adolescente;

*Uso de correspondência pessoal, inclusive por via postal ou eletrônica, para promoção de candidatura e plataforma de trabalho;

*Uso de folhetos e impressos medindo, no máximo 31cm x 22cm, com informes pessoais na defesa dos direitos da criança e do adolescente e informações a respeito do ECA;

*Abordagem pacífica a eleitores.

Linha do Trabalhador região Leste começa a funcionar nesta terça-feira

    A partir desta terça-feira, 13, começa a operar a Linha do Trabalhador da região Leste. Esta é a terceira etapa da Linha do Trabalhador que prevê a redução do tempo de viagem até o Distrito Industrial. O ônibus partirá da Rua Minas Gerais com a Avenida Presidente Vargas às 5h55.

   A Linha do Trabalhador da região leste beneficiará principalmente os moradores de bairros como Paulistano, Brasilândia, Panorama, Jardim do Éden e São Luís. Com isso, os trabalhadores não precisarão mais ir até o Centro ou até a Estação para pegar outro veículo com destino ao Distrito Industrial. O ônibus passará pelas Avenidas Presidente Vargas, Major Nicácio e Hélio Palermo, indo até o Distrito Industrial. Com isso, o tempo de viagem pode reduzir em até 20 minutos.

     Os usuários estão sendo informados da nova linha por meio de cartazes instalados nos próprios ônibus. Nos próximos dias será implantado o retorno.

Novas linhas


   Já estão em pleno funcionamento, a Linha do Trabalhador Norte que tem como ponto de partida a praça do Parque dos Pinhais, na avenida Flávio Rocha. Lá, às 5h55, os trabalhadores vindos dos bairros daquela região embarcam no ônibus, que passa pelas avenidas José da Silva, Integração, Santos Dumont e Wilson Sábio de Melo, já no Distrito Industrial.

    A Linha do Trabalhador Sul parte da Avenida Champagnat, em frente ao Tonin Superatacado, às 5h55, passando pelas avenidas Alonso y Alonso, Seringueiras e Rio Amazonas, chegando no Distrito Industrial. Tanto Sul como Norte, também é feito o retorno no final da tarde.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais