Com a estrutura pronta e os galpões revitalizados, o Parque de Exposições 'Fernando Costa' começou a receber os animais para as exposições e provas da parte técnica da 53ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca), que tem início nesta quinta-feira, 9.
Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento, destaca que a Expoagro é um evento de oportunidades e fomento de negócios no meio agropecuário, com a presença de criadores de várias regiões, muitos atrativos, implementos e animais de genética diferenciada. Também oferecerá aos participantes, a partir da abertura, pecuaristas, técnicos e público interessado em saber mais sobre este setor estratégico da economia nacional, a possibilidade de troca de experiências em relação a todo processo de desenvolvimento dos animais, sem contar a parte de recreação e lazer, com acesso gratuito ao público, envolvendo as provas equestres, torneio leiteiro, mostra de cães, encontro de muladeiros, dentre outras atividades.
Com entrada dos primeiros animais e a continuidade nos dias seguintes, os primeiros eventos técnicos envolverão os equinos da raça Mangalarga Paulista, com a exposição entre os dias 9 e 11, deste mês e os julgamentos de pista nos dois últimos dias. Na sequência, serão recebidos os animais da raça Gir para exposição de 14 a 18, período em que acontece também o Torneio Leiteiro desta raça.
Os bovinos da raça Nelore chegam a partir do dia 16 e participam da exposição e o julgamento de pista nos dias 17 e 18, com a presença de 70 a 120 animais. Neste mesmo período, entre os dias 17 e 19, chegarão os muares e o Parque Fernando Costa recepciona o 14º Encontro de Muladeiros, com as provas com mulas e burros. A Secretaria de Desenvolvimento tem a previsão ainda de receber na última semana, lotes de animais das raças Guzera e Senepol.
A estimativa, considerando a presença dos equinos, bovinos e muares das provas equestres e da Expocães, é que passem durante este período pelo Parque Fernando Costa, mais de 1 mil animais.
Homenagem especial
Uma das atividades programadas para esta edição da Expoagro é a homenagem especial a ser oferecida pela organização a criadora de bovinos, Maria Tereza Lemos Costa Calil, mais conhecida como ‘Tóla’. Seu legado será celebrado como uma forma de reconhecimento às contribuições feitas para a comunidade de criadores de gado da raça Gir Leiteiro durante todos estes anos.
Os equinos da raça Mangalarga Marchador, poderão ser vistos na exposição de 23 a 25, do mesmo mês, com o julgamento nos dois últimos dias, evento em conjunto com o Núcleo Mangalarga da Alta Mogiana.
Outras atrações
Com entrada gratuita, no dia 18, terá a Prova dos Três Tambores, em que os participantes realizam um percurso determinado, contornando três tambores dispostos de forma triangular no menor espaço de tempo. A participação da raça Quarto de Milha, incluindo o Team Penning*, será realizada no dia 25 de maio, consistindo em uma prova de habilidade, velocidade, agilidade em equipes de três competidores
Ranch Sorting ou ‘escolha do gado’ será no dia 26, último dia da parte de shows, uma prova de velocidade em que dois cavaleiros devem apartar e transferir dez cabeças de gado de um curral para o outro em sequência determinada, através de sorteio feito pelo juiz.
Ainda no dia 18, haverá a Exposição de Abelhas, ressaltando a importância que tem para o meio ambiente, auxiliando positivamente no aumento da produção de frutíferas em geral. Já no dia 26, haverá a 27ª edição da ExpoCães, onde as pessoas poderão desfilar com seus pets, com premiações e outras surpresas. A entrada terá caráter solidário, onde está sendo solicitado um quilo de ração aos inscritos.