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Prefeitura implanta sistema digital para agilizar aprovação de projetos da construção civil

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     O prefeito Alexandre Ferreira lançou nesta sexta-feira, 10, o sistema digital "Álvará On-line", que vai possibilitar celeridade nos processos de aprovação de projetos de construção civil, a partir da simplificação de processos e rotinas internas, otimização a captação de informações e melhor integração entre os setores. O evento realizado no Gabinete, contou com a presença de vereadores, secretários municipais, representantes de entidades da área, como CREA, ALFA, IAB - núcleo de Franca, Assescofran, escritórios, engenheiros e arquitetos.
     De acordo com o prefeito, a partir desta sexta-feira, o sistema já está em funcionamento e as pessoas poderão acessar o site da Prefeitura, no link https://franca.prefeituras.net/login , onde mediante a um cadastro simples, poderão protocolar as solicitações de alvará de edificação até três pavimentos, projetos para ampliação, regularização ou demolição de imóveis residenciais, comerciais, industriais, certidão de liberação de lotes para fins de registro em cartório e os pedidos de Habite-se total ou parcial. Tudo passa a ser feito de forma digital, onde os interessados deverão cadastrar todas as informações do profissional, proprietário, telefones e endereços para contato, documentação do imóvel e os projetos técnicos para as obras.
     Por meio do sistema "Alvará On-line", tanto o profissional técnico, como o proprietário do imóvel, terão acesso a toda a tramitação do processo apresentado na Prefeitura, poderão atualizar informações até a aprovação e emissão de alvarás para o início da obra.
     Alexandre Ferreira explicou que a implantação do novo sistema atende a uma reivindicação dos profissionais da área e trará inúmeras vantagens, como a diminuição da quantidade de correções nos processos, tendo em vista a integração de todas as informações, que constam nos documentos anexados, redução do uso de papel, maior segurança nos alvarás, certidões e plantas baixas geradas, que passarão a contar com um QR-Code, podendo atestar a veracidade e a validade dos documentos gerados, além da facilitação e clareza na comunicação entre a Prefeitura e os profissionais externos, principalmente, para a apresentação de informações e correções do projeto. 
     Segundo a Secretaria de Infraestrutura, este ano, já foram analisados 10.236 projetos ainda de forma tradicional, no papel. "Estamos colocando em prática, o que anunciamos no início da administração, visando desburocratizar e agilizar a emissão do alvará e certidões, a aprovação de projetos, fomentando o setor da construção civil e fortalecendo a economia da cidade", declarou Alexandre Ferreira. 
     Carlos Barros, presidente da Alfa (Associação dos Loteadores e Empreendedores Imobiliários de Franca), disse que essa é uma ação indispensável para a melhoria no atendimento público aos profissionais e as pessoas que estão com obras ou querem construir. A maneira como estava sendo desenvolvido até agora era insustentável, manualmente, fazer todos os projetos que a cidade tem, por ser uma demanda muito grande e a quantidade reduzida de profissionais da Prefeitura, que estavam sobrecarregados. A Prefeitura está de parabéns. Todo o setor estava aguardando, com muita ansiedade, porque muitos profissionais e clientes reclamavam da demora para a aprovação dos projetos e foi um passo importante para agilizar. Todo o setor está muito feliz e será maravilhoso para o setor e para a cidade toda", comentou.
     Ítalo Mazzucatto, arquiteto e diretor do IAB SP (Instituto de Arquitetos do Brasil), parabenizou a Prefeitura e todos os responsáveis pela implantação do sistema, ressaltando que nem dava para acreditar a apresentação dessas ações. Segundo ele, o setor da construção civil tem grande contribuição para a economia da cidade, gerando emprego e renda pós-pandemia. A efetividade e rapidez na tramitação dos processos, de fato, vão ajudar muito o setor, melhorar o trabalho da engenharia, arquitetura e os trabalhadores da obra, como encanadores e pintores. "Achei muito interessante a forma de trabalho do prefeito, que implantou de uma só vez, a atualização do Código de
Edificações, a Outorga Onerosa e agora o sistema digital que vai ser excelente e dar uma reviravolta no setor de uma vez só", comemorou o arquiteto.
 
 
Alvará na Hora
     Durante o evento, o prefeito Alexandre Ferreira também anunciou que a partir do próximo dia 10 de janeiro de 2.022, os alvarás destinados a construções residenciais térreas unifamiliares, com até 140 m² de área construída, em terreno inferior a 350 m², que representam, praticamente, a metade dos projetos apresentados na Prefeitura, poderão ser emitidos na hora pelo sistema "Alvará On-line", onde o profissional técnico poderá fornecer as informações e documentos sobre a obra, declarando a veracidade dos dados apresentados. Após a emissão imediata do alvará de construção, a Prefeitura terá um prazo para verificar o projeto. Se estiver em desacordo com as normas, a obra terá que ser paralisada até a correção. Por isso, é muito importante que os processos sejam apresentados no sistema, dentro das regras e a execução da obra obedeça o projeto. Atualmente, 6 em cada 10 projetos são apresentados, em desacordo com as regras.  A partir da implantação de um modelo declaratório, onde o profissional informa a consistência das informações prestadas no processo, é possível a geração automática do alvará de construção. Assim, em poucos minutos, será possível realizar o licenciamento da obra.
 
 
 
Novo Código de Edificações e Outorga Generosa
     Ferreira também ressaltou durante o evento, o novo Código de Obras e Edificações, que já está em vigor e atualiza a lei anterior, após 53 anos, modernizando as regras para construções na cidade. O novo Código de Edificações foi elaborado, com a participação de profissionais da área e sociedade civil, visando agilidade na aprovação de projetos, a não exigência da apresentação de projetos complementares, liberdade para dimensionar cômodos internos, mas com responsabilização dos profissionais técnicos e dos proprietários.
     O outro projeto "Outorga Generosa", que isenta o pagamento para regularização de imóveis com até 140 m², apresentado pelo prefeito no final de novembro, será apreciado em primeira votação, na próxima terça-feira, 14, durante sessão extraordinária da Câmara Municipal e poderá beneficiar cerca de 20 mil famílias. 
     Dentre outras ações destacadas pelo prefeito na área de Infraestrutura e Planejamento, estão a Central de Habitação, que foi reinaugurada neste ano e o Programa de REURB (Regularização Fundiária Urbana)  do Parque Vicente Leporace, instituído pelo decreto municipal 11.359, de 23 de novembro de 2.021, que vai permitir a regularização do conjunto habitacional do Leporace.  "São projetos importantes que vão impactar, diretamente, na vida das pessoas, principalmente, as que mais precisam, melhorando a qualidade de vida delas", ressaltou Ferreira.

Feiras livres serão antecipadas no Natal e Ano Novo

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     A Feira Livre realizada aos sábados, na Estação, terá a programação alterada e será antecipada, neste ano, para às sextas-feiras, 24 e 31, vésperas de Natal e Ano Novo.  
     A solicitação foi formalizada nesta semana, ao prefeito Alexandre Ferreira, pelos representantes dos feirantes, José Roberto de Lima e Cleomar Resende de Oliveira e autorizada, considerando a coincidência com as datas festivas.
     Desta forma, a Feira Livre da Estação, que seria realizada no dia 25 deste mês, será antecipada e ocorrerá no dia 24, sexta-feira, no mesmo local das 5h da madrugada até por volta das 13h. O mesmo vai acontecer na véspera do Ano Novo, dia 1º de janeiro, comemorado em um sábado. Ela será antecipada e realizada no mesmo espaço e horário na rua Frei Germano, dia 31. 
     Quanto a Feira Livre da avenida Major Nicácio, segue com o calendário normal e está mantida para o domingo, 2 de janeiro.
     Tanto a Secretaria de Segurança e a Polícia Militar, que orientam o trânsito, também foram informadas a respeito dessa alteração do calendário, de modo a permitir que os consumidores habituados a fazer suas compras nesse local, possam realizá-las com mais tranquilidade e a antecedência devida. A empresa que cuida da limpeza urbana também foi comunicada, pois destina previamente as caçambas e lixeiras próprias para o recolhimento do material e, após, o término do expediente realizará a higienização completa.
 

Prefeitura destina R$ 361,3 mil do Fundo do Idoso para entidades

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     A Prefeitura de Franca está autorizada a conceder subvenções e auxílios às nove organizações da sociedade civil, que apresentaram previamente seus planos de trabalho aprovados pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, na ordem de R$ 361,3 mil. 
     A Lei Municipal sobre essa concessão foi publicada na edição desta sexta-feira, do Diário Oficial do Município e contempla as entidades sem fins econômicos, que tiveram seus planos de trabalho aprovados pelo conselho, através de Termos de Fomento, com recursos originários do Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
     De acordo com a publicação, a Prefeitura de Franca fica autorizada a firmar parcerias, com recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa da cidade, cujas transferências obedecerão um cronograma previamente apresentado por cada instituição. Parte dessas transferências devem ocorrer até o final deste mês, estabelecendo a leis, os respectivos valores destinados para cada instituição, respeitando os planos de trabalho apresentados e chancelados pelo conselho.
     As entidades beneficiárias terão o prazo para aplicação dos recursos transferidos de 12 meses e deverão prestar contas dos investimentos recebidos e utilizados durante o exercício, até o dia 31 de janeiro do ano subsequente à aplicação, ou até 30 dias, quando do encerramento da vigência da parceria, perante a Divisão de Gestão de Parcerias e Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Finanças. 
 
 
Destinação do IR ajuda entidades
     As instituições contempladas com a concessão dos recursos do Fundo Municipal são a Associação dos Deficientes Físicos de Franca e Região, Casa São Camilo de Lellis, Centro de Integração da Terceira Idade Lions Clube Franca Sobral, Departamento de Promoção Vicentina, Fundação Espírita Judas Iscariotes, Instituição Espírita Nosso Lar, Lar de Idosos Eurípedes Barsanulto, Tempo Espírita Vicente de Paulo e Voluntárias Sociais de Franca (VOSF), perfazendo um total de R$ 361.354,53.
     A origem desse montante garantido a essas 9 instituições são as destinações feitas por pessoas físicas e jurídicas, ao declararem seu Imposto de Renda. Esse é um comportamento ainda pouco habitual, mas que as pessoas adotando esse hábito, contribuem com projetos locais, que nesse caso, atendem aos idosos, mas também podem ajudar crianças e adolescentes. 
     É um recurso que seria pago à Receita Federal e que está sendo direcionado para investimentos em benfeitorias, que atendam a esses públicos, idosos ou as crianças. A legislação permite, que além de pagar o IR, o contribuinte destine até 6% ao ano do valor que deveria ser pago, as instituições, com opção da pessoa indicar a entidade que deve receber o recurso. O prazo vai até o dia 30, deste mês. 

Infraestrutura substitui galerias danificadas no Noêmia

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     A Prefeitura promoveu nesta sexta-feira, a substituição de um trecho da rede de galerias na Av. Chafic Facuri, no Jardim Noêmia, que se rompeu no dia anterior, abrindo uma grande cratera no asfalto. Tão logo tomou conhecimento da ocorrência, a Secretaria de Infraestrutura entrou em ação, deslocando uma equipe ao local, que isolou o trecho, sinalizou e programou os reparos que foram feitos com auxílio de uma máquina retroescavadeira.
     Os estragos causados foram decorrentes da obstrução causada por materiais destinados, indevidamente, na tubulação. As equipes trabalharam nesta sexta-feira, no local, onde foi necessária a abertura no asfalto de uma extensão de 10 metros por 2 de largura, com uma profundidade de 4 metros. Foram substituídos 6 tubos de concreto de um metro e diâmetro de 60 cm. Logo depois, o local foi compactado, a Emdef realizou nova camada asfáltica e o trecho foi liberado ao tráfego.
 

Guarda Civil completa 34 anos de atividades

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     A Guarda Civil Municipal de Franca completou nesta semana, 34 anos de atividades, contados a partir de 1.987, quando foi reativada.  Mas ela é considerada a pioneira do gênero no Estado de São Paulo, pois originalmente foi criada por volta de 1.925, pelo francano Dr. Antônio Pereira Lima, delegado auxiliar de Polícia, sendo instalada na Sede da Delegacia de Polícia. A Guarda Civil funcionava sobre o comando do Prefeito Municipal, todavia, a direção da ação operacional era afeta ao Delegado de Polícia.
     Foi reativada em 9 de dezembro de 1.987, com base na Lei 3.243 e, desde então, mantém presença ativa na vida da cidade, contribuindo com a proteção dos próprios municipais, fiscalização de infrações ambientais, orientação e segurança das pessoas. Diversos personagens, eternizados com seus nomes em ruas e logradouros públicos, fizeram parte da corporação, hoje vinculada à Secretaria de Segurança.
 

Operação Ferro Velho detecta mais irregularidades

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     Mais uma operação Ferro Velho/Desmanches voltou a ser realizada nesta sexta-feira, por equipes da Prefeitura, através da Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar, identificando novas situações de irregularidades. Foram vistoriados estabelecimentos na região Leste da cidade e na rua Rio Grande do Sul, onde as equipes constataram uma situação de reincidência, onde a Vigilância Sanitária interditou o estabelecimento.
     A Guarda Civil Municipal lavrou duas autuações, uma com base no que dispõe o Código do Meio Ambiente e o responsável foi notificado a apresentar sua defesa na JARIAMB (Junta Administrativa de Recursos Ambientais).
segunda por falta de licença e extintores. Uma outra particularidade apurada no local, foi a detenção pela Guarda Civil, de uma pessoa com mandado de prisão por roubo, o qual foi apesentado na Central de Polícia Judiciária.
     Foram visitados na região sete estabelecimentos, entre ferros velhos, desmanches e sucatas, sem localização de produtos de origem ilícita. Essas blitzes periódicas vão continuar e objetivam identificar produtos de furtos, receptadores e também conferir a regularidade documental dos estabelecimentos. O intuito é inibir os constantes furtos, onde a Prefeitura tem sido a maior vítima, especialmente com subtração de cabos de energia nos semáforos e metais furtados em creches e escolas.

Fundo Social abre novas vagas para Oficinas de Panetones e Salgados

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     O Fundo Social de Solidariedade abriu mais 180 vagas para as Oficinas de Panetone e Salgados, com receitas e cardápios, visando as comemorações de final de ano. 
     Serão ministradas aulas, com duração de 3h, cada uma, em instituições e entidades parceiras sendo, 30 vagas por local para que os alunos aprendam na Oficina de Salgados, o preparo completo dos pratos e alimentos, higienização, tempero, cozimento e finalização das receitas. Para o curso de Panetone, será aplicado o mesmo conteúdo, tendo apenas o ponto certo do assamento do produto, como diferencial. 
     Desde a abertura das oficinas, de acordo com o Fussol, foram capacitadas cerca de 200 pessoas. Esta e outras capacitações oferecidas pelo Fundo Social têm por objetivo, possibilitar capacitação à população de forma gratuita e proporcionar uma opção de renda extra. 
     Os interessados em participar das oficinas disponíveis, entre homens e mulheres, deverão ter acima de 18 anos e para se inscrever, precisam entrar em contato com o responsável pela instituição, através do telefone disponibilizado. 
     Confira abaixo os dias, horários e locais para as oficinas: 
 
Oficina de Panetone
(13/12) Segunda-feira - 19 às 22h
Creche Prof. Amarildo Cândido Costa
Rua Jamil Abdalla, 815 - Jardim Maria Rosa
(16) 3409-4909 (Renata)
 
(14/12) Terça-feira - 19 às 22h
Creche Jesus Maria José 
Rua Raul Montes Torres, 790 - Vila Santa Luzia
(16) 3409-8012 (Ariane)
 
(15/12) Quarta-feira - 19 às 22h
Creche Maria Nazareth
Rua São João Del Rey, 3200 -  Brasilândia II
(16) 3432 -8990 (Shaiene)
 
(16/12) Quinta-feira - 19 às 22h
EMEB Prof. Rita de Cássia Calixto Xavier
Rua Otaídes Eurípedes Eleutério, 2505 - Jardim Pulicano
(16) 99429 2383 (Lidiane)
 
Oficina de Salgados
(20/12) Segunda-feira - 19 às 22h 
EMEB Anor Ravagnani 
Rua Geraldino Augusto Machado, 181 - Parque das Esmeraldas
(16) 3701 6124 e (16) 3224 4350 (Ana Maria) 
 
(21/12) Terça-feira - 13h30 às 16h30
Creche Jesus Maria José 
Rua Raul Montes Torres,  790 - Vila Santa Luzia
(16) 3409-8012 (Ariane)

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