Email  

Notícias

Parque Fernando Costa recebe preparativos para Expoagro e estará fechado a partir de segunda-feira

 Pq Fernando Costa original

         O Parque de Exposições 'Fernando Costa', que irá sediar a 53ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca), continua recebendo os retoques finais para o evento, cuja parte técnica começará no dia 6 de maio, com a chegada e entrada dos primeiros lotes de animais. Em razão de todos os preparativos, distribuição dos espaços nos galpões e mobilização da equipe organizadora, a Secretaria de Desenvolvimento comunicou que o parque estará fechado ao público para visitas e caminhadas no período de 29 de abril a 8 de maio, medida adotada para garantir a segurança e a realização dos preparativos da feira. Evento dos mais tradicionais no Estado, a Expoagro é organizada pela Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Desenvolvimento.
      Uma das atividades programadas para a edição deste ano é a homenagem especial, que será oferecida à criadora de bovinos, Maria Tereza Lemos Costa Calil, carinhosamente conhecida como ‘Tóla’. Seu legado será celebrado como uma forma de reconhecimento às contribuições feitas para a comunidade de criadores de gado da raça Gir Leiteiro durante todos estes anos.
      A Secretaria de Desenvolvimento também destaca que o Torneio Gir Leiteiro ocorrerá no período de 13 a 16 de maio, sendo que o julgamento de pista está marcadp para 16 e 18. Entre os dias 14 e 15 de maio, está confirmada a chegada do gado da raça Nelore, passando pela pesagem e o julgamento na pista entre os dias 16 e 18 de maio, com a participação de 70 a 120 animais. Todos estes eventos poderão ser acompanhados, gratuitamente, pelo público.
      Para a secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, a exposição será uma oportunidade de projetar o setor agropecuário, fomentar novos negócios, aliada a variedade de atrativos, animais de genética apurada, propiciando aos criadores, técnicos e público em geral, intercâmbios de experiências sobre as práticas implementadas, tudo enriquecido com as provas equestres que prometem ser imperdíveis e o público pode aproveitar.
 
Outras atrações
      Os cavalos também terão seus espaços garantidos na Exposição Mangalarga Paulista no período de 9 a 11 de maio e Mangalarga Marchador de 23 a 25, do mesmo mês.
      Somada a esta programação, a organização fará a 14ª edição do Encontro de Muares, com o julgamento de pista ocorrendo nos dias 17 e 18 de maio.
      Com entrada gratuita, estão previstas as tradicionais competições equestres. No dia 18, ocorrerá a Prova dos Três Tambores, em que os participantes realizam um percurso determinado, contornando três tambores dispostos de forma triangular no menor espaço de tempo. Quarto de Milha, incluindo o Team Penning*, será realizada no dia 25 de maio e consiste em uma prova de habilidade, velocidade, agilidade em equipes de três competidores, que devem identificar, mover e capturar bois pré-selecionados dentro de um rebanho, em uma corrida cronometrada. Ranch Sorting, ou ‘escolha do gado’ será no dia 26 e trata-se de uma prova de velocidade em que dois cavaleiros devem apartar e transferir dez cabeças de gado de um curral para o outro em sequência determinada, através de sorteio feito pelo juiz. Esta competição marcará o fechamento da programação dos shows artísticos, que será aberta na noite do dia 16 de maio, com a dupla Zezé di Camargo e Luciano.
      Outra atividade programada é a Exposição de Abelhas, marcada para o dia 18 de maio, com oportunidade da população conhecer mais sobre apicultura e sua importância para o meio ambiente, inclusive com impacto positivo na produção de frutíferas em geral.
      Já no dia 26, a partir das 8 horas, acontecerá a ExpoCães, um espaço para que a população possa levar os seus pets para exibições e premiações.
      Mais informações poderão ser obtidas nos telefones (16) 3711-9481 ou 3724-7080 ou site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br/desenvolvimento).

Meio Ambiente segue com limpeza urbana

 Limpeza Urbjpg original

          A Secretaria de Meio Ambiente segue com a programação de limpeza urbana, com frentes de trabalho distribuídas, diariamente, por toda a cidade.
      Nesta quarta-feira, 24, equipes realizaram a roçada, raspagem e pintura de guias em vários pontos, entre eles, no Estádio Municipal 'José Lancha Filho' (Lanchão), Jardim Paulistano, Parque Lupércio Taveira, São Domingos, avenida Ismael Alonso y Alonso e entorno da Unidade Básica de Saúde, que está sendo construída no Residencial São Domingos.
      O objetivo do trabalho é manter as praças, jardins e canteiros de avenidas com a vegetação aparada, recolhendo inservíveis e objetos que possam servir de criadouros para o mosquito da dengue.
      Nos próximos dias, outros pontos da cidade receberão as equipes como a praça da rua Francisco Traficante, no Jardim Seminário, rotatória da avenida Brasil, Presidente Vargas, próximo ao Cemitério Santo Agostinho, avenida José Rodrigues da Costa Sobrinho, Praça da Igreja Santa Mônica, UBSs do Jardim Paulista/Rivieira e Planalto entre outros.
 
LimpeZap
      Através do telefone, que também é WhatsApp (3711-9440), a população pode ajudar a Prefeitura a realizar poda e limpeza na cidade.
      Também neste canal, pode ser solicitada, gratuitamente, a recolha de inservíveis, como descartar sofás, cadeiras e utensílios domésticos.
      É feito o agendamento com a data e horário da recolha. Uma outra opção para solicitar serviços é o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
 

Compositor e baixista francano faz show gratuito no Teatro Municipal

 Fachada Teatro Municipal original

       Na próxima sexta-feira, às 20 horas, o Teatro Municipal de Franca recebe um dos maiores nomes do contrabaixo no Brasil, o francano Eduardo Machado. O show, em comemoração aos 50 anos de vida do músico, é totalmente gratuito, e será realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
      O artista apresentará músicas do último álbum, “Do Nato Samba Jazz”, lançado há um ano. É uma mescla de jazz brasileiro, choro e o samba jazz, um subgênero do samba que emergiu no âmbito da Bossa Nova, considerado mais enérgico com a desenvoltura da improvisação.
      O álbum, com repertório autoral de inéditas, homenageou em vida João Donato e revela toda a riqueza da música instrumental brasileira, com sua maneira jazzística moderna de tocar o samba. Antes da apresentação, no mesmo local, Eduardo fará uma oficina aberta com estudantes, músicos e interessados. A entrada é livre e não precisa de ingresso.
      O objetivo da oficina é oferecer uma visão geral do gênero musical, incluindo seu contexto histórico. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar na prática e explorar os ritmos e as melodias que definem o samba jazz, bem como, compreender a influência do jazz, da música latina e dos ritmos caribenhos na sua criação.
O músico
      Eduardo Machado é formado no Conservatório de Tatuí (SP) e aperfeiçoou os estudou no Musicians Institute, em Londres. É considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro da atualidade. São 33 anos de carreira, como músico e professor. Sua discografia é composta por 10 álbuns e 5 DVDs. Participou de shows e gravações com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Toquinho, Renato Teixeira, Sérgio Reis, e muitos outros.
      Eduardo já ministrou workshops na Coréia do Sul, China, Rio de Janeiro, entre outros.
 
Serviço:
 “Do Nato Samba Jazz” acontece na sexta-feira (26/04), às 20h
Teatro Municipal 'José Cyrino Goulart' (avenida Sete de Setembro, 455 - Residencial Baldassari)
Evento gratuito

'Emprega Franca' tem mais de 150 vagas de trabalho disponíveis

 Empregos PAT original

      O 'Emprega Franca', programa mantido pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, está com 185 vagas abertas para diversas atividades, sendo que destas, 153 estão cadastradas no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).
      Entre as oportunidades oferecidas estão: Ajudante Geral, Assistente de Compras, Auxiliar Eletricista, Auxiliar de Cozinha, Consultor de Televendas e Cozinheiro(a).
      As vagas oferecidas pelo PAT incluem as funções de Servente de Obras, Pedreiro, Promotor de Vendas, entre outras, com oportunidades para pessoas com deficiência.
      Karla de Paula, diretora de Empreendedorismo, Emprego e Renda, destacou que as obras da rodovia Rio Negro e Solimões também estão movimentando o mercado da construção civil na cidade. Quem trabalha na área pode deixar o currículo no PAT.
      Os interessados nas vagas do ‘Emprega Franca’ deverão se cadastrar para enviar seus currículos e as empresas que estiverem em busca de funcionários também podem utilizar o site para cadastrar as oportunidades disponíveis, através do link www.franca.sp.gov.br/pmf-vagas-emprego/.
      No caso do PAT, é preciso comparecer à sede do posto, que fica em prédio anexo à Rodoviária de Franca, na Rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari, munido de currículo impresso e documentos pessoais.
      O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo WhatsApp (16) 99601-0848.
 

Meio Ambiente intensifica retirada de materiais em avenidas

 Retirada de Materiais original

          A Secretaria de Meio Ambiente segue com um trabalho intenso de limpeza urbana. Um dos serviços prestados é o de retirada de materiais dos canteiros das avenidas, que teve início em março e já recolheu mais de 30 mil quilos de inservíveis, como móveis, colchões, madeiras e lixo orgânico. Um caminhão percorre de segunda a sexta-feira, os trechos pré-programados para recolher todo material descartado de maneira irregular. Por dia, a equipe retira, em média, 3 mil quilos de lixo. Em menos de duas semanas, mais de 20 avenidas já foram atendidas, entre elas a Alberto Pulicano, Integração, Flávio Rocha, Dom Pedro, São Vicente, Emílio Paludeto, entre outras.
      Rui Engrácia Garcia Caluz, secretário de Meio Ambiente, ressaltou que mesmo com este trabalho, muitas pessoas continuam destinando resíduos em áreas públicas. “Temos feito uma ação intensa de limpeza urbana e contamos com o apoio da população para obtermos o resultado esperado", solicitou.
      Segundo ele, são vários os serviços de coleta e limpeza oferecidos pela Prefeitura que as pessoas devem utilizar, dando a destinação correta para os materiais que precisam descartar e o lixo. "Três vezes por semana, a coleta de lixo é realizada em toda a cidade, temos também o ‘Arrastão da Limpeza’ sempre no último sábado de cada mês, sem contar o Serviço de Recolha Agendada de inservíveis nas casas e os quatro Ecopontos espalhados pela cidade, que servem para o descarte de recicláveis e restos da construção civil”, salientou.
      Quem flagrar descartes irregulares pode fazer denuncia anônima para Guarda Municipal pelos telefones 153 e (16) 3724-1033. As denúncias podem ser feitas também pelo  aplicativo ECOFRANCA, que possibilita que o cidadão faça o registro sobre descarte irregular de resíduos, desmatamento, loteamento irregular, uso indevido de área pública, maus-tratos e abandono de animais. Após cadastro e registro da ocorrência no aplicativo, a equipe da Guarda Civil é acionada para que sejam tomadas as providências necessárias, como o registro do auto de infração ou comunicação dos fatos aos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público, Polícias Civil, Ambiental e CETESB.
      Caso haja materiais inservíveis nas residências, o morador pode agendar a recolha direto na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3711-9440.
 
Serviços prestados pela Secretaria de Meio Ambiente:
 
Coleta de lixo urbana – Acontece três vezes por semana em toda cidade
Arrastão da Limpeza – Realizado todo último sábado do mês
Limpeza urbana – Limpeza de praças, canteiros de avenidas (poda e roçada de grama), limpeza de praças, raspagem de guias. Serviço realizado diariamente, de segunda a sexta-feira
Limpeza de bocas de lobo – trabalho preventivo realizado, diariamente, para limpar bueiros e bocas de lobo
Recolha agendada – Agentes da Secretaria de Meio Ambiente recolhem materiais inservíveis que estão sem utilidade nas residências. Basta agendar pelo telefone (16) 3711-9440.
 
Ecoponto City Petrópolis
Avenida São Pedro, 1231
 
Ecoponto Esmeralda
Rua Geraldino Augusto Machado, 411
 
Ecoponto Jardim Luíza
Avenida Ida Zero Zaninelo, 2501
 
Ecoponto Jardim Portinari
Avenida Hotto Paiva, 1341
Funcionam de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, e aos domingos das 8 às 14 horas.

Franca recebe o Circuito Sesc de Artes neste domingo

 Circuito SESC original

         Franca receberá neste domingo, 28, a programação do Circuito Sesc de Artes 'Arte na rua para todas as pessoas', com trabalhos artísticos, intervenções, música, dança, teatro, mediações de leitura, oficinas e vivências, no horário das 16 às 20 horas, no Complexo Poliesportivo e Ginásio Pedrocão (Rua dos Pracinhas – Residencial Paraíso). Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos.
      Realizado pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Franca, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), o evento convida a população a participar de um dia diferente, vivenciando novas experiências. Em todo o Estado de São Paulo, serão beneficiadas 122 cidades até o dia 26 de maio, com mais de 760 atividades.
      Neste domingo, estão previstas sete apresentações gratuitas na cidade, abertas a todas as idades, sendo 'Pipas: Voo das cores' - Vento, Ventanias (SP); 'Estampe afeto' - Unsquepensa Arte (SP); 'Concerto para La Ursa' - Cia. Brasílica (SP); 'Ler para crescer: afeto, diversidade e imaginação' - Cia. Vovó Cachola (SP); 'DJ Fulô' (SP); 'Nos braços do povo' - Inovasamba (SP) e 'A casa de farinha do Gonzagão' - Cia. Teatro da Investigação (SP).
      Mateus Caetano, presidente da FEAC, destacou a parceria com o Sesc SP e explicou que o Poliesportivo foi escolhido porque reúne um grande número de famílias aos finais de semana. "Esta parceria com o Sesc é muito importante, pois possibilita a realização de grandes espetáculos, com lazer e entretenimento para toda a população. Faço um convite para que todos os francanos participem deste evento, que será muito especial", garantiu.
      Confira as informações de cada apresentação prevista:
 
Pipas: Voo das cores - Vento, Ventanias (SP)
Formado pela família Zeotti, de Ribeirão Preto, o coletivo Vento, Ventanias dedica-se à arte e à ciência de projetar, construir, testar e empinar pipas. O ateliê ensina as técnicas necessárias para montar os objetos voadores e estimula o uso da criatividade com papéis de várias cores e formatos variados, a exemplo de pássaros, estrelas e caretas. Com boas condições climáticas, a atividade termina com uma revoada de pipas.
 
Estampe afeto - Unsquepensa Arte (SP)
Em uma vivência que propõe aos participantes dar uma pausa nas atribuições cotidianas para se expressar de maneira criativa, carimbos com frases são usados para estampar saquinhos de algodão. Com etapas simples, a atividade orientada pelo coletivo Unsquepensa Arte destaca o impacto de pequenas ações e ressalta a importância de ser original em um mundo cada vez mais automatizado e impessoal. No final da experiência, os objetos podem ser compartilhados ou trocados.
 
Concerto para La Ursa - Cia. Brasílica (SP)
Figura conhecida do carnaval pernambucano, La Ursa é uma personagem que pede dinheiro e atormenta os foliões nas brincadeiras pelas ruas. Na apresentação de dança da Cia. Brasílica, o grupo propõe um contraponto entre o olhar turístico lançado sobre as culturas tradicionais e a sobrevivência de seus representantes. Criado em 2006 com o objetivo de resgatar e revalorizar as manifestações populares, o grupo incentiva o estudo dessa estética para formar cidadãos conscientes.
 
Ler para crescer: afeto, diversidade e imaginação - Cia. Vovó Cachola (SP)
Os atores Anabrisa Tamaso e Edinho Souza, da Cia. Vovó Cachola, trabalham há quase dez anos na cena cultural de Franca e região encenando espetáculos teatrais e promovendo oficinas de artes cênicas e rodas de leitura. Uma mediação de leitura que convida o público a mergulhar no universo da literatura infantojuvenil, aproximando o leitor das histórias literárias e estimulando a imaginação por meio da leitura compartilhada.
 
DJ Fulô (SP)
Nascido em Taubaté e morador de Araraquara, o DJ e produtor já dividiu os palcos com artistas como o grupo Racionais MC’s e os rappers Djonga e Tasha & Tracie. Para embalar a pista, a apresentação mescla diversos estilos musicais, combinando brasilidades, produções autorais e a cultura das periferias com o objetivo de reforçar seus símbolos de resistência e potência.
 
Nos braços do povo - Inovasamba (SP)
Canções de autoria do grupo, experimentações com gêneros musicais como o maracatu e releituras de clássicos do samba e do pagode fazem parte do repertório do animado quinteto, que não costuma deixar ninguém parado em seus shows. Entre uma composição e outra, os artistas mostram números cênicos e convidam a plateia a interagir com a apresentação.
 
A casa de farinha do Gonzagão - Cia. Teatro da Investigação (SP)
Para reverenciar o cantor, compositor e multi-instrumentista pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989), um dos mais carismáticos artistas brasileiros, o espetáculo transporta os personagens de suas canções para uma casa de farinha nordestina. Ali, na cozinha do sertão, eles contam seus “causos” e, por fim, transformam a encenação em um grande arrasta-pé com música ao vivo embalado pelo repertório de Gonzagão.
      
      Mais informações poderão ser obtidas pelo site https://circuito.sescsp.org.br/cidades/franca .

Campanha alerta sobre riscos de compras de loteamentos irregulares

 Campanha Loteamento original

           A Prefeitura de Franca, em ação conjunta com o Ministério Público Estadual, está lançando uma campanha de alerta e orientações sobre as implicações de negócios em loteamentos irregulares ou clandestinos.
      Com base na Lei da REURB (Regularização Fundiária Urbana), a Secretaria de Infraestrutura trabalha para reunir os adquirentes de imóveis em loteamentos de chácaras consolidados e irregulares no entorno da cidade, visando evitar novas práticas e aborrecimentos futuros aos adquirentes.
      Segundo as estimativas, no município existem em torno de 100 locais classificados como chácaras de recreio, pendentes de regularização. Ressalte-se que um bom número, por meio da organização em Associação de Moradores, já está com pedidos de regularização formalizados, junto à Prefeitura, cumprindo gradativamente as exigências estabelecidas pela Lei da Reurb, combinado com o Decreto Municipal de março de 2022, legislação que veio para facilitar esta regularização, inclusive com loteamentos em fase final de aprovação pela Prefeitura.
      A campanha educativa já pode ser vista em algumas avenidas da cidade, especialmente, nos pontos de saída para rodovias. Nos outdoors constam mensagens indicando que a compra de lotes em áreas irregulares, sem registro em cartório ou na Prefeitura, pode acarretar prejuízos aos adquirentes, pois dependendo da localização e da metragem do terreno, não seria passível de regularização. Sem a regulamentação, o Poder Público fica impedido legalmente de fazer a manutenção da infraestrutura básica.
      Por meio da campanha, além de esclarecer as pessoas, a Prefeitura e o Ministério Público buscam prevenir estes adquirentes sobre as consequências posteriores que, além da não regularização, poderão responder a processos judiciais e até perder os investimentos feitos. Nas regiões consideradas de mananciais, que envolvem o Rio Canoas, existem as agravantes previstas no Código Municipal do Meio Ambiente.
      É importante ressaltar que diversos vendedores de lotes irregulares têm agido de má fé, com a promessa de serem áreas passíveis de regularização, utilizando do desconhecimento das pessoas que acreditam estar adquirindo terrenos regulares, quando na verdade não são.
      Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9890 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
 
Reurb
      A legislação da REURB, em vigor na cidade desde março de 2022, Decreto nº 11.433/2022, foi instituída para permitir que as pessoas regularizem seus imóveis, sejam eles urbanos ou em espaços irregulares, observando os dispositivos contidos no Decreto Municipal, combinado com a Legislação Federal, Lei nº 13.465/2017, compreendendo as providências jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes, conforme a legislação em vigor.
      O decreto da REURB, pode ser consultado pelo link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2008-31032022.pdf

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais