As atividades de 2025 do Projeto ‘Fiscais Ambientais Mirins’, da Secretaria de Meio Ambiente, terão início nesta sexta-feira, 14, com os 523 estudantes da Escola Municipal ‘Prof. César Augusto de Oliveira’, no Jardim Brasilândia, Região Leste da cidade.
A iniciativa faz parte de um processo de conscientização dos estudantes da rede municipal de ensino. Conta com idealização da Secretaria de Meio Ambiente e apoio da Secretaria da Educação, além da empresa Sempre Franca, responsável pelos serviços de limpeza urbana e coleta de resíduos. Para isso, o gestor de Educação Ambiental e Apoio à Comunidade, Paulo Henrique Lopes Alves, estará na escola para falar com os alunos nos períodos da manhã e tarde, entre 8 e 13 horas, levando orientações básicas como o descarte correto do lixo, a separação dos resíduos sólidos e recicláveis, bem como a colocação para coleta nos dias em que os caminhões passam. Dentre as iniciativas que serão apresentadas, está ainda o recolhimento e descarte de pilhas e baterias de forma adequada.
Outras 11 escolas, previamente agendadas em comum acordo com as Secretarias de Meio Ambiente e da Educação, receberão o Projeto ‘Fiscais Ambientais Mirins’ neste mês de março. O último encontro será no dia 28 na Escola ‘Prof. Rubens Zumstein’, no Jardim Piratininga, onde estudam 686 alunos.
Com este tipo de ação, a Prefeitura espera formar por meio dos estudantes cidadãos ‘multiplicadores’ das informações recebidas, fortalecendo o espírito de cidadania, podendo atuar como ‘fiscais ambientais mirins’, pois como parte das palestras, eles recebem kits com um manual de boas práticas, apito e um bloco de notas, fazendo com que, ao notarem comportamento diferente das orientações recebidas, registrem a “infração ambiental cometida” e auxiliem na conscientização.
Nicola Rossano Costa, secretário de Meio Ambiente, destacou a importância da iniciativa e sobre o descarte em áreas indevidas. “O Projeto ‘Fiscais Ambientais Mirins’ é uma das frentes que tem o propósito de conscientizar e educar ambientalmente as crianças, de modo que a partir delas chegue em suas famílias. Importante destacar também a importância do trabalho em conjunto com a Secretaria da Educação, que está abrindo as portas das escolas e trabalhando o tema com os professores da rede”, ressaltou.
Meio Ambiente
Serviço emergencial de resgate a animais retoma atendimentos

Cães e gatos comunitários atropelados e/ou vítimas de maus-tratos terão mais um serviço de cuidados. A Secretaria de Meio Ambiente retomou os atendimentos emergenciais, que funcionam 24 horas por dia.
A medida complementa o serviço que já acontecia de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, através do VetMóvel, que encaminha os animais para tratamento no Hospital Veterinário da Unifran, mediante convênio entre a universidade e a Prefeitura.
Agora, além do atendimento em horário comercial, os animais atropelados ou em situação de maus-tratos, que são comunitários ou de rua, receberão cuidados aos sábados, domingos e feriados, além dos dias da semana após às 17 horas, em clínicas classificadas através de chamamento público.
Para acionar o serviço, a população deverá ligar para a Guarda Civil Municipal, através dos telefones 153 ou (16) 3724-1033. Já no caso do VetMóvel, as ligações ou mensagens via WhatsApp deverão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, pelo (16) 3703-9389.
Limpeza Urbana é intensificada na cidade

A Secretaria de Meio Ambiente segue trabalhando em diferentes frentes pela cidade, com os serviços de raspagem das áreas de circulação de pedestres, podas dos jardins, canteiros de avenidas, pinturas de guias e recolha dos materiais gerados.
Nesta quinta-feira, equipes trabalharam nos Jardins Palma e Éden, na avenida Leila Scarabucci Guimarães, praça Monteiro Lobato e nas margens da rodovia 'Tancredo Neves', que liga Franca a Claraval.
No Jardim Piratininga, no entorno da pista de caminhada de uma área de preservação permanente, outro grupo cuidava da poda do gramado e das árvores existentes. Entre os Jardins Brasilândia e Paulistano, no setor Leste da cidade, foram programados serviços de raspagem e limpeza de praças e no Centro Esportivo, o mesmo ocorrendo na Região Norte, na avenida Abrahão Brickmann e no Parque do Horto, nas proximidades da escola estadual ‘Profa. Maria Pia’, onde existe uma outra área de preservação permanente.
Na região central, houve manutenção das praças, além da limpeza e raspagem em trechos das avenidas Antônio Barbosa Filho e Major Nicácio.
Recolha agendada
Visando coibir as práticas de descarte irregular de lixo urbano, a Secretaria de Meio Ambiente informa que continua trabalhando para a conscientização das pessoas para que utilizem os serviços de limpeza pública.
Com relação aos materiais inservíveis é oferecido o serviços de recolhimento gratuito, bastando que a pessoa entre em contato pelo telefone 0800-591-6942 e faça o agendamento, informando o endereço e o tipo de material que tenha para descartar.
Denúncias
A população pode ser parceira e ajudar, denunciando na Guarda Civil pelos telefones 153 e (16) 3724-1033, casos de descarte de lixo irregular, sem necessidade de identificação.
Para o descarte correto de recicláveis e pequenas quantidades de restos de construção, a Prefeitura dispõe de quatro Ecopontos, que funcionam de segunda a sábado, das 7 às 19 horas e aos domingos das 8 às 14 horas, nos seguintes locais:
City Petrópolis: Avenida São Pedro, 1231.
Jardins Luíza: Avenida Ida Zero Zaninelo
Portinari: Avenida Hotto Paiva, quadra 34
Parque das Esmeraldas: Rua Geraldino Augusto Machado e Avenida Higino Furini
O atendimento é gratuito. Conta também com o Aterro de Galhos, na avenida Sidney Romeu de Andrade que recebe o lixo verde, produto de podas de árvores e jardinagem em geral, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas, sem custos aos geradores.
Prefeitura convoca proprietários de terrenos para limpeza
-

Mais de 100 proprietários de terrenos, localizados em diferentes bairros da cidade, foram notificados pela Vigilância Sanitária para providenciarem a limpeza dos imóveis.
No comunicado feito pela Vigilância, há terrenos nos Jardins Adelinha, Maria Rosa, Piratininga, Paulistano, Planalto, Riviera, Prolongamento do Jardim Ângela Rosa, Residencial San Diego, entre outros.
De acordo com a publicação do Diário Oficial, os responsáveis terão o prazo de 15 dias, após a notificação para efetuarem a limpeza dos terrenos. O edital poderá ser consultado pelo site da Prefeitura, no link www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2721-01032025.pdf
Caso a limpeza não seja feita no prazo estipulado, os proprietários serão multados e a Secretaria de Meio Ambiente fará o serviço. O custo é de 0,064 Unidade Fiscal do Município (cujo valor unitário é de R$ 83,45) por metro quadrado. Para um terreno de 200 m², a despesa pode ultrapassar R$ 1,2 mil.
Caso o responsável não faça o pagamento nos prazos legais será inscrito na Dívida Ativa do Município.
As reclamações de terrenos sujos podem ser encaminhadas à Vigilância Sanitária pelos telefones (16) 3711-9408 e 3711-9415, ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
15 animais são arrematados no primeiro leilão de 2025

O Canil Municipal realizou na última terça-feira, 25, o primeiro leilão deste ano. Dos 21 animais de grande porte disponíveis, 15 foram arrematados.
Esta foi mais uma edição com prévio cadastro no escritório da Defesa Agropecuária e obtenção do número do Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal), requisitos necessários para participar dos leilões da Prefeitura desde 2023. A exigência de cadastro prévio visa assegurar que os arrematantes sejam identificados e comprometidos com o bem-estar dos animais adquiridos, reduzindo a incidência de abandono e maus-tratos.
Além destes animais que foram apreendidos neste ano, de 2021 até agora, o Canil Municipal microchipou quase 900 equinos, muares e bovinos em vias públicas para a devida identificação. Destes, 122 foram recolhidos e microchipados só em 2024. Com o cadastro e este procedimento de identificação, caso ocorra abandono ou maus-tratos, o responsável pode ser localizado e autuado conforme a lei.
O Canil Municipal de Franca fica na rua José Gianesela, 415, bairro City Petrópolis, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Para denunciar animais de grande porte soltos nas ruas e avenidas da cidade, é preciso acionar a Guarda Civil, através do 153 ou (16) 3724-1033, para que a empresa de recolha 24 horas possa fazer a apreensão. Informações poderão ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (16) 3703-9389.