Email  

Notícias

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 WhatsApp Image 2023 04 27 at 14.02.03 original

      Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta sexta-feira, 28, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (18 ANOS OU MAIS) POPULAÇÃO GERAL / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidas as pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (6 MESES OU MAIS) / PFIZER - A primeira, segunda e terceira doses da vacina Pfizer para pessoas, com idade a partir de 6 meses ou mais estarão disponíveis nas UBSs Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais e responsáveis, que deverão estar munidos da carteira de vacinação e um documento de identidade.
 
Pessoas que receberam a 1ª dose da Coronavac, poderão tomar a 2ª dose da vacina Pfizer, correspondente a sua idade.
 
4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) – PFIZER - A quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Paulista, Ângela Rosa, Estação, Paulistano, Santa Clara, São Sebastião, Santa Terezinha e Aeroporto 3, das 8 às 19 horas. Pessoas que completaram o esquema vacinal com a dose única de Janssen, antes da gestação ou puerpério, podem realizar a 1ª dose adicional com 28 dias, após a dose única; a 2ª dose adicional, com 4 meses, após a 1ª dose adicional e a 3ª dose adicional, com 4 meses após a 2ª.

Campanha Influenza

 WhatsApp Image 2023 04 27 at 14.02.04 1 original

       Está em andamento, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, destinada a crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias, após o parto (deverão apresentar Certidão de Nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas (apresentar comprovação da vinculação ativa); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo Doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, Doença renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos, Transplantados e Portadores de trissomias; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A vacina contra a Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, no horário das 8 às 19h. As pessoas dos públicos-alvos deverão comparecer as UBS's, munidas de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19. É obrigatório o uso de máscara de proteção para o acesso às UBS's. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid-19 ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.

Núcleo de Estudos das Cidades apresenta Franca como um dos melhores municípios do Estado

 nucleo original

      Franca é destaque, mais uma vez, entre os municípios do Estado de São Paulo, com mais de 200 mil habitantes. A cidade sagrou-se referência em Educação, Saúde, Segurança e ficou em 7° lugar geral na apresentação de estudo, em evento realizado em São Carlos, na manhã desta quarta-feira, 26.
     O NEC (Núcleo de Estudos das Cidades) é composto por professores da USP, UFSCAR e FATEC de São Carlos e Jaú e apresenta dados comparativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios paulistas, considerando Economia, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Segurança, Mobilidade e Finanças Públicas. 
     O evento contou com a participação de vários municípios do Estado. Franca foi representada pela secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, que falou sobre a importância do estudo e recebeu o certificado pelos índices. “Ver    Franca entre as 20 melhores cidades desenvolvidas do Estado, principalmente, com a melhoria da qualidade  de vida dos munícipes nos últimos anos, mostra que as políticas públicas implementadas pelo governo estão sendo eficazes e atendendo o propósito. Franca é uma cidade promissora e com grandes oportunidades  para se desenvolver cada vez mais”, disse. 
    Coca Ferraz, professor da USP de São Carlos e coordenador do projeto, explicou as diretrizes utilizadas e elogiou Franca, por seus números positivos. “Os indicadores de Educação, Saúde e Segurança são de nível da Bélgica, um dos países mais desenvolvidos do mundo e Franca tem conseguido fazer muitas coisas mesmo com baixa arrecadação”, afirmou. 
 
Saúde
Franca é a cidade com menor taxa de mortalidade infantil de municípios com mais de 200 mil habitantes, recebendo nota 10 do NEC. Os índices também foram positivos na classificação geral: 4° lugar, considerando taxa de mortalidade infantil, pontuação do parâmetro longevidade do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e taxa de mortalidade por COVID-19.
 
Educação
Considerando as notas do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), que mede a qualidade do aprendizado no Ensino Fundamental e pontuação de Escolaridade do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social), Franca está na 4ª colocação, atrás somente de Indaiatuba, Jundiaí e São Carlos, com média 6,22. 
 
Segurança
Com nota 10, Franca é a 3ª cidade mais segura para se viver em municípios, com mais de 200 mil habitantes. O NEC usou o Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) do Instituto Sou da Paz, que considera crimes letais, sexuais e contra o patrimônio, refletindo o nível de segurança, expresso em ocorrências por 100 mil habitantes.
 
Meio Ambiente
A pontuação de Franca no Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, com 82,85 e os programas ambientais garantiram boa posição no ranking, com média de 8,40, o que mostra que Franca tem índices positivos em esgoto tratado, água, gestão de resíduos sólidos, biodiversidade, arborização, educação ambiental, estrutura e qualidade do ar. 
 
Mobilidade
A taxa de mortalidade no trânsito, transporte coletivo e motorização (número de veículos a cada 100 mil habitantes) garantiram uma nota normalizada de 7,60 para Franca.

Prefeitura faz demolição de prédio e projeta Escola de Educação Básica no Leporace

demolicao original 

     A Prefeitura projeta a construção de uma Escola de Educação Básica (EMEB), em uma área recebida da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), no Parque Vicente Leporace I, onde funcionou um posto da Polícia Civil - 5º Distrito Policial. A medida atende a determinação do prefeito Alexandre Ferreira e foi confirmada pelas Secretarias de Infraestrutura e Educação, que já trabalham para a elaboração dos detalhes da construção da unidade, que atenderá alunos da Fase I ao 5º Ano.
     As instalações atuais, localizadas na rua José Pucinelli, altura do cruzamento com a Avenida Abrahão Brickman, próximas ao pontilhão sobre a rodovia Cândido Portinari, estão passando por um processo de demolição, através das equipes da Secretaria de Meio Ambiente. 
     A viabilização dos recursos para a construção da escola municipal está sendo providenciada, conjuntamente, pelas Secretarias de Educação e Finanças. Enquanto isso, o trabalho de demolição continua pelos próximos dias, seguido da limpeza da área.

Conselho da Criança confirma 52 inscritos para eleição do Conselho Tutelar

 conselho crianca original

     O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Franca publicou no Diário Oficial, desta quarta-feira, 26, o edital oficializando a relação de 52 candidatos, que protocolaram inscrições para a eleição de Conselheiro Tutelar. Esse pleito, que será realizado através do voto direto, está programado para o dia 1º de outubro, depois de cumpridas as etapas exigidas pela legislação, sendo o prazo para eventuais impugnações, análise da documentação apresentada pelos inscritos, homologação, curso preparatório e a eleição.
     Conforme consta da publicação, os pedidos de impugnação devem ser feitos, junto ao Conselho até esta sexta-feira, 28, na Avenida Champagnat, 1750, Centro. 
Em Franca, existem dois Conselhos Tutelares e serão renovadas as 10 vagas com seus respectivos suplentes, sendo 5 para o Primeiro e 5 para o Segundo Conselho.
     Com mandato de 4 anos, os 10 candidatos mais votados serão empossados na primeira quinzena de janeiro de 2.024. 
     A integra do edital no Diário Oficial, pode ser consultada pelo site da Prefeitura, no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2270-26042023.pdf

Leilão tem todos animais arrematados

leilaoo original 

      Como estava programado, a Secretaria de Meio Ambiente realizou nesta quarta-feira, 26, no período da manhã, o segundo leilão de animais de grande porte deste ano, no Canil Municipal, com 100% dos lotes arrematados, sendo 12 animais, o que resultou num valor de R$ 5,2 mil
     Os equinos e muares foram capturados nos últimos meses, soltos em vias e áreas públicas, após o registro de denúncias, através do Serviço de Recolha, mantido pela Prefeitura, que funciona 24h. O serviço pode ser acionado pelo telefone (16) 3703-9389 ou da Guarda Civil Municipal (16) 3724-1033 ou 153. 
     O Canil Municipal situado no bairro City Petrópolis, Região Norte, funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 16h.
     Quando os animais são apreendidos, algumas exigências são observadas antes de serem levados a leilão, como a divulgação da notificação no Diário Oficial do Município, com as características do animal, data e local da ocorrência, oferecendo ao proprietário, o prazo de 5 dias para o pagamento das taxas de estadia e retirada do animal do Canil. Caso não o faça e descumpra o prazo, o animal é destinado ao leilão. 
     No primeiro leilão deste ano, realizado em 17 de fevereiro, foram leiloados 9 animais. 

Passeio Ciclístico acontece nesta quinta-feira

 bikess original

     A Prefeitura de Franca, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e da Sociedade Esportiva, promove nesta quinta-feira, 27, a última edição de abril do Passeio Ciclístico Noturno, a partir das 19h15. 
    O evento é aberto a todas as pessoas, que tenham bicicleta e desejam participar, bastando que se apresentem no local da concentração, no Complexo Poliesportivo, quando serão passadas orientações sobre o trajeto e segurança dos participantes.
    O percurso será de 14 quilômetros, saindo e retornando ao Poliesportivo. Os ciclistas devem estar munidos com os equipamentos de proteção e transitarem pelo lado direito.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais