Email  

Meio Ambiente

Meio Ambiente intensifica recuperação de estradas rurais

manutencao em estradas rurais original
 
      A Prefeitura de Franca segue trabalhando na conservação das estradas rurais e espaços públicos. A Secretaria de Meio Ambiente, responsável por essas ações, realiza reparos, limpezas e substituições necessárias para garantir a segurança dos motoristas.
      Nesta semana, as equipes estiveram concentradas nas estradas Santo Antônio e Nego Elói, entre Franca e Ibiraci. Cerca de 15 quilômetros foram recuperados. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, além das estradas municipais de terra, o trabalho também é feito em ruas não pavimentadas. Nos últimos dias, cerca de 10 quilômetros no Parque dos Ipês receberam melhorias.
      Na maioria das vezes, as estradas de terra são margeadas por dezenas de propriedades rurais, onde existem desde produtores de leite a pessoas que cultivam hortaliças, legumes e até plantações de uvas. A manutenção busca oferecer condições seguras para os usuários em seus deslocamentos, pois além do fluxo diário destes produtores, as estradas são corredores por onde circulam ônibus e vans escolares que transportam estudantes até a cidade.
      Por ano, cerca de 240 quilômetros de estradas rurais recebem a manutenção. São utilizados maquinários para fazer o patrolamento, nivelamento, colocar cascalhos e manutenção de mata-burros. O trabalho é feito nas divisas com Ibiraci, Claraval e Ribeirão Corrente.
 

Meio Ambiente intensifica limpeza urbana

limpeza publica original
 
      Várias frentes de trabalho estão em andamento nesta semana, para os serviços de limpeza de praças, podas de gramados, canteiros de avenidas, margens de canais, floreiras e demais espaços públicos. Também caminhões caçamba foram acionados para recolha de materiais descartados de forma irregular em pontos da cidade, como a rua Comendador Nassim Melhem, no Residencial Baldassari e na região do Jardim Paulista.
      Nesta quinta-feira, foram feitas raspagens e podas de floreiras nas avenidas Hélio Palermo e Major Nicácio, na praça da Vila Duque de Caxias, nos canteiros da avenida Presidente Vargas e Praça João Mendes. Na região central, as três principais praças, Dom Pedro, Nossa Senhora da Conceição e Barão recebem operações de limpeza desde segunda-feira.
      Nas margens da rodovia vicinal 'Tancredo Neves', que liga Franca a Claraval, entre os bairros Santa Mônica e Jardim do Éden, o trabalho de poda e recolha dos resíduos continua sendo feito.
      Nicola Rossano Costa, secretário de Meio Ambiente, alertou que o descarte irregular de lixo em áreas públicas é crime ambiental, passivo de punições conforme tem sido feito por equipes da Guarda Civil Municipal, quando constatam as infrações. Da mesma forma, a colocação de sacos de lixo residencial ou de comércios nas calçadas ou canteiros é uma prática proibida e deve ser denunciada através da Guarda Civil pelos telefones 153 e (16) 3724-1033.
 

Ecopontos, aterros e recolha agendada: serviços da Prefeitura para descarte de materiais

Ecoponto original
 
      Como forma de conscientizar a população sobre o descarte adequado de materiais, a Prefeitura mantém em seu site um conjunto de informações com orientação aos cidadãos, através da aba ‘Administração Direta > Secretaria de Meio Ambiente’ ou diretamente no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/meio-ambiente/descarte-correto-de-residuos-artigo.
      Dentre as ações gratuitas da Secretaria de Meio Ambiente e que já estão em plena utilização por parte da comunidade, estão os quatro Ecopontos nas Regiões Norte e Oeste da cidade. Os locais recebem resíduos de construção civil (até 1m³ por pessoa, sendo tijolos, concretos e telhas), móveis (sofás, colchões, guarda-roupas, entre outros) e recicláveis (vidro, papel, papelão, plástico, metal, isopor, cápsula de café, latas de tinta metálicas vazias, etc). Os últimos são separados e comercializados pela Cooperfran (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Franca), que faz a gestão dos espaços.
      Os Ecopontos estão localizados no City Petrópolis (avenida São Pedro, 1.200); Jardim Portinari (avenida Hotto Paiva, 1341); Parque das Esmeraldas (rua Geraldino Augusto Machado, 411) e Jardim Luíza 2 (rua Ida Zero Zaninelo, 2501), com funcionamento de segunda a sábado, das 7 às 19 horas e aos domingos e feriados das 7 às 14 horas.
      O Aterro de Galhos também é uma opção sem custos na cidade. Basta levar os resíduos na avenida Sidney Romeu de Andrade, após a Penitenciária de Franca, perto da Pista de Aeromodelismo, de segunda a sexta, das 8 às 16h30.
      A Prefeitura ainda oferece a recolha agendada de inservíveis, que pode ser solicitada pelo telefone (16) 3711-9440. O serviço permite que os cidadãos marquem a retirada gratuita de materiais como móveis, sofás, cadeiras e outros itens em condições inadequadas para uso, contribuindo para que a cidade fique cada dia mais limpa e organizada.
      
