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Prefeitura publica Decreto para regularização fundiária e urbana

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     O prefeito Alexandre Ferreira apresentou nesta quarta-feira, durante a cerimônia realizada, no gabinete, com transmissão ao vivo, pela página oficial da Prefeitura, no Facebook, o decreto 11.433, que estará sendo publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, tratando sobre a Regularização Fundiária Urbana de Interesse Específico (REURB-E), para os Núcleos Residenciais e de Recreio. Em seu pronunciamento, o prefeito enumerou os esforços que vêm sendo feitos, citando as diversas áreas da administração, com muito diálogo envolvendo a comunidade, no sentido de gradativamente ir resolvendo as pendências e garantir um futuro melhor à cidade e a população.
     Alexandre Ferreira observou que esse Projeto da REURB-E foi construído coletivamente, com pessoas da área, participações diretas e anuência do Ministério Público do Meio Ambiente, representado pelos promotores Paulo César Correia Borges e Carlos Henrique Gasparato. Ressaltou que, por conta das providências já encaminhadas, foi possível regularizar a situação de 256 famílias, com imóveis nos conjuntos de apartamentos do Parque Vicente Leporace, que agora têm segurança jurídica e poderão ter as escrituras que lhes assegurem o direito de propriedade.
 
 
Chácaras clandestinas 
     Uma outra preocupação contemplada a partir desse decreto é a permissão para que os cerca de 60 núcleos de moradias nos arredores da cidade (chácaras de recreio), possam ter sua documentação regularizada. Alexandre Ferreira afirmou que existem, em torno de 2 mil proprietários, que adquiraram seus imóveis há décadas, porém sem o título de propriedade que a legislação exige.
     Tendo como base a Lei Federal 13.465, de 2017, a REURB-E é mais um dos instrumentos que a Prefeitura coloca à disposição para ajudar na organização de uma estrutura deficiente, que se arrastava há décadas, desafiando diversas administrações. 
     O prefeito destacou a aprovação do novo Código de Edificações, dos cerca de 12 mil processos que encontrou parados no início de 2.021, referentes às autorizações para construções, da criação do Alvará na Hora, modernizando e simplificando os procedimentos para quem deseja construir, sem falar da ‘Outorga Onerosa’, que permite a regularização de imóveis, em desacordo com a legislação. 
 
 
Objetivos da REURB-E
     Para permitir que as pessoas regularizem os documentos de seus imóveis, sejam eles urbanos ou em espaços irregulares, elas deverão observar os dispositivos contidos no decreto, compreendendo as providências jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes, conforme a legislação em vigor.
     Com a instituição no município da REURB-E, a Prefeitura avança com o objetivo de oferecer condições não só para a identificação dos núcleos urbanos informais, mas organizá-los e assegurar a prestação de serviços públicos aos seus ocupantes, de modo a melhorar a qualidade de vida; ampliar o acesso à terra urbanizada pela população de baixa renda, de modo a priorizar a permanência dos ocupantes nos próprios núcleos urbanos informais, a serem, posteriormente, regularizados; promover a integração social e a geração de empregos e renda, e, concretizar o princípio constitucional da eficiência na ocupação e no uso do solo.
     A regularização fundiária, denominada como Reurb-E, aplica-se aos núcleos urbanos residenciais e de recreio informais, ocupados por população não qualificada como de baixa renda, e comprovadamente existentes até 22 de dezembro de 2.016, nos termos do disposto na Lei Federal, que serviu de base para elaboração desse instrumento.
 

Educação faz busca ativa para preencher mais de 420 vagas em creches

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     A Secretaria de Educação iniciou nesta semana, um trabalho de busca ativa, visando localizar as famílias de crianças inscritas na Central de Creches, que foram contempladas com vagas em unidades parceiras do município, porém não foram encontradas. 
     A ação foi adotada, após a publicação de duas convocações, no Diário Oficial do Município, no primeiro bimestre deste ano, com o chamamento de 2.169 crianças para matrículas, além de inúmeras e infrutíferas tentativas de contato com os responsáveis pelas crianças, que estão na lista de espera por uma vaga em creches.  
     Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que estão disponíveis 422 vagas remanescentes e para o preenchimento dessas oportunidades, equipes da secretaria, compostas por assistentes sociais, pedagogos e estagiários da Seção de Creches, farão uma visita aos endereços cadastrados, com o objetivo de localizar e conhecer as famílias das crianças mais vulneráveis, que aguardam por vagas em creches. "Nosso papel de educador, além de mediar, observar e contextualizar, é também intervir diretamente na realidade de nossas crianças. Vamos fazer todo o esforço para atender essas crianças que precisam das nossas unidades", reforçou.
     A secretária destacou também o trabalho que vem sendo realizado pela equipe da Seção de Creches, desde o ano passado, para o planejamento, organização e remanejamento das vagas na cidade, o que já resultou na redução de 50% da lista de espera. 
     Segundo ela, no ano passado, 3.689 crianças aguardavam por uma vaga em creche e, neste ano, o número caiu para 1.970 pessoas. A quantidade de oportunidades disponibilizadas este ano também subiu para 11.130 contra 10.293, em 2021, totalizando 837 vagas abertas.
     Atualmente, estão matriculadas e sendo atendidas nas creches e creches-escolas parceiras do município, 10.708 crianças, sendo 3.225 pessoas a mais, em comparação com o ano anterior, que foi de 7.483 crianças.
     Márcia Gatti reforçou as ações e os projetos, que estão sendo realizados para a ampliação de vagas nas unidades. Atualmente, estão em andamento, obras de reforma e ampliação de oito creches, nos bairros Santa Hilda, Luíza, Pulicano, Peres Elias, Franca Polo Clube, Tropical e Palmeiras, que vão possibilitar a abertura de 400 novas vagas, com investimentos superiores a R$ 4,6 milhões.
     Aliada a todas essas questões, a secretária orientou para que as famílias inscritas na Central de Vagas em Creches, mantenham seus cadastros, com endereço e telefones sempre atualizados, visando a localização de contatos por parte da Secretaria de Educação.
     A Central de Vagas em Creches fica na sede da Secretaria de Educação, na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9246 e 9242.
 

Saúde prepara mutirão para reforçar imunização dos idosos

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     A Secretaria de Saúde anunciou para este sábado2 de abril, um novo mutirão, desta vez, para o atendimento dos idosos, visando ampliar a imunização da quarta dose da vacina contra a Covid-19 e também a aplicação do imunizante contra a Influenza.
     Desta forma, o atendimento neste sábado será, exclusivo, para a aplicação da quarta dose para idosos, que tenham 70 anos ou mais, observando o intervalo de 4 meses da terceira dose e a antecipação da vacina contra a Influenza para pessoas, com idade de 60 anos ou mais, cujo atendimento será iniciado em todo o Estado, apenas na próxima semana.
     Segundo a Secretaria de Saúde, até esta terça-feira, 1.631 idosos receberam a quarta dose da vacina contra a Covid-19, de um público estimado em 23.566 pessoas. Já a Campanha de Vacinação contra a Influenza imunizou 427 francanos.
     A relação dos postos de vacinação, que estarão funcionando das 8 às 12h30, será divulgada nos próximos dias.
     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orientou que as pessoas nesta faixa etária, que estiverem aptas a receber as vacinas, aproveitem essa oportunidade e compareçam nas unidades neste sábado, visando a complementação do ciclo vacinal. 
     Para o recebimento das vacinas, que poderão ser aplicadas simultaneamente, com segurança, os interessados deverão apresentar, obrigatoriamente, o CPF e o cartão para comprovação das doses anteriores.

Confira a programação da Vacinação contra a Covid-19 para quinta-feira

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     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para esta quinta-feira, 31, contempla 12 postos de vacinação, com horário de funcionamento, a partir das 8h às 16h. 
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
     Para esta quinta-feira, 31, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada nas UBS’s Brasilândia, Progresso e Horto, das 8h às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
 1ª E 2ª DOSES (6 ANOS A 11 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para crianças de 6 a 11 anos da vacina Coronavac estarão disponíveis nas UBS's Paulistano, Ângela Rosa, Luíza e Guanabara, das 8h às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª E 2ª DOSES (12 A 17 ANOS) / 2ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (70 ANOS OU MAIS) / 3ª E 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira e a segunda doses para pessoas com 12 a 17 anos, segunda e terceira doses para adultos, com 18 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer e a quarta dose para idosos, com 70 anos ou mais, poderão ser recebidas nesta quinta-feira, na UBS Paulista, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
     As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
 
1ª E 2ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para pessoas com 12 anos ou mais estarão disponíveis nas UBS's Paulistano, Ângela Rosa, Luíza e Guanabara, das 8h às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
 
 
1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 70 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
     A primeira e a terceira doses da vacina Janssen para pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da quarta dose para idosos com 70 anos ou mais, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis nas UBSs Aeroporto 3, Santa Terezinha e Estação, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 
 
 
2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 70 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA
     A segunda e a terceira doses da vacina Astrazeneca para pessoas com 18 anos ou mais, além da aplicação da quarta dose para idosos com 70 anos ou mais, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, poderão ser recebidas nesta quinta-feira, na UBS Santa Clara, das 8 às 16h, mediante a apresentação do comprovante de recebimento das doses anteriores. 
 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

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     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta quinta-feira, 31, estarão disponíveis as UBS's Planalto, Aeroporto 1, São Sebastião e Leporace, funcionando das 8h às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
INFLUENZA
     A Campanha de Vacinação contra a Influenza prosseguirá nesta quinta-feira, nas UBS's Santa Clara, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Estação, das 8 às 16h, destinada, exclusivamente, nesta primeira fase, para os idosos acima de 80 anos.
 

Prefeitura investirá R$ 825 mil em revitalizações de praças

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     O prefeito Alexandre Ferreira anunciou nesta semana, um conjunto de benfeitorias em espaços públicos na Estação e região central da cidade, junto com as obras de reforma e transformação do prédio da Antiga Mogiana, em um centro comercial. Entre elas, constam a revitalização de três importantes praças, a Sabino Loureiro, na Estação, 9 de Julho e Dom Pedro II, estas duas últimas no centro da cidade.
     A Secretaria de Infraestrutura está com os respectivos projetos elaborados e foram publicados na edição de terça-feira, do Diário Oficial, os editais com as três tomadas de preços, onde as empresas interessadas em conhecer os detalhes, poderão consultá-los pelo link (https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2006-29032022.pdf), com prazos entre os dias 19 e 20 de abril para a apresentação das propostas. Devem fazê-lo, seguindo as normas estabelecidas junto à Comissão Permanente de Licitações, na sala 3, Secretaria de Finanças (rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova).
     A praça 9 de Julho, entre as ruas Ouvidor Freire e Voluntários da Franca, receberá a execução de obras de acessibilidade aos usuários e todo o aspecto urbanístico. O valor a ser investido é de R$ 225 mil  e o prazo para entrega das propostas é o dia 19 de abril, às 14h.
     Para a praça Dom Pedro II, que fica em frente à Santa Casa de Misericórdia, os investimentos previstos são da ordem de R$ 360 mil. Entre os equipamentos projetados estão obras de acessibilidade, instalação de sanitários, melhorias gerais da urbanização e iluminação. As propostas devem ser entregues até às 9h30, do dia 20 de abril.
     Na praça Sabino Loureiro (entre as ruas Frei Germano, Voluntários da Franca e General Carneiro), também estão previstas a construção de sanitários públicos, obras de acessibilidade e benfeitorias gerais nos espaços verdes, na jardinagem em geral, além do reforço da iluminação. As propostas serão recebidas até o dia 20 de abril, às 14h, onde a previsão de investimentos é de R$ 240 mil.
 

Guarda Civil flagra e autua infratores por crime ambiental

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     A Guarda Civil Municipal vem intensificando suas ações para inibir a destinação irregular de materiais e entulhos em áreas públicas da cidade.  Nesta terça-feira, duas ocorrências caracterizadas como crime ambiental foram registradas, onde os responsáveis foram devidamente autuados e responderão perante a JARIAMB (Junta de Autuação e Recursos de Infrações Ambientais), além do Ministério Público Ambiental.
     Para cuidar dos diversos espaços espalhados pela cidade, a Secretaria de Meio Ambiente tem mantido, diariamente, uma frota de caminhões e máquinas, exclusivamente, para essas operações. Junto, a Prefeitura investe também na conscientização ambiental, com ações de limpeza em APPs (Àreas de Preservação Permanente), palestras em escolas e fixação/reposição de placas de proibição sobre a destinação desses materiais em praças, canteiros de avenidas e nessas áreas de maior incidência de ocorrências contra a legislação ambiental.
     Durante o fato registrado na terça-feira, uma das equipes da Guarda Civil constatou e autuou dois infratores no fim da tarde e começo da noite. A primeira ocorrência, em uma área próxima à estrada dos Bagres II, adiante do bairro City Petrópolis e a outra na estrada Alberto Carraro, na mesma região. Dados de 2.021 e deste ano sinalizam que foram auto lançados em torno de 300 autuações, sendo em torno de 50, nos primeiros meses deste ano. Do ano passado e deste, o resultado em valores lançados está na ordem de R$ 178,3 mil. As infrações processadas e não quitadas serão inscritas em Dívida Ativa e cobradas judicialmente, se for o caso. O valor mínimo para uma multa ambiental é de R$ 540,00.
     A Guarda Civil reforça que, além das punições previstas no Código Ambiental, essas pessoas vão responder por crimes ambientais no Ministério Público. As denúncias devem ser pelos telefones 153 e (16) 3724-1033

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