Email  

Notícias

Fundo Social abre inscrições para cursos da 'Escola da Beleza'

 Cursos novos fussol original

           O Fundo Social de Solidariedade anunciou nesta segunda-feira, 6, a abertura de inscrições para cursos gratuitos da 'Escola da Beleza' e produtos de higiene.
      Ao todo, serão disponibilizadas 36 vagas, sendo 20 distribuídas entre os cursos de 'Manicure e Pedicure' e 'Spa do Pés', e 16 para 'Fabricação de Sabonetes, Shampoos e Álcool em Gel'.
      As inscrições poderão ser feitas a partir desta terça-feira, 7, pelo site da Prefeitura, no link do Programa 'Caminho para o Emprego' - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml , por pessoas que tenham 18 anos ou mais.
      O curso 'Manicure e Pedicure' terá início no dia 3 de junho, com aulas às segundas, terças e quartas-feiras, das 13 às 16h30, na sede do Fundo Social até o dia 30 de julho.  
      A capacitação de 'Spa dos Pés' será ministrada no período de 3 a 12 de junho, com aulas às segundas, terças e quartas-feiras, das 18h30 às 22 horas, no Fussol. Para este curso, o interessado deverá ser manicure e pedicure profissional e ter mais de 18 anos.
      Já para o curso 'Fabricação de Sabonetes, Shampoos e Álcool em Gel', que será realizado em parceria com o Sebrae e o Senai, as aulas serão oferecidas de 4 a 18 de junho, das 18 às 22 horas, às segundas, terças e quartas-feiras, no Centro Comunitário do Jardim Palma (rua Antônio Marcos, 3131).
      Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9311.
      Confira a relação dos cursos:
 
'Fabricação de Sabonetes, Shampoos e Álcool em Gel'
De 04 a 18/06
Das 18 às 22 horas
Segundas, terças e quartas-feiras
Local: Centro Comunitário do Jardim Palma (rua Antônio Marcos, 3131)
 
'Manicure e Pedicure'
De 03/06 a 30/07
Segundas, terças e quartas-feiras
Das 13 às 16h30
Local: Fundo Social de Solidariedade
 
'Spa dos Pés'
De 03 a 12/06
Segundas, terças e quartas-feiras
Das 18h30 às 22 horas
Local: Fundo Social de Solidariedade
 
 
Curso Cabelos Crespos
      Também estão abertas as inscrições para o curso 'Cortes de Cabelos Crespos e Cacheados', com 19 vagas, cujas inscrições poderão ser feitas na Escola Profissionalizante 'Caminho para o Emprego', localizada na rua Dr Júlio Cardoso, 1948 - Centro. Os interessados deverão ter 18 anos ou mais, Ensino Fundamental 2 incompleto e no ato da adesão deverão apresentar o RG, CPF e comprovante de endereço.
      A capacitação é destinada para profissionais de beleza e demais interessados que desejam aperfeiçoar as técnicas para realização de cortes de cabelos crespos e cacheados. Para o bom desempenho no curso é importante que o aluno tenha habilidade no manuseio de tesouras de corte de cabelo.
      Durante as aulas, que terão início no dia 20 de maio e serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17 horas até o final de junho, em parceria com o Senac, serão abordados o visagismo aplicado ao corte, aspectos históricos e culturais, avaliação e transição capilar, higienização e condicionamento, técnicas de corte para cabelos crespos e cacheados, modelagem e finalização.
      Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3706-6590 ou WhatsApp (16) 3724-7417.

Prefeitura promove formação de professores da Educação Básica

 Formacao Porfs original

         Começou no último final de semana a formação continuada de profissionais da Educação Infantil. O objetivo é que os professores possam se aperfeiçoar e assim atender as crianças de 4 e 5 anos de forma mais direcionada, focando na oralidade, leitura e escrita.
      O projeto possui carga horária total de 126 horas de estudo, distribuída em 64 horas de formação, que serão cumpridas em 8 encontros presenciais na Secretaria de Educação e 62 horas de formação EAD.
      De acordo com Karina Duarte, articuladora municipal, o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, envolve os professores das fases I e II, e faz parte do compromisso nacional da criança alfabetizada. “O LEEI (Leitura Escrita na Educação Infantil) é uma proposta de desenvolvimento profissional e apresenta como objetivo principal a oferta de formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita. A nossa intenção é fazer com que os professores tenham esta formação, este estudo, bem intencional, para que eles possam atender de forma adequada as crianças de creches parceiras e da rede, levando sempre um ensino de qualidade”, disse.
      O primeiro encontro contou com a participação de aproximadamente 110 professores, que atuam em turmas de 4 e 5 anos das escolas municipais e creches parceiras da Rede Municipal de Ensino. “A formação destes profissionais vai impactar na aprendizagem de quase 2.750 crianças matriculados na Educação Infantil”, afirmou Karina.
      Mariane Borges Silveira é professora e formadora do projeto. Ela lembrou que anos atrás, não existia uma preocupação na formação destes alunos, mesmo sendo direito deles. “As crianças ficam nas creches e escolas de ensino infantil, participam de atividades que não eram efetivamente direcionadas à aprendizagem. Hoje isso mudou. As brincadeiras e atividades desenvolvidas com estas crianças têm uma intencionalidade, um objetivo, que é focar na alfabetização. A criança é um ser de direito e, por isso, tem direito à alfabetização. Estudos acadêmicos mostram que a criança que tem acesso à escrita, à leitura na primeira infância, terá facilidade no aprendizado futuro. A formação desses profissionais vem dar suporte para que eles proporcionem momentos de aprendizado com muito mais qualidade”, finalizou.
      O Projeto de Leitura Escrita na Educação Infantil (LEEI) é uma proposta formativa instituída pelo Decreto Federal N° 11.556, de 12 de junho de 2023, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, que almeja garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país.
 

FEAC abre chamamento para Bolsa Cultura

 Bolsa Cultura original

         Estão abertas a partir desta segunda-feira, 6, as inscrições para o Programa de Incentivo a Arte e a Cultura, que prevê um auxílio financeiro para os talentos artísticos, que desejam contribuir com suas habilidades, através do Bolsa Cultura. A iniciativa é da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), que publicou no último sábado, o extrato do edital com prazo estabelecido até o dia 31, deste mês, para que os interessados encaminhem a documentação necessária e preencham o formulário solicitado.
      O Bolsa Cultura é um instrumento também, onde a Prefeitura com amparo na legislação de estímulo as manifestações artísticas, com base na Lei 8.050, de 2014 e seus ajustes posteriores, disciplina e possibilita através do Programa de Incentivo, a remuneração dos projetos culturais desenvolvidos nas diferentes áreas.
      Os artistas interessados em participar, devem providenciar dentro do prazo estabelecido, o envio dos documentos, exclusivamente, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com a descrição: “DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO - BOLSA CULTURA 2024” e preencher os dados do projeto, que pretendem participar no link: http://www.feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos, onde o edital pode ser consultado.

Prefeitura apresenta Projeto 'Rotas Turísticas'

 Rotas Turisticas original

         A Prefeitura de Franca lançou na última sexta feira, 3, um projeto que detalha dezenas de rotas turísticas na região. Os percursos já disponibilizados no site da Prefeitura, podem ser feitos de bicicleta, moto, a pé e de carro. São trajetos que cortam áreas rurais, vegetação nativa e belas paisagens, destinadas aos praticantes de esportes de aventura.
      O projeto, idealizado pelo prefeito Alexandre Ferreira e estruturado pela Secretaria de Desenvolvimento, foi apresentado durante um encontro que reuniu o Aglomerado Urbano de Franca, representantes do Governo do Estado de São Paulo e o Comam (Consócio dos Municípios da Alta Mogiana), no auditório do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF). Durante o evento, representantes da cidade e região discutiram ações para o fortalecimento do turismo em Franca e demais cidades.
      Participaram da reunião, o presidente do Aglomerado Urbano de Franca, o prefeito Alexandre Ferreira, o presidente do Comam e prefeito de Igarapava, José Ricardo Mattar, além do subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, o coordenador da subsecretaria de Desenvolvimento Urbano, Alexandre Gomes, Luciene Leita, representando a Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, Fernando Rached Jorge, presidente da ACIF (Associação do Comércio e Industria de Franca) e o reitor da Uni-FACEF, professor Dr Alfredo José Machado Neto.
      O prefeito Alexandre Ferreira, idealizador do Projeto 'Rotas Turísticas', disse que é preciso fortalecer o turismo na região. “Temos um potencial gigantesco em volta de nós. Fora que investindo no turismo, fortalecemos a economia regional. A novidade é que agora, no site da Prefeitura de Franca, temos catalogadas mais de 70 trilhas e a expectativa é ampliar isso em breve”, disse.
      Entre as rotas turísticas cadastradas estão alguns pontos conhecidos dos atletas da região, como Morro dos Macacos, Point do Atleta, Angolinha, Angolona, entre outras. São trilhas que passam por várias cidades da região, como Cristais Paulista, Patrocínio Paulista, Rifaina e Jeriquara. Muitas destas trilhas cortam belas paisagens, morros, cachoeiras. O próximo passo, segundo o prefeito Alexandre Ferreira é catalogar em Franca e região, pontos religiosos, negócios, aventura, patrimônio, cultural, gastronômica, cervejas artesanais e café.
      De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, a próxima etapa é a instalação de um escritório em Franca, onde representantes do Governo do Estado de São Paulo atuarão diretamente para estruturar o turismo na cidade e região, realizando reuniões com mais frequência.
 
Rotas Turísticas
      Se você quer conhecer as rotas turísticas, basta entrar no site da Prefeitura pelo link (www.franca.sp.gov.br), acessar na barra superior a Secretaria de Desenvolvimento e clicar em Rotas Turísticas. Ai, é só escolher a rota e apontar a câmera do celular para o Qr code. Automaticamente, o percurso é aberto pelo aplicativo “strava”. Vale ressaltar que cada trilha apresenta uma breve descrição e nível de dificuldade. Algumas são recomendadas para as pessoas que já praticam esportes de aventura e têm preparo físico para realizar o percurso.
 
 

Franca obtém 4 medalhas de ouro nos Jogos da Melhor Idade

 Jogos da Melhor Idade original

      A movimentação para as equipes e atletas, apoiados pela Prefeitura, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) foi intensa neste final de semana, com participações em diversas competições, modalidades e alguns destaques. Entre eles, a presença na 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMIS), da 5ª Região Esportiva, disputados em Bebedouro, com 52 cidades, onde Franca conquistou quatro medalhas de ouro, na Dança de Salão (Meire & Maximiliano); Damas (Luiz Aurélio Fortunato) e nos vôleis feminino e masculino (respectivamente 70 e 60+).
      O Xadrez, Tênis de Mesa e Coreografia garantiram a medalha de prata, somando 100 pontos no geral para a cidade. Estas modalidades estão qualificadas para a etapa estadual, que vai reunir os dois primeiros colocados nas oito fases regionais, cuja disputa está programada para a última quinzena de junho, em Itatiba. Os dois vôleis fizeram as finais no domingo, o feminino 70 + venceu Jaboticabal por 2 a 0, enquanto o masculino 60+ ganhou de Bebedouro, campeão do ano passado, por 2 a 0.  A equipe feminina 60 + garantiu o terceiro lugar ao vencer Jaboticabal por 2 a 0. A natação também ficou com dois segundos lugares, no nado costas e crawl masculino e feminino.
      Para o presidente da FEAC, Mateus Caetano, foi uma participação que atendeu as expectativas e mostrou a seriedade do trabalho feito com o público da melhor idade, bem como a evolução das equipes. Ele agradeceu a dedicação e o comprometimento de todos os atletas e comissões técnicas. Das 14 modalidades, com os resultados obtidos, Franca garantiu a participação em oito delas.
 
Handebol em São Caetano
      Atuando em São Caetano, no sábado, contra a equipe anfitriã, o time de Handebol Sub-16 da FEAC/Franca venceu pelo placar de 36 a 25.  O atleta Joshua foi eleito o destaque do jogo. Voltando a quadra no domingo, diante do time do Centro Olímpico, Franca perdeu por 25 a 15. Voltará a quadra no próximo sábado, 11, no ginásio ‘Amauri Destro’, no Poliesportivo, contra o time do Hércules de Guarulhos-B.
 
Basquete feminino
      Pela Copa Centenário de Basquete, também no sábado, no ginásio ‘Pedrocão’, as equipes Sub-20 e Sub-18 tiveram dois compromissos, recebendo o Sesi Araraquara. No primeiro jogo, do Sub-20, vitória dos francanos por 46 a 41, enquanto que no Sub-18, a vitória foi de Araraquara por 55 a 41.
 
Vôlei Sub-21
      Também no final de semana, atuando no ginásio ‘Demétrio Soares’, no Champagnat, a equipe de vôlei masculino Sub-21 da FEAC/Franca, participando da APV (Associação Pró-Voleibol) Juvenil, venceu Sertãozinho por 3 sets a 1. Lembrando que o adversário foi campeão da temporada de 2023.
 
Basquete masculino
      Participando da Copa Revelar, disputada em Ribeirão Preto, o basquete masculino da FEAC, nas categorias Sub-14 e 15, venceu um e perdeu o outro jogo para o R-13 Basquete. No primeiro, Sub-14, a derrota foi de 42 a 55 e no segundo, do Sub-15, vitória por 82 a 55, com destaque nesta categoria para o pivô Sílvio Barros, cestinha com 16 pontos e 12 rebotes
 
Ginástica Artística
      Com as Categorias A e B, Franca marcou presença em Araraquara, competindo com as equipes de ginástica pela 12ª Copa Estadual de Ginástica Artística.  A competição contou com 9 equipes na Categoria B e 11 na Categoria A, cujas apresentações aconteceram no ginásio ‘Gigantão’ (Castelo Branco).
      Pela Categoria A, Kauê Lourenço, obteve ouro na barra, prata no individual geral e solo, quarto lugar no salto e sexto na paralela. Augusto Milhim Ferreira ficou em sexto lugar no salto, oitavo individual geral e segundo lugar por equipe.
      Na Categoria B, Théo Lucas Medeiros Marçal ficou em quinto solo, na paralela e individual geral. Antônio Peixoto del Poente ficou em quinto na barra, sexto na paralela e sétimo no individual geral. Arthur Lorenzo Aguiar Dias obteve a sexta colocação no solo e décimo no individual geral.

Fundo Social recebe doações para o Rio Grande do Sul

 UAB Vestibular original

      O Fundo Social de Solidariedade (Fussol) iniciou nesta segunda-feira, 6, a Campanha 'Corrente do Bem: Franca e Rio Grande do Sul', visando o recebimento de doações para às vítimas das chuvas no sul do país.    
      Poderão ser doadas água potável, produtos de higiene pessoal (escova, creme e fio dental, sabonete, shampoo e condicionador, aparelho de barbear) e materiais de limpeza (água sanitária, balde, detergente líquido e em pó, escovas e esponjas para lavar roupas, luvas, panos de chão, sacos de lixo, sabão, vassouras, dentre outros), que devem ser entregues até a próxima sexta-feira, 10, na sede do Fundo Social, que fica no segundo andar do Colégio Champagnat, 1808 - Centro, das 8h30 às 16h30. 
      As doações recebidas serão encaminhadas para o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo para o envio ao Rio Grande do Sul.
      Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fussol, pediu o apoio dos francanos para que colaborem com esta ação de extrema necessidade para sobrevivência das pessoas. "É um momento de união do país inteiro e cada um de nós tem que fazer a sua parte para ajudar às vítimas das enchentes do sul. Os francanos são muito solidários e chegou a hora de contribuir", afirmou.
      A presidente do Fundo Social alertou que a ação deve ser rápida para o atendimento das famílias necessitadas e pediu que as doações sejam entregues até esta sexta-feira para o envio ao Governo do Estado. 
      Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9311.

CRAS Nordeste é inaugurado e deve atender cerca de 20 bairros

 Inauguracao CRAS original

        A Secretaria de Ação Social inaugurou nesta sexta-feira, 3, o novo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da Região Nordeste, localizado na avenida Dr. William Azzuz, entre as vilas Gosuen e Santa Terezinha. A nova unidade contemplará cerca de 20 bairros.
         Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o prefeito Alexandre Ferreira, vereadores, a secretária de Ação Social, Gislaine Liporoni Peres, representantes do Governo do Estado de São Paulo e moradores da região.
Gislaine disse que a região merecia e aguardava um centro de referência. “Era um desejo e uma proposta no início do governo que conquistamos agora. Sempre foi uma demanda da comunidade que organizássemos uma outra unidade. Agora, além do CRAS Leporace, temos o CRAS Nordeste”, disse.
        A unidade foi construída em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, que destinou recursos financeiros para compra de equipamentos como mesas e computadores.
       O novo Centro de Referência em Assistência Social oferecerá para a população serviços de proteção e atendimento integral às pessoas em situação de vulnerabilidade, acolhida coletiva e individualizada, oficinas com famílias e ações comunitárias. Dez funcionários, incluindo psicólogos, vão atender na nova unidade.
       O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, através de encaminhamentos de diversos órgãos e setores.
       Confira os endereços e contatos dos CRAS em Franca:

CRAS Centro
Av. Chico Júlio, 2726 – Vila Chico Júlio – Telefone: (16) 3721-0209
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CRAS Leste
Rua Porto Velho, 1871 Brasilândia – Telefone: (16) 3725-2001
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CRAS Norte
Rua Ilton Barbosa Da Silva, 745 Leporace I – Telefone: (16) 3704-8515 | (16) 3703-7449
Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CRAS Oeste
Avenida Nelson Nogueira, 2730, Jardim Paulo Arquetti – Telefone: (16) 3720-7119
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CRAS Sul
Rua Zeferino José Dos Prazeres, 750 Jardim Aeroporto I – Telefone: 16 3701-7109
Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CRAS Nordeste
Avenida Dr. William Azzuz, 5999, entre as vilas Gosuen e Santa Terezinha

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais