Email  

Saúde

Saúde entrega UBS Santa Terezinha revitalizada

 WhatsApp Image 2024 05 23 at 16.27.18 original

      A Unidade Básica de Saúde da Vila Santa Terezinha foi completamente revitalizada pela Secretaria de Saúde. Mesmo com a reforma, os atendimentos diários continuaram normalmente e, agora, os pacientes terão ainda mais comodidade.
      Reparos no telhado, eliminação de vazamentos e infiltrações, correções dos pontos danificados, troca de piso, adequações nos espaços e salas, pintura geral interna e externa, foram os serviços realizados na unidade.
      Localizada na rua Frei Agostinho da Piedade, 500, a UBS Santa Terezinha funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e conta com enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos nas especialidades de clínica geral e pediatria, fonoaudiólogo, assistente social, serviços gerais, dentistas, auxiliar de saúde bucal, auxiliares de saúde e farmacêutico. Possui uma média mensal de 2.700 consultas, 700 vacinações, entrega de 850 medicamentos e 395 procedimentos de enfermagem.
      A revitalização da UBS faz parte de um trabalho realizado pela Secretaria de Saúde, após determinação do prefeito Alexandre Ferreira de que todas as unidades fossem reformadas. Agora, os trabalhos estão concentrados na UBS do Jardim Planalto.
      Além da UBS Santa Terezinha, a Saúde inaugurou a unidade do Jardim Paraty e já foram reformadas as unidades da Vila São Sebastião, Jardim Aeroporto 3, Paulista, Estação, Parque Vicente Leporace, Jardim Guanabara, Ângela Rosa, Progresso e Paulistano. Também serão revitalizadas as unidades do Jardim Luíza, Parque do Horto e bairro Santa Clara, e a Prefeitura entregou as reformas feitas no Centro Oftalmológico, a Casa do Diabético e o SAMU. Ainda estão em construção mais duas UBSs: City Petrópolis e Paineiras/São Domingos, com previsão de inauguração para os próximos dias.
 

Saúde alerta sobre campanhas de vacinação em andamento

 Vacina Saude original

         A Secretaria de Saúde está reforçando a orientação para as pessoas que ainda não foram imunizadas contra a Influenza e a Dengue, que estão em andamento as campanhas de vacinação nas UBSs e postos de ESFs (Estratégias de Saúde da Família).
      De acordo com um levantamento divulgado pela secretaria, até esta segunda-feira, foram aplicadas 36.960 doses da vacina contra a Influenza. Já da Dengue, foram contabilizadas 1147 pessoas imunizadas.
      A vacina contra a Gripe é destinada para a população em geral, a partir de 6 meses de idade, enquanto que o imunizante contra a Dengue tem como público-alvo, crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, atendendo as deliberações do Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo.
      Para receber a dose, basta que o interessado compareça a uma unidade de saúde, no horário das 8 às 19 horas, sendo as UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião, Luíza e Paraty, além dos postos das ESFs  (Estratégias de Saúde da Família) do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão de vacinação para conferência.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orienta a população que procure uma unidade para receber as vacinas, tendo em vista, que são importantes para a prevenção de sintomas graves das doenças.
      O esquema vacinal da Dengue é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas e, caso a pessoa tenha contraído a doença, é recomendado aguardar seis meses para receber a vacina. Se a infecção ocorrer após o início da imunização, não há alteração no intervalo entre a primeira e a segunda doses. A vacina da dengue (atenuada) não poderá ser aplicada, simultaneamente, com outros imunizantes do Calendário de Vacinação.
 

Saúde realiza ações de combate e orientação ao Câncer Bucal

 Saude Bucal original

           A Secretaria de Saúde tem realizado várias ações durante a Campanha “Maio Vermelho”, mês de conscientização sobre Câncer Bucal (Campanha instituída pela Lei Estadual 12.535/06).
      Na manhã desta terça-feira, 21, alunos do curso de Odontologia da UNIFRAN, acompanhados da professora Lilian Tedeschi Ramalli, realizaram a entrega de panfletos e orientaram os pacientes em sala de espera para atendimentos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
      Sônia Aparecida Silva Pucci, responsável pelo Setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, disse que as ações estão acontecendo desde o início do mês, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce ao câncer bucal. “Hoje, os trabalhos se estenderam com a participação dos alunos da UNIFRAN, como um dia “D” para marcar a conscientização sobre a importância do autoexame para o diagnóstico precoce do câncer. Os cuidados continuam com destaque durante todo o mês na rotina dos profissionais”, disse.
      Segundo ela, nesta quinta-feira, 23, as orientações vão se estender para a praça central no período da manhã. “Teremos a presença de profissionais da rede, que estarão disponíveis para o exame no Odontomovel. Já os alunos da UNIFRAN irão orientar à população tanto na praça central, quanto no terminal de ônibus”, finalizou.
      Lilian Tedeschi Ramalli, professora do curso de Odontologia, disse que apesar de não se falar muito da doença, o problema é comum e exige atenção. “Os principais sintomas são lesões na cavidade oral ou nos lábios que não se cicatrizam em mais de 20 dias. Outros sintomas são o aparecimento de manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, 'céu da boca' ou bochechas, além de nódulos no pescoço e rouquidão persistente. O problema é mais comum em homens, acima dos 40 anos, que fazem uso de cigarros e bebidas alcoólicas. O autoexame é de extrema importância”, ressaltou a docente.
      De acordo com a professora, o diagnóstico precoce através de exames de rotina desta doença é importante para aumentar as chances de cura.
      Para cuidar da saúde bucal, Franca conta com 40 dentistas distribuídos em 17 UBSs, onde são oferecidos atendimentos à população.
      De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, dos mais de 15 mil casos diagnosticados no país, mais de 11 mil são em homens.
 

Jardim Luíza II, Bairro Santo Agostinho e Vila Imperador recebem o 'fumacê'

 DENGUE FUMACE 12 original

          A programação do 'Fumacê' desta semana, divulgada pelo Departamento de Vigilância em Saúde, vai atender a bairros das Regiões Norte, Leste e Oeste.
        A ação, que tem início nesta terça-feira, 21, será realizada em ruas do Jardim Luíza II (Norte). Na quarta e quinta-feiras, 22 e 23 de maio, serão atendidos o Bairro Santo Agostinho (Leste) e a Vila Imperador (Oeste).
       A nebulização começa a partir das 18 horas e durante o trabalho os moradores devem deixar as portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas. O material utilizado não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação sejam cobertas.
          Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, estão recebendo o 'fumacê', os locais que apresentam mais casos de dengue. As ações realizadas pela Secretaria de Saúde, o apoio da população e o trabalho de orientação casa a casa feito pelos agentes, somados a nebulização têm contribuindo para a redução significativa de casos da doença.
         Até o momento, foram registrados 2957 casos de dengue e 13 óbitos, sendo 8 mulheres e 5 homens, na faixa etária entre 29 e 85 anos. A última morte confirmada pela doença é de um homem, de 69 anos, ocorrida no dia 25 de abril. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.

Cuidados em casa: conheça o Serviço de Atenção Domiciliar

 novo veiculo atendimento pacientes scaled original

       O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), desenvolvido pela Secretaria de Saúde, está sendo referência para municípios de todo o país e colocando Franca em posição de destaque no cenário nacional. Trata-se de um projeto que prevê cuidados personalizados na própria residência dos pacientes, proporcionando acolhimento e mais qualidade de vida.

     Composto por equipes multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e pela Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), cuja função é gerenciar e operacionalizar essas equipes, o SAP fornece assistência médica e uma abordagem integrada, considerando a família e os trabalhadores da Saúde como unidades de cuidado essenciais.

     Um dos principais diferenciais do SAD é contribuição para a desospitalização, permitindo uma transição suave dos cuidados hospitalares para o ambiente doméstico. Isso não só reduz os riscos de infecções hospitalares, especialmente entre os idosos, como promove uma abordagem mais centrada no paciente, com foco na reabilitação, no autocuidado e na autonomia deste usuário.

       O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O paciente é encaminhado à unidade hospitalar onde esteve internado para receber os cuidados em casa.

Bem-estar dos pacientes

      Os benefícios do SAD se estendem além da saúde individual dos pacientes. Ao reduzir as taxas de contaminação e infecção hospitalar, diminuir o tempo de internação e as reinternações, bem como a redução na demanda pelos serviços de pronto atendimento, o programa alivia a pressão sobre o sistema de saúde como um todo.

    O perfil dos pacientes atendidos pelo SAD de Franca tem uma variedade de condições que vão desde sequelas graves de traumas até doenças neurodegenerativas e neoplasias. As visitas domiciliares são adaptadas às necessidades individuais de cada paciente, garantindo um cuidado personalizado e abrangente.

      Atualmente, a equipe do SAD de Franca é composta por médicos geriatras e clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e motoristas.

     O tempo de atendimento via SAD pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente. Após este período, os pacientes são encaminhados de volta às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) locais, com os devidos cuidados para garantir a continuidade do tratamento.

População assistida

     Nos últimos 12 meses, mais de 250 pacientes foram assistidos pelo SAD. Uma destas pessoas é Carlos Luiz de Melo, autônomo de 62 anos. Por mais de um ano ele tratou de feridas na pele que o impediam de se locomover e elogiou a assistência recebida. Ele é visitado semanalmente por equipes de agentes do ESF (Estratégia de Saúde da Família) e da UBS Vila São Sebastião, onde reside com a mãe, dona Maria José Gonçalves de Melo, 83 anos, que fraturou o fêmur e está acamada, também assistida nestas mesmas visitas. “Só tenho a agradecer pela assistência que tive durante os momentos mais críticos e que segue até hoje”, disse.

     Do Jardim Luiza, Valdemar Teixeira dos Santos, de 65 anos, foi outro paciente do SAD por mais de um ano assistido pelas equipes da Secretaria de Saúde. “Recebi todos os cuidados necessários durante a fase de recuperação”, ressaltou o paciente, que teve de amputar parte do pé e já se recuperou.

     Lucineia Batista de Oliveira, do Jardim Lima, é mãe de 3 filhos. Entre eles, o jovem Gustavo Oliveira Camilo, de 20 anos, que há dois anos sofreu um trauma na cabeça em acidente de moto e está em coma. “A assistência recebida foi fundamental para conter as escaras e ajudar na recuperação do meu filho”, explicou.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais