Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Dois concursos da Prefeitura serão neste domingo

     Neste domingo, 27, serão aplicadas as provas dos dois primeiros concursos públicos da Prefeitura (02 e 03). Ao todo, 720 candidatos estão aptos a fazer a prova que será na unidade II da Faculdade de Direito na av. Major Nicácio, 2.305, e na Escola ‘Capitão José Pinheiro de Lacerda’, na rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 926, Jardim América. Os portões serão abertos às 8 horas e fechados às 8h30.

    O concurso 02, terá as provas de motoristas I, coordenador pedagógico, operador de máquinas e agente de defesa civil. A seleção será na unidade II da Faculdade de Direito. Os candidatos ao cargo de professor farão a prova na Escola ‘Capitão José Pinheiro de Lacerda, na rua Laerte Barbosa Cintra, 929, no Jardim América. Já o concurso 03, para cargos de médico, a prova será aplicada na unidade II da Faculdade de Direito.

     Ao todo são quatro editais, sendo que as provas dos concursos 01 e 04 serão aplicadas em novembro. Os candidatos devem acompanhar a convocação para as provas no site da banca organizadora: https://www.ibamsp-concursos.org.br/site/ . Segundo a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, nos quatro concursos foram registradas 7,8 mil inscrições.

Vigilância Sanitária alerta para perigos causados pelo escorpião

     Em período de muito calor e chuva, é comum aumentar o número de reclamações referentes a escorpiões. Segundo a Vigilância Sanitária, no mês de setembro foram registradas 20 reclamações e 25 em outubro. Por isso, é preciso redobrar os cuidados para evitar a proliferação do escorpião que sai em busca de alimento sendo a barata e grilo os mais comuns.

     A Vigilância Sanitária realiza um trabalho de orientação junto à população para criar barreiras com o intuito de evitar que o escorpião chegue até à residência. “É preciso manter os quintais limpos e sem baratas e outros insetos que servem de alimentos para o escorpião. A espécie com maior incidência em Franca é conhecido por escorpião amarelo que tem por hábito se abrigar principalmente em caixas de esgoto. Sendo assim, temos que criar barreiras para que ele não chegue até nossas residências”, disse o chefe da Vigilância, Felipe Granzotti.

      É importante vedar ralos e pias, manter a caixa de gordura bem vedada e manter limpos os quintais. Feche as frestas embaixo das portas no período da noite. Tampe buracos e rachaduras na parede e muros. Os escorpiões se alimentam de grilos e baratas, por isso não acumule lixo para atrair esses bichos.

     Além disso, os terrenos sujos podem contribuir para que os escorpiões fiquem no local e ‘invadam’ as casas vizinhas. Mas não é o principal problema já que o escorpião vive principalmente em esgoto e locais úmidos. “Temos que criar barreiras em nossas residências para que eles não consigam entrar”, disse Granzotti que completou: “Se encontrar um escorpião no quintal ou dentro de casa, em hipótese alguma deve-se colocar a mão ou tentar algum contato direto. Ligue na Vigilância Sanitária que passamos todas as orientações.”

     Apesar dos cuidados, em caso de picada é preciso procurar atendimento médico imediatamente. “Em caso de picadas o procedimento é o mesmo para qualquer pessoa. Não use remédios caseiros, não se automedique. Não passe álcool. A vítima deve ser levada imediatamente para o Pronto-Socorro, UPAS ou um hospital particular para ter o tratamento correto.” A gravidade varia conforme local da picada e sensibilidade da vítima, portanto o médico avaliará a gravidade e tomara a decisão sobre o tratamento a ser feito.


Cuidados:

1 – Mantenha ralos tampados com telinha. Feche as frestas embaixo das portas no período da noite. Tampe buracos e rachaduras na parede e muros.

2 – Mantenha o quintal sempre limpo. Os escorpiões se alimentam de grilos e baratas, por isso não acumule lixo para atrair esses bichos.

3 – Se tiver brinquedos no quintal e casinhas de cachorro, faça sempre uma inspeção em busca de escorpião. Mantenha-os sempre limpos. Tenha o mesmo cuidado ao levar crianças para brincar em parquinhos com madeira e caixa de areia.

4 – Se for fazer limpeza no quintal e até mesmo dentro de casa (mexer em objetos com os quais não lida há muito tempo) tenha cuidado. Use luvas e sapatos fechados. Vale lembrar que o escorpião gosta de lugares úmidos.

5 – Converse com as crianças e mostre fotos para evitar que elas se aproximem no caso de encontrar um escorpião no quintal.

6 – No caso de picada, procure um hospital imediatamente para receber o devido tratamento. Não passe álcool no local da picada, apenas lave com água.

 

Cambuí será palco de Festival de Atletismo neste sábado

     A Prefeitura promove neste sábado, 26, no Jardim Cambuí, região Norte da cidade, através do seu Departamento de Esportes, seu tradicional Festival de Atletismo, com provas envolvendo crianças e adolescentes que participam dos projetos de iniciação do município. As atividades serão desenvolvidas a partir das 8 horas na pista emborrachada do ginásio de esportes do bairro, inaugurado pela Prefeitura no primeiro semestre do ano e considerado um dos mais funcionais da cidade.

     A realização desse evento representa uma oportunidade com dupla finalidade: a oportunidade para que os meninos e meninas demonstrem o seu talento e habilidades, nas várias provas que serão disputadas e o segundo, um momento de integração, aproximação e estreitamento de relações com os jovens dos diferentes bairros da cidade. A Prefeitura através de seus educadores físicos oferece opções de iniciação no atletismo no Poliesportivo, no Jardim Aeroporto e também no Centro Esportivo da Vila Santa Terezinha.

    Um outro aspecto importante desse tipo de Festival, é a chance que a atividade propicia para que os pais possam levar seu estímulo e apoio as crianças, torcendo pelo seu desempenho e sentido a sua evolução. O evento serve também para análise daqueles competidores com perfil para integrar as equipes de alto rendimento que representam a cidade nos eventos oficiais. Na medida que tiverem interesse poderão ser integrados a esse grupo seleto e passar a realizar treinamento específico.

Autoridades discutem cerco ao uso da linha chilena

     As autoridades municipais estiveram reunidas nesse meio de semana no Ministério Público da Infância e Juventude, expondo as situações de perigo e buscando formas de atuação para combater o uso indiscriminado da linha chilena em soltura de pipas. É uma prática proibida e que pode ser fatal, dado a sua letalidade, muito mais impactante do que a linha de cerol.

     A Guarda Civil Municipal, com o seu inspetor José Antônio Pimenta, esteve presente observando que essa é uma preocupação que vem de anos anteriores e aumenta no período em que são comuns a presença das crianças soltando pipas. A legislação é enfática, através da Lei 8.799 deste ano, quanto as restrições e prevê punições para quem for flagrado utilizando esse tipo de material e os comerciantes que vendem.

    Estiveram presentes também além da Prefeitura e do promotor Anderson Castro, representantes da Polícia Militar, do Conselho Tutelar e da Câmara Municipal. A Guarda Civil em suas diligências rotineiras está sempre atenta e situações que estejam em desacordo com a legislação, no tocante a essas práticas, mas os esforços de agora passarão a ser redobrados. Um outro objetivo é de conscientizar os pais e comerciantes a também fazerem sua parte e aquela pessoa que identificar situações assim (alguém soltando pipa com cerol ou linha chilena), deve acionar de imediato a Polícia Militar (190) ou a Guarda Civil (3724-1033).

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais