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Guarda Municipal recebe novos investimentos e equipamentos de segurança

Equipamentos Guarda Civil original
 
      A Prefeitura entregou na tarde desta segunda-feira, 78 equipamentos não letais para os agentes da Guarda Civil Municipal. Ao todo, foram 72 sprays de pimenta de 125 gramas e 6 de gás lacrimogênio de 450 gramas. O valor total de investimentos, com recursos da Prefeitura, é de mais de R$ 24 mil.
      Marcus Araújo, secretário de Segurança, explicou que os itens serão importantes durante o trabalho e as ações da corporação. “É uma arma de incapacitação momentânea do indivíduo que, se dependendo da situação, o guarda está atendendo uma ocorrência, a pessoa está um pouco agressiva, o guarda se defende através desse equipamento, para que se evite o uso de força”, disse.
      De acordo com o prefeito Alexandre Ferreira, que fez a entrega dos equipamentos, cada agente da Guarda terá um spray de gel de pimenta e cada uma das viaturas ganhará um equipamento de gás lacrimogênio. “Isso vai garantir mais segurança aos nossos agentes e, consequentemente, um melhor serviço prestado à população. Nossos guardas são treinados e preparados para utilizar essas novas ferramentas. Atrelado a isso, a gente já fez outros investimentos na GCM, como a entrega de novas viaturas, drones, uniformes completos. O trabalho de estruturar a Guarda com equipamentos, materiais de segurança e, principalmente, armas não letais é para melhorar a qualidade do serviço que ela já presta e que é muito bom”, finalizou.
 

Desenvolvimento orienta MEIs para regularização após desenquadramento

Sala do Empreendedor original
 
      Os MEIs (Microempreendedores Individuais) que perderam o prazo para regularização e foram desenquadrados têm a oportunidade de resolver a situação. As informações são da Secretaria de Desenvolvimento, que oferece atendimento e orientações no Paço Municipal.
      A medida de exclusão, por parte da Receita Federal até 31 de dezembro de 2024, ocorre quando o MEI ultrapassa o limite de faturamento anual de R$ 81 mil, contratar mais de um empregado ou não paga as guias do DAS. Aqueles que foram excluídos e desejam retornar ao regime simplificado devem estar atentos para regularizar eventuais pendências junto à Receita Federal.
      Para normalizar, a Secretaria de Desenvolvimento orienta o microempreendedor a resolver todas as pendências de dívida ativa junto à Receita Federal, o que pode ser feito, através de pagamento à vista ou parcelamento dos débitos. A regularização deve ser realizada pelo Portal do Simples Nacional ou pelo Portal e-CAC do site da Receita Federal, utilizando uma conta Gov.BR de nível prata ou ouro ou um certificado digital.
      Após a resolução, é possível fazer um novo enquadramento através do link https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Servicos/Grupo.aspx?grp=t&area=2 . Caso o contribuinte tenha sido excluído também do Simples Nacional, primeiro deve fazer a opção pelo 'Simples Nacional' no endereço https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Servicos/Grupo.aspx?grp=t&area=1fazer e fazer a opção pelo MEI.
      Em caso de dúvidas, o microempreendedor pode procurar a Sala do Empreendedor, no horário das 8 às 16 horas, na Prefeitura, que fica na rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova. O local oferece orientação sobre o processo de desenquadramento, assistência na regularização de dívidas, esclarecimento de dúvidas e apoio, facilitando a vida dos empreendedores e garantindo que estejam em conformidade com as exigências legais.
      Para mais informações, basta entrar em contato pelo WhatsApp (16) 3721-4669.

IPTU com desconto de 10% pode ser pago até quarta-feira

Central de Atendimento original
 
      Os contribuintes de Franca têm até esta quarta-feira, 15, para pagar em cota única, com desconto de 10%, o IPTU 2025 (Imposto Predial Territorial e Urbano). Para facilitar o pagamento, a Secretaria de Finanças inseriu no boleto o QR-Code, através do qual as pessoas podem fazer Pix, utilizando os aplicativos bancários.
      Um levantamento da secretaria aponta que cerca de 55% utilizaram esta forma de pagamento.
      Os boletos estão disponíveis para impressão desde o dia 2 de janeiro, através do site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/pmf-iptu/, onde a pessoa deverá informar os números do cadastro ou controle de cadastro do imóvel. Os carnês continuam sendo entregues nas residências cadastradas pelos contribuintes.
      Depois do dia 15 de janeiro, os contribuintes terão uma segunda  opção de pagar em cota única, com desconto de 5% até o dia 15 de fevereiro. 15 de março é último prazo para o pagamento em cota única sem desconto ou para aderir ao parcelamento.
      Quem optar pelo pagamento em cota única concorrerá, no final de março, a primeira parcela do prêmio 'IPTU em Dia' que a Prefeitura paga em duas etapas. O valor total com as atualizações deste ano é de R$ 166,9 mil. A primeira metade, de R$ 83.450,00, será sorteada na última Loteria Federal do mês de março e a última no Natal. Para levar o prêmio, o contribuinte não pode ter nenhum débito com a Prefeitura até o final deste trimestre.
 
Onde imprimir a segunda via
      Para as pessoas que não conseguirem imprimir em casa a segunda via do IPTU, a Prefeitura oferece quatro locais de atendimento presencial:
 
8h30 às 16 horas
- Central de Atendimento (rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova).
 
8 às 16 horas:
- EMEB  ‘Profª Dorothea Paulino Ferro’ (rua Joaquim Machado, 580, Vila Rezende);
- EMEB ‘Profº Florestan Fernandes (rua Raquel Jacinto Mesquita, 930, Jardim Vera Cruz)
- Secretaria de Segurança (Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais.
      É indispensável que a pessoa tenha em mãos o boleto do ano anterior, contendo os números do cadastro ou controle de cadastro para facilitar a localização.
 
Impostos em atraso
      Os contribuintes com impostos em atraso do ano passado podem pagá-los utilizando a guia que deve ser emitida no site da Prefeitura, no Serviço de Dívida Ativa, no link https://www.franca.sp.gov.br/pmf-divida-ativa/. As pessoas que desejarem parcelar devem procurar o Setor de Dívida Ativa ou enviar o pedido com os dados do imóvel no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e ou no Regularize Zap (16) 3711-9102 e receberão as orientações sobre como proceder.

Dois shows abrem o ‘Música ao Alcance de Todos’ deste ano

coreto da Estacao 2 original
 
      Duas apresentações musicais programadas para este final de semana abrem a temporada 2025 do Projeto ‘Música ao Alcance de Todos’, uma neste sábado e outra no domingo. Para quarta-feira, 15, marcando a inauguração do novo espaço do Fussol, na rua Major Mendonça, um outro show está previsto a partir das 16h30.
      Idealizados pela Prefeitura, em parceria com o Instituto Três Colinas (ITC), os shows musicais objetivam oferecer entretenimento gratuito à população e valorizar os talentos artísticos da cidade.
      Para este sábado, 11, a apresentação ocorrerá a partir das 10 horas, no Coreto da Praça Sabino Loureiro, na Estação, tendo como atração o cantor Eduardo Ribeiro.
      Para o domingo, 12, a partir das 9h20 até às 11h30, Tunico Magno leva sua música para o Complexo Poliesportivo, no Residencial Paraíso. Para a apresentação na quarta-feira, 15, o convidado é Tiago Bertoloni.
 
Oficinas de Improvisação Teatral e Escrita Crônica
      Duas oficinas culturais gratuitas serão oferecidas na tarde deste sábado, 11, uma sobre 'Improvisação Teatral e Contação de Histórias' na Praça da Juventude, no Jardim Redentor e outra sobre ‘Escrita Cômica’ no Instituto Práxis, na Estação. As duas iniciativas são gratuitas e fazem parte dos projetos da Lei Federal Paulo Gustavo.
      Na Praça da Juventude, cujas inscrições dos interessados foram recebidas previamente, as atividades teóricas e práticas serão das 14 às 18 horas, conduzidas pelas equipes do Grupo de Teatro Improviso Tupiniquim. Quem tiver interesse em acompanhar e participar, basta se apresentar no local, pois havendo vagas remanescentes serão incluídos. A Praça da Juventude fica na rua Joaquim Cândido Guilhobel, s/n.
 
Escrita Cômica
      Na rua Diogo Feijó, 1956, Estação, sede do Instituto Práxis (IPRA), o escritor e dramaturgo, Caetano Barsoteli, ministra a Oficina de Dramaturgia sobre ‘Escrita Cômica’, das 14 às 17 horas.  A iniciativa faz parte da contrapartida do projeto embasado no livro  “Mesa para Um',  de autoria de Barsoteli, produzido e direcionado a incentivar o hábito de leitura, contemplado pelo edital de chamamento do 'Bolsa Cultura'. Os organizadores orientam que as pessoas levem lápis, canetas, cadernos, notebook e outros materiais para escrita. 
 

Administração divulga notas, classificação e homologação de concursos públicos

Predio da Prefeitura original
 
      A Secretaria de Administração e Recursos Humanos divulgou nesta sexta-feira, 10, no Diário Oficial, os editais das etapas finais dos seis Concursos Públicos (CP) realizados no final de 2024.
      Foram publicadas a classificação final e a homologação do Concurso Público 07/24, destinado ao emprego de arquiteto.
      Do Concurso 08/24, foram divulgados os editais de decisões de recursos da entrevista de heteroidentificação, da classificação preliminar, a classificação final e a homologação. Este processo está sendo feito para as funções de Agente de Apoio ADM - PPI/VS, Agente de Controle de Vetores -PPI/VS, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Necrópsia, Auxiliar de Saúde, Bibliotecário, Biologista, Biólogo, Cirurgião Dentista Buco Maxilo Facial, Contador, Desenhista, Desenhista Projetista, Economista, Enfermeiro do Trabalho, Enfermeiro - PPI/VS, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal Sanitário, Fisioterapeuta, Lavador / Lubrificador de Máquinas e Veículos, Médico Veterinário, Médico Veterinário PPI/ VS, Museólogo, Profissional de IEC - PPI/VS, Secretário de Escola, Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem - PPI/VS, Técnico em Segurança do Trabalho, Terapeuta Ocupacional e Topógrafo.
      Para o CP 09/24, podem ser consultadas as decisões de recursos e retificação de notas das provas dissertativas, de notas das provas práticas, títulos e convocação para entrevista de heteroidentificação. Para esta fase, os candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos e que tenham sido habilitados na prova objetiva, serão submetidos no dia 19, deste mês, a partir das 9 horas, na Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 - Parque Francal), ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros para concorrer às vagas reservadas. A pessoa deverá comparecer com 30 minutos de antecedência do horário marcado para o seu início, munida do documento de identidade original, bem como a autodeclaração, em formato original, conforme modelo disponível no edital do concurso; duas fotos recentes, sendo uma frontal e outra de perfil (contorno do rosto visto de lado), do topo da cabeça até o final dos ombros, com cabelo solto, com boa iluminação, fundo branco, sem maquiagem, sem filtros de edição, com boa resolução, com tamanho mínimo 10x15, colorida, impressa em papel fotográfico e datada na revelação há, no máximo, 30 dias da data do edital de convocação para a entrevista. Após a entrevista de heteroidentificação, a próxima etapa será a divulgação da classificação e homologação. Este concurso é destinado para Coordenador Pedagógico, Eletricista, Jardineiro, Marceneiro, Professor PEB I - Educação Musical, Professor PEB II - Biologia,  Professor PEB II - Ciências, Professor PEB II - Física, Professor PEB II - Filosofia, Professor PEB II - Geografia, Professor PEB II - História, Professor PEB II - Matemática, Professor PEB II – Português, Professor PEB II - Química, Professor PEB II - Sociologia  e Soldador.
      Do CP 10/24, os editais publicados são para as decisões de recursos da entrevista de heteroidentificação e classificação preliminar, divulgação de classificação final e a homologação para os empregos substitutos de Agente de Saúde Pública – PSF, Coordenador Pedagógico, Enfermeiro PPI/VS, Enfermeiro, Escriturário, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico da Família, Médico Emergencialista Clínico Geral, Médico Emergencialista Pediatra, Médico Endocrinologista, Médico Especialista em Ultrassonografia Ginecológica e Obstetrícia, Médico Geriatra, Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Homeopata, Médico Mastologista, Médico Neurologista Clínico Geral, Médico Oftalmologista, Médico Oncologista, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pneumologista, Médico Pneumologista Cirurgião Torácico, Médico Proctologista, Médico Psiquiatra Adulto, Médico Psiquiatra Infantil, Médico Reumatologista, Médico Vascular, Professor PEB I – Educação Básica,  Professor PEB I - Educação Musical, Professor PEB II- Biologia, Professor PEB II - Ciências, Professor PEB II - Educação Física, Professor PEB II - Filosofia, Professor PEB II- Geografia, Professor PEB II - História, Professor PEB II - Inglês, Professor PEB II- Matemática, Professor PEB II- Português, Professor PEB II- Química, Profissional IEC – PPI/VS, Psicólogo, Técnico em Enfermagem – PPI/VS, Técnico em Enfermagem e Técnico em Raio-X.
      Para o CP 11/24, destinado para médicos especialidades de Cabeça e Pescoço, Cardiologista, Cardiologista Infantil, Dermatologista, Emergencialista Clínico Geral, Emergencialista Pediatra, Endocrinologista Infantil, Médico – Família, Fisiatra, Geriatra, Ginecologista/Obstetra, Hematologista, Infectologista, Neurocirurgião, Neurologista Clínico Geral, Neurologista Infantil, Oftalmologista Retinólogo, Oncologista, Oncologista Infantil, Ortopedista, Ortopedista Infantil, Otorrinolaringologista, Patologista, Pediatra, Pneumologista, Pneumologista Cirurgião Torácico, Pneumologista Infantil, Psiquiatra Adulto, Reumatologista e Médico Vascular, foram divulgadas a  classificação e a homologação.
      Já para o Concurso 12/24, que está em andamento para motorista substituto, poderão ser consultadas a decisão de recursos de notas das provas práticas e a classificação. Caso não concorde com o resultado, o candidato poderá apresentar recurso, pelo site do IBAM - https://novo.ibamspconcursos.org.br/login/, no link “Recursos”, preencher o formulário e enviá-lo nos dias 13 e 14 de janeiro. Após este prazo de recursos para a classificação, será publicada a homologação.
      As publicações poderão ser conferidas pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2685-10012025.pdf.
 

Meio Ambiente intensifica recuperação de estradas rurais

manutencao em estradas rurais original
 
      A Prefeitura de Franca segue trabalhando na conservação das estradas rurais e espaços públicos. A Secretaria de Meio Ambiente, responsável por essas ações, realiza reparos, limpezas e substituições necessárias para garantir a segurança dos motoristas.
      Nesta semana, as equipes estiveram concentradas nas estradas Santo Antônio e Nego Elói, entre Franca e Ibiraci. Cerca de 15 quilômetros foram recuperados. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, além das estradas municipais de terra, o trabalho também é feito em ruas não pavimentadas. Nos últimos dias, cerca de 10 quilômetros no Parque dos Ipês receberam melhorias.
      Na maioria das vezes, as estradas de terra são margeadas por dezenas de propriedades rurais, onde existem desde produtores de leite a pessoas que cultivam hortaliças, legumes e até plantações de uvas. A manutenção busca oferecer condições seguras para os usuários em seus deslocamentos, pois além do fluxo diário destes produtores, as estradas são corredores por onde circulam ônibus e vans escolares que transportam estudantes até a cidade.
      Por ano, cerca de 240 quilômetros de estradas rurais recebem a manutenção. São utilizados maquinários para fazer o patrolamento, nivelamento, colocar cascalhos e manutenção de mata-burros. O trabalho é feito nas divisas com Ibiraci, Claraval e Ribeirão Corrente.
 

Uni-Facef abre inscrições para vagas remanescentes

UNIFACEF original
 
      O Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) está com inscrições abertas até o dia 15 de janeiro para as vagas remanescentes do processo seletivo 2025. Há oportunidades para novos alunos e os estudantes que estão matriculados em outras instituições e desejam transferência.
      O edital contendo as informações está disponível no link https://inscricoesgrad.unifacef.com.br/procsel/2025-04/. As inscrições são para os 1º, 3º, 5º e 7º semestres dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Letras (Português), Letras (Português/Inglês), Matemática, Psicologia e Sistemas de Informação.
      As adesões deverão ser feitas até às 10 horas do próximo dia 15, sendo que a prova ocorrerá no mesmo dia, às 19 horas, no formato on-line. Os resultados estarão disponíveis no site do Uni-Facef no dia 16 de janeiro, a partir das 16 horas, e as matrículas deverão ser feitas entre os dias 20 e 21, deste mês.
      De acordo com o edital, a taxa de inscrição é de R$ 70 e a prova consistirá em uma redação, escrita na norma padrão da Língua Portuguesa, com duração de 1h30. Deverá ser elaborado um texto dissertativo-argumentativo. Os interessados que não tiverem computador, celular ou internet estável poderão fazer a avaliação na própria universidade, sendo necessário entrar em contato pelo telefone (16) 3713-4609 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
      Os alunos que já possuem curso superior ou são candidatos à transferência deverão se inscrever e entregar, até o dia 15, os documentos pessoais e de graduação ou matrícula (originais e cópia) na Secretaria de Graduação da Unidade 2, na avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, nos seguintes horários: das 8 às 11h30; das 14 às 16 horas; ou das 19 às 20h30.
 
Bolsas
      A universidade conta com três tipos de bolsas para quem deseja fazer uma graduação. Além do Bolsa Universidade, da Prefeitura de Franca, cujo edital de inscrições será publicado nos próximos dias, há o Programa 'Bolsa Uni-Facef', que oferta de 5 a 30% de desconto em todos os cursos. "O processo é feito por uma comissão da própria instituição. São 60 bolsas e teremos início nestes descontos em março", explicou José Alfredo de Pádua Guerra, reitor do Centro Universitário Municipal Uni-Facef.
      A universidade oferece, ainda, um desconto por mérito acadêmico. Semestralmente, os primeiros três alunos de cada curso recebem diplomas de honra ao mérito pelas notas, sendo que o primeiro colocado recebe desconto de 10% na mensalidade.
      Estas medidas, de acordo com José Alfredo, contribuem com a cidade por incentivarem os alunos a se dedicarem cada vez mais aos estudos e resultarem em uma renúncia mensal na receita de quase R$ 3 milhões por ano.
      Informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3713-4688.
 

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