 
Lâmpadas/luminárias
      A Prefeitura mantém parcerias com empresas para fazer o serviço de “logística reversa”, quando é necessário o descarte de lâmpadas/luminárias já utilizadas, de forma gratuita. Eles funcionam nas avenidas Brasil, 696, Vila Aparecida; Rio Negro, 1200, Residencial Amazonas; Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2901, São José e Chico Júlio, 3520, Vila Chico Júlio.
 
 
Reciclagem de eletrônicos
      A Fundação Allan Kardec e o serviço ‘Recicle Certo’, do Centro Universitário Municipal de Franca ‘Uni-Facef’ recebem equipamentos eletrônicos de forma gratuita. Basta levar na universidade (Dr. Ismael Alonso Y Alonso, nº 2400, São José) ou na oficina da fundação (rua Antônio Rodrigues Neto, s/n, atrás da entrada principal).
 
 
Itens médicos
      Medicamentos vencidos, agulhas, seringas e gaze podem ser descartados de forma gratuita em vários pontos da cidade. São eles: todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Casa do Diabético (rua Dionízio Faciolli, 1148, Vila Industrial), Prontos-Socorros "Dr. Álvaro Azzuz" (avenida Chico Júlio, 5125, Vila Imperador) e “Dr. Magic Filho” (rua Aluídio Pacheco Ferreira, 3910, Jardim Santa Eugênia), ESFs (Estratégias da Saúde da Família), UPAs Aeroporto e Anita, Centro de Saúde (rua Ouvidor Freire, s/n, Centro), NGA (rua Aluísio Pacheco Ferreira, 4010) e Farmácia de Manipulação/Central de Abastecimento Farmacêutico (avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador).
 

Avenida do Alvorada recebe nova iluminação de LED

troca iluminacao av Aparecida Padua original
 
      Uma nova iluminação de LED começou a ser instalada nesta segunda-feira, em toda a extensão da avenida Aparecida Maia de Pádua, no Jardim Alvorada, a partir do trevo de saída para Patrocínio Paulista, na rodovia Ronan Rocha até a rua dos Bem-Te-Vis.
       A medida faz parte da programação elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e que vem sendo feita desde o ano passado, com o intuito de garantir mais segurança nas vias e reduzir o consumo de energia.
      Desde segunda-feira, as equipes da secretaria estão utilizando caminhões munk para fazer a substituição das antigas luminárias a vapor de sódio por LED, com 150 watts de potência cada uma. Ao todo, serão trocadas 160 lâmpadas distribuídas em noventa postes metálicos.
      O serviço está sendo feito por etapas, com desvio parcial do trânsito, sem interdições, com previsão de término até o começo da próxima semana.

Franca prepara a Conferência Municipal do Meio Ambiente

Conferencia Meio Ambiente original
 
Franca sediará no dia 24 de janeiro de 2025, uma das etapas da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), como forma de incentivar a participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.
A conferência acontecerá na Unidade 2 do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), localizada na avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, bairro São José.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Caluz, a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente é uma oportunidade para que toda a comunidade participe da construção de um futuro mais verde. “Acreditamos que a participação popular é fundamental para encontrar soluções inovadoras e eficazes para os desafios climáticos que enfrentamos”, afirmou.
Ainda segundo o secretário, os municípios que participam das conferências têm a oportunidade de influenciar políticas estaduais e nacionais de meio ambiente. Assim, as soluções desenvolvidas por cada município terão o potencial de impactar políticas, com a criação e envio de dez propostas (duas por eixo temático, sendo eles: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental).
No evento, serão eleitos os participantes da delegação que representará o município na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
 
Critérios
Pode participar qualquer brasileiro(a) maior de 16 anos.
As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido nas Conferências Estaduais.
Mais informações sobre o evento, como programação e formulário de inscrições, serão divulgadas em breve na página da Secretaria de Meio Ambiente no site da Prefeitura, através do linwww.franca.sp.gov.br.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais