Email  

Notícias

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta terça-feira, 26, que contará com 5 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Na UBS Ângela Rosa, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS) - PFIZER
     A primeira dose para pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 40 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 3 e Santa Clara, no horário das 8 às 16h.
 
 
1ª,  2ª e  3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS ) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE -  5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA  
     A primeira, segunda e terceira aplicações para a faixa etária de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais de saúde, quinta dose para os  imunossuprimidos (40 anos ou mais), estarão disponíveis na UBS Horto, das 8 às 16h.  As pessoas deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. O segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço. Para receber a 4ª dose, as pessoas com 40 anos ou mais, deverão observar o intervalo de quatro meses de recebimento da terceira dose.
 
 
1ª, 2ª 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS)- JANSSEN
     A primeira, segunda e terceira doses adicionais para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais da saúde, quinta dose imunossuprimidos, com 40 anos ou mais, da vacina Janssen, estarão disponíveis na UBS Brasilândia, das 8h às 16h. Para a aplicação da quarta dose, podem tomar o imunizante as pessoas que tiverem o intervalo de 4 meses, após a terceira dose.

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 07 25 at 16.26.07
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. 
    Para esta terça-feira, 26, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Aeroporto 1, Luíza, Progresso, Guanabara, Leporace e Paulista e, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Paineiras, Esmeralda, City Petrópolis e Palma, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Aeroporto 3, Santa Clara, Ângela Rosa, Horto e Brasilândia, das 8 às 16h. 
    Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 1, Luíza, Progresso, Guanabara, Leporace e Paulista, no horário das 8 às 16h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Volta às aulas: Mais de 19 mil estudantes retornam às escolas na rede municipal

 DSC 3055
     A Secretaria de Educação informa que 19.043 estudantes da rede municipal de ensino retornam às salas de aula, a partir desta segunda-feira, 25, para o segundo semestre do ano letivo de 2.022.
    Desse total, 16.757 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais voltam já nesta segunda-feira, enquanto o restante, 1.658 estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA/Cesum) e 628 pessoas atendidas em projetos municipais reiniciam as atividades a partir de terça-feira.
     Foram duas semanas de recesso escolar para os estudantes e educadores e uma semana para as 11.024 crianças atendidas nas creches parceiras do município, que retornaram às aulas na última segunda-feira, 18.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que durante esse primeiro semestre, os estudantes passaram por um período de diagnóstico, onde foi possível identificar as necessidades educacionais dos alunos e organizar as ações de recuperações contínuas e paralelas. 
     Segundo ela, para este segundo semestre, foi desenvolvido um  replanejamento baseado no diagnóstico, no intuito de avançar e recuperar as dificuldades registradas pelos estudantes no processo de aprendizagem.
     A secretária destacou ainda que para os próximos meses, as expectativas são muito positivas, uma vez que o quadro de merendeiras está completo, está prevista a instalação de equipamentos tecnológicos nas escolas, além da oferta de cursos para professores especialistas, visando garantir cada vez mais, boas condições didáticas para melhorar o processo ensino aprendizagem. "Esperamos para este segundo semestre, muito trabalho e produtividade. Os professores estão preparados para atender os estudantes no retorno às aulas", disse Márcia Gatti. 
 
Capacitação Merendeiras
     A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta sexta-feira, uma capacitação para as 296 merendeiras, que atuam na rede de ensino do município, versando sobre as boas práticas na manipulação de alimentos. Essas profissionais são as responsáveis pela alimentação de todos os alunos da rede pública, do município e do Estado, preparando e servindo as refeições nos períodos da manhã, tarde e noite. A iniciativa faz parte de uma programação de quatro módulos e foi conduzida pela nutricionista Betânia de Andrade Monteiro, que é graduada pela Unesp de Botucatu, com especialização em Nutrição Clínica e várias outras especializações, compondo desde 2.009, o quadro docente dos cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca. 

Ação Social e Desenvolvimento unem esforços pela empregabilidade

 DSC 8670
     As Secretariais de Ação Social e de Desenvolvimento começaram um trabalho integrado, direcionado ao público mais vulnerável assistido, por meio dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), buscando facilitar o acesso ao emprego. A iniciativa segue as orientações contidas no Acessuas/Trabalho (Programa de Promoção de Acesso ao Trabalho), que busca promover o acesso dos usuários dos serviços de assistência, oferecendo oportunidades e auxiliando nos encaminhamentos aos locais em que podem se qualificar e conhecer mais opções, que os auxiliem em sua colocação no mercado de trabalho.
     A convite do CRAS Leste, no Jardim Brasilândia, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento esteve participando de um encontro do Programa Acessuas, com usuários dos serviços daquela unidade, onde 15 pessoas estiveram presentes. Junto com as orientações sobre as ações do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Programa "Caminho para o Emprego", "Emprega Franca" e outros serviços da Prefeitura para auxiliar na qualificação e encaminhamento do trabalho, eles foram convidados a visitar as instalações para conhecerem de perto o trabalho desenvolvido. Na ocasião, eles preencheram currículos e uma van foi colocada à disposição para transportá-los até o Parque Fernando Costa, ode está sediada parte da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento, inclusive o PAT. Todos os currículos foram cadastrados e das pessoas que compareceram, um já teve encaminhamento imediato para entrevista de trabalho. 
     "Esse tipo de ação conjunta deve ser repetida e ampliada em toda a rede de CRAS", disse a secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, onde são compartilhadas informações gerais e ouvidas também as principais necessidades dessas pessoas. 
     A Secretaria de Ação Social mantém 5 CRAS, onde realiza encontros, promove oficinas e outras atividades com os usuários, localizados na regiões Leste, Norte, Oeste, Sul e Centro.

Recapeamento avança na Av. Antônio Barbosa Filho

 DSC 7102
     Quem circulou nesta sexta-feira pela Avenida Antônio Barbosa Filho, pode constatar que uma das etapas de recapeamento, na pista sentido shopping – centro está sendo concluída, na altura do semáforo com a rua Comandante Salgado. A Prefeitura segue acompanhando a programação, por meio da Secretaria de Infraestrutura e pelas informações da empresa responsável pelos serviços, a partir da segunda-feira, devem mudar de pista, a partir do semáforo em direção contrária.
     Essa programação de recapeamento envolve recursos na ordem de R$ 4,7 milhões, através de convênio com o Governo do Estado de São Paulo. Os trabalhos tiveram início pela Avenida São Vicente, num dos trechos entre a Vila Hípica e o bairro Zanetti. Depois foram contemplados o Jardim do Éden, uma rua no Jardim Planalto e, agora, está sendo executado nas duas pistas da avenida Antônio Barbosa Filho, que margeia o Córrego dos Bagres.
     Os trabalhos nesse local estão sendo executados sem a interdição do tráfego, com a manutenção de meia pista para a passagem dos veículos. Depois de concluído o asfaltamento nesse local, uma das próximas vias a serem atendidas é a Avenida dos Sapateiros, trecho compreendido entre a rotatória com a rua Alfredo Tosi  e a rua Dr. Altino Arantes, compreendendo a região da Vila Martha e adjacências. 

Prefeito recepciona novos servidores

 IMG 9428
     A partir da próxima segunda-feira, 42 novos servidores, entre serventes de merendeira, inspetores de alunos, orientadores educacionais,  supervisor de ensino, pedagogos e pedreiros assumirão suas funções em diversas áreas da Prefeitura. Eles foram convocados, recentemente, pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos e participaram nesta sexta-feira, de um encontro no CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional), onde receberam as boas-vindas do prefeito Alexandre Ferreira. 
     Os funcionários receberam informações sobre suas novas atribuições, dos locais em que devem se apresentar para iniciar suas funções, além dos serviços específicos que estão disponíveis a cada novo colaborador, desde o convênio médico, vales transporte, alimentação, entre outros direitos e deveres. 
     O prefeito Alexandre Ferreira desejou sucesso a cada um, realçando o significado da palavra servidor público, que o é de servir à população da melhor maneira possível, com dedicação e o espírito de servir. 

Projetos de amparo a moradores de rua são destaques na imprensa nacional e no Estado

 WhatsApp Image 2022 07 25 at 09.18.06
     As ações, serviços de amparo e acolhimento às pessoas em situação de rua, em Franca, em especial o Programa "Moradia Primeiro" foram destaques na imprensa nacional e estão servindo de referência para muitas cidades do Estado de São Paulo para a realização de políticas públicas voltadas a esse público.
     Na última semana, no dia 15, foi publicado no site do Jornal Estadão, na seção Blogs - Fausto Macedo, o artigo 'Moradia para a população de rua: por quem os sinos devem dobrar?', de autoria dos defensores públicos Fernanda Penteado Balera e Rafael Lessa Vieira de Sá Menezes, onde o Programa 'Moradia Primeiro' é o principal destaque pelos profissionais, que ressaltam que o projeto, iniciativa pioneira no Estado de São Paulo, parte da premissa já adotada por outros países, segundo a qual a moradia é o eixo estruturante e meio de acesso aos demais direitos. "Mais do que uma casa, as políticas de moradia devolvem às pessoas em situação de rua sua dignidade e o direito de sonhar e fazer planos. A vida livre e digna começa por aí", destacam os defensores.
     Segundo eles, o programa francano se diferencia e contrapõe dos demais desenvolvidos em outros municípios, que possibilitam atendimento coletivo e não individual, fazendo com que essas pessoas percam sua autonomia e individualidade, ao longo do tempo. 
     Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, informou também que os programas desenvolvidos na cidade para as pessoas em situação de rua, estão sendo referência para muitas cidades do Estado de São Paulo, que estão buscando informações, como São José do Rio Preto, São Carlos, Piracicaba, dentre outras.
     Segundo ela, recentemente, as experiências de Franca foram destacadas durante XXII Encontro Regional do CONGEMAS (Conselho Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social), realizado em Atibaia/SP, que contou com a participação de mais de 700 cidades e no II Seminário População em Situação de Rua e Políticas Públicas, organizado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. 
     A secretária informou que o Programa 'Moradia Primeiro', lançado em setembro de 2.021, vem conquistando resultados positivos, com o atendimento a 90 pessoas e destas, 32 estão trabalhando informal e temporariamente, já com renda. Trata-se de um projeto que oferece auxílio moradia no valor de R$ 400,00, o cartão alimentação social de R$ 179,90, além de acompanhamento de equipe técnica especializada. As pessoas permanecem no projeto pelo tempo avaliado pela equipe que acompanha. 
     De acordo com Gislaine Liporoni, o diferencial do programa é que as próprias pessoas procuram o imóvel que desejam morar, geralmente, na comunidade deles, atendendo as diretrizes do programa. Durante o  acompanhamento das equipes, com as visitas regulares, são registrados relatos importantes dos beneficiários, destacando a importância de participarem do projeto, de terem um espaço para morar, garantindo segurança e alimentação de forma correta e nos horários certos. 
     Para a secretária Gislaine Liporoni, é motivo de orgulho receber esse reconhecimento, pois sinaliza que Franca está dando mostras de que desenvolve de forma correta sua política de assistência social. Da mesma maneira, que esses indicativos servem de estímulo a todos os profissionais envolvidos, também faz crescer a responsabilidade de cada um, no sentido de continuar melhorando cada vez mais os serviços oferecidos às pessoas mais vulneráveis.
     Atualmente, as pessoas em situação de rua recebem atenção e atendimento da rede de serviços municipais, composta pela Abordagem Social, Acolhimento Noturno, Unidade de Atendimento Dia, Espaço Dignidade, Abrigo Provisório e Casa de Passagem. Cerca de 590 pessoas estão cadastradas e são atendidas, diariamente, em média, 350 pessoas.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais