Email  

Notícias

Prefeitura entrega ampliação e revitalização da avenida Euclides Vieira Coelho

 Av Euclides Vieira Coelho original

         Serão entregues na tarde desta sexta-feira, 28, a partir das 17 horas,  as obras de ampliação e revitalização da avenida Euclides Vieira Coelho, que interliga os Jardins Aeroporto 1, 2, 3 e Primavera, na Região Sul da cidade. Os serviços também compreendem a duplicação da avenida Durval da Rocha Cordeiro, que interliga as avenidas Euclides Vieira Coelho com César Martins Pirajá, próxima ao Ginásio de Esportes, demandando aos Jardins Aeroporto 2 e 3.
      As obras executadas na região, com o acompanhamento da Secretaria de Infraestrutura, envolveram além da ampliação das pistas asfaltadas, faixas de caminhada, ciclovia, iluminação, o sistema de galerias, com tubulação, bocas de lobo e caixas de dissipação para a captação das águas de chuva, em toda a extensão e a condução até o córrego que divide o Aeroporto 1 e 2.
      Também foram feitas a abertura e duplicação da rua Geraldo Bassoteli, em frente ao ginásio de esportes ‘Odracir Gonçalves”. O trecho ampliado da avenida Euclides Vieira Coelho compreendeu uma extensão aproximada de 700 metros, com quatro faixas de tráfego, sendo duas em cada sentido, devidamente sinalizadas e com uma faixa divisória na parte central. Em uma das laterais, com a mesma extensão, foram construídas duas faixas de concreto também já pintadas e sinalizadas, uma ciclovia para atender os ciclistas, com 2,5 metros de largura e outra para os pedestres, com 1,5 metros de largura. Nas duas laterais, a iluminação também foi concluída, com a instalação de 102 postes e luminárias de led, cada uma com potência de 100 watts.
      Complementando o projeto viário, foi acrescida a duplicação da avenida Durval da Rocha Cordeiro, que interliga as duas novas rotatórias também construídas, entre as avenidas Euclides Vieira Coelho e César Martins Pirajá. Segundo a Secretaria de Infraestrutura, trata-se de um corredor viário de fundamental importância para atender o tráfego de veículos, oferecendo duas pistas de calçadas exclusivas para maior proteção dos ciclistas e pedestres em seus deslocamentos.  Os investimentos feitos são  de R$ 4,2 milhões.
      Além do Jardim Aeroporto, na Região Norte da cidade, a avenida Geralda Rocha e Silva foi duplicada e revitalizada, com pista de caminhada, sistema de galerias e iluminação

Educação inaugura Espaço Maker que vai atender mais de 16 mil alunos

 Espaco Maker 1 original

        Na tarde desta quinta-feira, 27, a Prefeitura inaugurou um espaço completamente tecnológico, voltado ao desenvolvimento da criatividade, que vai impactar diretamente na aprendizagem de 16.418 estudantes matriculados nas escolas municipais.
      O Espaço Maker, instalado no saguão da sede da Secretaria de Educação, é um ambiente de aprendizagem diferenciado que viabiliza a construção de importantes competências e habilidades. O local possuí bancadas, cadeiras e nichos, que criam um ambiente propício ao aprendizado prático. Além disso, os alunos terão acesso a notebooks, drones, impressoras 3D e muito mais. A palavra de ordem no espaço é o “Faça você mesmo”.
      Participaram do evento, o prefeito Alexandre Ferreira, as secretárias Márcia Gatti e  Lucimara Prado, de Educação e Desenvolvimento, respectivamente, o gerente regional do Sesi, Álvaro Alves Filho, além de vereadores e profissionais da Educação.
      Radimila Gomes, coordenadora da Comissão de Tecnologia do Departamento Pedagógico, ressaltou a importância do espaço. “Nós estamos muito felizes com a aquisição desta unidade, porque vem ao encontro das habilidades e competências para o século 21. Os alunos da rede terão oportunidade de tudo o que elas aprendem na teoria dentro da sala de aula, colocarem na prática. A gente brinca que o limite é a criatividade”, disse.
      De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, a construção do Espaço Maker é fruto de uma parceria da Prefeitura de Franca e Sesi/SP. “No final de 2023, o município recebeu do Sesi, o espaço por meio do 'Prêmio Programa Alfabetização Responsável', que homenageou e presenteou em regime de comodato, 8 municípios do Estado de São Paulo que apresentaram bons resultados no processo de alfabetização na idade certa. Ter este espaço é mais um ganho para a educação do município”, explicou.
      O espaço também oferecerá aos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Escola de Robótica, que consiste no desenvolvimento de minicursos de 40 horas, visando o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao pensamento científico, crítico e criativo, pensamento computacional (raciocínio lógico e lógica de programação), resolução de situação-problema, cultura maker e projetos de autoria, além de promover o trabalho em equipe, por meio do desenvolvimento de competências relacionadas à colaboração, respeito, resiliência, persistência e empatia durante o processo de criação e interação.
      Radimila Gomes disse que uma agenda será criada para que todos os alunos da rede possam utilizar o espaço.
 
A cultura maker
      É um movimento que incentiva qualquer pessoa a desenvolver suas próprias ideias e, assim, construir, consertar e reinventar ferramentas, recursos e objetos de qualquer natureza. Isso pode ser tanto de forma física, como virtual. O aprendizado ocorre por meio do famoso “colocar a mão na massa”, o que garante a absorção do conhecimento. Desta forma, esse movimento pode ser adotado como metodologia de ensino-aprendizagem nas escolas, dentro e fora das salas de aula”, disse.
 

'Arrastão da Limpeza' acontece neste sábado na Região Norte

 ARRASTAO DA LIMPEZA 6 original

         Está confirmado para este sábado, 29, mais uma edição do Projeto 'Arrastão da Limpeza', abrangendo os 37 bairros da Região Norte, a parir da rodovia Cândido Portinari, passando pelo Parque Leporace e chegando até os Jardins Luíza, Vera Cruz, Tropical, Pinheiros, São Domingos, Nossa Senhora da Graças (Pacaembu) e adjacências. A Secretaria de Meio Ambiente estará à frente da coordenação do trabalho, cujos caminhões estarão nas ruas a partir das 7 horas.
      Para facilitar o trabalho de coleta, a orientação aos moradores é que façam a separação prévia do que tenham em casa e desejam descartar, colocando os materiais sobre as calçadas com antecedência. Serão retirados objetos inservíveis, sendo móveis velhos como guarda roupas, sofás, entre outros.  
      O ‘Arrastão da Limpeza’ ocorre mensalmente, sempre no último sábado, com o objetivo de ajudar a população na destinação adequada de materiais descartáveis, evitando que sejam espalhados pela cidade.
      A Secretaria de Meio Ambiente mantém também o canal ‘Limpezap’ (16) 3711-9440, criado para que os moradores possam agendar o recolhimento gratuito de materiais a serem descartados.
      Veja a relação dos 37 bairros atendidos com o 'Arrastão da Limpeza' deste sábado:
1)    Residencial Meirelles
2)    Jardim Tropical I
3)    Jardim Tropical II
4)    Parque Vicente Leporace BI
5)    Parque Vicente Leporace BII
6)    Parque Vicente Leporace BIII
7)    Parque Vicente Leporace BIV
8)    Parque Vicente Leporace BV
9)    Jardim Portinari
10)   Jardim Pinheiros I
11)   Jardim Pinheiros II
12)   Jardim Vera Cruz I
13)   Jardim Vera Cruz II
14)   Jardim Vera Cruz III
15)   Residencial Moreira Júnior
16)   Jardim Luíza I
17)   Jardim Luíza II
18)   Recanto Capitão Heliodoro
19)   Residencial São Domingos
20)   Jardim Paineiras
21)   Residencial Nossa Senhora das Graças (Pacaembu)
22)   Jardim Natal
23)   Jardim João Liporoni
24)   Villagio Mundo Novo
25)   Residencial Palermo
26)   Residencial Palermo City
27)   Residencial Engenho Queimado
28)   Jardim Paulo Archetti
29)   Jardim Continental
30)   Jardim Martins
31)   Prolongamento do Jardim Martins
32)   Jardim Eldorado
33)   Vila São Sebastião
34)   Jardim Marília
35)   Vila Pandolfo
36)   Parque Vitória Régia
37)   Condomínio Residencial Villa D’Itália

'Música ao Alcance de Todos' começa nesta sexta

 Musica Alcance de Todos original

          A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) oferece a partir desta sexta-feira, 28, opções de música popular com mais uma edição do Projeto ‘Música ao Alcance de Todos’, em parceria com o Instituto Três Colinas, inserida nos eventos “Franca – 200 anos’. Abrindo os atrativos deste final de semana, a partir das 17 horas, no Terminal Rodoviário do Jardim América, o público poderá conferir o som de Duo Sync, até por volta das 19 horas.
      Os outros dois shows estão confirmados para sábado, 29, na Feira Livre da Estação, com Tiago Bertoloni, das 9h30 às 11h30 e no domingo, 30, no mesmo horário, aos frequentadores do Poliesportivo. Neste local, vai estar presente Arthur Canto com seu repertório variado. O projeto busca valorizar o trabalho dos artistas da cidade.
 
 

Prefeitura apresenta o Plano Municipal da Primeira Infância

 Plano Primeiro Infancia original

        Durante cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 26, no auditório da Secretaria de Educação, foi apresentado o 1º Plano Municipal pela Primeira Infância de Franca. O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, Guilherme Paulo Marques, defensor público da área da Infância, as secretárias municipais de Ação Social e Educação, Gislaine Liporoni e Márcia Gatti, respectivamente, Rafael Murari, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e vereadores.
      O Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI de Franca) 2024-2034 é resultado do trabalho do Comitê Municipal Intersetorial, sob o monitoramento do Ministério Público.
      Iniciado em 2022, o plano foi construído com ampla participação dos atores do sistema de garantia de direitos, das crianças de 0 a 6 anos de idade e de seus familiares, afirmando o compromisso político e técnico do município com a Primeira Infância, a partir da concepção de que cuidar da criança impacta positivamente na sua sobrevivência, crescimento, desenvolvimento integral.
      Gislaine Liporoni, secretaria de Ação Social, reforçou a importância do plano. "Temos o Plano Nacional desde 2022 e Franca vinha discutindo e pensando em formas de efetivar esta proposta aqui. Foi um plano construído com a participação de crianças, trabalhadores, sociedade civil como um todo, do sistema de garantia de direitos, que se reuniu com uma regularidade e pensou ações específicas para crianças de 0 a 6 anos. Então, este plano nasce com a participação de todos e com propostas para os próximos 10 anos de implementação de serviços e ações de políticas públicas para crianças nesta faixa etária em todas as áreas”, disse.
      Segundo a secretária, muitas sugestões que vieram para compor o Plano, já estão sendo implantadas ao longo dos três últimos anos. “Porém, tem muitas outras específicas em cada área e que a gente entende que precisam ser colocadas nos próximos planos de governo. É um processo de trabalho para garantir o direito das crianças de 0 a 6 anos", completou.
         O prefeito Alexandre Ferreira destacou que o Plano da Primeira Infância é uma política pública estruturante. “A gente fala estruturante porque vai criar possibilidades destas crianças serem acompanhadas, segundo aquilo que são às necessidades que elas apontaram. Isso tem uma importância gigantesca à medida em que a gente atende o que elas precisam”, concluiu.
      O Plano Municipal da Primeira Infância está disponível no site da Prefeitura de Franca e pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=13851:plano-municipal-primeira-infancia .
 

Fundo Social entrega certificados a mais de 100 pessoas da Escola da Beleza

 Entrega Certificados Fussol original

        Na noite desta terça-feira, alunos dos cursos da Escola da Beleza, realizados pelo Fundo Social de Solidariedade (Fussol), como Manicure e Pedicure, Spa dos Pés, Designer de Sobrancelha, Auxiliar de Cabeleireiro, Tranças, Maquiagem, entre outros, receberam o certificado de conclusão das capacitações. Participaram da cerimônia, o prefeito Alexandre Ferreira, a primeira dama e presidente do Fussol, Cynthia Milhim Ferreira e o vice-prefeito, Everton de Paula.
      O evento foi marcado por emoção por àqueles que, agora, estão conseguindo transformar as próprias vidas e as de muita gente, através dos cursos gratuitos.
      Daniela Cristina Regueiro se formou em Maquiagem Profissional, mas também fez vários cursos oferecidos pelo Fussol. “Eu falo para todo mundo que os cursos são fantásticos. Já fiz depilação egípcia, designer de sobrancelhas e, agora, fechei com a maquiagem. Tudo isso tem mudado a minha vida. Quero fazer muito mais e me profissionalizar cada vez mais para atender cada vez melhor minhas clientes", disse.
      O Fundo Social de Solidariedade de Franca oferece capacitação profissional para milhares de pessoas por ano. Desde 2021 já foram mais de três mil pessoas que se qualificaram ou que começaram uma nova profissão, através dos cursos oferecidos.
      Valdete Cintra era manicure e pedicure. Decidiu correr atrás de um sonho e ter o próprio salão. “Eu fiz meu primeiro curso de auxiliar de cabeleireiro pelo Fussol, ai depois fiz de tranças e agora estou me formando em penteados. Isso me abriu um leque enorme, aumentou a clientela e a minha renda. O Fussol mudou a minha vida. Estou me aperfeiçoando a cada dia e isso ninguém tira da gente”, concluiu.
      O Fundo Social de Solidariedade está atento as demandas e oferece vagas para cursos que fazem a diferença no mercado de trabalho, como designer de sobrancelha, maquiagem, Escola da Moda, oficina de salgados, bolos e doces, técnicas de instalações elétricas residenciais e outros em mais de 20 áreas de atuação. “A gente se alegre muito neste momento, em que a gente entrega o certificado para todos àqueles que disseram sim e têm o sonho de ter o próprio negócio. Estamos cumprindo nosso papel, como governo, de oferecer capacitação e oportunidade para todos que desejam mais para si. É muito bom ver pessoas aumentando a renda familiar e melhorando de vida”, disse a presidente do Fussol, Cynthia Milhim Ferreira.
 

Saúde divulga balanço da vacinação contra Poliomielite e Influenza

 vacina gripe original

         A Secretaria de Saúde segue mobilizada com as Campanhas de Vacinação. Uma delas é a de Poliomielite (Paralisia Infantil), que foi prorrogada e termina nesta sexta-feira, 28. Esta ação começou no final de maio, tendo como público as crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. De acordo com a Secretaria de Saúde, até esta terça-feira, foram aplicadas 4.682 doses.
      A outra campanha é contra a Influenza, que também será finalizada nesta sexta-feira, destinada a pessoas a partir de 6 meses. Até esta terça-feira, foram contabilizadas 52.866 doses.
      Mesmo com a término das campanhas, as duas vacinas vão continuar disponíveis na rede de UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião, Luíza, Paraty, Paineiras e City Petrópolis, no horário das 8 às 19 horas e ESFs do Parque das Esmeraldas e Palma, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Os pais ou responsáveis deverão levar seus filhos para receber o imunizante, apresentando a carteira de vacinação.
     No caso da Poliomielite, a Secretaria de Saúde informa que fará uma ação de reforça da vacinação nas creches municipais, cuja programação será divulgada.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais