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Educação

Educação normatiza Recuperação Contínua aos alunos da rede municipal

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     A Secretaria de Educação anunciou a normatização do Projeto de Recuperação Contínua e Paralela de Apoio às Aprendizagens na Rede Municipal de Ensino, por meio da Resolução 28, publicada na última quinta-feira, no Diário Oficial do Município.
     O projeto, que será realizado em 35 escolas municipais de Educação Básica (EMEBs), objetiva oferecer aos estudantes, atividades e situações de aprendizagens significativas que reforcem, retomem ou aprofundem seus conhecimentos para o desenvolvimento das habilidades esperadas para os alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. 
     As ações iniciadas no segundo semestre de 2.021, passarão a contar com acompanhamento criterioso em relação aos avanços dos estudantes, por meio dos registros que serão feitos pelos professores. Todo o histórico do aluno, referente a recuperação, deverá ficar arquivado na unidade escolar para ser, eventualmente, analisado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação e pela supervisão da Diretoria de Ensino, comprovando por meio de registros e resultados alcançados, que a unidade escolar está assegurando mecanismos de recuperação aos estudantes.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que as atividades serão planejadas, de acordo com os níveis de desempenho dos estudantes em relação às habilidades previstas no mapa de foco. Após dois anos de pandemia da Covid-19, os grupos de alunos estão bastante heterogêneos, o que exige um planejamento de atividades mais costumizadas por parte dos professores. "O foco deverá ser na alfabetização, nas atividades de leitura, produção de texto e nos conceitos mais básicos de matemática", detalhou a secretária.
     Segundo ela, a recuperação paralela terá início no próximo dia 2 de maio e vai se estender até meados de dezembro, no contraturno escolar, com turmas compostas por 10 estudantes, no mínimo e máximo de 20 alunos. As equipes escolares analisaram, identificaram e concluíram a indicação dos estudantes que serão público-alvo dessa ação. Caberá à equipe gestora, a convocação de pais e /ou responsáveis para ciência do encaminhamento do aluno, às aulas de reforço, mediante assinatura de termo. A frequência dos alunos deverá ser registrada pelos professores, controlada e acompanhada pela orientação educacional. A equipe gestora e os professores deverão organizar as ações para a realização do Projeto “Um dia Diferente”, podendo ser estendido para dois dias, considerando o processo de aprendizagem, no intuito de garantir a recuperação da aprendizagem, a equidade no atendimento aos alunos, assim como a oportunidade para a recuperação das habilidades previstas para o ano.
     O professor interessado em ampliar a jornada de trabalho para ministrar aulas de reforço, deverá se inscrever até esta terça-feira, 26, na unidade escolar em que esteja lotado. O profissional poderá atuar em outras escolas, desde que tenha vaga, não haja professor interessado e receba anuência do diretor de sua escola de origem. A seleção dos professores será feita pelo diretor da escola, que deverá encaminhar até a próxima quinta-feira, 28, os nomes indicados para a Secretaria de Educação. 
     Durante essa semana, os profissionais indicados e a equipe gestora, deverão providenciar o planejamento das atividades iniciais, os horários de atendimento aos grupos de estudantes, compartilhando informações com os responsáveis, sobre os objetivos que pretendem desenvolver. 
      Atualmente, estão matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 12.656 alunos.

UAB recebe inscrições para 300 vagas do Vestibular Univesp

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     O Polo da Universidade Aberta do Brasil de Franca informa que serão encerradas nesta segunda-feira, 25, as inscrições para o Vestibular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).  
    Estão disponíveis 300 vagas para unidade local, divididas entre 100 vagas para cada um dos três eixos básicos de ingresso, via processo seletivo, que são Licenciaturas (com as opções de Letras, Matemática ou Pedagogia), Computação (direcionadas aos cursos de Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciência de Dados ou Engenharia de Computação) e Negócios e Produção (Tecnólogo em Processos Gerenciais, Bacharelado em Administração e Bacharelado em Engenharia de Produção).
As inscrições poderão ser feitas até às 23h59, de segunda-feira, pelo site - vestibular.univesp.br. Poderão pleitear uma vaga, as pessoas que tenham o Ensino Médio Completo. Os cursos são totalmente gratuitos e na modalidade EAD (Educação à Distância), realizados pela plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem.  O candidato escolherá cinco opções de polo, no momento da inscrição, em ordem de prioridade.  A taxa de inscrição tem o valor de R$ 45. A principal orientação é que o candidato leia o edital para obter as informações necessárias, antes de efetuar a inscrição. 
     As provas do vestibular, objetiva e redação, serão presenciais e estão marcadas para o dia 22 de maio, com duração de 5 horas. A lista completa dos locais de exame estará disponível em vestibular.univesp.br, a partir do dia 13, do próximo mês.  O início das aulas está previsto para 8 de agosto.
     Mais informações poderão ser obtidas pelo site do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Franca, pelo endereço http://www.uabpolofranca.com.br/2022/04/atencao-ultimos-dias-para-inscricoes.html .

Pólo da UAB Franca abre 90 vagas para cursos técnicos EAD

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     O Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Franca informa que, em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), está com inscrições abertas para o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Subsequentes EAD (Educação à Distância), onde para participar o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio.
     Estão sendo oferecidas 90 vagas, sendo 50 para o Curso de Técnico em Administração (23 para ampla concorrência e as demais destinadas aos sistemas de cotas) e para o Curso de Técnico em Logística foram disponibilizadas 40 vagas  (das quais 18 são para ampla concorrência e as demais ao sistema de cotas).
     As inscrições poderão ser feitas pelo site https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/ até o dia 5 de maio, sem cobrança de taxa de inscrição. A seleção dos candidatos ocorrerá por sorteio, com data prevista para o dia 9, do próximo mês, às 15h.
     A principal orientação aos interessados é para que leiam o edital completo, acessando o link http://www.uabpolofranca.com.br/2022/04/retificacao-do-edital-de-processo.html , visando a participação no processo. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (35) 3449-6261 ou pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Franca realiza Conferência Municipal de Educação

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       A Secretaria de Educação, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino e o Conselho Municipal de Educação, realizará a etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação, trazendo como temática ‘Inclusão – Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira’. 
       A comissão responsável iniciará na próxima semana, os preparativos para a realização da Conferência Municipal de Educação, prevista para o final deste mês, entre os dias 26 e 28, em formato on-line, pela plataforma Zoom.  O evento é aberto aos profissionais da educação em geral, bem como a população interessada em questões educacionais. 
       Uma reunião da Comissão Organizadora está marcada para a próxima terça-feira, 19, para os alinhamentos finais do cronograma e temas, que serão expostos e discutidos. 
Márcia Gatti, secretária de Educação, destaca que a conferência é um espaço plural e democrático de participação da comunidade, cujo intuito é buscar meios de aprimorar a qualidade do ensino, recolher subsídios da realidade local, suas peculiaridades, para que sejam aprofundadas nas etapas de discussões futuras, nas conferências nos âmbitos estadual e nacional.

 

Programação
       De acordo com a programação inicial divulgada, a plenária de abertura ocorrerá no dia 26, deste mês, às 17h, com a participação das autoridades municipais e o delineamento das temáticas a serem debatidas. No dia 27, também a partir das 17h, serão discutidos os eixos e subeixos, com todos os participantes inscritos e no dia seguinte, 28, no mesmo horário, acontece a plenária final, com as deliberações, encaminhamentos e votação das propostas apresentadas.
       As inscrições já podem ser feitas pelo link https://forms.gle/ydpod6fK9Fu82Ru28 .

Prefeitura prepara nova licitação para contratar auxiliares de apoio a estudantes com deficiência

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     As secretarias de Educação e Finanças preparam a realização de uma nova licitação, visando a contratação de uma empresa para a prestação de serviços contínuos de apoio aos alunos com deficiência para o atendimento das demandas das escolas de educação básica da rede municipal.  
     O novo processo já está em andamento, tendo em vista que a empresa vencedora do Pregão Presencial realizado em 2.020, encerrou os serviços prestados no final de março, após o contrato não ter sido aditado pela segunda vez, conforme previsto na legislação. 
     Márcia Gatti, secretária de Educação, esclareceu que no início de janeiro deste ano, a empresa prestadora de serviços encaminhou um ofício, afirmando que teria interesse no segundo aditamento do contrato, porém, um mês depois, voltou atrás e informou que não iria mais prorrogar o contrato. 
     Segundo ela, todas as providências já estão sendo adotadas para a contratação de uma nova empresa para o atendimento dos cerca de 250 alunos da Educação Especial, incluindo a publicação do edital nos próximos dias.
     A secretária destacou que para essa nova licitação, serão ampliadas as quantidades de profissionais contratados e a carga horária, passando de 40 para 53 auxiliares externos, sendo 49, com jornada de 44 horas e 4 profissionais, que trabalharão por 20h, para atender todas as unidades escolares da Rede Municipal de Educação, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista que, atualmente, em todas elas, há alunos da Educação Especial.
     Márcia Gatti explicou que os auxiliares atendem os alunos com deficiência, que apresentam limitações motoras e outras, que acarretem dificuldades de caráter permanente ou temporário no autocuidado nas escolas municipais. Eles atuam no apoio aos estudantes para com a higiene, alimentação e locomoção dos alunos da Educação Especial, conforme avaliações da equipe gestora, professoras das Salas de Recursos Multifuncionais e da família.
      A previsão de investimento é superior a R$ 3,1 milhões.

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