Um levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde apontou que até esta quarta-feira, 9, foram agendadas 1.981 consultas de ginecologia pelo Programa 'Mais Consultas', desde o início do projeto em 13 de dezembro de 2.021, porém foram prestados 1.144 atendimentos, o que representa uma ausência de 837 pacientes, com um percentual de 42,25%. Dos 1.144 atendimentos efetuados, 42 foram para retornos.
A Secretaria de Saúde informa que estão sendo beneficiadas pelo programa, as mulheres que fizeram o pré-cadastro na rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS), que deverão manter os seus telefones atualizados para o agendamento. Os contatos são feitos pela secretaria, que oferece às pacientes, as datas e horários disponíveis para o atendimento com o especialista, que está sendo prestado às segundas-feiras, das 7 às 18h e às terças-feiras, das 13 às 18h.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, reforça a necessidade das pessoas comparecerem ou então, avisarem com antecedência, pois uma outra paciente pode ser chamada para o atendimento. Os contatos devem ser feitos pelos telefones 3707-4900 ou 0800-540-9000.
O Programa
Para a realização do Programa "Mais Consultas", com a oferta de 4,5 mil consultas de ginecologia, a Prefeitura contratou, através do credenciamento público, uma clínica habilitada que está acolhendo as pacientes, com data e horários marcados, com recursos próprios de cerca de R$ 400 mil. O valor unitário pago para os procedimentos é de R$ 66,67, estabelecido pelo Decreto Municipal de novembro passado, tendo como base um levantamento de preços médios de consultas da especialidade, realizado pelos técnicos da Secretaria de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.