Email  

Notícias

FEAC realiza Passeio Ciclístico com saída do Póli nesta quinta

 bikes original

     Como forma de incentivar a prática de esportes, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), em parceria com a Sociedade Esportiva Francana, realiza nesta quinta, 6, mais uma edição do Passeio Ciclístico Noturno, a partir das 19h15. O evento é aberto a toda a população, que tenha bicicleta e que deseja participar. 
      A concentração acontecerá no Complexo Poliesportivo e o trajeto será de 16 quilômetros. A saída está prevista para às 19h25, compreendendo os bairros adjacentes. Os ciclistas devem levar os equipamentos básicos de proteção e nas vias deverão transitar pelo lado direito, com atenção e velocidade moderada.
      A prática de exercícios com bicicleta contribui para a melhoria geral das pessoas, auxiliando na circulação, fortalecimento muscular, condicionamento físico e socialização.  
 
Abril em movimento
     O Passeio Ciclístico está previsto para acontecer semanalmente. O próximo será no dia 13, com saída e retorno ao Poliesportivo e um trajeto de 14 quilômetros. Haverá também no dia 16, domingo, com a concentração prevista para às 7h30 e saída às 8 horas, em um posto da avenida São Vicente, 6020, no Jardim Noêmia. 
     Para encerrar o mês, a FEAC e a Sociedade Esportiva Francana farão mais um Passeio Ciclístico Noturno no dia 27, quinta-feira, a partir das 19h25. A saída e o retorno serão no Póli e será repetido o trajeto de 16 quilômetros.

Repartições municipais estarão fechadas no feriado

feriado original 

     As repartições municipais encerrarão o expediente nesta quinta-feira, 6 e estarão fechadas na sexta-feira, 7, feriado nacional da Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa). O funcionamento será retomado na próxima segunda-feira, 10, de acordo com o horário adotado por cada repartição. 
     As exceções ficarão por conta das unidades, que prestam serviços considerados essenciais, de urgência e emergência, como os dois Prontos-Socorros Dr. Álvaro Azzuz’ e Infantil ‘Dr. Magid Bachur Filho’, as duas UPAS, nos Jardins Aeroporto I e Anita, e estarão funcionando 24 horas. Também terão expedientes normais as equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), os dois CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), estes dois últimos credenciados pela Prefeitura.
      A Guarda Civil Municipal e os Conselhos Tutelares trabalham em forma de plantão. 
 
Coleta de Lixo e Parques 
    Conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente, nesta Sexta-feira da Paixão, não haverá coleta de lixo. No sábado e domingo, o serviço será normal.
    O Complexo Poliesportivo estará aberto à população nesses dias, das 6h às 20h. Já o Parque Fernando Costa funcionará até às 18h.  

Tapa-buracos melhora condições das ruas e avenidas

 tape original

     Com as equipes de manutenção asfáltica reforçadas, atuando por toda a cidade, em horários ampliados, a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) segue com ações diárias para recuperar o pavimento e garantir mais segurança no sistema viário. Junto com a operação tapa-buracos, vem sendo cumprido um cronograma permanente de reforço da sinalização.
      O Tapezap (99999-8480) continua sendo um canal importante, que deve ser utilizado pela população, enviando suas mensagens com indicação dos locais com o endereço completo para facilitar a localização. 
     Nesta quarta-feira, 5, as equipes estiveram em sete regiões diferentes, abrangendo trechos de várias ruas, na Vila Santa Maria do Carmo, ruas Arlindo José Ferreira e Manoel Policarpo Moreira Azevedo; na Vila Scarabucci, na rua Pedro Pucci e no Jardim Espraiado, na rua Fádua Elias.  
     No Jardim Maria Rosa e Vila Exposição, foram executados serviços de tapa-buracos nas ruas Hipólito José da Costa, Luiz Alves Batista e Carlos Dourado, enquanto na área central da cidade, foram feitos serviços nas ruas Floriano Peixoto, Campos Salles e Dr. Alcindo Ribeiro Conrado.
    Na Vila Imperador receberam os reparos a rua Antônio Bernardes Pinto, na Vila Chico Júlio, na rua Sônia Maria Barros Sandoval e no Jardim Francano, na rua Altinópolis. Nos Jardins Tropical II, Pinheiros e Vera Cruz, foram programadas manutenções nas vias Américo Maenza, rua T e Antônio Dorigan. Na região do Distrito Industrial ‘Antônio Della Torre’, foram executados reparos nas ruas Ivo Rodrigues Moreira e Olívio Fenath.
      O serviço de sinalização foi realizado no Jardim Redentor, Parque São Jorge e Vila Formosa. 

Salão de Abril de Belas Artes segue com inscrições abertas

 salao arte original

     O 36° Salão de Abril de Belas Artes de Franca, realizado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), continua com inscrições abertas para os artistas que desejam expor suas pinturas, esculturas e desenhos. 
     As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de abril, na sede da FEAC ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., apresentando cópias do RG, CPF, comprovante de residência, currículo resumido do artista, descritivo conceitual da obra, ficha técnica (tamanho, dimensão, técnicas, estilo e nome do autor) e foto(s) da(s) obra(s) impressa(s) no tamanho 15x21cm.
    Os interessados, em participar da mostra, devem conferir o edital completo, através do link http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos. Cada artista plástico poderá exibir até três obras de sua autoria, durante o Salão. Serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze ao 1º, 2º e 3º lugares, além de certificados para todos os participantes.
     A mostra acontecerá de 27 de abril a 21 de maio, na Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci”, que fica no segundo andar da Casa da Cultura e do Artista Francano, na rua Oscar Brasilino Santos, 1531, no Centro, em frente à praça Carlos Pacheco.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 covid06 04 original

      Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta quinta-feira, 6, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (60 ANOS OU MAIS) / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidos os idosos, com 60 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes, que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (6 MESES OU MAIS) / PFIZER - A primeira, segunda e terceira doses da vacina Pfizer para pessoas, com idade a partir de 6 meses ou mais estarão disponíveis nas UBSs Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano,  Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais e responsáveis, que deverão estar munidos da carteira de vacinação e um documento de identidade.
 
Pessoas que receberam a 1ª dose da Coronavac, poderão tomar a 2ª dose da vacina Pfizer, correspondente a sua idade.
 
4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) – PFIZER - A quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Paulista, Ângela Rosa, Estação, Paulistano, Santa Clara, São Sebastião, Santa Terezinha e Aeroporto 3, das 8 às 19 horas. Pessoas que completaram o esquema vacinal com a dose única de Janssen, antes da gestação ou puerpério, podem realizar a 1ª dose adicional com 28 dias, após a dose única; a 2ª dose adicional, com 4 meses, após a 1ª dose adicional e a 3ª dose adicional, com 4 meses após a 2ª.

Vacinas de Rotina

 ROTINA06 05 original

      A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
      Para esta quinta-feira, 6, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
      A vacina Tríplice Viral estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h.

Prontos-socorros e UPAs registram aumento no número de atendimentos em 2.023

janjao original 

      O primeiro trimestre de 2.023 registrou maior número de atendimentos nas unidades de urgência e emergência da rede municipal de Saúde, em comparação com o mesmo período no ano passado. 
     De 1º de janeiro a 31 de março deste ano, os Prontos-Socorros Adulto e Infantil, e as UPAs dos Jardins Anita e Aeroporto registraram 216.155 atendimentos. No mesmo período de 2.022, foram 201.196, o que indica que cada vez mais, a população tem recorrido às unidades públicas de Saúde para consultas e exames. 
     Desses 216.155 atendimentos nos primeiros três meses desse ano, 92.918 foram apenas no Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”; 50.192, na UPA do Jardim Aeroporto e 25.949, na UPA do Jardim Anita. A outra parcela é de crianças, que receberam atendimento no PS Infantil “Dr Magid Bachur Filho”, com 37.096 pessoas. 
     Os índices da Secretaria de Saúde apontam ainda que março foi o mês com maior número de atendimentos, 83.969. Janeiro registrou 63.262 e fevereiro 68.924. 
     Essa crescente, de acordo com Waléria Mascarenhas, secretária da pasta, se deve às doenças respiratórias registradas, principalmente, em crianças. 
    Dos sete dias da semana, a segunda-feira segue sendo o dia em que as pessoas mais procuram atendimento médico, nos prontos-socorros e nas UPAs da cidade. Waléria orienta que a população utilize a Atenção Primária, através das Unidades Básicas de Saúde, onde é possível fazer consultas médicas e check-ups, que auxiliam na prevenção de doenças, com atendimento estendido até às 19 horas, de segunda a sexta-feira. “O paciente deve procurar um pronto-socorro em quadros agudos, ou seja, queixas de início recente. A superlotação por doenças, sem caráter de emergência, sobrecarrega o sistema e atrasa o atendimento daqueles que realmente precisam de forma imediata”, explicou.
     Para garantir atendimento à população, a Secretaria de Saúde fez readequação na escala médica e de profissionais, bem como criou protocolos para o encaminhamento de especialidades, de modo a suprir a demanda. 
    Há ainda, nas unidades de urgência e emergência, a Classificação de Risco, que determina o tempo limite para que o atendimento seja prestado e a gravidade do paciente, durante a triagem, feita por enfermeiros treinados. As cores são vermelho (emergência): atendimento imediato; laranja (muito urgente): necessita de atendimento o mais rápido possível; amarelo (urgente): precisa de avaliação e tem condições de aguardar; verde (pouco urgente): casos pouco graves, que podem ser tratados em ambulatórios e azul (não urgente), que o paciente deve ser tratado em ambulatórios.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais