Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Vila Europa, Parques Castelo e Lima recebem 'fumacê' nesta quarta-feira

 Fumace Vila Europa original

          A programação do 'fumacê' para esta semana vai atender a bairros da Região Sul. Nesta quarta-feira, 8, serão contemplados os Parques Castelo, Lima, a Vila Europa e algumas ruas do Parque Francal, a partir das 18 horas.
      Durante a ação, a orientação aos moradortes é que deixem as portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas, eliminando o mosquito. O material utilizado não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação sejam cobertas.
         Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, estão recebendo a nebulização, os locais que apresentam mais casos de dengue. As ações realizadas pela Secretaria de Saúde, o apoio da população e o trabalho de orientação casa a casa feito pelos agentes, somados ao “fumacê”, têm contribuindo para a redução de casos da doença.
     Desde o início do 'fumacê' em fevereiro, já foram atendidos 33 bairros em todas as regiões da cidade.
         Até esta terça-feira, foram contabilizados 2745 casos da doença e 10 óbitos confirmados, sendo o último ocorrido no dia 29 de março, de um homem com 77 anos. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.
 

Educação inicia Ciclo de Palestras sobre Transtornos e seus Impactos na Aprendizagem dos Estudantes

 Ciclo Palestras original

         A Secretaria de Educação elaborou e está realizando a partir deste mês, um Ciclo de Palestras para proporcionar às equipes, momentos que revelem sugestões para a atuação dos profissionais nas escolas e creches. A iniciativa, que irá se estender até junho, é voltada a valorização do quadro de profissionais, visando promover diálogos e fomentar reflexões sobre o Transtorno de Déficit da Atenção e Hiperatividade, Transtorno Opositor desafiador e seus impactos na aprendizagem, bem como a importância das Educações Inclusiva e Especial na abordagem do desenho universal de aprendizagem e da concepção de uma escola plural e acessível a todos.
      Esta sequência de formações com especialistas convidados se interliga ao processo de ensino, voltado aos profissionais que estão diretamente envolvidos na interação com crianças da rede municipal.  Abrindo o ciclo na tarde desta terça-feira, 7, o auditório da Secretaria de Educação recebeu o psicólogo e neuropsicólogo Michel Masson, que compartilhou com o público, experiências, discorrendo sobre a temática “Transtorno de Oposição Desafiante”.
          Estão participando do Ciclo de Palestras, 120 coordenadores e 21 pedagogos de creches, 45 pedagogos de escolas, 45 orientadores educacionais, 17 psicólogos/assistentes sociais, 20 professores do Atendimento Educacional Especializado, 2 coordenadoras do contraturno e, aproximadamente, 15 técnicos do Departamento Pedagógico da secretaria, perfazendo um total de 285 profissionais, que atuam no processo de ensino-aprendizagem e que farão a multiplicação dos conteúdos aos 1.406 professores da rede municipal, 1050 educadores de berçários e maternal e 169 professores da fase I e II das creches parceiras.
      Sendo assim, gradativamente serão beneficiados indiretamente mais de 27 mil estudantes, ou seja, 16.430 alunos do ensino básico das escolas e 11.683 crianças das creches municipais, incluindo as famílias da comunidade escolar.
 
Programação
      A próxima palestra será on-line, pelo aplicativo Teams, está marcada para o dia 15, deste mês, das 7h30 às 8h30, versando sobre “TOD - Transtorno de Oposição Desafiante E TDAH-Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade”, com Mariana Cervi, que é psicóloga, mestre em Educação Especial e ABA (Análise do Comportamento Aplicada).
      A terceira palestra será realizada no próximo dia 20, com Ana Cristina Teixeira Assis, das 7h30 às 11 horas, também no auditório da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal). Ela, que é pedagoga, especialista em análise do comportamento aplicada ao TEA e D.I, discorrerá sobre o tema “Os Desafios Comportamentais no Contexto Escolar”.
      Para o mês de junho, dia 17, também no mesmo auditório da secretaria de Educação, participarão duas convidadas: Maria Júlia Caretta Guimarães Silva e Maria Eduarda Lemes Souza, terapeutas ocupacionais, no horário das 7h30 às 9h30.
      No dia 25, do mesmo mês, fechando o ciclo, a temática será ‘Desenho Universal para Aprendizagem: Contribuições para a Prática na Sala de Aula’, com a Drª Mirvan Cristina Muzetti, que é educadora especial. Esta palestra será on-line pelo Youtube, das 14 às 15h30, tendo como público as professoras do AEE (Atendimento Educacional Especializado), pedagogos, orientadores educacionais, assistentes sociais, psicólogos e coordenadores pedagógicos de escolas, pedagogos, coordenadores pedagógicos/administrativos das creches parceiras.

Obras da nova UBS do São Domingos estão em fase final

 UBS Sao Domingos original

          Entrou na fase final, a obra de construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde), localizada entre as ruas Maria Aparecida Veríssimo e 18, no Residencial São Domingos.
      Os recursos investidos são de R$ 2,5 milhões. A nova UBS terá sala de Recepção e Espera com banheiros; farmácia; salas de Imunização, Curativos, Inalação Coletiva; sete consultórios, entre eles odontológico, dois com sanitários e três comuns; salas de procedimento/coleta, atividades coletivas, administração e gerência, expurgo e esterilização; almoxarifado; copa e banheiros de funcionários, além de depósito de materiais de limpeza, vagas de estacionamento para público e acesso para ambulâncias com área de embarque/desembarque coberta.
      Nesta semana, as equipes trabalharam nos acabamentos e pinturas complementares das paredes internas e externas, além da realização dos testes nos sistemas hidráulico e elétrico.
      Esta será a segunda UBS a ser entregue pela Prefeitura, nas últimas semanas, já que na segunda quinzena de abril, foi inaugurada a unidade do Jardim Paraty. Além desta construção no São Domingos, a Prefeitura segue com duas outras obras na área da saúde: a UBS no City Petrópolis e o novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), localizado no Jardim Botânico.
 

Plano Municipal pela Primeira Infância está disponível no site da Prefeitura

 DSC 1357

      Já está disponível no site da Prefeitura para consulta pública, o 1º Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), elaborado pela administração pública em conjunto com o Sistema de Garantia de Direitos e Comunidade, com ampla participação das crianças de 0 a 6 anos de idade.
      A proposta para o período de 2024 a 2034, que ainda é provisória, estará disponível no site da Prefeitura de Franca https://www.franca.sp.gov.br/acao-social/plano-municipal-pela-primeira-infancia até o dia 23 de junho. As contribuições e sugestões deverão ser enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
      O Plano Municipal pela Primeira Infância é o principal documento orientador dos Poderes Executivo e Legislativo para a elaboração e financiamento de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos de idade, bem como, para o trabalho de todos os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Franca.
      A construção do PMPI foi coordenada por um Comitê Intersetorial nomeado pelo prefeito Alexandre Ferreira.

Educação divulga classificados para as entrevistas sociais do 'Bolsa Universidade'

 Bolsa Universidade Entevista original

        A Secretaria de Educação divulgou a relação dos estudantes classificados para a segunda etapa do processo de seleção do Programa 'Bolsa Universidade'. O edital poderá ser conferido no Diário Oficial do último sábado, pelo site da Prefeitura, no https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2517-04052024.pdf .
      Ao todo, foram habilitados após a análise da documentação apresentada, para a segunda fase do processo, 123 universitários que passarão pelas entrevistas sociais, que terão início nesta terça-feira, 7 e serão realizadas até o dia 27 de maio, a partir das 7h20.
      No edital publicado no último sábado, os convocados, em ordem alfabética, deverão ficar atentos a data, o horário e a profissional que fará o atendimento, na sede da Secretaria de Educação, que fica na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal. Todos deverão comparecer munidos de um documento de identidade. A ausência implicará na desclassificação automática e irrecursável do interessado, conforme estabelecido na Lei Complementar 379 de 20 de abril de 2022.
      Para este ano, o Programa 'Bolsa Universidade' disponibiliza 131 vagas, sendo 35 para a FDF (Faculdade de Direito de Franca); Unifran com 50 e Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) com 46 oportunidades para várias graduações.
      O valor do benefício concedido será dividido entre a Prefeitura, estudante e a faculdade, regulado pela UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca) e é calculado pelo valor da mensalidade de cada estudante, considerando o limite de 16,4 UFMF (valor da semestralidade ou da anuidade em seis ou doze meses). Em 2024, a UFMF tem o valor unitário de R$ 79,78.
      O benefício é concedido até a conclusão do curso, desde que o estudante bolsista permaneça dentro dos critérios estabelecidos.
      Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9267 ou 3711-9220, das 7 às 12 horas, ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
 

Fundo Social abre inscrições para cursos da 'Escola da Beleza'

 Cursos novos fussol original

           O Fundo Social de Solidariedade anunciou nesta segunda-feira, 6, a abertura de inscrições para cursos gratuitos da 'Escola da Beleza' e produtos de higiene.
      Ao todo, serão disponibilizadas 36 vagas, sendo 20 distribuídas entre os cursos de 'Manicure e Pedicure' e 'Spa do Pés', e 16 para 'Fabricação de Sabonetes, Shampoos e Álcool em Gel'.
      As inscrições poderão ser feitas a partir desta terça-feira, 7, pelo site da Prefeitura, no link do Programa 'Caminho para o Emprego' - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml , por pessoas que tenham 18 anos ou mais.
      O curso 'Manicure e Pedicure' terá início no dia 3 de junho, com aulas às segundas, terças e quartas-feiras, das 13 às 16h30, na sede do Fundo Social até o dia 30 de julho.  
      A capacitação de 'Spa dos Pés' será ministrada no período de 3 a 12 de junho, com aulas às segundas, terças e quartas-feiras, das 18h30 às 22 horas, no Fussol. Para este curso, o interessado deverá ser manicure e pedicure profissional e ter mais de 18 anos.
      Já para o curso 'Fabricação de Sabonetes, Shampoos e Álcool em Gel', que será realizado em parceria com o Sebrae e o Senai, as aulas serão oferecidas de 4 a 18 de junho, das 18 às 22 horas, às segundas, terças e quartas-feiras, no Centro Comunitário do Jardim Palma (rua Antônio Marcos, 3131).
      Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9311.
      Confira a relação dos cursos:
 
'Fabricação de Sabonetes, Shampoos e Álcool em Gel'
De 04 a 18/06
Das 18 às 22 horas
Segundas, terças e quartas-feiras
Local: Centro Comunitário do Jardim Palma (rua Antônio Marcos, 3131)
 
'Manicure e Pedicure'
De 03/06 a 30/07
Segundas, terças e quartas-feiras
Das 13 às 16h30
Local: Fundo Social de Solidariedade
 
'Spa dos Pés'
De 03 a 12/06
Segundas, terças e quartas-feiras
Das 18h30 às 22 horas
Local: Fundo Social de Solidariedade
 
 
Curso Cabelos Crespos
      Também estão abertas as inscrições para o curso 'Cortes de Cabelos Crespos e Cacheados', com 19 vagas, cujas inscrições poderão ser feitas na Escola Profissionalizante 'Caminho para o Emprego', localizada na rua Dr Júlio Cardoso, 1948 - Centro. Os interessados deverão ter 18 anos ou mais, Ensino Fundamental 2 incompleto e no ato da adesão deverão apresentar o RG, CPF e comprovante de endereço.
      A capacitação é destinada para profissionais de beleza e demais interessados que desejam aperfeiçoar as técnicas para realização de cortes de cabelos crespos e cacheados. Para o bom desempenho no curso é importante que o aluno tenha habilidade no manuseio de tesouras de corte de cabelo.
      Durante as aulas, que terão início no dia 20 de maio e serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17 horas até o final de junho, em parceria com o Senac, serão abordados o visagismo aplicado ao corte, aspectos históricos e culturais, avaliação e transição capilar, higienização e condicionamento, técnicas de corte para cabelos crespos e cacheados, modelagem e finalização.
      Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3706-6590 ou WhatsApp (16) 3724-7417.

Prefeitura promove formação de professores da Educação Básica

 Formacao Porfs original

         Começou no último final de semana a formação continuada de profissionais da Educação Infantil. O objetivo é que os professores possam se aperfeiçoar e assim atender as crianças de 4 e 5 anos de forma mais direcionada, focando na oralidade, leitura e escrita.
      O projeto possui carga horária total de 126 horas de estudo, distribuída em 64 horas de formação, que serão cumpridas em 8 encontros presenciais na Secretaria de Educação e 62 horas de formação EAD.
      De acordo com Karina Duarte, articuladora municipal, o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, envolve os professores das fases I e II, e faz parte do compromisso nacional da criança alfabetizada. “O LEEI (Leitura Escrita na Educação Infantil) é uma proposta de desenvolvimento profissional e apresenta como objetivo principal a oferta de formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita. A nossa intenção é fazer com que os professores tenham esta formação, este estudo, bem intencional, para que eles possam atender de forma adequada as crianças de creches parceiras e da rede, levando sempre um ensino de qualidade”, disse.
      O primeiro encontro contou com a participação de aproximadamente 110 professores, que atuam em turmas de 4 e 5 anos das escolas municipais e creches parceiras da Rede Municipal de Ensino. “A formação destes profissionais vai impactar na aprendizagem de quase 2.750 crianças matriculados na Educação Infantil”, afirmou Karina.
      Mariane Borges Silveira é professora e formadora do projeto. Ela lembrou que anos atrás, não existia uma preocupação na formação destes alunos, mesmo sendo direito deles. “As crianças ficam nas creches e escolas de ensino infantil, participam de atividades que não eram efetivamente direcionadas à aprendizagem. Hoje isso mudou. As brincadeiras e atividades desenvolvidas com estas crianças têm uma intencionalidade, um objetivo, que é focar na alfabetização. A criança é um ser de direito e, por isso, tem direito à alfabetização. Estudos acadêmicos mostram que a criança que tem acesso à escrita, à leitura na primeira infância, terá facilidade no aprendizado futuro. A formação desses profissionais vem dar suporte para que eles proporcionem momentos de aprendizado com muito mais qualidade”, finalizou.
      O Projeto de Leitura Escrita na Educação Infantil (LEEI) é uma proposta formativa instituída pelo Decreto Federal N° 11.556, de 12 de junho de 2023, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, que almeja garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais