Notícias
Emdef reforça equipes de tapa-buracos
Prefeitura entrega novo piso em Ginásio do Leporace
Em solenidade realizada na manhã dessa sexta-feira, 20, no Parque Vicente Leporace, foram entregues à população o novo piso e demais melhorias da quadra de esportes do Ginásio ‘Ângelo Tornatore’. Junto com a quadra foram disponibilizados, também, equipamentos para práticas de futsal, basquete e voleibol, fruto do convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo.
Participaram da cerimônia o prefeito Alexandre Ferreira, o secretário Estadual de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira, o secretário Executivo, Marco Aurélio Pegolo (Chuí) e demais autoridades.
O prefeito Alexandre Ferreira destacou a importância dessa sintonia com o Estado, agradecendo ao secretário Aildo e ao secretário Chuí, pela atenção e parceria nas reivindicações da cidade. Chuí, ressaltou a importância do esporte na formação dos jovens e os investimentos que têm sido realizados em todo o Estado, externando sua alegria em poder contribuir com Franca.
Mais de 4,3 mil jovens beneficiados em projetos esportivos
Em seu pronunciamento, o prefeito Alexandre Ferreira elencou os programas de esportes conduzidos por meio da FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), que atendem mais de 4,3 mil alunos, com a retomada das atividades presenciais.
Ressaltou o Projeto de Iniciação Esportiva, que contempla crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, e o projeto Promoção de Saúde, que atende pessoas com faixa etária acima de 18 anos, além de mais de 500 atletas nas equipes de rendimento e de representação da cidade de Franca, somado ao trabalho feito com os grupos da terceira idade.
Através da FEAC, são atendidas 25 modalidades em 40 núcleos esportivos, distribuídos em todas as regiões da cidade. A Prefeitura conta com a presença dos alunos de iniciação da modalidade de voleibol, de 10 a 14 anos, dos núcleos da Pracinha da Cultura (antigo CEU), no bairro Leporace e do ginásio Amaury Destro, ao lado do Poliesportivo.
O Programa de Esportes da Prefeitura de Franca objetiva promover, incentivar e aperfeiçoar a prática esportiva nas diferentes etapas da vida, proporcionando a aquisição de hábitos saudáveis da atividade física na promoção da Saúde.
Inscrições para Processo Seletivo terminam nesta segunda-feira
De acordo com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, até esta quinta-feira, 997 candidatos se inscreveram para o Processo Seletivo de cadastro reserva para a contratação de estagiários para a Prefeitura, destes 664 já realizaram a prova on-line, restando 333 pendentes.
Os candidatos que desejam se inscrever, devem acessar o site do CIEE, www.ciee.org.br para preencherem o formulário de inscrição até o meio dia desta segunda-feira, 23. Na oportunidade, é necessário que realizem a prova on-line composta por questões objetivas de múltipla escolha, totalizando 30 perguntas, divididas entre 20 de Língua Portuguesa e 10 sobre Noções de Informática, estando disponíveis no ato da inscrição. O candidato que não efetuar a avaliação será automaticamente desclassificado.
O cronograma do Processo Seletivo fará a divulgação dos gabaritos e o caderno de questões no dia 24 de agosto. A classificação final, com a decisão sobre os recursos apresentados, será publicada no dia 24 de setembro, pelo site do CIEE www.ciee.org.br e no Diário Oficial do Município, disponível pelo site www.franca.sp.gov.br.
Programa “Exporta Franca” inicia Seminário nesta segunda-feira
A Secretaria de Desenvolvimento realiza a partir de segunda-feira, 23, o Programa Exporta Franca, com participações da ACIF (Associação do Comércio e Indústria) e do Sebrae. O evento de fomento as exportações é voltados ao setor produtivo vai até o dia 26, sendo que nos dois primeiros dias de forma presencial e nos últimos em formato online.
O intuito é atrair empresas que pretendam aumentar suas vendas internas ou fora do país, bem como se antecipar nas tendências do mercado de trabalho. Terá formato hibrido, com palestras presenciais sobre dados econômicos e preparação para exportar, nos dias 23 e 24, das 19h às 21h30, no auditório do Senai Franca, na Av. Presidente Vargas, 2500, Jardim Itambé.
A abertura solene está prevista para às 19h, com a presença e fala de autoridades e palestrantes.
A programação da primeira noite, após os pronunciamentos dos componentes da mesa, terá uma série de palestras com média de 20 minutos cada, começando com o economista Deyvid Alves da Silveira, da Secretaria de Desenvolvimento, sobre “Políticas Públicas”; na sequência Suyara Àguila, da área de comércio exterior da Acif, falando sobre “Mapa da Exportação e seus níveis em Franca”; Vinicius Nóbrega, gerente regional do Sebrae, falando sobre “Ferramentas Comerciais” e fechando a noite, Márcio Resende, da Associação de Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana, expondo sobre “Indicação de Procedência dos Cafés da Alta Mogiana”.
No dia seguinte, 24, outra sequência de palestras está prevista no mesmo local a partir das 19h. A programação será através de transmissões on-line, onde os convidados estarão falando sobre atuação comercial, inteligência de mercado e geração de negócios.
Os interessados em participar do evento podem se inscrever, gratuitamente, acessando o link www.bit.ly/exportafranca2021.
Esse seminário faz parte da Trilha de Internacionalização, que, na primeira etapa, contou com duas lives sobre "Os primeiros passos para a internacionalização" e sobre "Tendências Internacionais de Varejo - NRF", no mês de julho.
Esta é a segunda etapa do programa, que consiste na capacitação das empresas, que pretendem iniciar a exportação e também auxiliar àquelas que já atuam no mercado externo, a desenvolverem uma prospecção de mercado, aprimorando a divulgação da marca e seus produtos, bem como a indicação de procedência como ferramenta de marketing.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp (16) 3111-9905.
Saúde inicia vacina de jovens de 12 anos com comorbidades a partir de segunda
A partir da próxima segunda-feira, 23, a Secretaria de Saúde começa aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas com 12 anos ou mais, que apresentam comorbidades. Também seguirão na mesma data, sendo vacinadas as pessoas da população geral, com a primeira dose, na faixa etária de 18 anos ou mais.
As pessoas com 12 anos ou mais, nas condições expostas, deverão comparecer a UBS do Internacional (Estação), 7h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. Além dos jovens nessa faixa etária, também poderão ser imunizadas as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), que tenham 12 anos, que apresentam comorbidades.
A Secretaria de Saúde reforça que todas as pessoas deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
As comorbidades incluídas como prioritárias pelo Governo do Estado são: - Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas; Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); Doença renal crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de Prednisona, com doses maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; Indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos úlitmos 6 meses; Neoplasias hematológicas; Doença falciforme e Talassemia maior; Obesidade mórbida com IMC > 40, Cirrose Hepáticachild - PUGH A, B ou C, além de pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras. Devido ao critério de priorização da vacina, as pessoas que pertencem ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada), deverão comprovar o recebimento do auxílio.
A relação das comorbidades e comprovantes que deverão ser apresentados poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
Gestantes e puérperas com 12 anos, com comorbidades
As gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), que tenham 12 anos ou mais e apresentam comorbidades, poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no mesmo posto e horário já mencionados, portando os documentos pessoais, comprovante de endereço, originais e cópia do cartão de Pré-Natal, laudo médico e declaração de nascimento da criança.
Pessoas com 18 anos ou mais sem comorbidades
Os jovens com 18 anos ou mais, sem comorbidades, continuarão sendo atendidos com a primeira dose da vacina contra Covid, na segunda-feira, nas UBS Ângela Rosa e Guanabara e Aeroporto 3, das 07h30 às 16h. As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas sem comorbidades
Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prosseguirá na segunda-feira, na UBS Paulistano, no período das 7h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
2ª Dose - Astrazeneca
As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer também na segunda-feira, nas UBS do Jardim Planalto, São Sebastião, Santa Terezinha e Paulista, das 07h30 às 16h.
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 16h, nas UBS dos Parques Progresso e Horto.
Orientação - A principal orientação da Secretaria de Saúde é para que antes de comparecerem aos locais, as pessoas verifiquem a data agendada no cartão de vacinação para o recebimento da segunda dose e, caso esteja no dia correto, procurem um dos postos, apresentando o cartão para a comprovação da primeira vacina e um documento de identidade com foto, como o CPF. Os intervalos entre as doses são de 28 dias para a Coronavac e 12 semanas para a Astrazeneca.
Vacinas de Rotina
Os atendimentos da vacinação de rotina estarão disponíveis em 8 locais, nos dois períodos do dia 23, segunda-feira, mediante a distribuição prévia de senha. Nas UBSs do Luiza, Aeroporto I, Leporace e Santa Clara, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h, nos ESFs do Paineiras, Esmeralda, Palma e City Petrópolis, das 10h às 12 h e das 13h às 16h.