A Prefeitura segue oferecendo três vezes por semana, atendimentos a pacientes, previamente, agendadas com duas clínicas credenciadas. As pacientes são comunicadas, por telefone, sobre a marcação da consulta, local e horário.
Os mais recentes números, tabulados até a última sexta-feira, 30, apontavam para a oferta, desde o início do Programa ‘Mais Consultas’, de 14.458 agendamentos feitos, com o comparecimento de 9.557 pacientes, ou seja, consultas realizadas. Houve uma abstenção de 4.901, que deixaram de comparecer, o que representa algo em torno de 34%. Para este mês de outubro, estão previstos os agendamentos de mais 1.540 consultas, na Clínica Amor e Saúde, nas UBS dos Jardins Planalto e UBS Luíza.
Nesta segunda-feira, esses atendimentos da lista de 1,5 mil pacientes tiveram início pela clínica, no Jardim Consolação e seguirão durante a semana, culminando no sábado, nas UBS.
Os atendimentos estão sendo prestados nas manhãs das segundas, terças-feiras e aos sábados. As mulheres que desejam consultar com o ginecologista, podem procurar a UBS mais próxima de sua casa e, caso tenham trocado de telefone ou endereço, devem atualizar as informações de cadastro. Os dados corretos facilitam, pois permitem que a Secretaria de Saúde comunique a paciente, na medida em que consegue a vaga. Outra informação relevante é a paciente não faltar na consulta marcada, o que nos primeiros meses vinha ocorrendo com grande frequência, prejudicando as pessoas que estavam na fila de espera, o que ainda continua se repetindo.
O programa é oferecido pela Prefeitura de Franca, com o apoio da Câmara Municipal, através de emendas impositivas.
Exames e acompanhamento
Na consulta ginecológica, caso a paciente apresente indicação médica para a coleta de Papanicolau, o exame pode ser colhido durante o atendimento, assim como outros exames de prevenção de saúde da mulher que poderão ser solicitados. Com relação aos acompanhamentos de Pré-Natal, no caso das gestantes, recebem as orientações sobre como é feito e são orientadas a comparecer na UBS mais próxima de sua casa. Nesses locais, geralmente, são organizados grupos de mães, com palestras de orientação, culminando com a oferta de um enxoval para cada grávida, ao final dos trabalhos.