Email  

Notícias

Vacinas de Rotina

 WhatsApp Image 2023 06 20 at 11.59.01 original

       A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta quarta-feira, 21, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
 
VACINA TRÍPLICE VIRAL - estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h.
 
VACINA MENINGOCÓCICA C CONJUGADA - para crianças de 7 a 10 anos, que não foram vacinadas; adolescentes de 15 a 19 anos; trabalhadores da Saúde, Educação e professores. Disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h.
 
VACINA MENINGOCÓCICA ACWY - para crianças de 11 a 14 anos, que ainda não receberam a vacina. Disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h.

Vigilância Sanitária notifica mais de 50 proprietários para limpeza de terrenos

 terrenoss original

     A Vigilância Sanitária publicou no último sábado, no Diário Oficial do Município, o edital de intimação para 54 proprietários de terrenos, que terão que providenciar a limpeza de seus imóveis, no prazo previsto pela legislação municipal.      O documento poderá ser acessado pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2305-17062023.pdf.
   Na notificação, constam terrenos a serem limpos em bairros, como Jardim Aeroporto 3, Ângela Rosa, Noêmia, Jardim Luíza, Vila Santa Cruz, Parque das Esmeraldas, Prolongamento do Recanto Elimar, Parque Moema, Monte Carlo, dentre outros. 
    Os donos dos lotes intimados terão prazo de 15 dias, a partir da data da publicação, para efetuar a limpeza dos terrenos. O não cumprimento acarretará na aplicação de multa, no valor de R$ 536,27, mais o montante cobrado pela realização da limpeza pela Secretaria de Meio Ambiente, cujo valor pode chegar a R$ 988,60 para um imóvel padrão, com área de 200 metros quadrados.
    As reclamações de terrenos sujos poderão ser feitas pelo site da Prefeitura de Franca, no link Central On-line, com o assunto 'RECLAMAÇÃO - LIMPEZA DE TERRENO'; na Central de Atendimento da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, ou ainda na Vigilância, pelos telefones (16) 3711-9408 e 3711-9415.
    Segundo a Vigilância Sanitária, até o momento, neste ano, foram notificados 3.050 terrenos para a execução da limpeza. 

Prefeitura amplia serviços para combater violência contra a mulher

 violencia original

     Para garantir mais segurança às mulheres, a Prefeitura de Franca ampliou o número de funcionários, dos serviços e acompanhamentos feitos pela Secretaria Municipal de Ação Social em dispositivos como os CREAS, CRAS,   Acolhimento de Mulheres em Situação de Violência e Núcleo Reconhecer. 
    Nos primeiros meses deste ano, 304 mulheres já foram atendidas e acompanhadas pelo CREAS, após sofrerem violência. O número já está perto de superar a marca de todo o ano de 2.022, quando foram registrados 390 atendimentos. Isso indica a importância do serviço para tirar essas vítimas do ciclo de violência.
    Os dados crescentes contra as mulheres fizeram com que a secretaria também desenvolvesse um trabalho socioeducativo, junto aos homens. Eles estão participando de oficinas e ações reflexivas, que ajudam a romper com a violência, que pode ocorrer de diversas formas. Em 2.022, essas ações atingiram cerca de 600 pessoas, colaborando na transformação social para uma vida melhor.
    No caso de mulheres que foram vítimas de violência e corriam risco de morte, a Prefeitura segue com o Serviço para Acolhimento de Mulheres em Situação de Violência, implantado desde 2.014. Elas e os filhos são acolhidos e passam a residir em uma casa - cujo endereço é sigiloso - para resguardar suas vidas e com acompanhamento construírem outras possibilidades. Oficinas, atendimentos e cursos de capacitação e tratamentos são oferecidos pelo trabalho em articulação entre as secretarias.
    Os cuidados com as crianças vão além. Neste ano, a Prefeitura implantou o Serviço de Convivência para crianças de zero a 6 anos, em todas as regiões do município, em um modelo em que as mulheres responsáveis pelos cuidados às crianças são atendidas junto aos seus dependentes. Também há o Serviço para Acolhimento da Pessoa Idosa, quando necessário medida protetiva para mulheres com mais de 60 anos, retirando-a de ambientes violentos, em que a vítima não conseguia se defender.
   Por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, a Secretaria de Ação Social também criou um dispositivo que amplia a rede protetiva às mulheres e às pessoas em situação de violências relacionadas ao gênero, raça e orientação sexual. No ano passado, foi inaugurado o Núcleo Reconhecer, espaço que conta com assistente social, psicóloga, advogada, orientadora social, motorista, administrativo e serviços gerais, garantindo trabalhadores que retratam a diversidade e representatividade do público atendido.
    No Núcleo Reconhecer, que fica na rua General Telles, 842, na Estação, a população é acolhida após a violência, em suas variadas formas, e participa de oficinas e outras ações importantes para uma vida melhor. De acordo com a Ação Social, de agosto de 2.022 até agora foram atendidos mais de 420 casos no Núcleo, que também realiza ações socioeducativas nas escolas municipais, estaduais, Fundação Casa e outros espaços. 
    A população em situação de rua também tem sido amparada. O Programa Dignidade, que cuida dessas pessoas e revitaliza os espaços públicos, implantou o projeto "Moradia Primeiro", tendo como público prioritário as mulheres e mulheres trans em situação de rua. Apenas em maio, 30 mulheres foram acolhidas através desse programa, o que reforça o compromisso em garantir, cada vez mais, melhorias à população.
    Diariamente, as mulheres são atendidas na rede municipal e todos os servidores tem passado pr capacitação para qualificar o atendimento público.

Saúde alerta para vacinação contra a Influenza

 infleunzaaa original

     Com pouco mais de 54,6 mil pessoas vacinadas contra a Influenza, na cidade, desde o início da campanha nacional, em abril, a Secretaria de Saúde faz um alerta para à população, que o imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que contam com horário de funcionamento estendido até às 19h. A campanha, que teve início em abril, foi prorrogada até o dia 30, deste mês e é destinada para pessoas, com idade a partir de 6 meses.  
       A vacina permite minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da Influenza, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários.  
     A Secretaria de Saúde orienta toda à população, principalmente, as pessoas mais suscetíveis a doença e do público prioritário,  como crianças a partir de 6 meses, pessoas com 60 anos ou mais, doentes crônicos, deficientes e pessoas com comorbidades, para que procurem a UBS mais próxima de casa, munidos da carteira de vacinação, comprovantes de recebimento das doses das vacinas contra a Covid-19 e um documento de identidade para receberem o imunizante. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 19h.
     De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a vacina influenza pode ser administrada, no mesmo dia da aplicação de outras do Calendário Estadual de Vacinação, incluindo as da Covid-19 e também com outros medicamentos. Porém, caso seja tomada, de forma individual, as pessoas deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem os imunizantes da Covid. 
    Outra orientação da secretaria é que caso a pessoa esteja gripada, apresente febre ou outras doenças agudas, como infecção gastrointestinal, pneumonia, entre outras, aguarde antes de tomar a vacina da gripe. "É muito importante que as pessoas recebam a vacina da Influenza, principalmente, nesta época do ano, de baixas temperaturas e tempo seco, que facilitam a circulação dos vírus, para se protegerem contra os sintomas graves da doença", alertou Simone Mutran, chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Educação inicia 15º Festival de Atletismo no Poli

atlestimo poli original 

      Mais de 2 mil alunos dos 5° anos da rede municipal de ensino passarão pelo Poliesportivo, nesta semana, para o 15° Festival de Atletismo, que começou nesta segunda-feira, 19. 
      O evento, promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), acontece até o dia 23 de junho, com as provas às 8 e às 13 horas.
Nesta segunda, os estudantes começaram as provas de corrida nas seguintes modalidades: 60 metros, com barreiras e revezamento, além de salto em distância e em altura, arremesso de peso e lançamento de dardo. 
    O Festival pode ser assistido por quem tiver interesse, sendo a entrada gratuita, e traz um trabalho de desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e motoras do estudante, que, através do atletismo, identifica práticas esportivas, previsão, regras e normas. 
     Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou a importância do Festival, que está em sua 15ª edição. “Os estudantes vivenciam um dia diferente, fora da escola. É muito importante esse momento para nossa rede e o envolvimento dos alunos com esporte, cultura e lazer”, disse.

Atletas da FEAC se destacam em competições de diversas modalidades

 feac destaque original

     O final de semana foi de competições para atletas de Franca, subsidiados pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). Diversas modalidades tiveram partidas e os esportistas voltaram a Franca, com resultados positivos.
    No Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico, ocorrido entre os dias 14 e 17 de junho, em São Paulo, Franca foi pódio com duas medalhas de Ouro, três de prata e uma de bronze, com os atletas Fabiano Dias da Silva, Clóvis Neto da Silva, Gabriel dos Reis, Wesley Felipe de Melo e Edmilson dos Reis. 
   Além do pódio, Franca foi recorde da competição no arremesso de peso e bateu o índice brasileiro no lançamento de disco. “Todos de nossa equipe obtiveram bons resultados, demonstrando que o trabalho,  treinamentos e investimentos estão dando certo”, disse o técnico Luiz Fernando Estevam de Castro, que comanda os atletas ao lado de Lucas Rogério da Silva. 
 
Handebol
     O sub-16 do handebol feminino de Franca viajou para Bebedouro e manteve 100% de aproveitamento, na Liga Brasil de Handebol. A equipe, comandada por Juliana Ferreira e Guilherme Borba, venceu o time de Pontal por 19 a 10 e teve outra vitória em quadra, com Rayssa Morais, sendo o nome da partida. 
   Na Liga Derla Jandaia de Handebol, pelo sub-12 masculino, ocorrido em Mococa, os garotos de Franca disputaram até o fim esta segunda etapa e venceram as equipes de Valinhos e Mogi Guaçu, perdendo para Ribeirão Preto e Louveira. O atleta Luis Felipe Rufino garantiu o título de melhor jogador. 
   Pela mesma competição, em Passos, o sub-18 feminino venceu por 24 a 22, em um jogo que teve Maria Eduarda Souza, da FEAC, como destaque. 
 
Vôlei
   Sob orientação do técnico Caetano Barcarollo Júnior, o vôlei adaptado 60 anos masculino jogou contra equipes de Santa Rita do Passa Quatro e Sertãozinho e venceu as duas partidas. Já na categoria 70 anos, os atletas francanos perderam para as equipes de Rafard e Sertãozinho. As disputas aconteceram no dia 17, no Ginásio Champagnat. 
   Já o sub-16 viajou para Monte Alto e venceu a equipe da casa por 3 sets a 0, sob orientação dos técnicos Nelson Kazuo zonará e Fabrício Vilela Borges. 
 
Futebol
    No último sábado, 17, as meninas do futebol participaram de competição, organizada pela Federação Paulista de Futebol e ficaram em quarto lugar, após três partidas em Marília. 
 
Atletismo
   Isadora Duarte Nogueira, de Franca, ficou em primeiro lugar nas disputas ocorridas em Passos, no último domingo, 18. As corridas em um trajeto de cinco quilômetros renderam o pódio à atleta francana, além do 7° lugar para Wesley da Silva Pereira.
 
Basquete
    Jogando no Pedrocão, pelo Campeonato Paulista sub-16 e sub-18, as meninas de Franca sofreram duas derrotas para o time de Catanduva. O sub-16 perdeu de 31 a 71 e o sub-18 de 47 a 72. Apesar do revés, os destaques da FEAC foram Helena Trivizoli (sub-16) com 14 pontos e 10 rebotes, e Karoline (sub-18) com 16 pontos e 8 rebotes.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 WhatsApp Image 2023 06 19 at 12.49.38 original

      Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta terça-feira, 20, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (18 ANOS OU MAIS) POPULAÇÃO GERAL / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidas as pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.
 
CORONAVAC: 1ª/ 2ª/ 3ª DOSES PARA PESSOAS DE 3 A 17 ANOS - 1ª E 2ª DOSES PARA PESSOAS DE 18 ANOS A MAIS
 
PFIZER - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (PESSOAS DE 12 A 17 ANOS) / 1ª e 2ª DOSES - GESTANTES (12 ANOS OU MAIS) / 2ª DOSE PARA PESSOAS QUE COMPLETARAM O ESQUEMA VACINAL COM ASTRAZENECA, CORONAVAC, JANSSEN E PFIZER. 
 
PFIZER BABY - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (CRIANÇAS DE 6 MESES A 4 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS)
 
PFIZER PEDIÁTRICA - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais