Email  

Educação

Educação ministra capacitação para merendeiras

merendeiras original 

    As 325 merendeiras, que trabalham na rede de ensino do município participaram, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, de um curso de formação e capacitação, no auditório da Secretaria de Educação, sobre as 'Boas Práticas na Manipulação de Alimentos'.
     A iniciativa é a segunda etapa da formação das merendeiras e faz parte de uma programação de quatro módulos. Quem conduziu o curso foi a nutricionista Betânia de Andrade Monteiro, que é graduada pela Unesp de Botucatu, com especialização em Nutrição Clínica e várias outras especializações. Ela é docente dos cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca, atua como nutricionista clínica.
     Durante o encontro, a Secretaria de Educação também passou informações a merendeiras a respeito do ano letivo e do trabalho desempenhado para as crianças, que estudam na rede municipal. 
     Essa é mais uma ação da Prefeitura de Franca para valorizar as profissionais e garantir serviço de qualidade aos estudantes. Outras iniciativas já aconteceram, como o concurso 'Sabor da Educação', que premiou os melhores pratos desenvolvidos por merendeiras e estudantes de Nutrição da Unifran, além da contratação de mais profissionais para o preparo da alimentação dos estudantes da educação municipal. 
     Atualmente, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para o atendimento aos alunos, que possuem restrições alimentares.
    Somente em 2022, já foram investidos pela Prefeitura, quase R$ 11 milhões a mais para completar o valor destinado pelo Governo, por cada refeição servida nas escolas. Também foram adquiridos novos equipamentos para as cozinhas escolares e a contratação de mais merendeiras.

Prefeitura divulga gabarito da prova objetiva do Programa ‘Residência Médica’

 concurso 1 original

    Foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 1º de fevereiro, o gabarito da prova objetiva do Programa Residência Médica. O resultado está disponível no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2214-01022023.pdf.
      Os candidatos, que discordarem do gabarito, terão prazo para a apresentação de recursos, nos dias 2 e 3 de fevereiro, podendo protocolar o documento pessoalmente ou por procurador, legalmente, constituído, na sede da Secretaria de Saúde (Av. Dr Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador).
      A divulgação do currículo está prevista para o dia 4 de fevereiro e dias 6 e 7, o prazo para recurso contra o resultado da primeira etapa. Depois, no dia 8, deste mês, será publicado no Diário Oficial, o resultado final dos classificados. Eles poderão fazer a matrícula na Secretaria de Saúde entre os dias 8 e 17 de fevereiro. O candidato, que não se apresentar neste prazo, será considerado desistente, portanto, desclassificado. O programa terá início em 1º de março, com duas vagas em Medicina de Família e Comunidade, com duração de dois anos.

Educação divulga edital do Programa 'Bolsa Medicina'

 MED original

     A Secretaria de Educação publicou no Diário Oficial do Município de sábado, 28, o edital do Programa 'Bolsa Medicina', que consiste na concessão de bolsas de estudos parciais de cursos presenciais superiores de graduação em Medicina, do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef). 
     As inscrições terão início às 10 horas, do dia 24 de fevereiro, até às 23h59, de 2 de março, pelo site da Prefeitura de Franca, através do link ‘Bolsa Medicina Municipal’. O candidato deverá acessar e baixar o arquivo do formulário de inscrição para o preenchimento e impressão. As instruções estarão contidas no Tutorial de Inscrições, que estará disponível no mesmo endereço. O programa disponibilizará, inicialmente, três vagas para o curso. Uma bolsa é de 50% e outras duas de 40%, distribuídas conforme a classificação final de pontuação. 
     Para participar, é necessário atender aos seguintes requisitos: ser brasileiro ou naturalizado; estar devidamente matriculado em 2023, no curso superior de Medicina no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), participante do programa; ser residente em Franca há, no mínimo, cinco anos anteriores ao primeiro dia do ano de início da graduação; não possuir mais de uma disciplina em regime de dependência; não possuir formação universitária anterior (graduação e/ou licenciatura); possuir renda familiar mensal per capita de até três salários-mínimos vigentes, sendo o grupo familiar formado por três pessoas ou mais; e possuir renda familiar mensal per capita de até quatro salários-mínimos vigentes, sendo o grupo familiar formado por até duas pessoas. 
     Não pode aderir ao Bolsa Medicina,  o estudante que tiver sido excluído de qualquer programa governamental ou particular de incentivo ao ensino superior, salvo por motivo devidamente justificado; reprovado na série objeto do benefício; e/ou aquela pessoa que possua outro membro da família já inscrito no processo de seleção ou que já seja beneficiado pelo programa. 
      A etapa seguinte, ao preenchimento dos documentos, será realizada no dia 3 de março. Os inscritos deverão comparecer à sede da Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal), no horário das 7 às 16h, para o protocolo da inscrição e entrega do envelope com toda a documentação exigida no edital. A inscrição somente será validada, após o cumprimento das duas etapas. A entrega dos documentos exigidos para a inscrição deverá ser feita pelo próprio candidato ou outra pessoa designada por ele, que receberá um comprovante de inscrição.
     A Secretaria de Educação alerta que o formulário e a documentação devem retratar, fielmente, a situação de cada estudante e seu grupo familiar. Sem as informações ou documentos corretos e claros, a análise técnica ficará prejudicada, podendo impossibilitar que o candidato prossiga nas etapas de seleção.
     O edital completo está disponível no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2212-28012023.pdf
     Para mais informações, ligue (16) 3711-9280.

Salpique Mineiro é o prato vencedor do Concurso 'Sabor da Educação'

 concurso merenda 0137 original

     A noite de sexta-feira, 27, foi de emoção, alegria e criatividade na final do Concurso ‘Sabor da Educação’, promovida pela Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade de Franca. A cerimônia de premiação aconteceu no Teatro da universidade. As três equipes finalistas apresentaram seus pratos, que foram submetidos à votação.
     Representantes da Secretaria de Educação, dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Unifran e a estudante Mariana Silva Machado, do 4º ano da EMEB Olívia Corrêa Costa, foram os jurados e fizeram a degustação dos pratos. 
    O vencedor foi o ‘Salpique Mineiro’, receita das merendeiras Renata de Paula Cubero Santos (EMEB César Augusto), Edilaine do Nascimento Oliveira (EMEB Fausto Alexandre), Angélica Carrijo (EE Homero Alves), Sirlei da Silva (EE Adelina Pasquino) e da estudante de Nutrição, Letícia Lucas Natal. Cada uma das merendeiras ganhou uma Smart TV, que será entregue nos próximos dias pela Secretaria de Educação.
    Os 2º lugares, com o prato ‘Mineirinho’, ganharam um smartphone cada e a equipe, que ficou na 3ª colocação recebeu um certificado de participação, com o prato ‘Frango Cremoso Criativo’. Todas as receitas farão parte do 1º Livro de Receitas da Alimentação Escolar de Franca e os pratos vencedores serão incorporados à merenda escolar da rede pública de ensino.
    Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou a importância das merendeiras nas escolas e o carinho com que preparam as refeições para os estudantes, diariamente. Ela ressaltou que o objetivo é valorizar cada vez mais o trabalho dessas profissionais. “Nosso prefeito Alexandre Ferreira propôs a criação desse concurso e a equipe da Secretaria de Educação abraçou a ideia. Esse foi o primeiro de muitos concursos que ainda virão”, disse.
    Confira a relação das ganhadoras e escolas em que trabalham:
 
1° Lugar – Salpique Mineiro:
Estudante de nutrição - Letícia Lucas Natal
Merendeira da EMEB César Augusto - Renata de Paula Cubero Santos 
Merendeira da EMEB Fausto Alexandre - Edilaine do Nascimento Oliveira
Merendeira da EE Homero Alves - Angélica Carrijo
Merendeira da EE Adelina Pasquino - Sirlei da Silva
 
2° Lugar – Mineirinho:
Estudante de Nutrição - Helida Márcia Almeida dos Santos 
Merendeira da EE Roberto Scarabucci - Rosimeire Cristina Peixoto
Merendeira da EE Barão da Franca - Luciana Cristina Borges Porto 
Merendeira da EE Suely Machado - Eduvirgem Braga Ortencio Silva (Duda)
 
3° Lugar – Frango Cremoso Criativo:
Estudante de Nutrição - Daiane Aparecida Costa Alves
Merendeira da EMEB Dorotea Paulino - Cirene Carlos Caetano
Merendeira da EE Carmem Munhoz - Clarissa Cristina da Silva 
Merendeira da EE Orlik Luz - Paula Jacqueline da Silva Marcelo

Mais de 11 mil alunos voltam às aulas nas creches

 escola original

    A Secretaria de Educação iniciou na última quarta-feira, 25, o ano letivo das creches e creches-escolas parceiras do município. Mais de 11 mil alunos começaram suas atividades, nas 84 instituições e entidades subsidiadas pela Prefeitura de Franca, habilitadas em chamamentos públicos.
    Márcia Gatti, secretária da pasta, informou que os primeiros dias são de adaptação à rotina das creches para as crianças. “O acolhimento é muito importante para que os alunos tenham confiança nos profissionais das instituições conveniadas à Prefeitura e ocorre conforme a necessidade de cada criança”, disse.
    Já as escolas municipais iniciam as aulas no dia 6 de fevereiro.
 
Mais recursos e novas unidades
    Neste ano, a Prefeitura fará a destinação de R$ 86.276.876,20 para as instituições, que atendem as crianças, além do pagamento da diferença da remuneração do professor para o auxiliar de sala, passando dos atuais 7,62% para 11,09%; maior investimento na merenda; equipamentos e materiais didáticos. 
    Em 2022, foram entregues ampliações de oito creches e outras cinco unidades estão em processo de licitação para receberem as obras. Além disso, Franca terá cinco novas creches, sendo que duas estão em fase de licitação, no Jardim Nossa Senhora das Graças (Pacaembu) e Residencial Copacabana. 
     Já as outras três atenderão o Jardim Vera Cruz, Residencial Zanetti e Jardim Piratininga. As licitações serão abertas neste ano. 
     A secretária de Educação ressaltou que o objetivo é acolher ainda mais crianças e garantir que o atendimento seja cada vez melhor.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais