Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Prefeitura disponibiliza linhas de ônibus especiais para jogo da Francana

 Onibus Lanchao original

       A Prefeitura de Franca, através da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), anunciou nesta sexta-feira, que irá disponibilizar linhas especiais de ônibus para este domingo, 28, quando será realizado o jogo entre a Associação Atlética Francana e o SKA Brasil, às 10h30, valendo uma vaga na Divisão A-3 do Campeonato Paulista de Futebol.

       De acordo com a Emdef, responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo na cidade, mediante contato com a empresa de ônibus, a linha especial estará disponível a partir das 9 horas, saindo do Terminal ‘Ayrton Senna’ até o estádio municipal ‘José Lancha Fillho’ - Lanchão, com intervalos de 30 minutos.
        A partir das 12h30, os coletivos farão o mesmo trajeto de retorno (Lanchão – Terminal). Existem duas linhas circulares regulares, ou seja, atendimento rotineiro a partir das 5h40, identificadas como C01 Circular I e C02 Circular II que atendem o estádio Lanchão, linhas estas que poderão ser utilizadas pelos torcedores. Através do sistema integrado, os usuários utilizam os ônibus em seus respectivos bairros, se integrando no Terminal/Lanchão e vice-versa.

       Através do aplicativo Cittamobi, os usuários poderão conferir os horários, acompanhar os trajetos e horários dos ônibus.


Trânsito e Guarda Civil

        Atendendo a uma solicitação da Associação Atlética Francana e a FEAC, o quarteirão da rua Lázaro de Souza Campos, em frente às bilheterias do estádio será fechado para veículos, a partir das 8 horas, para garantir a segurança do público. O acesso será restrito a entrada ou saída dos moradores residentes neste trecho.

       De acordo com o inspetor Luiz Fernando Fernandes, da Guarda Civil Municipal, equipes da corporação estarão no sábado e domingo, fazendo ronda a partir das 9 horas para oferecer apoio durante a distribuição dos ingressos e durante o acesso a partida.

Equipes de Damas e Xadrez da FEAC competem no interior de São Paulo

 Xadrez e Damas original

       As equipes de Damas e Xadrez da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) embarcam neste sábado, 27, para Macaúbal para mais uma competição. São 23 atletas e 2 técnicos.
       Damas competirá na II Taça Macaubal, com o objetivo de se preparar para os Jogos da Juventude de 2024, que serão disputados no período de 30 de maio a 8 de junho, em Araçatuba.
       Enquanto isso, a equipe de desenvolvimento de Xadrez compete na 5ª etapa da 3ª Taça Macaubal de Xadrez Rápido.

      De acordo com o técnico da equipe, Leonardo Arduini, o objetivo é aumentar a experiência dos atletas e colocá-los em situação de competição, com o conhecimento adquirido nos treinos. “A Liga do Enxadrista é o melhor circuito de Xadrez rápido de São Paulo. O nível competitivo é sensacional com etapas pelo estado, durante todo ano”, disse.
      Para o técnico da equipe de Franca, as perspectivas são boas, visando aperfeiçoar o desempenho dos atletas para os Jogos da Juventude.

Complexo Poliesportivo terá atrações do Circuito Sesc de Artes

 SESC Artes original

         Neste domingo, 28, o Complexo Poliesportivo será palco para as atrações do Circuito Sesc de Artes ‘Arte na rua para todas as pessoas’, realizado pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Franca e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).

         A programação inclui trabalhos artísticos, intervenções, música, dança, teatro, mediações de leitura, oficinas e vivências, gratuitos ao público no horário das 16 às 20 horas.
        O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. As atrações acontecem em 122 cidades de todo o estado até o dia 26. Serão mais de 760 atividades em cerca de 480 horas de programação.
       De acordo com o presidente da FEAC, Mateus Caetano, o Poliesportivo foi escolhido por ser o local que reúne um grande número de famílias aos finais de semana. “Esta parceria com o Sesc é muito importante, uma vez que permite a realização de grandes espetáculos, com lazer e entretenimento para toda a população. Será um dia muito especial e aproveito a oportunidade para convidar todos os francanos para participarem deste evento”, disse.
        Confira as informações de cada apresentação prevista:


Pipas: Voo das cores – Vento, Ventanias (SP)

       Formado pela família Zeotti, de Ribeirão Preto, o coletivo Vento, Ventanias dedica-se à arte e à ciência de projetar, construir, testar e empinar pipas. O ateliê ensina as técnicas necessárias para montar os objetos voadores e estimula o uso da criatividade com papéis de várias cores e formatos variados, a exemplo de pássaros, estrelas e caretas. Com boas condições climáticas, a atividade termina com uma revoada de pipas.


Estampe afeto – Unsquepensa Arte (SP)

       Em uma vivência que propõe aos participantes dar uma pausa nas atribuições cotidianas para se expressar de maneira criativa, carimbos com frases são usados para estampar saquinhos de algodão. Com etapas simples, a atividade orientada pelo coletivo Unsquepensa Arte destaca o impacto de pequenas ações e ressalta a importância de ser original em um mundo cada vez mais automatizado e impessoal. No final da experiência, os objetos podem ser compartilhados ou trocados.


Concerto para La Ursa – Cia. Brasílica (SP)

        Figura conhecida do carnaval pernambucano, La Ursa é uma personagem que pede dinheiro e atormenta os foliões nas brincadeiras pelas ruas. Na apresentação de dança da Cia. Brasílica, o grupo propõe um contraponto entre o olhar turístico lançado sobre as culturas tradicionais e a sobrevivência de seus representantes. Criado em 2006 com o objetivo de resgatar e revalorizar as manifestações populares, o grupo incentiva o estudo dessa estética para formar cidadãos conscientes.


Ler para crescer: afeto, diversidade e imaginação – Cia. Vovó Cachola (SP)

       Os atores Anabrisa Tamaso e Edinho Souza, da Cia. Vovó Cachola, trabalham há quase dez anos na cena cultural de Franca e região encenando espetáculos teatrais e promovendo oficinas de artes cênicas e rodas de leitura. Uma mediação de leitura que convida o público a mergulhar no universo da literatura infantojuvenil, aproximando o leitor das histórias literárias e estimulando a imaginação por meio da leitura compartilhada.


DJ Fulô (SP)

       Nascido em Taubaté e morador de Araraquara, o DJ e produtor já dividiu os palcos com artistas como o grupo Racionais MC’s e os rappers Djonga e Tasha & Tracie. Para embalar a pista, a apresentação mescla diversos estilos musicais, combinando brasilidades, produções autorais e a cultura das periferias com o objetivo de reforçar seus símbolos de resistência e potência.


Nos braços do povo – Inovasamba (SP)

       Canções de autoria do grupo, experimentações com gêneros musicais como o maracatu e releituras de clássicos do samba e do pagode fazem parte do repertório do animado quinteto, que não costuma deixar ninguém parado em seus shows. Entre uma composição e outra, os artistas mostram números cênicos e convidam a plateia a interagir com a apresentação.


A casa de farinha do Gonzagão – Cia. Teatro da Investigação (SP)

       Para reverenciar o cantor, compositor e multi-instrumentista pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989), um dos mais carismáticos artistas brasileiros, o espetáculo transporta os personagens de suas canções para uma casa de farinha nordestina. Ali, na cozinha do sertão, eles contam seus “causos” e, por fim, transformam a encenação em um grande arrasta-pé com música ao vivo embalado pelo repertório de Gonzagão.


       Mais informações poderão ser obtidas pelo site https://circuito.sescsp.org.br/cidades/franca .

'Caminho para o Emprego' abre inscrições para o curso de Criação de Posts para Redes Sociais

 Caminho original

         O Programa 'Caminho para o Emprego', coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento, informa que estão abertas as inscrições para o curso 'Criação de Posts para Redes Sociais', que será realizado em parceria com o Senac.
      A capacitação é destinada para pessoas com idade a partir de 16 anos, com o Ensino Fundamental completo, que atuam ou têm interesse em trabalhar na área de comunicação, marketing e design. Durante as aulas é importante que o aluno leve um celular para o desenvolvimento das atividades.
      As inscrições devem ser feitas na sede da Escola Profissionalizante 'Caminho para o Emprego', no Centro, mediante apresentação do RG e CPF, comprovante de endereço, documento escolar que comprove a formação mínima exigida. Se a pessoa for menor de idade, deverá estar acompanhado por um responsável.
      Estão disponíveis 20 vagas e as aulas terão início no dia 22 de maio e deverão se estender até o dia 12 de junho, no horário das 13h30 às 17h30, às quartas e quintas-feiras, no Senac Franca.
      Durante o curso, o aluno aprenderá a produzir textos, imagens e vídeos para criar e publicar posts em redes sociais, visando atender a demanda do mercado de trabalho para a seleção de profissionais capacitados a desenvolverem esse tipo de conteúdo. Serão abordados conceitos, as características das plataformas de redes sociais, técnicas visuais como contraste, simetria e assimetria, simplicidade e complexidade, redação, formatos e enquadramento de vídeos e fotos, dentre outras informações.  
      A Escola Profissionalizante 'Caminho para o Emprego' fica na rua Dr. Júlio Cardoso, 1948 - Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
      Mais Informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3706-6590, WhatsApp (16) 3724-7417 ou pelo site https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml .

Franca fica entre as 4 cidades no país reconhecidas pela melhoria dos indicadores na Educação Básica

 Sec Educacao original

           O TCU (Tribunal de Contas da União) realizou uma entrevista nesta semana, na Secretaria Municipal de Educação para avaliar a política de educação básica oferecida pelo município.
      Além de Franca, outras três Secretarias de Educação de três cidades do país também foram entrevistadas por serem referência em boas práticas para melhorias nos índices educacionais. Franca foi uma das escolhidas, justamente por ter sido reconhecida como cidade, que tem boa prática de gestão e melhoria de indicadores.
      De acordo com Márcia Gatti, secretária de Educação, quatro pontos foram analisados: Desafios enfrentados, Causas intra e extraescolar que influenciam no desempenho do aluno, Oportunidades de melhorias e Experiências e boas praticas de atuação da secretaria na alfabetização. “Pra gente foi uma grande surpresa ser selecionado para gravar esta entrevista com os auditores do Tribunal de Contas da União e falar das boas práticas por conta dos indicadores de desemprenho das crianças, principalmente relacionados a alfabetização. Recentemente, saíram os resultados preliminares do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que é uma avaliação externa, e tudo isso foi olhado pelos auditores do TCU, como uma maneira de gerir bem a questão dos recursos destinados à educação e, também as estratégias utilizadas pela gestão municipal para realizar a formação e o acompanhamento dos alunos, dos professores, com foco no tratamento didático e uso adequado dos materiais didáticos. Importante ressaltar o papel fundamental que as equipes escolares (professores, coordenadores, diretores) estão desempenhando, respondendo às nossas propostas de forma brilhante. É uma rede de ensino envolvida e compromissada com o sucesso dos alunos”, disse.
      A secretária ressaltou alguns investimentos que colocaram o município neste patamar. Na educação infantil e creches, a cidade passou a investir na formação mensal dos coordenadores e pedagogas das unidades, aumentou o número de formações continuadas para profissionais das creches, entre outras práticas. Além disso, a lista de espera por uma vaga em creche diminuiu 80%.
      Na educação especial, houve um aumento expressivo na contratação de professores auxiliares e investimento na formação destes profissionais. Hoje, somando creches e educação básica, já são 486 educadores e auxiliares que atuam com os alunos da Educação Especial. Em 2021, eram 104. As creches também possuem 150 professores de apoio contratados. Há 3 anos eram apenas 35. Fora isso, são mais 27 professores que ficam nas salas de Recurso Multifuncional e mais 59 auxiliares externos que atuam no auxílio às necessidades básicas dos estudantes que não possuem autonomia para caminhar, se alimentar ou ir ao banheiro. “São muitos fatores que fizeram com que hoje, possamos comemorar o quanto crescemos na educação do município. Claro que ainda há muito o que fazer, mas vale destacar outros investimentos, como o PMDDE (Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola), instituído em 2021, o número de horas para formações de professores e gestores triplicou, a inclusão do inglês na educação infantil, alfabetização das crianças a partir dos 4 anos, reforço escolar na aula estendida e a recuperação contínua no horário das aulas, o (Dia Diferente), organização do Currículo Paulista em um Plano de Ação, elencando habilidades a serem desenvolvidas, inclusão de Avaliações Diagnósticas do Processo com aprimoramento nas formas de análises com planilhas de resultados, inclusão de tecnologias nas salas de aula e muitos mais. Eu costumo falar que a Educação é um processo, muitas vezes, lento, pois temos que levar em conta diversos fatores. Mas, hoje, posso dizer que estamos no caminho certo. Trabalhamos em cima de um tripé, formação, acompanhamento e uso adequado do material didático. Nossa prioridade é que este tripé esteja sempre em harmonia para que continuemos levando o melhor para nossos alunos e professores”, finalizou a secretária.

‘Fale com o Dr’ nesta sexta-feira no ESF Esmeralda

 

           O núcleo da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Parque das Esmeraldas, na Região Oeste da cidade, realiza nesta sexta-feira, 26, a partir das 11 horas, um evento aberto aos usuários denominado ‘Fale com o Dr’, onde  um médico vai palestrar sobre saúde e bem-estar.  
       No encontro, o médico convidado é Ari Sílvio Fernandes dos Santos Filho, que integra o quadro da unidade, onde atua como médico da família e estará falando sobre diabetes, principalmente, a Mellitus, maneiras de prevenção, cuidados que devem ser observados, entre outras questões.
       Além de assistir a palestra, conhecendo quais são os principais sinais e sintomas da doença, a fisiopatologia e as formas de cuidados, manutenção das situações instaladas, as pessoas poderão fazer perguntas e esclarecer dúvidas. 
       O ESF do bairro fica na rua Antônio Albino da Silva, 160 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.  
       Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3720-2893.

'Arrastão da Limpeza' vai percorrer 38 bairros da Região Sudeste

 Limp Sudeste original

          Trinta e oito bairros da Região Sudeste de Franca serão atendidos neste sábado, 27, a partir das 7 horas, pelo Projeto 'Arrastão da Limpeza'. A ação tem objetivo de eliminar materiais inservíveis das casas, que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
      As equipes estarão com os caminhões nas ruas, coletando caixas de papelão, guarda-roupas, utensílios domésticos, sofás, fogões velhos, sofás, entre outros objetos. A população deve colocar o que deseja descartar na calçada para facilitar o trabalho de retirada. As edições do 'Arrastão da Limpeza' ocorrem sempre no último sábado de cada mês.
      A Secretaria de Meio Ambiente, que coordena o projeto, ressalta que objetos de vidro, como garrafas, não serão recolhidos. Restos de construção civil também não podem ser descartados e devem ser levados em um dos quatro Ecopontos espalhados pela cidade.  
      Além disso, a secretaria mantém o serviço gratuito de Recolha Agendada de materiais inservíveis. O telefone para agendamento é o (16) 3711-9440, informando o nome completo, tipo de material a ser recolhido e o endereço.
      Confira a relação dos 38 bairros, que terão o ‘Arrastão da Limpeza’:
 
1- Jardim Castelo Soberano
2- Vila Regina
3- Vila Santa Rita
4- Vila Samello
5- Prolongamento da Vila Samello
6- Vila França
7- Jardim Célio Cerqueira
8- Vila Industrial
9- Prolongamento da Vila Industrial
10- Jardim Veneza
11- Jardim Santana
12- São José (Parte do bairro anexa à Vila Santa Cruz)
13- Vila Santa Cruz
14- Prolongamento da Vila Santa Cruz
15- Jardim Piratininga
16- Vila Scarabucci
17- Prolongamento da Vila Scarabucci
18- Jardim Ângela Rosa
19- Prolongamento do Jardim Ângela Rosa
20- Parque Sumaré
21- Residencial Santa Emília
22- Jardim Elisa
23- Residencial Jovita de Melo
24- Parque Santa Hilda
25- Jardim Noêmia
26- Jardim Três Colinas
27- Jardim Samelo IV
28- Villa São Vicente
29- Residencial Colina do Espraiado
30- Jardim Samello Woods
31- Jardim Espraiado
32- Prolongamento do Jardim Ângela Rosa II
33- Residencial Roberto Marcantonio
34- Prolongamento do São José
35- Vila Jardim Progresso
36- Quinta do Imperador
37- Jardim Piratininga II
38 - Condomínio Franca Garden
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais