A Prefeitura de Franca, baseada em Nota Técnica Médica (Nº 05/2020 – Secretaria Municipal de Saúde) emitida e assinada pela Diretora Técnica do Pronto Socorro Municipal Adulto Dr. Álvaro Azzuz Dra Cláudia Poubel Marques e pelo médico plantonista Dr Gustavo Cavalcanti Dutra Eichenberger, adotará a recomendação medicamentosa descrita abaixo para prevenção e tratamento precoce da COVID 19.
A Nota Técnica (NT), por sua vez, está amparada no documento federal denominado “Orientações do Ministério da Saúde para Manuseio Medicamentoso Precoce de Pacientes com Diagnóstico da COVID 19”, com data de 20 de maio de 2020, tendo, portanto, lastro técnico do Ministério da Saúde.
Como esclarece a NT, “Os medicamentos serão receitados pelos médicos da Rede Municipal de Saúde, com o intuito de prevenir ou conter a doença COVID 19, ou seja, em pacientes sintomáticos leves que estejam aguardando o resultado do exame do tipo PCR RT*, feito através de SWAB”**
A Prefeitura reafirma sua preocupação primordial com a preservação da vida das pessoas e que a orientação de indicação do tratamento precoce contra COVID 19 respeitará a conduta e autonomia médica em receitar para seus pacientes os remédios indicados na NT.
Importante ressaltar o que também está explícito na NT, que “em qualquer medicamento receitado pelo médico ao paciente, seja para profilaxia ou tratamento precoce, deverá ser assinado Termo de Consentimento do Paciente (...).
A prefeitura de Franca esclarece que não se trata de um “Protocolo”, mas sim de uma “Recomendação”, portanto, não haverá distribuição gratuita dos medicamentos na Rede Municipal de Saúde.
Segue abaixo a relação dos remédios que compõem o Tratamento
PROFILAXIA PREVENTIVA COVID 19 - SINTOMAS
Ivermectina, Azitromicina, Vitamina D, Zinco, Paracetamol e Metoclopramida
PROFILAXIA TRATAMENTO COVID 19 - POSITIVO
Ivermectina, Hidroxicloroquina, Osetalmivir, Azitromicina, Vitamina D, Zinco, Paracetamol, Metoclopramida
Atenção, não faça a automedicação. Todos os remédios mencionados tem dosagens e períodos específicos para o tratamento, devendo ter, impreterivelmente, indicação e receita médica.
*PCR (sigla em inglês para Reação em Cadeia de Polimerase) RT (Transcrição Reversa), por biologia molecular.
**SWAB – amostras são coletadas através da introdução de um cotonete especial (zaragatoa) ou “swab” (nas narinas, atingindo a Nasofaringe, parte posterior da cavidade nasal).
A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Arte, Cultura e Lazer, informa que se encontram abertos a partir dessa quinta-feira questionários para os agentes e espaços culturais com domicílio na cidade. O objetivo é realizar um diagnóstico cultural prévio, a fim de levantar dados, informações e indicadores culturais no município.
É importante que as pessoas não percam tempo pois a qualquer momento deve sair a regulamentação da legislação que permite repassar os benefícios e o tempo de providenciar a documentação pode ser limitado para quem deixar para a última hora. Aquelas pessoas que tiverem dúvidas sobre o assunto podem receber orientações na Secretaria de Cultural.
Esta análise prévia é para desenvolver o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais e implementação de Lei Emergencial. Os interessados deverão se inscrever no período a partir desse dia 5 até o próximo dia 24, através do preenchimento de formulário «Mapeamento Cultural - cadastramento de agentes e espaços culturais do Município de Franca», que está disponível no link http://mapacultural.franca.sp.gov.br/.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3721-8692.