A cerimônia contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, vice-prefeito Everton de Paula, Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, vereadores e demais autoridades, familiares do patrono, além de toda a equipe que atuará na nova unidade e moradores da região.
Alexandre falou sobre a importância da obra. “É uma alegria imensa a gente poder inaugurar um prédio que vai melhorar e muito o atendimento e acesso à saúde para toda a comunidade, que está feliz e nós também de atender um sonho dos moradores do City Petrópolis. Nesta sexta já tem consulta marcada”, disse.
Cremilde da Silva, presidente do Centro Comunitário do City Petrópolis, afirmou que ficou emocionada. “Moro aqui há mais de 30 anos. Era um sonho dos moradores aqui. Na semana passada, eu entrei na unidade e não acreditei. É uma gratidão muito grande a todos que se envolveram direta e indiretamente nessa conquista. Antes, quando precisávamos de médicos, tínhamos que ir na UBS do Horto, caminhar muitos quilômetros, agora temos uma aqui pertinho”, completou.
A nova UBS, que fica na rua José Gianesela, em frente ao Canil Municipal, funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
Paralela à construção das unidades, a Prefeitura realizou obras de revitalização e reforma das UBSs das Vilas Santa Terezinha, São Sebastião, Jardim Aeroporto 3, Paulista, Estação, Parque Vicente Leporace, Jardim Guanabara, Ângela Rosa, Progresso, Paulistano, unidades do Jardim Luiza, Parque do Horto e bairro Santa Clara, Centro Oftalmológico, a Casa do Diabético e o SAMU. Atualmente, os serviços estão concentrados na UBS do Jardim Planalto.
Estão em andamento as obras do novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), no Jardim Botânico, orçado em R$ 40 milhões, e as instalações do Hospital Estadual, em área destinada pela Prefeitura na avenida São Vicente, com recursos do Governo do Estado de São Paulo. O novo hospital terá 240 leitos.
Augusto Rosa de Sousa nasceu em 8 de agosto de 1936, em Patrocínio Paulista. Homem simples, trabalhador rural, administrou o Sítio Santo Antônio até 1988, quando se mudou para o bairro City Petrópolis. Ficou conhecido no bairro por vários trabalhos junto à comunidade, como arrecadação de alimentos e promoções da igreja São Crispim para angariar fundos para a construção da Paróquia.
Dedicado às pessoas da comunidade, buscava fazer medicamentos caseiros para cura de inúmeras doenças como alergias, gripes, inflamações, dentre outras enfermidades. Ele morreu em 4 de agosto de 2019 aos 82 anos, ficando na memória de todos por seu exemplo de fé, honestidade, trabalho, dedicação a família e o seu legado permanece no coração de todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.