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Desenvolvimento

Programa Bolsa Trabalho inicia inscrições com 80 vagas disponíveis

Bolsa trabalho 
     A Secretaria de Desenvolvimento informa que foram iniciadas a partir desta terça-feira, 24, as inscrições do Programa Bolsa Trabalho, recém criado pelo Governo do Estado de São Paulo e que será realizado em parceria com a Prefeitura. 
     Serão disponibilizadas 80 vagas para pessoas a partir dos 18 anos, que estejam em situação de desemprego, desde que não sejam beneficiárias de seguro-desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente, residentes no município há, no mínimo dois anos, que tenham renda per capita familiar de até meio salário mínimo, sendo autorizado somente um beneficiário por núcleo familiar. 
     O Programa Bolsa Trabalho tem como objetivo proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda a população em situação de vulnerabilidade social, proporcionando oportunidades de conhecimento através das opções de cursos profissionalizantes disponíveis, oferecidos virtualmente pela UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com duração de 80 horas. Além dos cursos, o beneficiário pode ter direito à uma bolsa auxilio de R$ 535,00 disponível no período de cinco meses, desempenhando atividades de trabalho nos órgãos públicos municipais. 
     Os interessados deverão enviar, por meio do Portal Bolsa do Povo, através do site www.bolsadopovo.sp.gov.br, até o próximo dia 30, deste mês, os seguintes documentos: carteira de identidade com foto, CPF, carteira de trabalho e Previdência Social, além de comprovante de residência. 
     A Secretaria de Desenvolvimento irá prestar suporte e orientações aos candidatos que necessitarem de apoio para a efetivação das inscrições, em sua sede no Parque Fernando Costa, que fica na avenida Dr Flávio Rocha, n° 500, Vila Exposição, das 9 às 16h. 
     Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento pelo telefone (16) 3724-7080

PAT disponibiliza vagas de trabalho

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     O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) oferece, diariamente, vagas de emprego para as pessoas, que procuram uma oportunidade no mercado de trabalho. 
     Para esta terça-feira, foram disponibilizadas 35 vagas em diferentes áreas de atuação, entre elas, auxiliar fiscal, agente de mercado, auxiliar técnico, vendedor de cartão de crédito, operador de caixa, repositor de mercadorias, lixador de calçados e outras. 
     Para se candidatar as funções, os interessados deverão consultar os requisitos como grau de escolaridade e experiência profissional, de acordo com as exigências individuais de cada vaga. Os interessados podem consultar os detalhes através do link https://www.facebook.com/147234015638175/posts/1479067505788146/?d=n e comparecer, presencialmente, portando documento de identidade com foto, carteira de trabalho e currículo, diretamente no PAT, que fica no Parque Fernando Costa, na avenida Dr. Flávio Rocha, n° 500, Vila Exposição, das 8h30 às 16h.
     O encaminhamento para as vagas pode sofrer alterações durante o dia, de acordo com a procura dos interessados. 

 

Atendimento PAT
     Desde julho, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) retomou o atendimento presencial, em novo endereço. Além do encaminhamento para as vagas de trabalho, o PAT oferece orientações sobre o Seguro Desemprego e emissão da CTPS Digital (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
     Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3723-5958(16) 3723-5317 (WhatsApp).

Programa “Exporta Franca” inicia Seminário nesta segunda-feira

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                A Secretaria de Desenvolvimento realiza a partir de segunda-feira, 23, o Programa Exporta Franca, com participações da ACIF (Associação do Comércio e Indústria) e do Sebrae. O evento de fomento as exportações é voltados ao setor produtivo vai até o dia 26, sendo que nos dois primeiros dias de forma presencial e nos últimos em formato online.

                O intuito é atrair empresas que pretendam aumentar suas vendas internas ou fora do país, bem como se antecipar nas tendências do mercado de trabalho. Terá formato hibrido, com palestras presenciais sobre dados econômicos e preparação para exportar, nos dias 23 e 24, das 19h às 21h30, no auditório do Senai Franca, na Av. Presidente Vargas, 2500, Jardim Itambé.

                A abertura solene está prevista para às 19h, com a presença e fala de autoridades e palestrantes.

                A programação da primeira noite, após os pronunciamentos dos componentes da mesa, terá uma série de palestras com média de 20 minutos cada, começando com o economista Deyvid Alves da Silveira, da Secretaria de Desenvolvimento, sobre “Políticas Públicas”;  na sequência Suyara Àguila, da área de comércio exterior da Acif, falando sobre “Mapa da Exportação e seus níveis em Franca”;  Vinicius Nóbrega, gerente regional do Sebrae, falando sobre “Ferramentas Comerciais” e fechando  a noite, Márcio Resende, da Associação de Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana, expondo sobre “Indicação de Procedência dos Cafés da Alta Mogiana”. 

                No dia seguinte, 24, outra sequência de palestras está prevista no mesmo local a partir das 19h. A programação será através de transmissões on-line, onde os convidados estarão falando sobre atuação comercial, inteligência de mercado e geração de negócios.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever, gratuitamente, acessando o link www.bit.ly/exportafranca2021.

                Esse seminário faz parte da Trilha de Internacionalização,  que, na primeira etapa, contou com duas lives sobre "Os primeiros passos para a internacionalização" e sobre "Tendências Internacionais de Varejo - NRF", no mês de julho.

                Esta é a segunda etapa do programa, que consiste na capacitação das empresas, que pretendem iniciar a exportação e também auxiliar àquelas que já atuam no mercado externo, a desenvolverem uma prospecção de mercado, aprimorando a divulgação da marca e seus produtos, bem como a indicação de procedência como ferramenta de marketing.

                Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp (16) 3111-9905.

Estudantes de Publicidade apresentam campanha publicitária para APP vencedor do Hackathon

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     Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF), acompanhados pela chefe do Departamento de Comunicação Social, a professora Fúlvia Nassif Jorge Facury, foram recebidos nesta quinta-feira, pelo prefeito Alexandre Ferreira, onde apresentaram a proposta de uma campanha publicitária a ser desenvolvida, visando a divulgação do aplicativo premiado pelo evento Hackathon, deste ano, que visa conscientizar a população e também facilitar a participação em denúncias de crimes ambientais.
     Fúlvia Nassif informou que foi uma experiência marcada pela superação e trabalho em equipe, entre os estudantes que tiveram que se reinventar e deu tudo certo. 
     A estudante Giovana Alves Campanaro, que está no último ano do curso, afirmou ter sido uma experiência diferente, que jamais havia vivenciado na universidade. "Foi gratificante ver o resultado e a possibilidade de ajudar muitas pessoas e o nosso meio ambiente", declarou. 
     Vitor Miguel de Lima Norinho, aluno da turma, comentou ter sido algo único o que foi proporcionado pela maratona, algo que não se encontraria em nenhuma outra faculdade. "Apesar das dificuldades, do tempo muito curto, com o comprometimento e a dedicação do grupo, foi possível conciliar as mil e uma atividades do último ano de curso e produzir algo que encheu a todos de orgulho", disse.
     Tanto para Vitor como para Giovana, a premiação com o primeiro lugar foi um reconhecimento que deixou a todos muito satisfeitos, convictos de que o APP desenvolvido, será uma ferramenta de extrema utilidade. "É algo simples, prático, identificado com a linguagem e tendências da tecnologia, cada vez mais utilizada pelas pessoas. Vai, portanto, facilitar o acesso da população aos serviços e podendo fazer suas manifestações a partir da palma da mão, ajudando a conservar e resgatar o ambiente tão desrespeitado", comentaram os universitários.
     O prefeito Alexandre Ferreira cumprimentou os estudantes pelo trabalho desenvolvido, ressaltando a qualidade e o comprometimento dos profissionais que, logo, estarão no mercado de trabalho.
 
 
O evento
 
     O Hackathon é um programa do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), que ressalta o desenvolvimento de tecnologia, empreendedorismo e inovação. A edição deste ano contou com o apoio da Prefeitura, Ministério Público e Sabesp. 
     Para a criação do aplicativo, participaram os estudantes do quarto ano de Engenharia de Software, que mesmo com um tempo exíguo, conseguiram se superar e numa verdadeira maratona, desenvolveram um trabalho que servirá de contribuição para os órgãos competentes. 
      A proposta era desenvolver um aplicativo para facilitar as denúncias de crimes e infrações nas áreas ambiental, habitação e urbanismo. E o resultado está pronto, conforme o material apresentado, recentemente, ao prefeito Alexandre Ferreira, que cumprimentou os estudantes pela criatividade, bem como os coordenadores pela orientação. 
O Hackathon, que além da inovação, foca também o empreendedorismo, viveu este ano sua quinta edição, porém foi a primeira de forma remota, em razão da pandemia.

Microempreendedores têm até o final do mês para regularização de débitos

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     Os microempreendedores individuais (MEIS), com débitos relacionados a parcelas de financiamentos ou ausência da declaração anual obrigatória, precisam regularizar suas situações e o prazo termina no dia 31, deste mês. O alerta está sendo feito pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, com a observação de que os microempreendedores individuais (MEIs), deixando de regularizar a situação, serão inscritos em Dívida Ativa após essa data.
     A Resolução CGSN (Comitê Gestor do Simples Nacional) 158/2021 permitiu que os contribuintes parcelassem o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), com vencimentos de abril, maio e junho, em até seis parcelas. A partir de setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) não regularizado para inscrição em Dívida Ativa. 
     A consequência é que essa dívida será cobrada na justiça, com juros e outros encargos previstos em lei, com o acréscimo de 20% do total do valor da dívida, a título de encargos federais, além de municipais e estaduais, conforme a legislação de cada local. O MEI inadimplente corre o risco ainda de perder o acesso aos benefícios do INSS, ter o CNPJ cancelado e ser excluído do Simples Nacional e respectivo CNPJ. Com isso, o empreendedor não pode, por exemplo, participar de processos de licitação. 
 
 
Passos para regularização
     O MEI efetua o pagamento de uma taxa fixa mensal, através do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). A guia pode ser emitida diretamente pelo site da Receita e há, inclusive, a possibilidade de parcelamento, por conta do programa de regularização tributária do Governo. Para que possa manter seu CNPJ sem restrição e não perder os benefícios do regime do MEI, o empreendedor deve acessar o portal da Receita Federal e consultar seus débitos no PGMEI (versão completa), com certificado digital ou código de acesso, na opção “Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei”. Neste campo é possível já emitir o DAS para pagamento.
     Em Franca, os microempreendedores que estiverem com pendências em atraso neste ano, poderão procurar a Sala do Empreendedor, que funciona no prédio da Prefeitura (rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova).
     Para parcelas do ano vigente, o contribuinte pode também acessar o PGMEI e emitir por conta própria os boletos atualizados, pelo link a seguir: http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/aplicacoes/atspo/pgmei.app/identificacao. No entanto, os contribuintes que têm parcelas de anos anteriores em atraso, só conseguem regularizar, e até mesmo parcelar estes débitos, em atendimento direto com a Receita Federal. 
     Na cidade, a unidade fica na Av. Hugo Betarello, 4100 - Esplanada Primo Menegheti e o atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. O contribuinte pode também se orientar, fazendo contato pelo telefone (16) 3012-8099.

Prefeitura Municipal de Franca

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Contato

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