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Finanças

Finanças orienta sobre pedidos de isenção e redução de IPTU

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     Estão abertos os prazos para os pedidos de isenção e redução de IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano) em Franca, para o exercício de 2.022. Para pedir a redução, o prazo é o dia 10 de dezembro e isenção, último dia útil de dezembro. Para fazer o pedido nas duas situações, o requerente não pode ter nenhum tipo de débito com a Prefeitura. A orientação é da Secretaria de Finanças, esclarecendo as pessoas aposentadas e pensionistas, que o prazo para a apresentação das solicitações de isenção do IPTU será encerrado no final de dezembro, limitado àquelas pessoas com renda individual ou conjugal de até R$ 2.267,30. Mas a recomendação é para que as pessoas protocolem a solicitação o quanto antes, evitando contratempos. 
     As solicitações de isenção e redução de IPTU poderão ser feitas nos postos do Projeto "Prefeitura Perto de Você, (confira a relação ao final do texto), das 8h às 16h, nas 5 regiões da cidade.    Para quem preferir fazer o pedido on-line, basta acessar o site da Prefeitura, no ícone "Prefeitura Digital" - https://www.franca.sp.gov.br/centralonline/login, onde deve se cadastrar e preencher o formulário corretamente, escolhendo a opção "Isenção de IPTU", anexando todos os documentos exigidos e digitalizados. Informações ou dúvidas poderão ser esclarecidas, por meio de mensagens, via aplicativo de Whatsapp, pelo telefone (16) 3711-9586
     Para os contribuintes que não tenham acesso à internet, a outra possibilidade é procurar a Central de Atendimento da Prefeitura, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, tendo em mãos, todos os documentos exigidos. 
 
 
Documentos para pedir isenção e redução
      Para a apresentação do pedido de isenção do IPTU para aposentados e pensionistas são necessários: CPF, RG ou CNH; certidão de casamento ou declaração de união estável; certidão de óbito; documentos do imóvel, como escrituras, certidão de matrícula ou contrato particular com firma reconhecida; carta de concessão do benefício, demonstrativo de crédito do benefício atualizado (não será aceito extrato bancário de conta). Caso o contribuinte seja casado, deve apresentar o comprovante de renda do cônjuge. 
      De acordo com a legislação municipal, podem ser beneficiados com a isenção do IPTU, os aposentados, pensionistas, pessoas que recebam renda mensal vitalícia, amparos sociais do idoso ou para pessoas com deficiência, que tenham um único imóvel e nele residam, cuja renda bruta pessoal ou conjugal não seja superior a 35 UFMF (Unidades Fiscais do Município de Franca), o equivalente a R$ 2.267,30. 
      Pelos dados recentes, cerca de 8 mil contribuintes têm isenção do imposto, anualmente, e as solicitações devem ser renovadas a cada ano, seguindo os critérios exigidos em lei.
      O pedido para a redução de 10% do IPTU deve ser feito pelo proprietário, usufrutuário ou procurador formalmente constituído (procuração simples com firma reconhecida e/ou pública), anualmente, até 10 de dezembro do exercício anterior. A partir de 2.022 esse prazo será o mês de outubro. A isenção somente é aplicada para um único imóvel e que a pessoa nele resida, se for de aluguel não se aplica a redução. 
 
 
PROGRAMA “PREFEITURA PERTO DE VOCÊ”
 
REGIÃO NORTE
 
EMEB PROFª. SUELI CONTINI MARQUES 
Rua Mamede Silva, 2771 – Jardim Tropical Telefone: 3704-2105
 
EMEB PROF. FLORESTAN FERNANDES 
Rua Raquel Jacintho Mesquita, nº 900 – Jardim Vera Cruz Telefone: 3704.0288/3703.2247
 
EMEB PROFª OLÍVIA CORRÊA COSTA 
Rua Antonio Miras Molina, nº 4700 – Jardim Paineiras Telefone: 3704.1862
 
EMEB DR. VALERIANO GOMES DO NASCIMENTO CAIC 
Rua José Gianesella, 581 – City Petrópolis Telefone: 3703.8024 / 3705.0112
 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA
Alameda Vicente Leporace, 4655 – Parque dos Pinhais  3711.9501
 
 
REGIÃO OESTE
EMEB PROFª RITA DE CÁSSIA CALIXTO XAVIER
Rua Otaides Eurípedes Eleutério, nº 2505 – Jardim Pulicano Telefone: 3723.5464
 
EMEB PROFª DOROTEA PAULINO FERRO 
Rua Joaquim Machado, nº 580 – Jardim Paulo Archetti Telefone: 3722.8817 / 3720.7750
 
REGIÃO SUL
EMEB PROFª. VANDA THEREZA DE SENNE BADARÓ     
Rua Alfonso Sanches Simon, 301 – Recanto Elimar II Telefone: 3701.2139
 
EMEB PROF. HÉLIO PAULINO PINTO 
Rua Urias Alves Taveira, nº 6309 – Residencial Ana Dorotéia Telefone: 3704.0935
 
EMEB PROF. ANTÔNIO MANOEL DE PAULA 
Av. Gabriela Almeida de Pirajá, nº 671 - Aeroporto II Telefone: 3701.8704
 
 
REGIÃO LESTE
EMEB FREI LAURO DE CARVALHO BORGES
Rua Cândido Carlos de Mello, 2860 – Jardim do Éden Telefone: 3705.3445
 
EMEB PROFª LUZINETE CORTEZ BALIEIRO 
Rua Eunice Carmem Gonçalves Rodrigues, 2555 – Jardim Palestina Telefone: 3727.6260
 
EMEB PROF. DR. RUBENS ZUMSTEIN 
Rua Paulo Vieira da Silva, nº 2321 – Jardim Piratininga Telefone: 3706.0063
 
EMEB PROF. CÉSAR AUGUSTO DE OLIVEIRA 
Av. Major Elias Motta, 1830 - Jardim Brasilândia Telefone: 3725-2840 / 3725-9510
 
 
REGIÃO CENTRO
CENTRO DE ENSINO SUPLETIVO MUNICIPAL - CESUM - Profª Climene Rebelo Novelino Abdala 
Avenida Champagnat, 1808 – Sala 26 - Centro Telefone: 3701.8367
 

Servidores municipais recebem parcela antecipada do 13º salário. Prefeitura injeta R$ 26, 8 milhões na economia da cidade

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      A Prefeitura de Franca programou para esta quarta-feira, 6, o pagamento dos servidores municipais, referente ao mês de setembro e junto, a primeira parcela do 13º salário. A decisão é resultado de um trabalho rigoroso para o controle de gastos feito pela Secretaria de Finanças, seguindo orientações passadas pelo prefeito Alexandre Ferreira.
      As informações da Secretaria de Finanças apontam que, com a disponibilização dos pagamentos nesta data,  só com a folha de pagamento, a Prefeitura estará injetando na economia, recursos na ordem R$ 13,8 milhões. Com o pagamento adicional da primeira parcela do 13º salário, estima-se que sejam aplicados cerca de outros R$ 13 milhões. A Secretaria de Finanças informa também, que em torno de R$ 4 milhões foram pagos desde o início do ano para os servidores, que fizeram a opção pelo recebimento antecipado no mês de aniversário ou em virtude do período de férias.
      A segunda parcela do 13º salário está programada para ser paga em dezembro.

Finanças passa emitir certidões on-line

CERTIDOES SITE 
     A Prefeitura de Franca implanta a partir desta terça-feira, 14, por meio da Secretaria de Finanças, um novo sistema que permitirá ao contribuinte, de qualquer localidade em que estiver, desde que tenha um computador ou celular com internet à disposição, a emissão imediata de certidões geral de empresas e pessoa física. O acesso a esses documentos deve ser feito pelo Portal da Prefeitura, www.franca.sp.gov.br, onde no ícone ‘Serviços’ e depois em ‘Certidões’, poderá emitir as certidões (Negativa e Valor Venal).
     A informatização desses procedimentos trará um conjunto de benefícios, dentre eles, a economia de tempo, já que no formato on-line, serão eliminados serviços administrativos de protocolo, autuação de processo, emissão de guias, entre outros.  O número médio de solicitações físicas girava em torno de 40 a 50 por dia.
 

Prefeitura antecipa salário e parcela do 13º dos servidores

 
     A Prefeitura de Franca está antecipando para esta sexta-feira, 3, o pagamento dos servidores municipais, referente ao mês de agosto e anuncia que vai creditar na folha a ser quitada em outubro, a primeira parcela do 13º salário. A medida é fruto de um trabalho rigoroso para o controle de gastos feito pela Secretaria de Finanças, seguindo as diretrizes determinadas pelo prefeito Alexandre Ferreira.
     Com o amparo da legislação trabalhista, a Prefeitura poderia programar o pagamento até o quinto dia útil do mês, que seria somente na quarta-feira, 8, quando será retomado o expediente nas repartições municipais, após o feriado prolongado. Informações complementares da Secretaria de Finanças apontam que, com a disponibilização dos pagamentos nesta sexta-feira, a Prefeitura estará injetando na economia, recursos na ordem R$ 13,8 milhões.
     Para o começo de outubro, quando será feito o pagamento da folha de setembro, a estimativa é que sejam aplicados em torno de R$ 13 milhões, com a primeira parcela do 13º salário. Isso, levando em consideração que cerca de R$ 4 milhões foram pagos desde o início do ano para os servidores que fizeram a opção pelo recebimento antecipado no mês de aniversário ou o período de férias. A segunda parcela do 13º salário está programada para ser paga em dezembro.

Prefeitura reestrutura emissão do ITBI

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     Após constatar inconsistências no preenchimento dos documentos relativos ao ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) por instituições bancárias e seus correspondentes, a Secretaria de Finanças iniciou uma revisão de procedimentos para a emissão de guias. O objetivo é melhorar a oferta desses serviços ao cidadão, evitando cobranças indevidas e outros tipos de contratempos. O ITBI é gerado na formalização de transação de um bem imóvel ou cessão de direitos, mediante escritura pública e registro em cartório. A previsão é de que novas parcerias estejam concluídas até o final deste mês, condicionada a adesão ao recadastramento.
     Até o começo deste mês, era possível efetuar os cálculos e emitir as guias em estabelecimentos, que mantinham parceria com a Prefeitura. No entanto, falhas registradas nos procedimentos levaram à suspensão temporária do acesso ao sistema de geração das guias por estas instituições.  A Secretaria de Finanças informa que, nos casos de dados incorretos, o problema somente seria detectado pelo sistema da Prefeitura no momento do processamento, pois com a imprecisão de informações, o processo não estava sendo concluído. Para evitar transtornos ao cidadão, a Prefeitura desenvolveu um tutorial de orientação e estabeleceu um novo termo de parceria, em que cada instituição assume o compromisso de fazer o preenchimento correto e as responsabilidades decorrentes. 
     Os serviços relativos ao  Imposto de Transmissão de Bens Imóveis seguem sendo prestados pela Secretaria de Finanças, com a emissão da guia on-line, mediante a utilização de usuário e senha ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., sem a necessidade de abertura de processo virtual pela Prefeitura Digital, no portal da Prefeitura de Franca. 

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 (16)3711-9000
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