Email  

Saúde

Saúde inicia nova Campanha de Vacinação contra Covid nesta quarta-feira

 vacina original

         A Secretaria de Saúde informou que terá início nesta quarta-feira, 29, a nova Campanha de Imunização contra a Covid-19, com a aplicação da vacina atualizada com a variante XBB.1.5 (Ômicron). O público prioritário para receber a nova dose da monovalente é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, idosos com 60 anos ou mais, professores, pessoas com doenças crônicas e permanentes, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, dentre outros.
      A vacina estará disponível em toda a rede de UBSs e núcleos das ESFs (Estratégia de Saúde da Família), sendo as UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião, Luíza e Paraty, no horário das 8 às 19 horas e ESFs do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.  O interessado deverá apresentar um documento de identidade, a carteira de vacinação e os comprovantes de recebimento das doses anteriores para conferência.
      De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal recomendado é o seguinte: para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacina foi incluída no Calendário de Vacinação; dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais, independentemente do número de doses prévias recebidas; vacinação de pessoas com mais de cinco anos que não pertencem aos grupos prioritários: poderão receber uma dose, desde que não tenham sido vacinadas anteriormente. A mudança para 2024 passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) e considerou as atuais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre priorização de vacinação para os grupos de alto risco e aqueles mais expostos. As vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam efetivas contra as variantes em circulação no país. O esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço, quando recomendado, é essencial para evitar formas graves e óbitos pela doença.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, destacou a importância das pessoas receberem este reforço, tendo em vista que as vacinas da Covid-19 apresentaram resultados muito positivos na redução dos sintomas, quantidade de internações e óbitos pela doença.   
      Até o momento, foram aplicadas 955.348 de vacinas contra a Covid-19, desde o início das campanhas de imunização na cidade.
 
 

Saúde inicia Campanha de Vacinação contra Poliomielite

 UBS original

       Teve início nesta segunda-feira, 27, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) destinada às crianças menores de 5 anos.
    A vacina está disponível em toda a rede de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e núcleos das ESFs (Estratégia de Saúde da Família), sendo as UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião, Luíza e Paraty, no horário das 8 às 19 horas e ESFs do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Os pais ou responsáveis deverão levar seus filhos para receber o imunizante, apresentando a carteira de vacinação.
    A Poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3 que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, eliminado no país desde 1994.
    Segundo a Secretaria de Saúde, no próximo dia 8 de junho, será realizado o 'Dia D', no horário das 8 às 12h30, atendendo orientações do Ministério da Saúde. A relação dos postos que estarão em funcionamento neste dia será divulgada na próxima semana.
    A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite se estenderá até o dia 14 de junho e a estimativa de imunização na cidade é de 21 mil crianças menores de 5 anos.

'Fumacê' atenderá Paulistano, Leporace I, Parque São Jorge e Vila Formosa nesta semana

 DENGUE FUMACE 14 original

       O Departamento de Vigilância em Saúde segue com as ações de combate à dengue na cidade, com a visitação dos agentes de controle de vetores, uniformizados e credenciados, em residências e estabelecimentos comerciais, nos bairros da cidade e a realização do 'fumacê'.
    A programação da nebulização para esta semana contempla a realização do serviço nesta segunda-feira, 27, em ruas do Jardim Paulistano. Na terça-feira, 28, será atendido o Parque Vicente Leporace I e na quarta-feira, 29, receberão o 'fumacê' o Parque São Jorge e a Vila Formosa, a partir das 18 horas.
    Durante a ação, os moradores devem deixar as portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas. O material utilizado não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação estejam cobertas.
   Até o momento, foram registrados 3054 casos de dengue e 13 óbitos, sendo 8 mulheres e 5 homens, na faixa etária entre 29 e 85 anos. A última morte confirmada pela doença é de um homem, de 69 anos, ocorrida no dia 25 de abril.        Todos os pacientes apresentavam comorbidades.

Escolas municipais recebem ações para promoção da saúde bucal

 Saude Bucal nas Escolas original

           A Secretaria de Saúde, em parceria com a Educação, está com um projeto que leva ações de cuidados da saúde bucal de alunos da rede municipal de ensino.
      O trabalho teve início nesta segunda-feira, 27. Estão sendo dadas orientações de como ter um cuidado adequado com a saúde bucal, escovação adequada e como ter uma alimentação saudável para evitar afecções.
Sônia Aparecida Ponce Silva Pucci, responsável pelo setor de saúde bucal, disse que em 2023 foram atendidas 4.458 crianças em 16 escolas aderidas ao Programa de Saúde Bucal, sendo sete creches e nove EMEBs (Escola Municipal de Ensino Básico). “Os alunos recebem atividades de educação em saúde bucal, kit de higiene com escova e creme de dental, orientação com escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, avaliação de risco para cárie, ART (Tratamento Restaurador Atraumático) e casos complexos encaminhados para UBS mais próximas”, disse.
     Crianças e jovens passam por triagem odontológica e quando necessário são utilizadas técnicas menos invasivas e o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) pode ser realizado na própria unidade escolar. Os casos mais graves são encaminhados para a UBS.
    Para os trabalhos, a Secretaria de Saúde disponibiliza as escovas e creme dental. As ações são realizadas com profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), alunos e professores do curso de Odontologia da Unifran. Os atendimentos seguem e a expectativa é atender mais de 4 mil crianças e adolescentes.
 

Saúde realiza Semana da Enfermagem na próxima semana

 Semana da Enfermagem original

          A Secretaria de Saúde promove a partir da próxima segunda-feira, 27, a Semana da Enfermagem que contará com  discussão de temas importantes por renomados palestrantes.
      O evento, que será realizado em comemoração e homenagem aos profissionais da enfermagem, celebrados em 12 e 20, deste mês, Dia do Enfermeiro e Técnico e Auxiliar de Enfermagem, respectivamente, é aberto a todos os funcionários, gratuitamente. A inscrição pode ser feita pelo link https://forms.gle/syZihFeQgzSnM4SZ7.
      A programação será aberta na segunda-feira, 27, a partir das 19 horas, com a palestra 'A valorização da Enfermagem para além dos aplausos', que será ministrada pelo professor Dr. Júlio César Ribeiro, enfermeiro, coordenador do curso superior de Enfermagem da UNIFRAN, doutor e mestre pela Escola de Enfermagem da USP.
      Na terça-feira, 28, o tema a ser abordado será 'Primeiros Socorros: A empatia no serviço de enfermagem', por Maylon Meneghetti, graduado em Enfermagem pela Universidade de Franca, pós-graduado pela Faculdade Barão de Mauá de Ribeirão Preto, em docência na Educação Superior, pós-graduado no curso de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar pela Faculdade FAMVE, mestrando em Ciências da Enfermagem com Especialidade em Gestão em Saúde pela UNIATLANTICO, às 19h30.
      Já na quarta-feira, 29, a partir das 8h30, a convidada será a enfermeira professora Dra. Márcia Aparecida Giacomini, que vai falar sobre 'A gestão da assistência de enfermagem, sob a ótica da LGPD, aspectos éticos e a segurança do paciente'. A palestrante é graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, MBA em Gestão de Serviços de Saúde pelo Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-FACEF, mestre em Promoção de Saúde pela UNIFRAN, doutora em Ciências pela EERP USP e coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-FACEF.
      Todas as palestras serão realizadas no Salão Azul da Secretaria de Saúde, que fica na avenida Dr Flávio Rocha, 4780- Vila Imperador.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais