Email  

Notícias

Prefeitura intensifica serviços de limpeza pública

Limpeza_Publica.png
 
A Prefeitura está intensificando o trabalho de limpeza pública por todos os setores da cidade, a partir da região central, onde vem concentrando ações nos calçadões, praças e ruas, com a raspagem e pintura de guias. As equipes também estão presentes nos bairros, como no Residencial Ana Dorotéia, realizando as podas nos jardins de uma praça da região, também no canteiro central da avenida Emílio Paludeto, que interliga a Vila Hípica ao Jardim Aeroporto 2, nas margens da avenida Ismael Alonso y Alonso, a partir do pontilhão ‘Dona Quita’, na Praça Zumbi dos Palmares, no Parque São Jorge e no Distrito Industrial.
 Diariamente, dezenas de homens equipados com roçadeiras costais são distribuídos em diferentes regiões para cuidar dos espaços públicos e cada morador pode colaborar com este trabalho, destinando o lixo e materiais para os serviços de coleta.
Nos últimos meses, a Secretaria de Meio Ambiente dobrou a equipe responsável pelo serviço de limpeza e desobstrução de bocas de lobo na cidade. Em média, são atendidas de 8 a 10 ocorrências por dia por cada equipe. A programação é atualizada, diariamente, cujo mapeamento é feito a partir das chamadas recebidas pelo telefone (16) 3711-9440 e nas identificações que são feitas pelas próprias equipes.
Na maioria dos casos, a obstrução é resultado de galhos, folhagens, sacolas plásticas, restos de construções e até utensílios domésticos. As regiões de baixada, nas margens dos córregos, têm maior incidência de obstruções e estão sendo priorizadas. Os bairros Jardins Aeroporto, Santa Bárbara, Paulistano, Brasilândia, Portinari, São José, Boa Esperança, tiveram ocorrência atendidas nos últimos dias.

Jardim Pulicano recebe o Programa 'Calçada Segura'

Calcada_Segura_no_Jardim_Luiza.png
 
O Jardim Pulicano, na Região Oeste da cidade, está recebendo o Programa ‘Calçada Segura’, com a implantação de cerca de 950 metros concretados na rua Sérgio Ferreira do Carmo. No início desta semana, as equipes iniciaram a preparação do local, realizando os serviços de limpeza, alinhamento e compactação do espaço, que depois de pronto, será uma opção para a realização de caminhada pelos moradores da região.
O serviço está sendo executado pela Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), com o acompanhamento dos técnicos da Secretaria de Infraestrutura, responsável pela identificação e mapeamento dos locais contemplados com o calçamento. Nos últimos dias, foram iniciados e estão em fase de conclusão, os serviços na avenida José Lopes Ribeiro, no Jardim Luíza, na Região Norte, com mais de 600 metros de extensão e um metro e meio de largura.
Ao projetar e construir os passeios pela cidade, priorizando os locais próximos a escolas e com maior número de circulação de pessoas, a Prefeitura visa melhorar a segurança das pessoas, facilitando os deslocamentos. As pistas niveladas favorecem e estimulam a prática das atividades físicas, o que pode ser observado em vários locais que receberam o ‘Calçada Segura’.  Um exemplo é o entorno do Centro de Esportes e Lazer (CEPEL), entre o Parque Moema e bairro Nova Franca, com a pista também recém iluminada.

Festival de vôlei reúne 500 atletas no Póli

Festival de Volei original
   
          A movimentação esportiva com as equipes da FEAC/Franca foi intensa no último final de semana, com destaque para o Festival de Vôlei, que reuniu mais de 500 atletas dos núcleos de escolinhas da cidade. As disputas ocorreram no conjunto Poliesportivo, no domingo, nas quadras externas e no ginásio de esportes ‘Amauri Destro’, onde grande público acompanhou os jogos.
      O evento permitiu aos atletas do masculino e feminino mostrarem as habilidades adquiridas neste período de preparação. Participaram, além dos  técnicos, atletas dos núcleos de iniciação dos Jardim Aeroporto, Leporace, Praça da Juventude, Jardim Vera Cruz, do Champagnat e do próprio Poliesportivo.
 
Ginástica obtém 4 Ouros
      No sábado, 2, a equipe de Ginástica Artística Masculina participou em São Bernardo do Campo, da 2° Etapa da Copa São Paulo, que reuniu nove agremiações. Foram separadas em categorias e nível, tendo como local o Centro de Ginástica Artística ‘Marcel Francisco dos Santos’. Na categoria pré-infantil, Théo Lucas ficou em 5º lugar; Antônio Peixoto em 3º  e  Arthur Lorenzo, medalha de ouro, com a 1ª colocação.
      Na categoria infantil, Augusto Ferreira também foi outro destaque, conquistando o 1º lugar e a segunda medalha de ouro para Franca. No juvenil, João Pedro terminou em sexto; Heitor Nascimento em quinto e Kauê Rodrigues, em 1º lugar, obtendo o terceiro ouro para a cidade.  Na categoria adulto, Daniel Júnior Mazon também garantiu o pódio e a quarta medalha de ouro. Segundo a comissão técnica, a competição serviu para avaliação de nível para alguns atletas e de preparação para os Jogos Abertos, em dezembro, que serão disputados em São José do Rio Preto.
 
Revelar basquete
      Pela Copa Revelar de basquete masculino, as equipes Sub-14 e Sub-15 estiveram em Araraquara, participando da etapa semifinal, conquistando duas vitórias. Primeiro, no Sub-15, em jogo disputado no Clube Araraquarense, vitória de 58 a 53 do G1P Araraquara, onde o atleta Marcos, da FEAC, foi o de cestinha com 18 pontos. No outro jogo, Sub-14, vitória da FEAC Franca sobre o mesmo adversário por 91 a 30, onde Gabriel Castro foi outro destaque, assinalando também 18 pontos.
 
 
Handebol
      Em Mococa, com o apoio da Prefeitura, duas equipes de handebol, masculino e feminino, estiveram em ação, pela Liga Jandaia de Handebol. No feminino Sub-16, vitória da FEAC/Franca sobre Poços de Caldas por 21 a 12, onde a armadora Maria Clara foi eleita a melhor do campeonato (MVP) e Nathália Lemos, melhor meia direita. No masculino, também Sub-16, outra vitória, desta vez contra Ribeirão Preto por 39 a 27, onde Franca teve três destaques: Miguel Atanásio melhor armador central, Kelve, melhor ponta direita e João Victor, melhor goleiro.
 
 
Vôlei adaptado
      Duas equipes, masculina e feminina 60+ de vôlei adaptado estiveram em quadra, no sábado, disputando o título regional da APV (Associação Pro-Voleibol), em Porto Ferreira. No masculino, Franca conquistou o título de campeã, ao vencer Sertãozinho por 2 sets a 0 e depois, Nova Odessa, por 2 a 1. Em outro ginásio, a equipe feminina apesar de obter duas vitórias, vencendo Sertãozinho e a campeã Americana por 2 a 0, não apresentou a mesma performance diante de Campinas e Pirassununga, perdendo ambos os jogos também por 2 a 0. Com isso, a disputa foi encerrada com 5 equipes em quarto lugar.
 
 
Copa FEAC de Basquete
      Três jogos marcaram mais uma etapa da Copa FEAC de Basquete masculino, no Poliesportivo. No sábado, na primeira partida foi registrado W0 entre Brewers x Farmácia São Matheus. Depois, Wolves venceu por 88 a 67 a equipe The Bronx. No domingo, no mesmo local, jogaram à tarde, Athletics 103 x 79 Rafa’s e Jussara 88 x 82 Shinaider.
      A rodada seguinte, marcando a semifinal da Série Prata, ocorrerá no dia 12, no ‘Pedrocão’. Às 18h45, se enfrentarão Manoel Basquete x Ducks e, logo depois, Alcateia x Ballers. Pela Série Bronze, no dia 14, também nos mesmos horários se enfrentarão: Athletics B x Elite e Golden Star x Sharks Basquete.

Meio Ambiente irá notificar comerciantes que descartam lixo irregular

Lixo em canteiro da Presidente Vargas original
 
Diante das repetidas vezes em que lixos orgânicos e recicláveis tem sido descartados de maneira irregular nas praças da região central e avenidas, a Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Vigilância Sanitária, num primeiro momento, notificará proprietários de estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes a descartarem os materiais nos dias e horários corretos, evitando que o lixo seja espalhado, deixando ruas e praças sujas. “Tanto nos bairros, como na área central, os caminhões coletores passam três vezes por semana em horários definidos. O que temos notado é que muitos comerciantes descartam os lixos orgânico e reciclável depois do horário da coleta. Com isso, esse material fica exposto mais de 24 horas, causando um desconforto para quem passa pelos locais. Muitos, destes materiais também têm sido colocados em locais inadequados como, por exemplo, na área central, o lixo reciclável não é destinado aos contêiners corretos, bem como o lixo orgânico”, disse Rui Engrácia Caluz, secretário de Meio Ambiente.
De acordo com ele, o objetivo desta fiscalização é conscientizar donos de lojas, bares e restaurantes, a colocarem o lixo e materiais recicláveis nos locais, dias e horários corretos do serviço de coleta, conservando a cidade mais limpa. "Se houver um trabalho conjunto e ajuda de todos, Franca ficará cada dia mais bonita", finalizou.

Aluno de Escola Municipal ganha prêmio de redação em concurso ambiental

Joao Mateus aluno vencedor da redacao original
 
Com o título “Ana e seu problema frágil”, o aluno João Mateus Custódio de Souza, 11 anos, conquistou o segundo lugar na etapa regional do concurso de redação, que envolveu cerca de 12 mil alunos, do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA).
Estudante do 5º Ano da EMEB  Profª Valéria Teresa Spessoto Figueiredo Penna, João expôs, através da criatividade, um problema comum encontrado no dia a dia das grandes cidades, a falta de separação de materiais para reciclagem, incluindo o vidro. “Ana é uma jovem que se deparou com um dilema: onde colocar tantos vidros que ela tinha em casa? Inclusive, o descarte irregular pode provocar acidentes. Então, Ana descobriu que existem duas formas de realizar o descarte de maneira correta e segura, colocando em lixeiras próprias de cor verde ou reutilizando os materiais”, disse.
O aluno afirmou que os desafios foram muitos, mas que valeu a pena. “Eu escolhi o tema vidro, porque vejo muitas pessoas reciclando e descartando esse material de maneira errada. Sempre fui preocupado com o meio ambiente”, explicou.
Uma das grandes incentivadoras deste trabalho, foi a professora Jaqueline do Nascimento Silva Souza. “Adoro participar das promoções, dos eventos que possam trazer algum benefício para os nossos alunos. Quando eu vi a redação do João fiquei ansiosa para inscrevê-lo no concurso, e o resultado está ai”, contou Jaqueline.
A professora ressaltou que o destaque do aluno é fruto de um trabalho intenso realizado dentro de sala da aula, em parceria com a professora de apoio, que estimula os alunos a escreverem e buscarem sempre mais conhecimentos. Como premiação, o estudante recebeu uma assistente virtual com caixa de som.
O concurso faz parte do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), criado em 2010, com o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Participaram do concurso 126 escolas do Ensino Fundamental de 23 municípios, sendo 20 do estado de São Paulo (Ituverava, Aramina, Buritizal, Guará, Franca Igarapava, Ipuã, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, São Joaquim da Barra, Sales Oliveira e Sertãozinho) e três do estado de Minas Gerais (Capetinga, Claraval e Ibiraci), tendo um total de quase 12 mil alunos. “Agora, nosso João vai participar da etapa nacional do concurso”, finalizou a professora.

FEAC divulga programação comemorativa aos 200 anos de Franca

avenida Geralda Rocha Silva original
 
A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) divulgou nesta segunda-feira, 4, a programação de aniversário dos 200 anos de Franca, que serão celebrados no dia 28 de novembro.
Dentre os eventos, está a última etapa da Corrida ‘Rumo aos 200 Anos’, cujas inscrições foram encerradas na última sexta-feira. Serão 800 participantes, que receberão os kits competição,  para a corrida que será neste domingo, 10, na avenida Geralda Rocha Silva, entre os Jardins Tropical, João Liporoni e Residencial Meirelles, na Região Norte da cidade. Uma ampla estrutura está sendo preparada para a prova, que terá início às 7h30, envolvendo um percurso de 6 quilômetros. Haverá suporte das equipes de segurança, Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Saúde, com ambulância e profissionais aptos a oferecerem assistência aos participantes. Para a direção da FEAC, a corrida será apenas o começo de uma série de outros eventos ao longo deste mês, que prometem movimentar a cidade, destacando que o grande palco será a Praça Nossa Senhora da Conceição, no dia 28.
No esporte e na cultura, outras atividades estão previstas. Entre elas, a Copa Francana de Voleibol, nos dias 23 e 24, no Champagnat, em parceria com a Liga Nacional de Voleibol. Na Praça Sabino Loureiro (Coreto), todos os sábados, haverá shows musicais com artistas da cidade, dentro do Projeto ‘Música ao Alcance de Todos’, além de exibições aos domingos, alternando entre as Feiras Livres, Rodoviária e o Poliesportivo. No dia 20, (feriado da Consciência Negra), a Praça Zumbi dos Palmares, entre a Vila Formosa e Parque São Jorge, contará com diversas ações culturais, em parceria com o Comdecon (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da  Comunidade Negra de Franca),  agentes e produtores da comunidade negra e Projeto 'Arraial do Capim Mimoso'.
Para o dia 28, pela manhã, no Parque de Exposições 'Fernando Costa', haverá o tradicional bolo oferecido gratuitamente à população,  produzido mediante parceria com a Associação dos Panificadores da cidade, em meio a inúmeras atividades recreativas para as crianças. Junto haverá distribuição de pipoca, picolés, algodão doce, refrigerantes, entre outras guloseimas.
Na Praça Nossa Senhora da Conceição,  no dia 28, os atrativos terão início a partir das 15 horas, com a exibição especial do Coral Infantil Municipal, da Secretaria de Educação, reunindo em torno de 50 crianças da EMIM e de várias escolas municipais.

'Emprega Franca' inicia semana com 348 vagas de trabalho

Emprega Franca 2 original
 
O ‘Emprega Franca’, programa mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, em conjunto com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), iniciou a semana com a oferta de 348 vagas de trabalho para diversas áreas. A repartição está instalada em área anexa ao Terminal Rodoviário, no Residencial Baldassari e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Da quantidade de vagas disponíveis, 42 são do 'Emprega Franca' e outras 306 do PAT.
Para esta terça-feira, 5, está programada a realização de um processo seletivo para o preenchimento de diversas vagas de açougueiro, auxiliar de limpeza, balconista, estoquista, fiscal de loja e repositor. Para o próximo dia 11, está previsto no mesmo local, uma nova seleção com o objetivo de preencher cinco vagas de vendedor e uma de assistente administrativo.
A pessoa, que está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, pode consultar as opções on-line, através dos links: bit.ly/vagaspatfranca ou https://www.franca.sp.gov.br/pmf-emprega-franca/. Dentre algumas opções, constam além daquelas em processo seletivo, de ajudante de serralheiro, auxiliares de logística, lavanderia, estoquista, almoxarife, entre outras.
Os interessados que preferirem podem consultar todas as oportunidades, comparecendo na unidade do 'Emprega Franca' ou PAT, munidos do currículo impresso e dos documentos pessoais, como RG, CPF, Carteira de Trabalho (digital), CNH (que for habilitado) e comprovante de endereço.
O 'Emprega Franca’ e o PAT ficam na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99601-0848.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais