A Prefeitura acaba de fazer uma nova intervenção em sistemas de galerias dessa vez para conter uma situação que vinha se repetindo ano após ano
Meio Ambiente
Prefeitura prepara Semana do Meio Ambiente
A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, está finalizando a programação de mais uma Semana do Meio Ambiente que acontecerá, no período de 2 a 7 de junho, com diversas atividades com o intuito de envolver estudantes, educadores e a população para a importância da preservação dos recursos naturais. Palestras e visitas monitoradas serão promovidas no Jardim Zoobotânico, na Usina de Reciclagem de Lixo, no Aterro Sanitário e na Estação de Tratamento de Água. Terá ainda plantio de árvores.
A programação será desenvolvida durante todos os dias da semana, começando na próxima segunda-feira, 3. Junto com a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, também participa a Secretaria de Educação cujas escolas abrirão suas portas e facilitando a presença dos alunos nas atividades com visitas em áreas de preservação e outras atrações. Na sessão da Câmara Municipal também será homenageado o Ambientalista do Ano, o engenheiro Rui Engrácia Garcia.
Para o secretário de Serviços e Meio Ambiente, Adriano Rodrigues Tosta, é importante realizar a Semana do Meio Ambiente pois representa um momento de reflexão e conscientização da população em relação aos problemas que afetam ao meio ambiente e consequentemente a qualidade de vida de todas as pessoas.
O fechamento da programação será na sexta-feira, 7, com uma palestra com o tema "Sustentabilidade e Cidadania" para alunos de escola particular no Jardim América.
Academias ao Ar Livre recebem manutenção
As Academias ao Ar Livre, instaladas nos diferentes bairros da cidade, estão passando por manutenção
185 toneladas de material foram recolhidas neste ano
A Prefeitura, através da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, já registrou, somente neste ano, o equivalente a 185.280 toneladas de resíduos inservíveis coletados pelo Arrastão da Limpeza.
Arrastão recolhe 32 toneladas de descartáveis
A movimentação de sábado com o Arrastão da Limpeza, que teve sequência ainda nesta segunda-feira (com o recolhimento daquilo que ficou para trás), atingiu o montante de 32 toneladas. As informações são da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, que coordena esse trabalho que desde o primeiro mês desse ano, como forma de combater os ambientes propícios ao surgimento do mosquito da dengue, passou a realizar esse trabalho duas vezes ao mês.
Nas ocasiões anteriores houve oscilações na quantidade recolhida, de 12 a 25 toneladas, mas nos 29 bairros da região Norte, sábado a quantidade superou as vezes passadas. Segundo um dos responsáveis pela coordenação das equipes, isso significa que houve resposta e a colaboração dos moradores, separando e deixando os objetos que desejavam descartar sobre as calçadas.
Esse cuidado permite maior rapidez no andamento dos serviços, cujos caminhões com os homens percorrem de rua a rua. Como habitualmente moradores que por uma razão ou outra perdem o horário, nessa segunda-feira foi feita uma ‘varredura’ na região, a partir de ligações recebidas no número 3711-9440. Durante a semana a Secretaria informa que pode recolher objetos como móveis e outros, bastando que a solicitação seja feita previamente nesse mesmo número.