Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Escolas Municipais recebem oficinas do Projeto 'Sementes Musicais'

 Sementes Municipais original
 
           Quatro escolas da rede municipal de ensino foram contempladas e receberão as oficinas do Projeto 'Sementes Musicais - Semeando notas, transformando vidas!', idealizado pelo compositor e baixista francano Eduardo Machado.
      A programação prevê a realização de oito oficinas, sendo duas apresentações em cada escola, no período de 8 a 15 de maio, nos horários da manhã e tarde.  A primeira unidade a receber o projeto foi a EMEB 'Rita de Cássia Calixto Xavier', no Jardim Pulicano, nesta quarta-feira. Na sexta-feira, 10, será a vez da EMEB 'Prof. Dr. Rubens Zumstein', no Jardim Piratininga. Já na próxima semana, nos dias 14 e 15, o projeto será apresentado nas EMEBs 'Vanda Thereza Badaró', no Recanto Elimar III e 'Sueli Contini Marques', no Leporace III, respectivamente.
      Contemplado com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura de Franca), o Projeto “Sementes Musicais” tem o foco na música instrumental brasileira e seus ritmos, onde Eduardo Machado pretende oferecer acesso à cultura e ainda incentivar crianças e jovens a tocarem um instrumento musical.
      As apresentações terão duração de 45 minutos e foram desenvolvidas de maneira pedagógica, com ciência e arte de aprender. “Nos encontros, vou mostrar ritmos e gêneros musicais como a bossa nova, choro, samba e também estilos nordestinos como o baião, xote e maracatu, apresentando os grandes mestres da música brasileira como Tom Jobim, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros, visando o fortalecimento de uma educação integral. Quero despertar nas crianças e jovens, o mesmo interesse que eles já têm pela música cantada”, afirmou Eduardo Machado.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou a alegria em receber o projeto musical, ampliando os conhecimentos dos alunos do município. "A música tem um papel significativo na construção da identidade cultural de um povo. Para os alunos da escola pública, essas ações são fundamentais, pois ampliam o repertório cultural e o acesso aos conhecimentos construídos pela humanidade", comentou.
      Confira a programação das apresentações nas escolas:
 
EMEB Rita de Cássia Calixto Xavier - Jardim Pulicano
Dia: 08/05
 
EMEB Prof. Dr. Rubens Zumstein - Jardim Piratininga
Dia: 10/05
 
EMEB Vanda Thereza Badaró - Recanto Elimar II
Dia: 14/05
 
EMEB Sueli Contini - Parque Vicente Leporace III
Dia: 15/05
 
Eduardo Machado
      Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro, com reconhecimento internacional, Eduardo Machado é formado em MPB e Jazz pelo Conservatório de Tatuí, professor de música há 34 anos, compositor e produtor musical e cultural. Seu trabalho é focado na música instrumental brasileira, tendo lançado 10 álbuns e 5 DVDs.

FEAC realiza Passeio Ciclístico Noturno nesta quinta-feira

 Passeio Noturno original

          Nesta quinta-feira, 9, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) realiza o primeiro Passeio Noturno deste mês. O projeto realizado em parceria com o Sociedade Esportiva Franca é gratuito e aberto a participação de todas pessoas que gostam de bikes.
         A concentração será a partir das 19 horas, no Complexo Poliesportivo. A largada está prevista para às 19h15. É indispensável que todos estejam com os equipamentos de proteção para garantir segurança durante o trajeto.
         Para o evento desta quinta-feira, os participantes sairão do Póli sentido avenida Paulo VI. O trajeto segue pela Vila Hípica, Residencial Zanetti, voltando pela avenida São Vicente, Santa Lúcia, Progresso e retornando ao Póli.
         A programação de maio prevê mais um Passeio Noturno no dia 23, com saída do Complexo Poliesportivo. Já para os dias 12 e 26, serão realizados Pedal Rural - Trilha da Angolinha e Caminhada Rural - Trilha Morro do Cavalo (Igrejinha), respectivamente, a partir das 8 horas.
 
 

Terminal de ônibus 'Ayrton Senna' vira ponto de vacinação da Influenza

 Vacinacao Campanha original

          Equipes da Secretaria de Saúde estarão no Terminal de Ônibus 'Ayrton Senna da Silva', no Centro, nesta quinta-feira, 9, das 9 às 17 horas, para a aplicação da vacina contra a Influenza, em pessoas a partir de 6 meses de idade.
      De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, desde o início da campanha, que começou no final de março, até o momento, já foram imunizadas 27.582 pessoas. “Até a semana passada, o público-alvo da campanha era composto por grupos prioritários (crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; puérperas até 45 dias; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas, dentre outros), mas agora todas as pessoas podem se vacinar”, disse.
      Segundo a secretária, a medida visa ampliar a cobertura vacinal, oferecendo oportunidades para as pessoas que estão passando pela área central e poderão aproveitar para receber o imunizante. “Muitas pessoas trabalham o dia todo e não têm tempo de ir até uma unidade básica de saúde para se imunizar. Fazendo esta aplicação no terminal, que é um local de fluxo intenso de pessoas, a chance de ampliar esta cobertura vacinal é muito maior. Muitos passam pelo local ao longo do dia e podem tirar uns minutinhos para tomar a dose”, afirmou a secretária.
      Os interessados em completar o esquema vacinal devem levar um documento com foto e a carteira de vacinação.
      Waléria Mascarenhas ressaltou que a vacinação auxilia na prevenção de doenças, principalmente, o desenvolvimento de quadros e sintomas graves da doença. “A importância da vacinação está na possibilidade de evitar os principais tipos de gripe em circulação, preservando a saúde, diminuindo a taxa de contágio e reduzindo a probabilidade de epidemias massivas da doença. Para pessoas com comorbidades, a vacina também serve para combater o risco de complicações graves e internações”, finalizou.
      A vacina contra a Influenza está disponível de segunda a sexta-feira, nas UBSs do Jardim Aeroporto 1, Parque Progresso, Jardim Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião e Jardim Paraty, no horário das 8 às 19 horas. Já nos postos das ESFs (Estratégia de Saúde da Família), o imunizante pode ser encontrado no Parque das Esmeraldas, Paineiras, Luíza, City Petrópolis e Palma, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

Desenvolvimento intensifica ações de empregabilidade

 Acoes Empregabilidade original

           A Secretaria de Desenvolvimento programou várias ações de empregabilidade para este mês do trabalho.
      Dentre as atividades previstas será realizada a oficina 'Aprenda a fazer o seu currículo', na próxima quinta-feira, 9, no horário das 14 às 15h30, na sede do 'Emprega Franca'. É destinada para pessoas, com idade a partir de 16 anos. Há 25 vagas e as inscrições estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, pelo site da Prefeitura, no link do Programa 'Caminho para o Emprego' - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml.
      Durante o encontro, os participantes receberão orientações sobre a elaboração do currículo, que é essencial para a inserção no mercado de trabalho. É um documento que tem como principal objetivo, destacar as habilidades e idealizações do candidato de forma resumida.
      Já no próximo dia 17, deste mês, acontecerá o 3º Encontro de RHs, com o tema 'Programa de Gestão de Desempenho', que contará como palestrante o diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura, Fábio Moreira. O evento será realizado a partir das 14 horas, gratuitamente, na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - Impera, que fica na rua Major Mendonça, 1659 - Cidade Nova. As empresas interessadas em participar deverão fazer inscrição, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4PRAkagxLz5jjBkHjNDblmIvyoddTSJJH6HqkKpAvh0G77g/viewform?pli=1, preenchendo um formulário.
      Karla de Paula, diretora de Empreendedorismo, Emprego e Renda, destacou a importância deste encontro, que já está na terceira edição e é destinado, especificamente, para os profissionais que atuam nos departamentos de Recursos Humanos. "A maioria das empresas estão tendo dificuldades na contratação de mão de obra, independente do segmento. Neste encontro, vamos abordar o Programa de Gestão de Desempenho, ressaltando a importância das empresas valorizarem os seus colaboradores", comentou.
 
 
Dados
      A Secretaria de Desenvolvimento é responsável pelo Programa 'Emprega Franca', que disponibiliza, diariamente, em parceria com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e empresas parceiras, as vagas disponíveis de emprego, além da intermediação de mão de obra. Aliado a este trabalho, a Escola Profissionalizante 'Caminho para o Emprego' oferece centenas de opções gratuitas de cursos de qualificação profissional para a população, em todas as idades, em diferentes segmentos da economia, visando a capacitação dos trabalhadores.
      De acordo com a secretaria, no período de janeiro a abril deste ano, foram oferecidas pelo 'Emprega Franca' e PAT, 794 vagas, além da intermediação de 2868 pessoas para o mercado de trabalho.
      Pelo Programa PEI (Meu Emprego Inclusivo), estão cadastradas e recebendo acompanhamento, 133 pessoas, sendo que destas, 85 foram encaminhadas para empresas. 16 profissionais foram inseridos no programa, sendo que 10 estão empregados e 4 candidatos já estão com data para começarem a trabalhar a partir deste mês. Já a Escola Profissionalizante 'Caminho para o Emprego' disponibilizou neste período 72 cursos, sendo a maioria na área de alimentação, com a oferta de 560 vagas. Os interessados em se capacitar para o mercado de trabalho poderão acessar a relação dos cursos disponíveis pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml
 
 
Vagas de trabalho
      Segundo a Secretaria de Desenvolvimento, nesta terça-feira, 7, foram disponibilizadas 277 vagas de trabalho pelo 'Emprega Franca' e PAT. Para se candidatar, é preciso ter nível de escolaridade do Ensino Fundamental ao Superior completo, ter ou não experiência.
      Deste total, pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) estão disponíveis 256 vagas, sendo ainda a maior demanda de mão de obra para a construção civil, como pedreiro, ajudante de eletricista, auxiliar de encanador, encanador, servente e ajudante de obras e eletricista.
          Para consultar as vagas, basta acessar o endereço bit.ly/vagaspatfranca ou comparecer à unidade, munido do currículo impresso e dos documentos pessoais, como RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho, CNH e comprovante de endereço.
          Pelo 'Emprega Franca' estão abertas 21 oportunidades, sendo assistente administrativo/recepcionista, auxiliar de consultório odontológico, assistente de compras, cozinheiro, operador de caixa, motorista e estágios em Engenharias de Produção e Elétrica, repositor de bebidas, dentre outras. Para acessar e se candidatar às vagas, os interessados deverão entrar no site da Prefeitura, no link do 'Emprega Franca', https://www.franca.sp.gov.br/pmf-emprega-franca/ , onde poderão cadastrar o currículo.
      O 'Emprega Franca’ e o PAT ficam em prédio anexo à Rodoviária de Franca, na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
      Informações poderão ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99601-0848.

Vila Europa, Parques Castelo e Lima recebem 'fumacê' nesta quarta-feira

 Fumace Vila Europa original

          A programação do 'fumacê' para esta semana vai atender a bairros da Região Sul. Nesta quarta-feira, 8, serão contemplados os Parques Castelo, Lima, a Vila Europa e algumas ruas do Parque Francal, a partir das 18 horas.
      Durante a ação, a orientação aos moradortes é que deixem as portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas, eliminando o mosquito. O material utilizado não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação sejam cobertas.
         Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, estão recebendo a nebulização, os locais que apresentam mais casos de dengue. As ações realizadas pela Secretaria de Saúde, o apoio da população e o trabalho de orientação casa a casa feito pelos agentes, somados ao “fumacê”, têm contribuindo para a redução de casos da doença.
     Desde o início do 'fumacê' em fevereiro, já foram atendidos 33 bairros em todas as regiões da cidade.
         Até esta terça-feira, foram contabilizados 2745 casos da doença e 10 óbitos confirmados, sendo o último ocorrido no dia 29 de março, de um homem com 77 anos. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.
 

Educação inicia Ciclo de Palestras sobre Transtornos e seus Impactos na Aprendizagem dos Estudantes

 Ciclo Palestras original

         A Secretaria de Educação elaborou e está realizando a partir deste mês, um Ciclo de Palestras para proporcionar às equipes, momentos que revelem sugestões para a atuação dos profissionais nas escolas e creches. A iniciativa, que irá se estender até junho, é voltada a valorização do quadro de profissionais, visando promover diálogos e fomentar reflexões sobre o Transtorno de Déficit da Atenção e Hiperatividade, Transtorno Opositor desafiador e seus impactos na aprendizagem, bem como a importância das Educações Inclusiva e Especial na abordagem do desenho universal de aprendizagem e da concepção de uma escola plural e acessível a todos.
      Esta sequência de formações com especialistas convidados se interliga ao processo de ensino, voltado aos profissionais que estão diretamente envolvidos na interação com crianças da rede municipal.  Abrindo o ciclo na tarde desta terça-feira, 7, o auditório da Secretaria de Educação recebeu o psicólogo e neuropsicólogo Michel Masson, que compartilhou com o público, experiências, discorrendo sobre a temática “Transtorno de Oposição Desafiante”.
          Estão participando do Ciclo de Palestras, 120 coordenadores e 21 pedagogos de creches, 45 pedagogos de escolas, 45 orientadores educacionais, 17 psicólogos/assistentes sociais, 20 professores do Atendimento Educacional Especializado, 2 coordenadoras do contraturno e, aproximadamente, 15 técnicos do Departamento Pedagógico da secretaria, perfazendo um total de 285 profissionais, que atuam no processo de ensino-aprendizagem e que farão a multiplicação dos conteúdos aos 1.406 professores da rede municipal, 1050 educadores de berçários e maternal e 169 professores da fase I e II das creches parceiras.
      Sendo assim, gradativamente serão beneficiados indiretamente mais de 27 mil estudantes, ou seja, 16.430 alunos do ensino básico das escolas e 11.683 crianças das creches municipais, incluindo as famílias da comunidade escolar.
 
Programação
      A próxima palestra será on-line, pelo aplicativo Teams, está marcada para o dia 15, deste mês, das 7h30 às 8h30, versando sobre “TOD - Transtorno de Oposição Desafiante E TDAH-Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade”, com Mariana Cervi, que é psicóloga, mestre em Educação Especial e ABA (Análise do Comportamento Aplicada).
      A terceira palestra será realizada no próximo dia 20, com Ana Cristina Teixeira Assis, das 7h30 às 11 horas, também no auditório da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal). Ela, que é pedagoga, especialista em análise do comportamento aplicada ao TEA e D.I, discorrerá sobre o tema “Os Desafios Comportamentais no Contexto Escolar”.
      Para o mês de junho, dia 17, também no mesmo auditório da secretaria de Educação, participarão duas convidadas: Maria Júlia Caretta Guimarães Silva e Maria Eduarda Lemes Souza, terapeutas ocupacionais, no horário das 7h30 às 9h30.
      No dia 25, do mesmo mês, fechando o ciclo, a temática será ‘Desenho Universal para Aprendizagem: Contribuições para a Prática na Sala de Aula’, com a Drª Mirvan Cristina Muzetti, que é educadora especial. Esta palestra será on-line pelo Youtube, das 14 às 15h30, tendo como público as professoras do AEE (Atendimento Educacional Especializado), pedagogos, orientadores educacionais, assistentes sociais, psicólogos e coordenadores pedagógicos de escolas, pedagogos, coordenadores pedagógicos/administrativos das creches parceiras.

Obras da nova UBS do São Domingos estão em fase final

 UBS Sao Domingos original

          Entrou na fase final, a obra de construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde), localizada entre as ruas Maria Aparecida Veríssimo e 18, no Residencial São Domingos.
      Os recursos investidos são de R$ 2,5 milhões. A nova UBS terá sala de Recepção e Espera com banheiros; farmácia; salas de Imunização, Curativos, Inalação Coletiva; sete consultórios, entre eles odontológico, dois com sanitários e três comuns; salas de procedimento/coleta, atividades coletivas, administração e gerência, expurgo e esterilização; almoxarifado; copa e banheiros de funcionários, além de depósito de materiais de limpeza, vagas de estacionamento para público e acesso para ambulâncias com área de embarque/desembarque coberta.
      Nesta semana, as equipes trabalharam nos acabamentos e pinturas complementares das paredes internas e externas, além da realização dos testes nos sistemas hidráulico e elétrico.
      Esta será a segunda UBS a ser entregue pela Prefeitura, nas últimas semanas, já que na segunda quinzena de abril, foi inaugurada a unidade do Jardim Paraty. Além desta construção no São Domingos, a Prefeitura segue com duas outras obras na área da saúde: a UBS no City Petrópolis e o novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), localizado no Jardim Botânico.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais